RTX 4090 apresentando tela preta e fans em 100%

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Jetson
  • Data de Início Data de Início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Jetson

Jesus inside
Pessoal, tenho uma RTX 4090 MSI Gaming Trio com pouco mais de 2 meses de uso. Acontece que de uma semana para cá minha placa de vídeo começou a apresentar tela preta e fans em 100%, seja navegando ou jogando, aleatoriamente, às vezes acontece com poucos minutos, mas dificilmente passa de uns 20min sem ocorrer. Basta reiniciar a máquina para voltar ao normal, porém o problema volta a ocorrer. Quando entro na BIOS, em pouco tempo a GPU perde sinal também, mas nesse caso as fans não entram em 100% de rotação, perde apenas o vídeo, e com um CTRL+ALT+DEL é possível reiniciar a máquina e voltar o sinal.

O que já fiz:

Desativei overclock
Driver de vídeo atualizado
Windows 10 atualizado
VBIOS atualizada
Correção de firmware lançada pela NVidia instalada
Já desconectei e reconectei o adaptador de energia
Enfim, testei vários itens, sem sucesso

Só não fiquei mais desesperado pois li no Reddit diversos casos iguais, com RTX 4090 e 4080, de todas as marcas e modelos (até mesmo as FE), aparentemente sem solução, por enquanto! Por isso não formatei e nem testei outros drivers ainda, pois no Reddit já li que não adiantou para outros usuários!

O que fazer agora? Alguém tem alguma sugestão?
Será que devo já iniciar um processo de RMA ou aguardar alguma manifestação/solução da NVidia?

:pepe2::pepe2:

Atualizou a BIOS da placa-mãe?

são 20 min +ou- que o problema ocorre?
Sempre?

Eu faria essas coisas aqui
1 - atualizaria a mobo e veria se parou
2 - Baixaria o 3DMark e deixava em stresse para ver se o problema aparece mais rápido. Em teoria seria para aparecer mais rápido pq vc está stressando o aparalho.
3 - Deixaria na placa de video do processador para ver se o problema acontece também.
4 - formataria a máquina (pela placa de video integrada)

Cara, uma vez que aconteceu algo parecido comigo usando uma 1080ti overclocada tudo que dava, era a fonte abrindo o bico, troquei de fonte e resolveu o problema, não sei se é o seu caso, sua fonte é bem boa, mas né.. se tu tiver uma segunda fonte a disposição, diria pra testar isso também.

Quando o problema é fonte (eu tive problema de fonte) ele desarma o PC.

Foi com a RTX 3080 montada de uma Corsair HX 850 comprada para o i7 4770K.

Quando jogo puxava com vontade da fonte, o PC desligava e ficava tentando reiniciar sem sucesso. Como se estivesse pegando no tranco, mas não fazia o motor ligar. Era literalmente isso.

Isso acontecia com Cyberpunk. Poque o jogo puxa energia.
Mas não acontecia com Warzone, pq não puxava tanto quanto cyberpunk.

Pessoal, tenho uma RTX 4090 MSI Gaming Trio com pouco mais de 2 meses de uso. Acontece que de uma semana para cá minha placa de vídeo começou a apresentar tela preta e fans em 100%, seja navegando ou jogando, aleatoriamente, às vezes acontece com poucos minutos, mas dificilmente passa de uns 20min sem ocorrer. Basta reiniciar a máquina para voltar ao normal, porém o problema volta a ocorrer. Quando entro na BIOS, em pouco tempo a GPU perde sinal também, mas nesse caso as fans não entram em 100% de rotação, perde apenas o vídeo, e com um CTRL+ALT+DEL é possível reiniciar a máquina e voltar o sinal.

O que já fiz:

Desativei overclock
Driver de vídeo atualizado
Windows 10 atualizado
VBIOS atualizada
Correção de firmware lançada pela NVidia instalada
Já desconectei e reconectei o adaptador de energia
Enfim, testei vários itens, sem sucesso

Só não fiquei mais desesperado pois li no Reddit diversos casos iguais, com RTX 4090 e 4080, de todas as marcas e modelos (até mesmo as FE), aparentemente sem solução, por enquanto! Por isso não formatei e nem testei outros drivers ainda, pois no Reddit já li que não adiantou para outros usuários!

O que fazer agora? Alguém tem alguma sugestão?
Será que devo já iniciar um processo de RMA ou aguardar alguma manifestação/solução da NVidia?

:pepe2::pepe2:
fonte abrindo o bico ?????

Atualizou a BIOS da placa-mãe?

são 20 min +ou- que o problema ocorre?
Sempre?

Eu faria essas coisas aqui
1 - atualizaria a mobo e veria se parou
2 - Baixaria o 3DMark e deixava em stresse para ver se o problema aparece mais rápido. Em teoria seria para aparecer mais rápido pq vc está stressando o aparalho.
3 - Deixaria na placa de video do processador para ver se o problema acontece também.
4 - formataria a máquina (pela placa de video integrada)

Obrigado meu caro! Então, é completamente aleatório, às vezes até segundos após iniciar o sistema, sem abrir nada, já ocorre e às vezes você abre um game, joga até uns 20/30min e ocorre! Vou fazer umas tentativas. Eu pensei em fazer exatamente alguns desses itens que você sugeriu, mas acabei desistindo pelos relatos que li de outras pessoas! Mas acho que vale a pena tentar né! Abrir RMA é pedir pra ficar um tempo sem placa de vídeo, e mesmo com reembolso, dá até tristeza de pensar na dificuldade de pegar outra com essa escassez...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, uma vez que aconteceu algo parecido comigo usando uma 1080ti overclocada tudo que dava, era a fonte abrindo o bico, troquei de fonte e resolveu o problema, não sei se é o seu caso, sua fonte é bem boa, mas né.. se tu tiver uma segunda fonte a disposição, diria pra testar isso também.
Obrigado pela sugestão colega! Comprei este ano a fonte e acho que está bem dimensionada! Mas em último caso posso testar outra sim, apesar de achar bem improvável, pois até com o PC em idle, sem executar absolutamente nada o problema ocorre, infelizmente...

Última edição:
Obrigado meu caro! Vou fazer umas tentativas. Eu pensei em fazer exatamente alguns desses itens que você sugeriu, mas acabei desistindo pelos relatos que li de outras pessoas! Mas acho que vale a pena tentar né! Abrir RMA é pedir pra ficar um tempo sem placa de vídeo, e mesmo com reembolso, dá até tristeza de pensar na dificuldade de pegar outra com esssa escassez...
Faça isso que o amigo mencionou mas caso não obter sucesso é abrir o RMA infelizmente e esperar receber uma GPU nova!

Tem outra PCIE na mobo pra vc testar? Mesmo que seja em 8x

Chegou a monitorar a temperatura da placa um pouco antes do blackout? Tanto a GPU, Junction e Hotspot?

Quando o problema é fonte (eu tive problema de fonte) ele desarma o PC.

Foi com a RTX 3080 montada de uma Corsair HX 850 comprada para o i7 4770K.

Quando jogo puxava com vontade da fonte, o PC desligava e ficava tentando reiniciar sem sucesso. Como se estivesse pegando no tranco, mas não fazia o motor ligar. Era literalmente isso.

Isso acontecia com Cyberpunk. Poque o jogo puxa energia.
Mas não acontecia com Warzone, pq não puxava tanto quanto cyberpunk.
No meu caso não foi assim, quando forçava demais a gpu, desligava o video, fans 100% e o audio continuava saindo.. só resolvia reiniciando o pc, mas pra mim era só quando forçava a gpu mesmo, assim em idle já deve ser outra coisa mesmo..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fonte abrindo o bico ?????
É gíria pra estar falhando, não aguentando, esse tipo de coisa.. heheh

Vou falar o que disse lá no tópico. Um comentário que vi foi o seguinte:

I seem to have solved it by removing the 12vhpwr cable and reconnecting it. Just on the GPU side. I also removed a cable tie that was holding the 12vhpwr cable near the GPU, giving the cable more freedom to sit naturally.

Você chegou a mexer no adaptador? Aliás, você está usando o adaptador 12 VHPWR que veio na placa ou algum aftermarket?

Chegou a monitorar a temperatura da placa um pouco antes do blackout? Tanto a GPU, Junction e Hotspot?
Sim! Tudo em ordem! E como ocorre em idle também, fiquei mais preocupado ainda!

I seem to have solved it by removing the 12vhpwr cable and reconnecting it. Just on the GPU side. I also removed a cable tie that was holding the 12vhpwr cable near the GPU, giving the cable more freedom to sit naturally.

Você chegou a mexer no adaptador? Aliás, você está usando o adaptador 12 VHPWR que veio na placa ou algum aftermarket?
hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Pois é colega, eu li também esse comentário, fiz umas 2 vezes a reconexão!

É uma loucura! Tem gente com problema com cabo nativo da fonte, gente com problema com esse adaptador padrão (meu caso) e gente com problemas com adaptadores aftermarket! Nesse sentido parece não ter pra onde correr, senão eu já removeria essa gravata do cabo ou providenciava um novo cabo! O duro é tomar essas atitudes e não resolver...

:mas:

independente do RMA/Problema da GPU... compra o adaptador da cablemod e GG. Pq se for fazer RMA e etc... obviamente a GPU deve demorar mais para chegar... mas já teria o cabo quando a GPU estivesse OK.

É surreal essa montueira de cabo no gabinete...

Pois é colega, eu li também esse comentário, fiz umas 2 vezes a reconexão!

É uma loucura! Tem gente com problema com cabo nativo da fonte, gente com problema com esse adaptador padrão (meu caso) e gente com problemas com adaptadores aftermarket! Nesse sentido parece não ter pra onde correr, senão eu já removeria essa gravata do cabo ou providenciava um novo cabo! O duro é tomar essas atitudes e não resolver...

:mas:

Mas aí que tá, independente do cabo ser da placa, nativo da fonte ou aftermarket, todos usam um mesmo "padrão" que são suscetíveis a erros - talvez os "adaptadores" tenham um Plug com qualidade um pouco pior e que possam dar maior chance de falhas, não sei (suposição). Ou tudo isso pode simplesmente ser um defeito interno do próprio cabo.

O fato é que pode haver ligação, sim. Inclusive, no link que você me mandou do Reddit uma pessoa alega ter conseguido replicar o problema de propósito:

Black screen/fan 100% caused by moving adapter. Everything is fully secured and clicked in.

tenho a minha exatamente a 2 meses e até agora zero problemas, realmente seria interessante testar em outro computador.

Tive uma situação semelhante com a fonte da assinatura e uma Radeon R9 390.
Depois de testar um monte de coisas, descobri que um único contato de um conector PCI-E estava meio pra dentro e isso causava problema de alimentação e que só aparecia quando a GPU era exigida.
Não dava crash, mas a tela ficava preta, fans a 100% e ainda conseguia ouvir o som do jogo.
Não custa tentar, desconecte todos os cabos da fonte e verifique se os contatos dentro de cada conector estão corretamente posicionados.

Só uma dica a respeito do RMA, se caso acionar o rma diretamente com a msi você vai ganhar o valor da nota, a msi não troca ou envia placa nova. Talvez pelo preço que pagou compense, mas todo estresse de ficar sem placa e procurar uma nova é chato. Tenta eliminar todas as possíveis causas as vezes pode ser algo ''besta''

Pois é colegas, realmente, faz muito sentido mesmo essa questão dos cabos, eu verifiquei somente os conectores do adaptador e da GPU por enquanto, tudo ok! Acho que assim que eu tiver um tempo, vou retirar a placa, atualizar a BIOS da Mobo com o vídeo onboard, formatar com o Windows 11 (até aqui mais por desencargo) e rever todas as conexões de energia! E dependendo também já ir providenciando um cabo aftermarket!

O que me deixa preocupado e triste é ver que existem tantos casos similares sem solução ainda!

E como o colega falou, ficar sem placa e procurando outra é realmente complicado!

Pois é colegas, realmente, faz muito sentido mesmo essa questão dos cabos, eu verifiquei somente os conectores do adaptador e da GPU por enquanto, tudo ok! Acho que assim que eu tiver um tempo, vou retirar a placa, atualizar a BIOS da Mobo com o vídeo onboard, formatar com o Windows 11 (até aqui mais por desencargo) e rever todas as conexões de energia! E dependendo também já ir providenciando um cabo aftermarket!
Abre a tampa do gabinete e tente usar o adaptador de uma maneira onde os cabos fiquem o mais "relaxado" possível, talvez com uma disposição de cabos diferentes.

Mas faz esses testes mesmo. Independente do resultado tbm recomendo usar um cabo aftermarket, de preferência onde pegue direto da sua fonte, é muuuito melhor do que o adaptador!

Só uma dica a respeito do RMA, se caso acionar o rma diretamente com a msi você vai ganhar o valor da nota, a msi não troca ou envia placa nova. Talvez pelo preço que pagou compense, mas todo estresse de ficar sem placa e procurar uma nova é chato. Tenta eliminar todas as possíveis causas as vezes pode ser algo ''besta''
Exato, e dependendo do preço que ele pagou vai ficar no prejú (a menos que conteste o valor)

Vamos falar a verdade, seria bem melhor ter 4 malditos cabos do modelo antigo plugados na placa, por mais tosco que fosse. Esse novo modelo está literalmente em beta teste por nós rs

Vamos falar a verdade, seria bem melhor ter 4 malditos cabos do modelo antigo plugados na placa, por mais tosco que fosse. Esse novo modelo está literalmente em beta teste por nós rs

Outra opção era terem colocado um power limit menor, seria tranquilo usar 3x8 e continuaria com folga a melhor placa do mercado, mas é mais importante extrair meia dúzia de fps a mais no gráfico de apresentação e mudar todo um ecossistema de hardware.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar