[AJUDA] Ryzen 1700 - Clock Inferior, Tensão e outras questões para os Experts em AMD

Frango Jones

know-it-all Member
Registrado
Olá Pessoal, beleza ?

Estou com algumas dúvidas em relação ao R7 1700 e gostaria de contar com o apoio de quem já está com a nova linha AMD por um tempo e que conheça a fundo a plataforma ... Vamos lá :

Saí de um 7700K não por achar o Ryzen mais potente mas sim porque queria testar a plataforma pra poder tirar minhas conclusões... deixo claro que utilizo o PC somente para internet e edição de fotos e vídeos então meu foco nas perguntas será em cima disso e me baseando nisso.

1) Clock do Ryzen 1700

Bom até onde eu sei, ele roda em modo turbo a 3.7 Ghz... até aí não existe novidade MAS até agora não consegui rodar ele a 3.7 Ghz ... Já mexi em tudo quanto foi configuração, atualização de BIOS, driver atualizado, modo equilibrado, modo alto desempenho e NADA... não passa de 3.2 Ghz em LOAD dentro do Premiere renderizando vídeos.

Para tentar resolver a questão clockei ele manualmente a 3.7 via BIOS porém é ruin pois minha BIOS não possui opção de vcore atomatico com clock FIXO ou seja, setei ali 1.35v que é o que testei e ficou estável a 3.7 Ghz MAS por incrível que pareça, não obtive diferença de desempenho... o que é estranho demais já que de 3.2 para 3.7 existe diferença SIM.

Fiz testes no Cinebench R15 e a diferença tbm não foi substancial ... Em suma gostaria de saber como posso habilitar o Turbo clock dele a ponto de ao utilizar o première ou outro software que exige do processamento que pelo menos ele rode em 3.7 mesmo não utilizando os núcleos em 100%...

A questão é : O Ryzen é BOM, deve ser ... MAS, não adianta ter um foguete que chega na lua se das 8 turbinas potentes ele só consegue trabalhar em 70% da potencia máxima... E pq digo isso ? Pq no caso do 7700K, bastava iniciar a renderização que ele grudava no clock máximo e eu sabia que estava usando todo o poder de fogo dele.

2) Cooler Original e da VGA

Está aí algo que está me deixando com a pulga atrás da orelha... Quando fazia uma renderização com o Intel, ambos, VGA e CPU aumentavam sua rotação de trabalho do cooler a fim de auxiliar no resfriamento dos componentes (algo que acho normal)....

No caso do Ryzen, o cooler sequer se mexe... a rotação do cooler da VGA tbm fica estacionado em baixa rotação. Fui obrigado a instalar, no caso da VGA, o MSI Afertburner para controlar o Fan da VGA, mas do processador não instalei nada por enquanto... Ah sim, na BIOS está setado como modo normal por não quero silencio o tempo todo nem barulho o tempo todo, só que quero que aceleram realmente na hora que precisar de refrigeração.

3) Overclock

Não sou expert no assunto apesar de não ser totalmente leigo. Percebi que setando o Ryzen @ 3.7 que é clock turbo máximo, precisei de 1.35v para ter estabilidade. 3.8 Ghz @ 1.4v nem em sonho ... Até sobe o Windows mas somente ao tentar rodar o Cinebench já trava ... Gostaria de saber de vocês se existe alguma opção que devo desabilitar na BIOS para o overclock acontecer ou se realmente estou com uma CPU que não overcloca NADA além do clock turbo original. Meu chipset é um B350, não é específico e nem animal pra overclock, mas não overclocar nada achei estranho. (e falando nisso será que não existe mesmo como setar o clock fixo e manter o vcore em automático - acho que o load line calibration é algo diferente disso e mesmo que não fosse não tenho essa opção na minha BIOS).

4) Porta USB 3.0
Tenho um HD Seagate espetado na porta traseira... Fato é que de tempo em tempo ele conecta e desconecta sozinho ... Já fiz de tudo ... de mudança no perfil de energia a setagem manual dentro do gerenciador de dispositivos "desclicando" na opção de energia do dispositivo direto na interface USB... Será que alguém sabe o que pode estar acontecendo ... PQ do nada ouço o som de periférico conectado e derrepente desconecta...

Bom, inicialmente que eu me lembre é isso ...

Em suma, eu teria ido facilmente para o 8700K e teria brincando um ganho nas aplicações que uso em torno de 20 a 30%, só não fui pq queria conhecer um pouco da linha Ryzen e dos seus benefícios, mas se estas questões que tratei acima não tiverem solução já penso em retornar e não é por ser Fanboy de uma marca ou de outra, só quero aproveitar ao máximo o dinheiro investido já que acredito que ,como eu, a maioria do pessoal rala pra caramba pra ter as coisas aqui no Brasil.

Ah, os programas que estou utilizando pra fazer as medições são :

HWINFO
AIDA64
CPU-Z
MSI AFTERBURNER

Se alguém puder ajudar, agradeço.
 
O negócio do XFR é que enquanto você tá estressando a CPU vc não verá no contador a velocidade real, pode ver q no momento q vc parar de estressar o clock vai dar um pico e voltar ao normal...
 
eu testei o ryzen 1700X e depois de um tempo consegui os 3.8ghz, mais sinceramente o ganho de desempenho foi baixo ou quase nulo
eu achei isso muito estranho, e usei esse PC por apenas um mês , até curti ele... mais a impressão que eu tive é que parecia que o processador estava meio amarrado
principalmente em alguns jogos o processador não empurrava a GPU "gtx1060" a 100% de uso
acabei passando o kit para frente, hoje estou com um i5 7400 com a GTX1060 e ela geralmente sempre ta la colado 100% de uso nos jogos, esse pczinho é o da minha esposa xD.
 
Estranho mesmo isso, cara. Eu tenho o problema inverso, ou seja, apesar do r5 1600 ter o clock de 3.2 o meu SEMPRE tá em 3.4, dando pico de 3.6 every now and then. É o normal dizem, e parece ser o normal no 1700 também na sua velocidade. Sobre empurrar a gtx 1060, é a minha placa (zotac mini 6gb) e tá sempre em full load no Witcher 3 ou no AC origins, que são jogos bem pesados. Talvez no seu caso ele esteja funcionando com melhor mínimo fps e não tanto puxar 100% sempre. Esse sempre foi o diferencial do Ryzen em relação ao Intel: maior mínimo fps. Não é grande vantagem nem acho que seja melhor que por tudo em full load, mas é característica, não bug.

OP, pra te ajudar faltaram ou eu não achei algumas infos: qual sua placa mãe, bios e RAM? Qual sua placa de vídeo?

Tô perguntando a segunda coisa porque às vezes tem uma má comunicação entre a placa e a placa mãe ou um controle de fan da última interfere mesmo da placa de vídeo, não seria a primeira vez que li isso em relação ao Ryzen.
 
Estranho mesmo isso, cara. Eu tenho o problema inverso, ou seja, apesar do r5 1600 ter o clock de 3.2 o meu SEMPRE tá em 3.4, dando pico de 3.6 every now and then. É o normal dizem, e parece ser o normal no 1700 também na sua velocidade. Sobre empurrar a gtx 1060, é a minha placa (zotac mini 6gb) e tá sempre em full load no Witcher 3 ou no AC origins, que são jogos bem pesados. Talvez no seu caso ele esteja funcionando com melhor mínimo fps e não tanto puxar 100% sempre. Esse sempre foi o diferencial do Ryzen em relação ao Intel: maior mínimo fps. Não é grande vantagem nem acho que seja melhor que por tudo em full load, mas é característica, não bug.

OP, pra te ajudar faltaram ou eu não achei algumas infos: qual sua placa mãe, bios e RAM? Qual sua placa de vídeo?

Tô perguntando a segunda coisa porque às vezes tem uma má comunicação entre a placa e a placa mãe ou um controle de fan da última interfere mesmo da placa de vídeo, não seria a primeira vez que li isso em relação ao Ryzen.

no meu caso, os testes feitos foi no PUGB que hoje infelizmente gosta de Intel e no BF1
particularmente eu gostei do desempenho, mais demorei um pouco para deixar o sistema bem redondinho, eu comprei bem no lançamento, tive problemas com bios e memoria.
 
PUBG não gosto muito porque bem, não é meu estilo, sou tenebroso em fps e não tenho paciência pra aprender, salvo single players, mas li que além de gostar de Intel é pessimamente otimizado no geral. Será que não é isso?

BF1 ja vi muito teste que ficou parelho nas gtx 10, o que é uma vergonha pra 16 threads, mas bem
 
PUBG não gosto muito porque bem, não é meu estilo, sou tenebroso em fps e não tenho paciência pra aprender, salvo single players, mas li que além de gostar de Intel é pessimamente otimizado no geral. Será que não é isso?

BF1 ja vi muito teste que ficou parelho nas gtx 10, o que é uma vergonha pra 16 threads, mas bem

Fiz o teste com a minha GTX1080ti no ryzen, ele não empurra ela no talo, segura um pouco sim
no jogo bf1
 
É, então acho que ele só empurra bem a 1080 e mesmo assim em jogos específicos.
em off, enquanto o OP não responde: O 8700k é bom como parece? E essa sua versão da 1080ti da zotac é boa em termos de refrigeração?
 
Sim o 8700k me atendeu super bem.
Agora sobre a gtx1080ti da zotac só tenho elogios
Super fria, clock sempre em 2000mhz sem over nenhum, a melhor vga que ja comprei até hoje foi essa.
Tenho alguns video no meu canal do youtube que mostra o desempenho dela
 
1) O clock máximo do Ryzen 7 1700 em full load é 3.2 GHz. Ele só ultrapassa isso em casos especiais onde só um núcleo está sendo utilizado, como uma maneira de "compensar". De qualquer maneira, deixe o modo de energia em Alta Performance e baixe os drivers de chipset direto do site da AMD.

2) O cooler box do Ryzen é silencioso mesmo em 100%. Se a temperatura está OK, não tem porque aumentar. Pode ficar tranquilo com isso.

3) Sua mobo provavelmente não é muito aconselhável pra rodar em 3.8 GHz os 8 núcleos. Deixa em 3.6 GHz que já está ótimo (mesmo clock do 1800x).

4) Isso eu não sei te dizer, porque não acontece comigo nem ouvi ninguém reclamar. Você instalou o driver do chipset baixado direto pela AMD?
 
Sim o 8700k me atendeu super bem.
Agora sobre a gtx1080ti da zotac só tenho elogios
Super fria, clock sempre em 2000mhz sem over nenhum, a melhor vga que ja comprei até hoje foi essa.
Tenho alguns video no meu canal do youtube que mostra o desempenho dela

Você se incomodaria de me mandar por aqui ou por PM? Tô pensando em comprar uma e uma fonte melhor e dar meu setup vga + fonte atual como presente pro meu pai porque bem, pai foda, etc.
 
Você se incomodaria de me mandar por aqui ou por PM? Tô pensando em comprar uma e uma fonte melhor e dar meu setup vga + fonte atual como presente pro meu pai porque bem, pai foda, etc.

Procura no youtube por izac willian... vai ter video do bf1 e pugb por la
 
Op o turbo da amd deixa a desejar por não ajustar a velocidade de acordo com uso dos numero de cores como a intel A velocidade base oficial do 1700 é 3.0ghz, não 3.2. O 3.2ghz é o "turbo" dos 8 núcleos e 3.7ghz é turbo de 2 núcleos. Os ryzens não tem turbo intermediario para 4 ou 6 núcleos , o que é pessimo pra aplicativos que precisam de bastante potencia mas não são otimizados para várias threads.

Quanto a over. O cooler stock NÃO aguenta 3.8ghz e nem o vrm da sua placa mãe. Ainda bem que você não conseguiu estabilizar, poderia danificar sua placa mãe se fizesse renders durante muitas horas no talo a 3.8ghz
Mesmo assim, 1.4v deveria ser suficiente para 3.8ghz mas acho que você esqueceu de aumentar a voltagem do soc para 1.1~1.15 volts. Sem isso não sobe muito mesmo.

Eu uso premiere e prefiro o codec via cpu apenas. A gpu não deveria acelerar indepenente de ser amd ou intel se você não usar um codec a base de cuda/opencl. E nem deveria, porque apesar de mais rápido, a complexidade (qualidade vs tamanho) é muito inferior ao codec apenas de cpu.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo