• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ryzen 7 1700 stock voltage

aproveitando o tópico. Oq vcs acham melhor setar o over direto na bios ou usar o Ryzen master???????????
 
Pro pessoal da X370 Killer SLI, upem pra bios 4.5

@3.9ghz com 1.35v aqui provavelmente com folga, ainda não fiz ajustes mais finos, antes dessa bios esse clock só com 1.4v.
Porém o chip que tenho aqui ficava estável com 1.1875 @3.7ghz, presumo que com essa bios seja melhor pra clocks mais baixos tbm, além de ter mais configurações disponíveis em termos de OC.

E só uma sugestão, OCCT tá longe de ser cenário real ou parâmetro de estabilidade pro uso da máquina.
 
Pro pessoal da X370 Killer SLI, upem pra bios 4.5

@3.9ghz com 1.35v aqui provavelmente com folga, ainda não fiz ajustes mais finos, antes dessa bios esse clock só com 1.4v.
Porém o chip que tenho aqui ficava estável com 1.1875 @3.7ghz, presumo que com essa bios seja melhor pra clocks mais baixos tbm, além de ter mais configurações disponíveis em termos de OC.

E só uma sugestão, OCCT tá longe de ser cenário real ou parâmetro de estabilidade pro uso da máquina.

Ja tinha conseguido isso antes, mas, ai ficava com o bug no boot e as vezes não iniciava (Estando dentro do sistema era 100% estavel). Passando para 3.85Ghz funcionava de boa, vou ver se resolveu, já usava tensão baixa para 3.9Ghz aqui.
 
Ja tinha conseguido isso antes, mas, ai ficava com o bug no boot e as vezes não iniciava (Estando dentro do sistema era 100% estavel). Passando para 3.85Ghz funcionava de boa, vou ver se resolveu, já usava tensão baixa para 3.9Ghz aqui.
Entendi, no caso essa bios adiciona a possibilidade de OC via "AMD CBS" no qual vc faz OC usando os P-states, é um pouco mais complexo porém depois q entende tá tudo certo...
Cara quanto tá usando de Voltagem no SOC aí pra essas memórias nesse clock? Tenho um par de Trident Z 3200 aqui, mas n consigo nada além de 2933, por outro lado não tentei subir Voltagem dela, tá @ 1.35 mesmo que é o padrão, já o SOC cheguei até tentar com 1.15v mas n deu negócio... Agora tá com 1v nos 2933mhz
 
Entendi, no caso essa bios adiciona a possibilidade de OC via "AMD CBS" no qual vc faz OC usando os P-states, é um pouco mais complexo porém depois q entende tá tudo certo...
Cara quanto tá usando de Voltagem no SOC aí pra essas memórias nesse clock? Tenho um par de Trident Z 3200 aqui, mas n consigo nada além de 2933, por outro lado não tentei subir Voltagem dela, tá @ 1.35 mesmo que é o padrão, já o SOC cheguei até tentar com 1.15v mas n deu negócio... Agora tá com 1v nos 2933mhz

Depois de um tempo descobri que mesmo com essa voltagem o sistema ficava instável depois de 2 dias ligado, nessa placa mãe acho que nenhuma memoria funciona a cima de 2933 estável. Consegui subir a cima de 3980 a CPU cm essa bios, mas, vou deixar 3925 com 1,35v...
 
Depois de um tempo descobri que mesmo com essa voltagem o sistema ficava instável depois de 2 dias ligado, nessa placa mãe acho que nenhuma memoria funciona a cima de 2933 estável. Consegui subir a cima de 3980 a CPU cm essa bios, mas, vou deixar 3925 com 1,35v...
Entendi, é eu tbm n consegui estabilizar acima de 2933 mas tá de bom tamanho já, latência um pouco mais baixa acaba compensando um pouco a diferença de clock...
Quanto ao CPU hj setei esse mesmo clock 3925 por hora tudo certo, mas só alguns dias pra saber se tá certo msm..
 
Desculpem por ressuscitar o tópico...

Comprei o meu Ryzen 1700 em março de 2017, bem no lançamento.
No início, as bios das placa mães estavam cruas, faltavam desempenho e estabilidade.
Até recentemente, utilizava o cooler box, mas há umas semanas, resolvi comprar um AIO cooler (Corsair H80i V2).
Aproveitando isso e o fato das bios estarem mais maduras e estáveis, voltei a "brincar" com over.
Com o cooler box, só chegava à 3.8GHz com estabilidade e temperaturas aceitáveis. 4.0GHz nem dava boot.
Agora, além de conseguir chegar em 4.0GHz, tenho conseguido fazer over em todas as frequências, com menos VCore e, consequentemente, menores temperaturas (graças também ao H80i).
Cheguei a esse tópico, pesquisando quais as melhores voltagens para o 1700.
Após ler o tópico todo, resolvi testar algumas frequências, com as menores voltagens possíveis (inclusive fazendo undervolt).

Cheguei aos seguintes resultados até então (continuarei fazendo testes):

3.2GHz@1.1000V
3.5GHz@1.1500V
3.6GHz@1.1625V
3.7GHz@1.1875V
3.8GHz@1.2500V
3.9GHz@1.3250V
4.0GHz@1.4250V

Observações:

Para testar a estabilidade, rodei o Cinebench R15 por dez vezes seguidas (sem dar tempo para a temperatura cair), joguei B1 e utilizei o computador normalmente por alguns minutos.
Sei que essa não é a forma de se estressar o sistema ao máximo mas, por experiência própria, passando por isso, o sistema fica totalmente estável.
Normalmente, até o terceiro "run" do Cinebench, se o over não for estável, o computador já irá travar.

Não fiz testes em 3.3GHz e 3.4GHz, porque não vi necessidade de se testar frequências entre 3.2 e 3.5GHz.

Até a frequência de 3.7GHz (que, coincidentemente, é a mesma do boost do 1700), fiz o overclock simplesmente ajustando o multiplicador e o VCore.

Para as frequências de 3.8, 3.9 e 4.0GHz, fiz alterações mais complexas na BIOS, em especial em tweaks dos VRMs.

Reparem que até a velocidade de 3.7GHz, o incremento de voltagem, de uma frequência para a outra, é muito pequeno. Passando disso, o incremento é bem maior.

Nas frequências até 3.8GHz, o H80i está no modo silencioso, com as ventoinhas funcionando no mínimo e as temps abaixo de 50 °C.

Nas frequências de 3.9 e 4.0, setei o H80i para o modo extremo, com as ventoinhas funcionando no máximo (as temps não passaram de 60 °C).

Nas frequências de 3.2, 3.5, 3.6, 3.9 e 4.0, ainda não testei com voltagens menores que essas acima.

Em 3.7, testei com uma voltagem menor, mas não ficou estável. 1.1875V foi o melhor que consegui.

Pretendo utilizar no dia a dia, a primeira opção. Boa frequência para uso geral e com uma voltagem e temperaturas bem baixas, o processador está à 27 °C agora (temperatura dentro de casa está em 22,5 °C).

Para jogos e uso mais pesado do PC, como edição de vídeos e fotos, vou utilizar em 3.7GHz.

3.9 e 4.0GHz, apenas para benchmarks.

Não pretendo utilizar em AUTO, em nenhum momento. Apesar do CnQ da AMD fazer o clock do processador e a voltagem ficarem bem baixos, conforme o uso, por outro lado a voltagem chega a picos de mais de 1.41V.
Acho melhor, para uso leve do computador, manter em 3.2GHz com 1.1V.
Para o uso mais pesado, também é melhor fixar num clock mais alto, do que usar o processador em auto.

EDIT:

As memórias estão @3066MHz 15-16-16-35 (originais são 3200MHz 16-18-18-38).
Ainda vou testar números CAS menores.
 
Última edição:
Eu fiz uma lista tensões minimas que o meu ryzen 7 1700 precisa para cada clock em todos os 8 núcleos. É possivel que desativando nucleos voce consiga diminuir ainda mais. Mas isso depende muito da sorte.
3,000 Ghz 0,90v
3,700 Ghz 1,20v
3,825 Ghz 1,25v
3,900 Ghz 1,27v
4,000 Ghz 1,30v
Como o rapaz disse acima, voce precisa remover a bateria da placa mãe caso não consiga acessar a Bios depois de configurar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo