Ryzen 5 3600 chegando a 80º

Fiz um teste aqui trocando o H100i para o cooler box, o wraith Stealth, resultado, temperatura igual, porem o clock boost e a tensão e menor, ja vi que quanto mais eficiente for o cooler, mas ele da boost e maior e a tensão

Acho que vou vender o H100i, nessa cpu e praticamente inutil, com cooler melhor ele esquenta a mesma coisa, pelo menos o Wraith Stealth e mais silencioso que as ventoinhas do H100i
mas quanto que caiu de clock na média?
 
mas quanto que caiu de clock na média?

Jogando Division 2 como base, game que usa de 30 a 60% da CPU, a frequência caiu de 4175~4200 para 4.025
 
Tenho o kit da assinatura e em idle bato 30 40C , jogando eu fico na casa dos 55C, eu entro na minha bios e meu VCORE esta entre 1425 automatico , isso faz com que esquente mais?
Se sim como posso diminuir?
 
É....tudo em stock, proximo passo acho é comprar uma pasta térmica. Steel Legend b450 e um aero 200

BXw7jC5.png
 
Última edição:
Caramba aqui ta suave !
So quero diminuir o tal do Vcore

ryzen3600.jpg
 
O 3600 dá uma flutuação grande nas temperaturas mesmo.

Aqui ta dando 32 graus temp ambiente. com PBO puxa os 80 •C no teste de estabilidade do AIDA e estabiliza entre 80 e 82. Jogando fica na casa dos 60 graus.

Frequência all core que consigo puxar aqui é 4.0 GHz usando o PBO e nos jogos alguns threads dão boost pra 4.2, outros ficam mais baixos. Voltagem máxima chega a 1.43V em alguns casos.

Meu cooler é um Wraith MAX, esse comportamento da CPU tá dentro dos parâmetros? Conseguiria um all core melhor que esse caso botasse um watercooler?
 
Muita gente diz que o R5 3600 dá um salto grande na temperatura quando em stress total. Acredito que é normal com cooler que usa e se colocar um water cooler de 240mm acho que melhoraria bem.
 
Um membro daqui me aconselhou a fazer OC pra reduzir as temperaturas em outro tópico, visto que o gerenciamento de voltagem dos ryzen não é muito "amigável" posso dizer que fiquei muito satisfeito com o resultado.
Estou utilizando um cooler Xigmatek Tyr SD1264B até que meu Coolermaster MA620P retorne da garantia com cpu a 4.1ghz, processador puxando 1,25v pegando no máximo 81º em stress (print no spoiler) não vejo a hora do MA620P voltar pra tentar subir a 4.3ghz.

 
Um membro daqui me aconselhou a fazer OC pra reduzir as temperaturas em outro tópico, visto que o gerenciamento de voltagem dos ryzen não é muito "amigável" posso dizer que fiquei muito satisfeito com o resultado.
Estou utilizando um cooler Xigmatek Tyr SD1264B até que meu Coolermaster MA620P retorne da garantia com cpu a 4.1ghz, processador puxando 1,25v pegando no máximo 81º em stress (print no spoiler) não vejo a hora do MA620P voltar pra tentar subir a 4.3ghz.

Como que faz amigo? procurei mas não achei!
aqui ta batendo 82 graus no BFV com o cooler stock
 
O meu 3600 está em 4.2Ghz em todos os cores com ~1.39 vcore. Jogando as temps ficam em 56~60 graus. Em stress test mesmo com um x62 bate 89c no y cruncher/prime95
 
Como que faz amigo? procurei mas não achei!
aqui ta batendo 82 graus no BFV com o cooler stock

Tudo depende da bios da sua mobo, mas em geral todas são parecidas. O que eu fiz foi colocar o multiplicador em 41 e o vcore em offset +0,150 (Gigabyte B450M e Asus X370-Pro), se não me engano a bios da MSI é praticamente igual à Asus.
 
Tudo depende da bios da sua mobo, mas em geral todas são parecidas. O que eu fiz foi colocar o multiplicador em 41 e o vcore em offset +0,150 (Gigabyte B450M e Asus X370-Pro), se não me engano a bios da MSI é praticamente igual à Asus.
Blz obrigado mano, vou tentar fazer aqui!
 
O meu aqui bate 84 graus no teste do Aida, isso está normal mesmo eu usando um WC? Eu estou com a leve impressão de que na hora de instalar eu pus um pouco a mais de pasta do que devia, isso pode interferir de forma grave na temperatura? Usei uma Mx-4. Outra coisa que também estou pensando é a respeito das fans do radiador.. o filtro de poeira acho que capa bem a capacidade delas de puxar o ar pra dentro, Estava pensando em inverter e por elas como exaustão.
 
O meu aqui bate 84 graus no teste do Aida, isso está normal mesmo eu usando um WC? Eu estou com a leve impressão de que na hora de instalar eu pus um pouco a mais de pasta do que devia, isso pode interferir de forma grave na temperatura? Usei uma Mx-4. Outra coisa que também estou pensando é a respeito das fans do radiador.. o filtro de poeira acho que capa bem a capacidade delas de puxar o ar pra dentro, Estava pensando em inverter e por elas como exaustão.

Sim, quanto melhor o cooler consegue resfria-lo, maior e o boost dele, com isso tb o aumento da tensão que chega a 1.44V facil, nem esquenta quanto a isso, a medida que a temperatura dele sobe, seu clock cai junto com a tensão automaticamente
 
Sim, quanto melhor o cooler consegue resfria-lo, maior e o boost dele, com isso tb o aumento da tensão que chega a 1.44V facil, nem esquenta quanto a isso, a medida que a temperatura dele sobe, seu clock cai junto com a tensão automaticamente


Ah, entendi haha pensei que tava com algum problema o resfriamento, vlw..
 
O meu aqui bate 84 graus no teste do Aida, isso está normal mesmo eu usando um WC? Eu estou com a leve impressão de que na hora de instalar eu pus um pouco a mais de pasta do que devia, isso pode interferir de forma grave na temperatura? Usei uma Mx-4. Outra coisa que também estou pensando é a respeito das fans do radiador.. o filtro de poeira acho que capa bem a capacidade delas de puxar o ar pra dentro, Estava pensando em inverter e por elas como exaustão.

Infelizmente é isso mesmo, instalei no meu 3600 o WC da China Aigo DT-240 e como pode ver na print as temperaturas não foram nada agradáveis. Claro tá longe de ser um watercooler dos bons, mas melhorou minhas temperaturas em stock comparado ao Cooler Master MA620P, só que o OC continua sendo a melhor opção já que a voltagem fica abaixo do padrão AMD.
Print do teste de stress do Aida64 em stock com média de 79º e máxima de 89º (usando o teste do ycruncher a temperatura fica ainda pior).


Link do WC q to usando na Pichau: https://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-aigo-darkflash-tracer-dt-240-rgb
 
Infelizmente é isso mesmo, instalei no meu 3600 o WC da China Aigo DT-240 e como pode ver na print as temperaturas não foram nada agradáveis. Claro tá longe de ser um watercooler dos bons, mas melhorou minhas temperaturas em stock comparado ao Cooler Master MA620P, só que o OC continua sendo a melhor opção já que a voltagem fica abaixo do padrão AMD.
Print do teste de stress do Aida64 em stock com média de 79º e máxima de 89º (usando o teste do ycruncher a temperatura fica ainda pior).


Link do WC q to usando na Pichau: https://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-aigo-darkflash-tracer-dt-240-rgb
Foda.. É sobre o over, é fácil fazer? É só via bios mesmo? Estou testando o over da memória ram, pra tentar algo estável, depois estava pensando no over do Ryzen
 
Foda.. É sobre o over, é fácil fazer? É só via bios mesmo? Estou testando o over da memória ram, pra tentar algo estável, depois estava pensando no over do Ryzen

Eu prefiro fazer via bios por offset, mas é tranquilo de usar pelo Ryzen Master tb.
 
Eu prefiro fazer via bios por offset, mas é tranquilo de usar pelo Ryzen Master tb.
Tem algum passo a passo aí pra fazer via bios? Se não tiver eu vou dar uma googlada depois.
 
Eu estabilizei meu ryzen 5 3600 a 3950 (estou com o coolerbox), a 1.22v +-, não testei abaixo disso, mas ficou bem ok, jogando o need for speed heat que eleva o uso da cpu facil para os 60-80%, a temperatura fica nos 75º, as vezes sobe, em uma temperatura ambiente de 30º. Lembrando que tudo no auto ele bateu 95º rapidamente.

Preciso da indicação de um Aircooler até 200 reais (se tiver algum wc bom nessa valor tbm aceito), para a config da assinatura.
 
Preciso da indicação de um Aircooler até 200 reais (se tiver algum wc bom nessa valor tbm aceito), para a config da assinatura.
Muitos aqui no tópico estavam relatando um bom desempenho utilizando o Gammax 400!! Considerando que ele custa em torno de R$ 90,00, parece ser um ótimo custo/benefício.
Volta umas páginas aqui no tópico e leia os relatos de usuários que estão usando esse cooler, talvez ele te atenda bem.
 
Bom dia pessoal, minha placa mãe ainda tá pra chegar (b450m steel legend) onde vou usar meu ryzen 5 3600.
Tipo vou conseguir usar meu air cooler antigo (que usava em um i7 3770)
É esse modelo aqui :
CoolerMaster AMD/Intel Hyper T4 RR-T4-18PK-R1

Ele realmente dá conta (e caber na b450m steel legend) ou melhor comprar esses mais recomenados e queridinhos como Gammax 400 ?
 
Última edição:
Estou bem assustado com as temperaturas do meu Ryzen 5 3600x, estava acostumado com meu i7-950 velho de guerra que em idle não passava de 45º e em full não passava de 60º...

Estou utilizando o cooler box e fiquei de cara com as temperaturas, ontem fazendo alguns testes apenas com o Firefox com 8 abas abertas e o player Foobar2000 tocando música, estava ficando em torno dos 45º ~ 50º, mas tinha horas em que dava uns picos chegando fácil aos 72º ~ 74°, isso sem chegar a usar nada demais, nem 30% do processador. Isso porque nem jogo, imagina se colocar pra rodar um GTA V da vida nele, acho que ele frita fácil...

Não imaginava que esquentava tanto e que o cooler box era tão ruim assim. Estou pensando em pegar um H60 que vi na loja que explode por 360 reais no cartão para colocar nesse processador para ver se a situação ameniza um pouco. Será que esse H60 daria conta tranquilo desse processador ou teria que pegar um Watercooler melhor?
 
Estou bem assustado com as temperaturas do meu Ryzen 5 3600x, estava acostumado com meu i7-950 velho de guerra que em idle não passava de 45º e em full não passava de 60º...

Estou utilizando o cooler box e fiquei de cara com as temperaturas, ontem fazendo alguns testes apenas com o Firefox com 8 abas abertas e o player Foobar2000 tocando música, estava ficando em torno dos 45º ~ 50º, mas tinha horas em que dava uns picos chegando fácil aos 72º ~ 74°, isso sem chegar a usar nada demais, nem 30% do processador. Isso porque nem jogo, imagina se colocar pra rodar um GTA V da vida nele, acho que ele frita fácil...

Não imaginava que esquentava tanto e que o cooler box era tão ruim assim. Estou pensando em pegar um H60 que vi na loja que explode por 360 reais no cartão para colocar nesse processador para ver se a situação ameniza um pouco. Será que esse H60 daria conta tranquilo desse processador ou teria que pegar um Watercooler melhor?
Num post na área de overclock um user me disse que até o meu Kraken X62 quase peida pra resfriar o 3600 (sem X)
 
Estou bem assustado com as temperaturas do meu Ryzen 5 3600x, estava acostumado com meu i7-950 velho de guerra que em idle não passava de 45º e em full não passava de 60º...

Estou utilizando o cooler box e fiquei de cara com as temperaturas, ontem fazendo alguns testes apenas com o Firefox com 8 abas abertas e o player Foobar2000 tocando música, estava ficando em torno dos 45º ~ 50º, mas tinha horas em que dava uns picos chegando fácil aos 72º ~ 74°, isso sem chegar a usar nada demais, nem 30% do processador. Isso porque nem jogo, imagina se colocar pra rodar um GTA V da vida nele, acho que ele frita fácil...

Não imaginava que esquentava tanto e que o cooler box era tão ruim assim. Estou pensando em pegar um H60 que vi na loja que explode por 360 reais no cartão para colocar nesse processador para ver se a situação ameniza um pouco. Será que esse H60 daria conta tranquilo desse processador ou teria que pegar um Watercooler melhor?
Eu uso um cooler baratinho no meu R5 3600, em idle fica entre 35º a 45º e jogando em full hd 60hz fica entre 55º e 70º.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo