• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] RTX 3070 ou kit Ryzen 5 3600: qual vai ter mais performance nos games com meu setup atual?

Borg

Resistance is futile!
Registrado
Então, Black Fraude chegando e estou pensando em fazer upgrade, e como podem ver na minha assinatura ainda estou no processador i5, a questão é o que vale mais a pena?

Comprar Kit Ryzen 5 3600 (processador, placa-mãe, memórias) + GTX 1070 que já tenho.

ou

i5 4690k sem over que já tenho + comprar uma RTX 3070?

Detalhes:
- vou jogar apenas em monitor FullHD 24' 60hz.
- setup já tem 4 anos.
- mobo não aguenta over.
- não tenho como comprar o kit+vga, só um deles.
- vai rolar gargalo?
 
Última edição:
Então, Black Fraude chegando e estou pensando em fazer upgrade, e como podem ver na minha assinatura ainda estou no processador i5, a questão é o que vale mais a pena?

Comprar Kit Ryzen 5 3600 (processador, placa-mãe, memórias) + GTX 1070 que já tenho.

ou

i5 4690k sem over que já tenho + comprar uma RTX 3070?

Detalhes:
- vou jogar apenas em monitor FullHD.
- setup já tem 4 anos.
- mobo não aguenta over.
- não tenho como comprar o kit+vga, só um deles.
- vai rolar gargalo?


Vai usar no monitor da assinatura(T24C310)? Se sim, não faz sentido investir em uma VGA tão parruda para jogar a 60hz.

De qualquer forma, a RTX 3070 sobrará demais nesse kit e terá um gargalo absurdo. Também não sei se vale investir nessa troca do kit, já que o dolar está super alto, temos uma nova geração de Ryzen para ser lançada e o socket AM4 morre logo em seguida.
Já segurou 4 anos, segura mais um e pega um socket AMD/Intel em inicio de vida.
 
Tu podia comprar uma RTX 2060 ou uma 5600 XT, e deixar pra trocar o kit depois.
Uma 3070 me parece demais pra 1080p/60FPS.
 
Tu podia comprar uma RTX 2060 ou uma 5600 XT, e deixar pra trocar o kit depois.
Uma 3070 me parece demais pra 1080p/60FPS.

Com certeza uma 3070 será exagero para 1080p, ainda mais limitado a 60 FPS, mas uma RTX 2060/RX 5600 XT também não entregariam muito mais performance do que a 1070 dele entrega hoje (menos de 20% em média, segundo o TPU), exceto nos jogos novos que são melhor otimizado para as arquiteturas mais atuais.

Ao meu ver, @Borg, você se livrar desse teu quadcore decadente é muito mais jogo do que gastar rios de dinheiro numa placa de vídeo agora e ver seu "investimento" ser subutilizado por causa da sua atual plataforma.

Em suma: faria o upgrade de plataforma, pois garanto que a tua 1070 já está sendo gargalada pelo teu 4590K, ainda mais sem overclocking. Se até a minha 480 estava sendo gargalada pelo meu antigo i5-750, imagina uma placa que é uns 30% mais forte que a minha? :chan:

Agora, fazer upgrade pro Zen 2 ou esperar o Zen 3? Como o Zen 3 está logo na cara do gol, eu esperaria o lançamento deles para analisar todas as opções e então decidir sobre qual caminho trilhar.

Falouws :cool:
 
Vai usar no monitor da assinatura(T24C310)? Se sim, não faz sentido investir em uma VGA tão parruda para jogar a 60hz.

De qualquer forma, a RTX 3070 sobrará demais nesse kit e terá um gargalo absurdo. Também não sei se vale investir nessa troca do kit, já que o dolar está super alto, temos uma nova geração de Ryzen para ser lançada e o socket AM4 morre logo em seguida.
Já segurou 4 anos, segura mais um e pega um socket AMD/Intel em inicio de vida.

Sobre socket AM4: "a nova família Ryzen 4000 será compatível com placas-mães existentes no mercado que utilizam os chipsets X570, B550, X450 e B450".
Então posso futuramente comprar um Zen 3 e ainda usar a mesma mobo e memórias se fizesse o upgrade hoje.

Tu podia comprar uma RTX 2060 ou uma 5600 XT, e deixar pra trocar o kit depois.
Uma 3070 me parece demais pra 1080p/60FPS.

Pagar 2.000 reais pra ganhar só 10fps a mais de média não eras.



Com certeza uma 3070 será exagero para 1080p, ainda mais limitado a 60 FPS, mas uma RTX 2060/RX 5600 XT também não entregariam muito mais performance do que a 1070 dele entrega hoje (menos de 20% em média, segundo o TPU), exceto nos jogos novos que são melhor otimizado para as arquiteturas mais atuais.

Ao meu ver, @Borg, você se livrar desse teu quadcore decadente é muito mais jogo do que gastar rios de dinheiro numa placa de vídeo agora e ver seu "investimento" ser subutilizado por causa da sua atual plataforma.

Em suma: faria o upgrade de plataforma, pois garanto que a tua 1070 já está sendo gargalada pelo teu 4590K, ainda mais sem overclocking. Se até a minha 480 estava sendo gargalada pelo meu antigo i5-750, imagina uma placa que é uns 30% mais forte que a minha? :chan:

Agora, fazer upgrade pro Zen 2 ou esperar o Zen 3? Como o Zen 3 está logo na cara do gol, eu esperaria o lançamento deles para analisar todas as opções e então decidir sobre qual caminho trilhar.

Falouws :cool:

Então, uma 3070 seria exagero? Sim e Não.
Sim porque com meu sistema atual é como colocar pneu de Fusca numa Ferrari, vai rodar subutilizada, ainda mais só em fullHD.
Não porque não pretendo ficar com meu setup atual eternamente, então ano que vêm já penso em trocar o que faltar para renovar.
Não porque vou poder rodar RTX nos jogos que tem isso, e um jogo que quero jogar com tudo que ele oferecer é Cyberpunk2077.
Não porque já tem jogo que não roda a 60fps no meu pc atual em máxima qualidade.

O que eu poderia fazer agora é pegar um Ryzen 1600AF que é mais barato (o que já vai dar um bom ganho de performance e empurrar a GTX 1070) e quando sair os Zen 3 e forem mais acessíveis ($) eu atualizar. Parece que em outubro vão mostrar os Zen 3, e talvez os preços.
Pretendo fazer o upgrade em novembro.
 
Última edição:
Na BF já vai ter Ryzen Zen3 (4600/5600) na roda, vale mais a pena nova plataforma com a sua atual GTX 1070, seu i5 já não empurra em jogos multi-core imagina uma 3070 em 1080p.

Quando conseguir trocar vga, provavelmente o lançamento das novas RTX e RDNA2 já vai estar "normalizado", não acredito que o lançamento das novas AMD vai ser tão melhor que a Nvadia em questão de disponibilidade, fora que normalmente as custom vem um tempo depois.
 
Sobre socket AM4: "a nova família Ryzen 4000 será compatível com placas-mães existentes no mercado que utilizam os chipsets X570, B550, X450 e B450".
Então posso futuramente comprar um Zen 3 e ainda usar a mesma mobo e memórias se fizesse o upgrade hoje.



Pagar 2.000 reais pra ganhar só 10fps a mais de média não eras.





Então, uma 3070 seria exagero? Sim e Não.
Sim porque com meu sistema atual é como colocar pneu de Fusca numa Ferrari, vai rodar subutilizada, ainda mais só em fullHD.
Não porque não pretendo ficar com meu setup atual eternamente, então ano que vêm já penso em trocar o que faltar para renovar.
Não porque vou poder rodar RTX nos jogos que tem isso, e um jogo que quero jogar com tudo que ele oferecer é Cyberpunk2077.
Não porque já tem jogo que não roda a 60fps no meu pc atual em máxima qualidade.

O que eu poderia fazer agora é pegar um Ryzen 1600AF que é mais barato (o que já vai dar um bom ganho de performance e empurrar a GTX 1070) e quando sair os Zen 3 e forem mais acessíveis ($) eu atualizar. Parece que em outubro vão mostrar os Zen 3, e talvez os preços.
Pretendo fazer o upgrade em novembro.


Para 1080p/60FPS, a 3070 é sim exagero. A 3060, que custará menos, virá supostamente com a performance de uma 2080, talvez mais. A tua 1070 pode não ter as firulas do momento, mas ela ainda roda 1080p razoavelmente bem, e o CP2077 está pedindo uma GTX 1060 de requisitos recomendados para rodar esse jogo, provavelmente em 1080p, e a tua placa é uns 30-35% mais forte que ela. Logo, para 1080p, você ainda está relativamente sossegado (exceto nos jogos mais recentes, que não são mais otimizados para a arquitetura Pascal) e nem de longe precisaria fazer um upgrade para uma futura 3070; mesmo que você queira manter a qualidade sempre no alto (o que nem sempre vale à pena na relação ganho de qualidade vs perda de performance) e rodar acima de 60 FPS, uma futura 3060/RX 6000 de potência similar já vai te atender perfeitamente, custando bem menos. 3070, ao meu ver, é para quem mira, no mínimo, 1440p ou mais.

Você pode pegar também o Ryzen 3100, que está custando menos que o 1600 AF e entrega basicamente o mesmo nível de performance. Talvez não entregue a mesma estabilidade nos frames mínimos, mas no momento está custando R$ 100 a menos, e como você pretende fazer o upgrade futuro para o Zen 3, toda economia agora é bem vinda :true:

8 de outubro a AMD vai anunciar os Zen 3. O lançamento em si ainda não sabemos se dará neste dia ou futuramente, mas, ao menos lá fora, é esperado que haja disponibilidade desses produtos ainda em Outubro ou, no mais tardar, no começo de Novembro. Aqui no Brasil, só Deus sabe quando eles chegarão...

Falouws :cool:
 
Saí de um i5 4690 pra um i5 10600k e posso de dizer que a diferença é ABSURDA e isso com uma RTX 2060, agora imagina com uma 3070? O gargalo vai ser monstruoso então se puder troque logo esse seu i5 de 4ª geração e só em seguida pense na GPU. Depois é só vender sua 1070 e completar pra pegar uma 2060 ou alguma outra placa equivalente.
 
Última edição:
Sobre socket AM4: "a nova família Ryzen 4000 será compatível com placas-mães existentes no mercado que utilizam os chipsets X570, B550, X450 e B450".
Então posso futuramente comprar um Zen 3 e ainda usar a mesma mobo e memórias se fizesse o upgrade hoje.



Pagar 2.000 reais pra ganhar só 10fps a mais de média não eras.





Então, uma 3070 seria exagero? Sim e Não.
Sim porque com meu sistema atual é como colocar pneu de Fusca numa Ferrari, vai rodar subutilizada, ainda mais só em fullHD.
Não porque não pretendo ficar com meu setup atual eternamente, então ano que vêm já penso em trocar o que faltar para renovar.
Não porque vou poder rodar RTX nos jogos que tem isso, e um jogo que quero jogar com tudo que ele oferecer é Cyberpunk2077.
Não porque já tem jogo que não roda a 60fps no meu pc atual em máxima qualidade.

O que eu poderia fazer agora é pegar um Ryzen 1600AF que é mais barato (o que já vai dar um bom ganho de performance e empurrar a GTX 1070) e quando sair os Zen 3 e forem mais acessíveis ($) eu atualizar. Parece que em outubro vão mostrar os Zen 3, e talvez os preços.
Pretendo fazer o upgrade em novembro.


A ideia do meu post foi a seguinte:

  • O Dólar está super alto e passando essa crise do covid a coisa tende a melhorar
  • Tu vai fazer um investimento grande que não vai entregar um ganho de performance significativo se optar pelo kit ou pela vga
  • O melhor é juntar a grana e trocar o combo inteiro de uma vez só
    • A 3070 tende a baixar de preço pós lançamento e com a concorrência das big navi
    • Zen 3 provavelmente vai derrubar o preço do 3600 ou vir com preço semelhante (depois de alguns meses) e performance superior
Tu está pegando um processador no final de geração, uma VGA que acabou de ser lançada, que está sem qualquer pressão da concorrência e, ainda tem toda essa coisa do covid/dolar nas alturas. Não vejo um momento pior para fazer essa troca, ainda mais sem qualquer ganho expressivo de performance nesse upgrade parcial. Tu também consegue baixar meia duzia de configs nesses jogos sem afetar tanto a qualidade gráfica e continuar jogando por mais um tempo com teu setup.

Mas realmente quiser começar agora com alguma troca e não for demorar para fazer o resto do upgrade, escolheria primeiro a atualização do kit, que deve render alguma folga para a 1070 em jogos com uso intenso de processador.
 
Última edição:
Cara, tu vai trocar o kit rapido? Vai trocar o monitor tbm?

Se sim, compre a 3070 e seja feliz.

Não vai trocar de monitor? Continua com a 1070 e troca o kit. Um ryzen 1600 af/2600/3300x ja vai dar uma diferença absurda no seu gameplay .

Na verdade, o seu I5 já está segurando a 1070, EU trocaria primeiramente de kit, já vai verificar uma diferença enorme no gameplay.
 
Se for pegar a 3070 já se programe com antecedência, senão só em 2021 e olhe lá, essa falta de estoques é extremamente irritante.
 
se vc quer continuar na casa do 1080p/60hz, considere essa opçao:

pelo mesmo preço de uma rtx 3070 (vamos considerar cerca de 4200 reais), vc pega:

r5 3600 (1300$)
par de memorias 3200 mhz (550$)
placa mae B450 (600$)
placa de video gtx 1660 super (1700)

fica com um setup balanceado que vai te atender mto bem na especificaçao q vc espera. socar uma 3070 nesse setup nao vai tirar nada do potencial dela e vai te pressionar a fazer um upgrade de cpu/mobo/memoria em seguida pra aproveitar o seu investimento.
 
Muito obrigado a quem respondeu.

Vou aguardar a Black Friday para ver o preço do upgrade e também o preço de lançamento da 3070 aqui, e quem sabe a 3060, dependendo do valor, pode ser uma opção melhor no meu caso.
Como a maioria disse o combo agora é mais vantajoso, então provavelmente eu vou pagar o upgrade do kit à vista (se ficar abaixo de 2.000 no ryzen+memos+mobo) e a RTX 3060/3070 eu vou pedalar em suaves 24x, claro que quando surgir essa opção, e quase sempre é no submarino, onde tenho cartão.

:bat:
 
Não compensa vc comprar lançamento.
Primeiro investe num processador melhor, placa mãe e memória ram de alta frequência, ai sim vc deve ir atrás de um GPU equilibrada para o seu PC.
 
se vc quer continuar na casa do 1080p/60hz, considere essa opçao:

pelo mesmo preço de uma rtx 3070 (vamos considerar cerca de 4200 reais), vc pega:

r5 3600 (1300$)
par de memorias 3200 mhz (550$)
placa mae B450 (600$)
placa de video gtx 1660 super (1700)

fica com um setup balanceado que vai te atender mto bem na especificaçao q vc espera. socar uma 3070 nesse setup nao vai tirar nada do potencial dela e vai te pressionar a fazer um upgrade de cpu/mobo/memoria em seguida pra aproveitar o seu investimento.


Trocar uma 1070 por uma 1660 super é trocar 6 por meia dúzia, nem vale o investimento. Pra jogar em 1080p 60Hz essa 1070 dá e sobra por no mínimo uns 2 anos até ter bastante título new gen no mercado.

Sair de uma 1070, só pra uma RTX2070 super da vida pra ter diferença notável, e aí o preço já não compensa.


@Borg Compra o R5 3600 (ou pega um ryzen 5 2600 no ali pela metade do preço (600 reais) se não tiver pressa), uma placa mãe razoável e um par de memórias e mantém essa 1070 que ela ainda dá e sobra pro teu uso.
 
Muito obrigado a quem respondeu.

Vou aguardar a Black Friday para ver o preço do upgrade e também o preço de lançamento da 3070 aqui, e quem sabe a 3060, dependendo do valor, pode ser uma opção melhor no meu caso.
Como a maioria disse o combo agora é mais vantajoso, então provavelmente eu vou pagar o upgrade do kit à vista (se ficar abaixo de 2.000 no ryzen+memos+mobo) e a RTX 3060/3070 eu vou pedalar em suaves 24x, claro que quando surgir essa opção, e quase sempre é no submarino, onde tenho cartão.

:bat:
Passei por isso recentemente.
Saí de um FX 8350 pra um R9 3950X e te digo, um mundo de diferença.
Mesmo mantendo a RX 580 8GB, pude rodar AC Odyssey tranquilamente em 1080p 60 FPS (TV Fullhd 60hz).
Logo veio a oportunidade de pegar a 2080 super. Tá SHOW!
Tá sobrando recursos pra eu trocar pra uma TV 4k até.
Só o que falta agora é a grana pra trocar a TV.

Mesmo o cenário sendo péssimo para compras, a satisfação é alta pra caralho!
Arrebente com esse cartão do Submarino.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo