Ryzen 1600 (Erro evento 41 kernel power )

distrenzor

know-it-all Member
Registrado
ola pessoal, montei esse pc a umas 2 semanas e semana passada começou a dar esse erro, ele simplesmente trava e a tela desliga mas o pc fica ligado e só volta se eu reiniciar pelo botao do gabinete, vi que é um erro que acontece quando o sistema delsiga pro falta de energia, mas chequei as voltagens pelo hwinfo e ta tudo certo as temperaturas tmb, o erro acontece tanto em jogos quanto no desktop sem fazer nada, nao tenho ideia do que pode ser, nao consigo formatar tmb o pc pq trava no meio e da o msm erro.

Config
ryzen 5 1600
gtx 1070
4gb ram hyperx fury 2133mhz
hd wd 1 tb
fonte aerocool strikex 500w 80 plus bronze
placa mae asrock ab350m pro4
SO: windows 10 atualizado

nao uso nada de overclock, tudo stock, drivers atualizados unica coisa que nao ta na ultima versao é a Bios (quero deixar como ultima alternativa, tenho medo que desligue no meio da atualizaçao), ja desmontei o pc e montei de novo, chequei cabos, troquei cabo de energia, liguei direto na tomada sem a "regua" , postei na parte de Windows do forum tmb, mas como dei uma pesquisada esse problema é "comum" nos ryzen, entao talvez se alguem passou por esse erro ou tem alguma ideia de como resolver qualquer ajuda é bem vinda.
 
Dei uma breve pesquisada aqui e vi que pode ser problema tanto na mobo quanto na fonte.

Kernel Event Id 41 is a clue that your system was restarted WITHOUT a proper shutdown. One of several things possible happened: 1) you held the power button and shut the system down forcefully. 2) Power beyond the PSU was cut abruptly. 3) PSU is experiencing random or even consistent problems with the supply. 4) Faulty caps on the motherboard or in the PSU. 5) bad or troublesome solder joints on the motherboard or in the PSU. 6) The list goes on and on.
 
Dei uma breve pesquisada aqui e vi que pode ser problema tanto na mobo quanto na fonte.

Kernel Event Id 41 is a clue that your system was restarted WITHOUT a proper shutdown. One of several things possible happened: 1) you held the power button and shut the system down forcefully. 2) Power beyond the PSU was cut abruptly. 3) PSU is experiencing random or even consistent problems with the supply. 4) Faulty caps on the motherboard or in the PSU. 5) bad or troublesome solder joints on the motherboard or in the PSU. 6) The list goes on and on.
Sera que uma atualizaçao da bios nao resolve? to esperando um amigo voltar de viajem pra pdoer pegar fonte emprestada e testar, placa mae ahco q improvavel ja que é nova.
 
Sera que uma atualizaçao da bios nao resolve? to esperando um amigo voltar de viajem pra pdoer pegar fonte emprestada e testar, placa mae ahco q improvavel ja que é nova.

Pelo que li, parece ser problema físico na FONTE ou na MOBO, mas nada custa atualizar a BIOS.
 
Vim aqui upar por dois motivos: um outro colega de forum tem a mesma placa mãe que a nossa e tá com esse mesmo problema que nós também temos e, além disso, eu passei pelos mesmos processos de pensamento que você. Lendo na net, especialmente newegg e amazon pra reviews, vi que esse problema é extremamente normal com essa placa e esse modelo. Já acionei o Rma da Kabum e quero ver o que eles me dizem quando fizerem testes. Vendo quanto tempo faz que você criou a thread, vim também saber se você conseguiu resolver o problema. E aí, deu tudo certo?
 
Vim aqui upar por dois motivos: um outro colega de forum tem a mesma placa mãe que a nossa e tá com esse mesmo problema que nós também temos e, além disso, eu passei pelos mesmos processos de pensamento que você. Lendo na net, especialmente newegg e amazon pra reviews, vi que esse problema é extremamente normal com essa placa e esse modelo. Já acionei o Rma da Kabum e quero ver o que eles me dizem quando fizerem testes. Vendo quanto tempo faz que você criou a thread, vim também saber se você conseguiu resolver o problema. E aí, deu tudo certo?
Parece que sim, depois que recebi minhas memorias novas e atualizei a BIOS o problema parou, talvez tenha sido alguma incompatibilidade de memorias ou bios antiga.
 
Tenho a mesma MOBO e CPU, já me aconteceu esse event 41 mas concluí que era devido ao OC que eu tava fazendo na minha RAM e CPU que não tava muito estável, depois disso eu baixei alguns clocks e voltagens e nunca mais.
Estou rodando a bios p3.40 e minhas mems sao 3000mhz corsair lpx
 
Eu já resetei tirando bateria pra limpar CMOS, passa um tempo, mesmo em idle, ele trava do nada. Detalhe: 3dmark passado, furmark com tudo no talo passado, prime95 passado por um bom tempo tanto no que testa cpu, quanto no de ram, quanto no de PSU (assim que ajeitei o pc de uma amiga de infância). Ah, memtest tambem passou, 0 errors. Teste dinâmico com Assassins creed origins no high, tava jogando de boa no começo de janeiro, joguei até onde travou (60° no máximo, ou seja, gpu com folga), o mesmo pra nioh, sf5, doom (vulkan), batman AK. Dos jogos que tenho só não abri os 2d/3d mais fraco porque não vi razão. Se não é a mobo, não sei mais o que pode ser
 
Eu estava com esse mesmo problema, em um fx 6100, tentei tudo fiz teste, medi voltagem da fonte, peguei emprestado um termômetro infra vermelho pra ver temp, teste memoria, hdd, etc etc.
Um dia eu resolvi esse problema mudando as configurações de desligamento e retirando a opção de "desligar ao pressionar o botao de energia por 5 segundos" painel de controle > gerenciamento de energia e retirando a opção de " auto reiniciar o sistema" quando ocorre problemas . Parece que eh algum conflito/ problema que envia pro PC um comando como se estivesse pressionado o botão da CPU.
 
Eu estava com esse mesmo problema, em um fx 6100, tentei tudo fiz teste, medi voltagem da fonte, peguei emprestado um termômetro infra vermelho pra ver temp, teste memoria, hdd, etc etc.
Um dia eu resolvi esse problema mudando as configurações de desligamento e retirando a opção de "desligar ao pressionar o botao de energia por 5 segundos" painel de controle > gerenciamento de energia e retirando a opção de " auto reiniciar o sistema" quando ocorre problemas . Parece que eh algum conflito/ problema que envia pro PC um comando como se estivesse pressionado o botão da CPU.
Eu até pensei que fosse Windows related, mas quando vi que do memtest o pc não conseguiu reiniciar sozinho (i.e. esc, tela desliga mas não retorna/reboota, tudo continua "funcionando", mas sem reiniciar), fixei em ram/cpu/mobo.
 
Eu até pensei que fosse Windows related, mas quando vi que do memtest o pc não conseguiu reiniciar sozinho (i.e. esc, tela desliga mas não retorna/reboota, tudo continua "funcionando", mas sem reiniciar), fixei em ram/cpu/mobo.
o meu tava exatamente do mesmo jeito, o teste no memtest nao acusou nenhum erro tmb, mas mesmo assim as memorias novas resolveram o problema, mesmo nao acusando erro nas antigas, por curiosidade qual modelo de ram tu ta usando?
 
CT8G4WFD824A.18FB1
E ecc, ganhei de presente de um amigo que foi pros eua, ta no qvl. Eu fiz plug and play, nem alterei nada. Ele ainda me zuou dizendo que ė memoria de gente preocupada e blabla, porque ė de servidor.

Independente disso, todo pente de memória tem que funcionar em 2133, se não funciona você pode trocar porque tá com defeito ou na placa ou na memória. A MSI fez um post sobre isso e alguém ja explicou que qvl é o testado, não o compativel. Se você tiver paciência, de repente trocar essa hyperfury aí pode ser uma pra já ter 12 giga, comprar outra e ter 16.

Um edit rápido: você testou a memória antiga na bios nova? De repente era a bios que tinha algum problema.
 
Última edição:
CT8G4WFD824A.18FB1
E ecc, ganhei de presente de um amigo que foi pros eua, ta no qvl. Eu fiz plug and play, nem alterei nada. Ele ainda me zuou dizendo que ė memoria de gente preocupada e blabla, porque ė de servidor.

Independente disso, todo pente de memória tem que funcionar em 2133, se não funciona você pode trocar porque tá com defeito ou na placa ou na memória. A MSI fez um post sobre isso e alguém ja explicou que qvl é o testado, não o compativel. Se você tiver paciência, de repente trocar essa hyperfury aí pode ser uma pra já ter 12 giga, comprar outra e ter 16.

Um edit rápido: você testou a memória antiga na bios nova? De repente era a bios que tinha algum problema.
Eai cara, conseguiu resolver o problema?
 
Opa, então, comprei uma placa mãe nova da MSI, resolveu tudo. Meu caso era placa mãe mesmo, mandei pra enviarem por mim pelos correios pra RMA da Kabum.
to pensando em fazer msm coisa, comprar uma nova e mandar pro rma essa, o problema voltou a aparecer aqui infelizmente :(. O que tu relatou na hora de mandar pro RMA pra receber a aprovaçao?
 
Então, eles ainda não aprovaram porque nem chegou lá ainda. Se você quis dizer o que eu fiz pra aceitarem abrir o pedido, foi relato do defeito mesmo, fiz uma descrição bem longa, deixando claro que aconteceu inclusive enquanto redigia o texto pra eles. Além disso, acabei falando dos testes que tinha feito nos outros componentes. A resposta que deram foi meio genérica, então não sei se leram tudo ou só aceitaram pro cliente não encher o saco.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo