[DÚVIDA] RX 580 4gb vs RX 580 8gb

MiniNinja

Active Member
Registrado
Opa pessoal tudo na paz?
Então, atualmente estou com uma galaxy gtx 1060 6gb, mas comprei um monitor AOC Agon 32 polegadas 144hz com freesync, e estava MUITO afim de usar o freesync já que minha placa nao segura a maioria dos jogos acima de 144hz e se eu trocar de placa de video pra uma amd, pelomenos o range dos hz no freesync melhora.

A minha duvida na real é a seguinte:

A rx 580 mais barata que eu vi até agora é da powercolor, versão de 8gb saindo por 1250 reais a vista. ENTRETANTO a garantia da placa é de 12 meses.
Em contra partida, eu vi uma RX 580 de 4gb da Gigabyte, que esta saindo por 1089 reais a vista. PORÉM ela tem 36 meses de garantia (3 anos)

Na opiniao de voces amigos, compensa mais eu comprar a powercolor por ser 8gb, mas ter apenas 12 meses de garantia, ou compensa eu comprar a versao 4gb que tem 36 meses de garantia (e tbm ser de marca melhor) ????

Ou eu continuo com minha gtx 1060 6gb porque o tal do freesync nao vale a pena tanto assim?

Estou muito no duvida, vou deixar o anuncio das placas pra vcs verem e opinarem.

Anuncio da placa Rx 580 8gb powercolor:
https://www.cissamagazine.com.br/pl...xGZVxw8nFKqqmCnJgnlHzGCJ_LxDp_F4aAsUyEALw_wcB

Anuncio da Rx 580 4gb da Gigabyte:
https://www.cissamagazine.com.br/pl...8kk8g3xFN0eEiFzyyxgzoZAODheaNuGkaAnRTEALw_wcB

Anuncio da Rx 580 4gb da Asus
https://www.cissamagazine.com.br/pl...KeJyUlGz2kqU_C0uuH1cwQoTEg_Vct1AaAsHfEALw_wcB
 
Já tive um combo RX480 8GB + 144Hz Freesync e atualmente estou com uma RX580 4Gb e um monitor padrão 60Hz. O que te digo é o seguinte, Freesync ajuda em jogos pesados, onde ocorrem muitas quedas nesse nível de combo. Witcher 3, GTA5 e PUBG são jogos onde o Freesync me fez uma boa falta. CS-GO, Dota e nesses jogos leves/competitivos o Freesync é totalmente dispensável. Aí vai do seu tipo de jogatina, pode ser que você tire mais proveito ou sequer use dependendo dos jogos que você costuma jogar mais.

Sobre a diferença 4GB x 8GB, pegue a mais barata com melhor garantia. O desempenho é de apenas alguns frames e não justifica pagar a mais por isso. Não caia no argumento de "Longevidade" dos 8GB. Cai nessa na minha primeira compra e já se vão dois anos e ainda não vi diferença alguma entre os modelos. Dizem que os 8GB deve durar mais tempo, mas o que não levam em consideração é que há um limite para o chip. Não adianta os jogos trazerem novos recursos, ter memória para isso mas o chip não aguentar. E olhando para o lado verde, a uma grande massa de modelos com memória próximas dos 4Gb (GTX 970, GTX 1050TI, 10603GB, RX 460/470 etc...). A maioria dos desenvolvedores leva isso em consideração na hora de fazer suas otimizações, então pelo menos para 1080p os 4GB vão continuar sendo suficientes, pelo menos durante o tempo de vida dessas placas. (Claro, salvo os jogos com "aquela" otimização, tipo PUBG. Mas eu não acho que valha pagar a mais por causa de um ou outro jogo zoado).

Agora se Vale a pena a troca, penso eu que só vale se o seu gasto for pequeno na troca. Se conseguir vender sua 1060 e inteirar uns 100, 150 reais no máximo talvez seja interessante. Acima disso eu ficaria na 1060, especialmente com novas séries batendo na porta a qualquer momento.

Sobre o modelo, o meu é exatamente esse da Asus. 5 Meses e nada a reclamar. Não é nem de longe tão eficiente e bonita quanto minha antiga XFX RX 480 GTR Black, mas cumpre bem o seu papel. Temperatura sempre na casa 70°, com alguns dias de exceção quando o calor tá diferenciado. Mas o Máximo que pegou foi 75°umas duas vezes apenas. Acredito ser uma boa opção, preço razoável e também tem 3 anos de garantia.
 
Já tive um combo RX480 8GB + 144Hz Freesync e atualmente estou com uma RX580 4Gb e um monitor padrão 60Hz. O que te digo é o seguinte, Freesync ajuda em jogos pesados, onde ocorrem muitas quedas nesse nível de combo. Witcher 3, GTA5 e PUBG são jogos onde o Freesync me fez uma boa falta. CS-GO, Dota e nesses jogos leves/competitivos o Freesync é totalmente dispensável. Aí vai do seu tipo de jogatina, pode ser que você tire mais proveito ou sequer use dependendo dos jogos que você costuma jogar mais.

Sobre a diferença 4GB x 8GB, pegue a mais barata com melhor garantia. O desempenho é de apenas alguns frames e não justifica pagar a mais por isso. Não caia no argumento de "Longevidade" dos 8GB. Cai nessa na minha primeira compra e já se vão dois anos e ainda não vi diferença alguma entre os modelos. Dizem que os 8GB deve durar mais tempo, mas o que não levam em consideração é que há um limite para o chip. Não adianta os jogos trazerem novos recursos, ter memória para isso mas o chip não aguentar. E olhando para o lado verde, a uma grande massa de modelos com memória próximas dos 4Gb (GTX 970, GTX 1050TI, 10603GB, RX 460/470 etc...). A maioria dos desenvolvedores leva isso em consideração na hora de fazer suas otimizações, então pelo menos para 1080p os 4GB vão continuar sendo suficientes, pelo menos durante o tempo de vida dessas placas. (Claro, salvo os jogos com "aquela" otimização, tipo PUBG. Mas eu não acho que valha pagar a mais por causa de um ou outro jogo zoado).

Agora se Vale a pena a troca, penso eu que só vale se o seu gasto for pequeno na troca. Se conseguir vender sua 1060 e inteirar uns 100, 150 reais no máximo talvez seja interessante. Acima disso eu ficaria na 1060, especialmente com novas séries batendo na porta a qualquer momento.

Sobre o modelo, o meu é exatamente esse da Asus. 5 Meses e nada a reclamar. Não é nem de longe tão eficiente e bonita quanto minha antiga XFX RX 480 GTR Black, mas cumpre bem o seu papel. Temperatura sempre na casa 70°, com alguns dias de exceção quando o calor tá diferenciado. Mas o Máximo que pegou foi 75°umas duas vezes apenas. Acredito ser uma boa opção, preço razoável e também tem 3 anos de garantia.

Obrigado pelos esclarecimentos, como eu disse, comprei um monitor (faz uns 5 dias que estou com ele) e jogo MUITOS jogos de tiro (bf1, pubg, cod, csgo, fornite etc) e comprei o monitor justamente pra aproveitar mais esses tipos de jogos, a diferença que vou inteirar pra comprar a Rx 580 de 4gb é apenas de 100 reais.

Queria poder usufruir 100% dos 144hz, mais só consigo pensar que vou fazer isso quando tiver com o freesync, porque ai nao vai ter problema cair o fps, como por exemplo no pubg, que sempre fico com média de 80 fps, pelos videos e analises que vi na internet a Rx 580 é igual a gtx 1060 empatando em varios jogos, entao acho que vou ficar com a versao de 4gb mesmo, até porque são 3 anos de garantia né, e é um otimo tempo de garantia pra uma placa de video.
 
Lembrando que sempre as RX de 4GB tem chips de memoria piores (clocks menores) e isso também afeta o desempenho.
 
Lembrando que sempre as RX de 4GB tem chips de memoria piores (clocks menores) e isso também afeta o desempenho.

Eu percebi uma diferença de apenas 3 a 5 fps se comparado com as rx 580 8gb, a meu ver, essa diferença é facilmente coberta com um overclock moderado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo