[DÚVIDA] RTX 3080 PCYes engasgando em jogos pesados

NuncaMorto94

Everything starts with love, even hate...
Banido
Boa tarde pessoal, recentemente fiz um upgrade no setup e adicionei uma RTX3080 10gb da pallit; antes disso estava com uma 3060ti;
Porém após o upgrade, o sistema começou a dar algumas engasgadas e as vezes a tela fica preta e volta; como se tivesse desconectado o cabo e voltado; gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido e como resolver;
Já testei alterar o tdrdelay, tdrddidelay e delay pelo registro, o problema diminuiu mas ainda acontece;
Testei remover o modo jogo e tirar o full screen, atualizar a bios e verificar as temps porém sem sucesso também.

Ryzen 7 5700x com wc 120mm
msi b450m pro-vdh max
2x16gb ddr4 3200 rise mode nos slots 2 e 4
Ssd nvme 2tb kingston
Rtx3080 pallit 10gb
Xpg kiber 850w gold
 
Última edição:
Comece formatando o PC e com uma instalação limpa veja se o problema persiste, se persistir acione a garantia.
 
testei formatar tanto com w10 como w11; o estranho é que em nenhum teste de stress acontece isso;
testei também alterar no painel Nvidia pra perfil de desempenho e os perfis do windows pra alto desempenho e deu na mesma
 
Acontece em algum jogo específico ou em qualquer jogo? Já viu se temperatura da GPU está normal? Eu tive uns problemas com minha RTX 3060 também porque além dela ser uma 3070 "binada", botaram uma thermal putty de baixa qualidade no lugar dos thermalpads (e isso foi lá na MSI, minha placa veio selada). Pode ser que tenha alguma coisa errada com a sua placa, talvez ela esteja se overclockando sozinha até superaquecer (aconteceu comigo e vi mais gente se forçando a fazer undervolt por causa do chip ser "bom demais" pro cooler).

Faz uns testes com o MSI afterburner, muda o perfil de ventoinha e monitora as temperaturas com o GPUZ. Outra coisa que pode ser é a memória não ser compatível com a placa mãe e estar funcionando com timings muito apertados. Se quizer fazer o teste, diminui a velocidade dela pra 3000MHz na BIOS e vê se muda alguma coisa.
 
ja tentou usar outra porta displayport/hdmi? as vezes está com mal contato.
testei com hdmi e display port, em ambos o mesmo resultado
Acontece em algum jogo específico ou em qualquer jogo? Já viu se temperatura da GPU está normal? Eu tive uns problemas com minha RTX 3060 também porque além dela ser uma 3070 "binada", botaram uma thermal putty de baixa qualidade no lugar dos thermalpads (e isso foi lá na MSI, minha placa veio selada). Pode ser que tenha alguma coisa errada com a sua placa, talvez ela esteja se overclockando sozinha até superaquecer (aconteceu comigo e vi mais gente se forçando a fazer undervolt por causa do chip ser "bom demais" pro cooler).

Faz uns testes com o MSI afterburner, muda o perfil de ventoinha e monitora as temperaturas com o GPUZ. Outra coisa que pode ser é a memória não ser compatível com a placa mãe e estar funcionando com timings muito apertados. Se quizer fazer o teste, diminui a velocidade dela pra 3000MHz na BIOS e vê se muda alguma coisa.
gpu chegando no maximo a 83C quando forço mto, apenas o hotspot que está pegando 100C;
fiz a otimização de frequencia usando o msi afterburner e vou refazer os testes e edito o post aqui com os resultados; as memorias acredito que não seja, porque com a 3060ti estavam rodando sem problema e fiz o teste com o xmp e sem ele e o resultado foi o mesmo de qualquer forma;

Edit: atualizando aqui, sem solução, vou ter que enviar pra garantia mesmo; infelizmente uma placa desse calibre dando problemas frequentes assim é decepcionante; deveria ter permanecido com a 3060ti mesmo
 
Última edição:
Mas a temperatura da CPU como está? Porque com a 3060 vai usar pouca cpu, com a 3080 leva a CPU no máximo, e um WC de 120 pode ser o problema no setup.
 
Mas a temperatura da CPU como está? Porque com a 3060 vai usar pouca cpu, com a 3080 leva a CPU no máximo, e um WC de 120 pode ser o problema no setup.
Processador está ficando na casa dos 75 com o setup que o Ryzen master fez
edit: fiz os testes com o processador em modo default e as Rams sem o xmp, problema segue acontecendo, no teste de memória, ele ficou travado em 21% na versão estendida
 
Última edição:
Coloca um Power Limit nela com valor de 60 ou 70. Se melhorar, tem tudo pra ser a placa de vídeo ou o contato entre ela, fonte e placa-mãe.

Imagino que todo o PC esteja em stock pra fazer esses testes. Desde XMP, qualquer configuração de BIOS, overclock de CPU ou GPU. Teste é tudo em stock.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo