[DÚVIDA] Ryzen 7 5700x com GTX 1660 super

theozinkk_

New Member
Registrado
Tenho um computador com um ryzen 5 3400g e uma gtx 1660 super, se eu colocar um ryzen 7 5700x, vai dar muito gargalo?
 
tipo, vai dar drop de fps em jogos? precisaria de uma placa de video melhor?
Fala a configuração do teu pc completa e quais jogos pretende jogar. Sem isso é difícil falar.

Uma coisa que vi aqui no forum é que para jogos o Ryzen 5 5600 é bem mais custo beneficio que o 5700X. Uma dica que eu daria seria pegar ele.
 
Última edição:
Volta duas casas e vai entender o que diabos é gargalo.
 
vai dar muito gargalo?
desculpa cara, ainda estou aprendendo...
Para poder ajudar/opinar precisamos entender melhor seu cenário, o que vc joga e quais são seus percalços no momento, às vezes um suposto gargalo pode ser causado pelas memórias que utiliza ou o fato que armazenar os jogos em um HD ao invés de um SSD (por exemplo), trocar o processador pode te fazer gastar "à toa" e não resolver o que te incomoda.

Leituras recomendadas:


Além disso também temos o tópico de indicações que sinalizei no outro tópico que vc criou há alguns minutos, evite fazer isso.
 
Não vai dar.
Meu filho joga Roblox e minha filha joga LOL em meu Setup e falta muito CPU pra consegui puxar a placa de vídeo pra mais FPS.
Acho que só um 14900K pra conseguir eliminar o gargalo na 1660 Super nesses dois jogos.
 
Veja, gargalo é uma coisa bastante complexa e ele sempre vai existir no sistema.
No seu caso, o 5700x vai empurrar muito bem a placa de vídeo. Dependendo do restante da sua configuração (partindo do cenário que você citou, no caso só a placa de vídeo e o processador) o gargalo será ela. O que, portanto, acaba sendo o melhor cenário. Digamos que o 5700x é um processador que casa melhor com placas mais potentes, mas ele vai extrair basicamente tudo da 1660 super.
Agora, se os outros componentes não acompanham essas duas peças aí você vai ter outros "gargalos" no sistema. Por exemplo, se você usa hd mecânico, se as memórias são muito lentas, se você joga algo que é extremamente baseado em performance de cpu, se e se e se...então, siga a recomendação do colega neo666 e poste toda a configuração e confira os tópicos que ele indicou.
De qualquer forma, em linhas bem gerais, o 5700x não é um problema para a 1660 super. Ela vai ficar em 100% de uso basicamente sempre.
 
Veja, gargalo é uma coisa bastante complexa e ele sempre vai existir no sistema.
No seu caso, o 5700x vai empurrar muito bem a placa de vídeo. Dependendo do restante da sua configuração (partindo do cenário que você citou, no caso só a placa de vídeo e o processador) o gargalo será ela. O que, portanto, acaba sendo o melhor cenário. Digamos que o 5700x é um processador que casa melhor com placas mais potentes, mas ele vai extrair basicamente tudo da 1660 super.
Agora, se os outros componentes não acompanham essas duas peças aí você vai ter outros "gargalos" no sistema. Por exemplo, se você usa hd mecânico, se as memórias são muito lentas, se você joga algo que é extremamente baseado em performance de cpu, se e se e se...então, siga a recomendação do colega neo666 e poste toda a configuração e confira os tópicos que ele indicou.
De qualquer forma, em linhas bem gerais, o 5700x não é um problema para a 1660 super. Ela vai ficar em 100% de uso basicamente sempre.
as peças do meu computador são ateualmente: ryzen 5 3400g, GTX 1660 super, asrock b450m steel legend, 16gb 3200mhz ram. Qual upgrade vc sugere?
E muito obrigado pela explicação!
 
as peças do meu computador são ateualmente: ryzen 5 3400g, GTX 1660 super, asrock b450m steel legend, 16gb 3200mhz ram. Qual upgrade vc sugere?
E muito obrigado pela explicação!

Sua configuração está equilibrada, digo, as peças estão num mesmo patamar de performance.

No seu lugar, eu começaria trocando a VGA por uma mais forte, talvez uma RTX 3060 ou 4060 (observando também eventual limitação da sua fonte)

A partir deste ponto, o seu processador se tornará o gargalo, mas posteriormente vc faz upgrade nele.
 
as peças do meu computador são ateualmente: ryzen 5 3400g, GTX 1660 super, asrock b450m steel legend, 16gb 3200mhz ram. Qual upgrade vc sugere?
E muito obrigado pela explicação!
Eu faria o seguinte: primeiro pegaria uma placa de vídeo melhor. Algo como 4060 ti ou equivalente na AMD. Depois pegaria mais ram. Outro pente de 16gb aí vai ser fundamental. Depois mudaria o processador para o 5700x, ou, para o 5800x3d que é o melhor que você pode ter, pensando em jogos, no socket am4. Lembrando que sugiro isso pensando que você tem ssd aí. Se não, ele é a primeira coisa a se comprar.
Não esquece de cuidar da fonte também, como o colega já apontou acima.
 
Eu faria o seguinte: primeiro pegaria uma placa de vídeo melhor. Algo como 4060 ti ou equivalente na AMD. Depois pegaria mais ram. Outro pente de 16gb aí vai ser fundamental. Depois mudaria o processador para o 5700x, ou, para o 5800x3d que é o melhor que você pode ter, pensando em jogos, no socket am4. Lembrando que sugiro isso pensando que você tem ssd aí. Se não, ele é a primeira coisa a se comprar.
Não esquece de cuidar da fonte também, como o colega já apontou acima.
muito obrigado irmao!:D
 
Quais jogos você pretende rodar? Não consegui achar nas respostas acima e é fundamental se você não pode dar múltiplos upgrades.

Sem essa informação eu manteria a sua ideia de fazer um upgrade em processador. O 3400g é um 4c/8t e os quad-cores já estão no limite da entrega de estabilidade sem ocorrência de gargalo. Jogos, especialmente os mal otimizados (muitos), sofrem com micro-travamentos nesse tipo de processador. E gargalo de processador não tem pra onde ir, porque no geral independe das configurações gráficas adotadas. Já sua GTX 1660 Super, você pode ir reduzindo a qualidade até atingir os frames desejados. Dependendo do jogo pode até ficar um pouco feio, mas vai rodar estável, o que é melhor do que não rodar porque o processador mal segura 30 fps. O upgrade da sua placa de vídeo pra mim deveria ficar para um segundo momento.
 
Quais jogos você pretende rodar? Não consegui achar nas respostas acima e é fundamental se você não pode dar múltiplos upgrades.

Sem essa informação eu manteria a sua ideia de fazer um upgrade em processador. O 3400g é um 4c/8t e os quad-cores já estão no limite da entrega de estabilidade sem ocorrência de gargalo. Jogos, especialmente os mal otimizados (muitos), sofrem com micro-travamentos nesse tipo de processador. E gargalo de processador não tem pra onde ir, porque no geral independe das configurações gráficas adotadas. Já sua GTX 1660 Super, você pode ir reduzindo a qualidade até atingir os frames desejados. Dependendo do jogo pode até ficar um pouco feio, mas vai rodar estável, o que é melhor do que não rodar porque o processador mal segura 30 fps. O upgrade da sua placa de vídeo pra mim deveria ficar para um segundo momento.
fortnite, estou jogando competitivamente
 
Vai fundo no 5700X. ;)
Certeza que vale?
Vi diversos tópicos recentemente e videos comparativo e ele entrega pouca coisa acima do 5600, porém a diferença de valor é considerável. Apenas para jogos, não acho que vale a diferença.
obrigado irmao!
Da uma olhada nesse comparativo, 5600 vs 5700x e vai ver que a diferença em performance é minima, porém nao acontece o mesmo quando se fala em valor.
 
Certeza que vale?
Vi diversos tópicos recentemente e videos comparativo e ele entrega pouca coisa acima do 5600, porém a diferença de valor é considerável. Apenas para jogos, não acho que vale a diferença.

Da uma olhada nesse comparativo, 5600 vs 5700x e vai ver que a diferença em performance é minima, porém nao acontece o mesmo quando se fala em valor.
Os dois processadores são bons, mas o 5600 é um 6c/12t que já é o requisito mínimo pra maioria dos jogos. Embora o preço seja maior do que a performance que entrega, o 5700X é um 8c/16t e dessa forma deve ter uma longevidade maior do que o 5600. Aí realmente é uma escolha pessoal. Troquei meu i5 7400 há uns meses e minha escolha foi pelo 5700X visando justamente essa longevidade.
 
Certeza que vale?
Vi diversos tópicos recentemente e videos comparativo e ele entrega pouca coisa acima do 5600, porém a diferença de valor é considerável. Apenas para jogos, não acho que vale a diferença.

Da uma olhada nesse comparativo, 5600 vs 5700x e vai ver que a diferença em performance é minima, porém nao acontece o mesmo quando se fala em valor.
Se ele tivesse um 5600 realmente não faria o menor sentido ir pro 5700X, porém como ele está saindo de um 3400G, já vai gastar uma grana, a meu ver com as últimas promoções que rolaram vc salta do 5600 pra um 5700X por coisa de uns 250 reais a mais que atualmente podem não fazer diferença, mas pensando em longevidade, mais a frente pode ser que os 2 núcleos extras do 5700X façam falta.

Quando montei o setup da assinatura foi o ano de lançamento dos primeiros Ryzen, povo não via vantagem nos 6 núcleos dos Ryzen 5 já que até os intel i7 eram só 4 núcleos, nenhum jogo usava os 6c/12t dele, tanto que nos reviews ficou muito para trás pq na época o que importava era frequência em single e ponto final. Hoje acredito que o fato de ter "apostado" nos 6c/12t foi oque me permitiu estar rodando esse pc até hoje e só agora estou fazendo um upgrade, fiquei com essa dúvida do 5600 vs. 5700X, no final fui no 5700X que rolou promo por 1.099,00 contra ~850,00 do preço médio do 5600. Se já ia gastar os 850, rolou espremer um pouco mais e ir no 5700X, seguramente não saí perdendo.
 
Certeza que vale?
Vi diversos tópicos recentemente e videos comparativo e ele entrega pouca coisa acima do 5600, porém a diferença de valor é considerável. Apenas para jogos, não acho que vale a diferença.
5700X no caso seria apenas um processador com mais benefícios que podem ser explorados mais adiante. No cenário de hoje o 5600 é perfeito e também é uma escolha excelente, mas antes sobrar do que faltar.

Quando montei o setup da assinatura foi o ano de lançamento dos primeiros Ryzen, povo não via vantagem nos 6 núcleos dos Ryzen 5 já que até os intel i7 eram só 4 núcleos, nenhum jogo usava os 6c/12t dele, tanto que nos reviews ficou muito para trás pq na época o que importava era frequência em single e ponto final.
Os primeiros Ryzen só não vingaram desde o início pelo IPC um tanto atrás dos Intel da época, e pareciam mais um Ivy Bridge (3ª geração do Intel Core) com 6c/12t. Depois que me traumatizei com o FX-6100, onde mesmo tendo 6 núcleos e rodarem muito bem jogos considerados pesados, como o Black Ops 2, sofria para rodar o primeiro Mass Effect (coisa que um Core2Duo fazia com folga), passei a valorizar tanto o IPC como a quantidade de núcleos, onde a combinação de ambos para mim é o segredo de longevidade.
Mesmo que eu não tenha alguma vantagem em geral com o 5700X, ainda assim estou satisfeito com minha escolha pagando mais do que o 5600.

Hoje acredito que o fato de ter "apostado" nos 6c/12t foi oque me permitiu estar rodando esse pc até hoje e só agora estou fazendo um upgrade
6c/12t é o novo padrão de "zona de conforto". Até mesmo um i7-7700K estava chegando no limite do aceitável devido ao uso alto de seus núcleos e o avanço da demanda do desenvolvimento de jogos. Talvez 8c/16t só serão relevantes quando os processadores com 6c/12t chegarem no limite de uso por padrão, o que pode ser bom, afinal vai custar um pouco ainda.

ryzen 5 3400g e uma gtx 1660 super, se eu colocar um ryzen 7 5700x, vai dar muito gargalo?
Um Ryzen 5600 seria a escolha mirada em custo/benefício. O 5700X só se tiver dinheiro a mais e querer um pouco mais de folga de desempenho a longo prazo.
Depois é mais fácil sair do 5600 para um 5800X3D por exemplo do que com o 5700X (terá um ganho mais em conta no futuro) em questão de aproveitar e não querer trocar de plataforma.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo