• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ryzen 9 5900x + B550M Aorus + Rx 6750 XT Reiniciando aleatoriamente sem tela azul.

Silentpowerr

New Member
Registrado
Bom dia galera, beleza?

Seguinte, montei um pc no sábado com as seguintes configs:

- Ryzen 9 5900x
- placa-mãe Aorus B550M
- memória DDR4 XPG D10 2x8GB 3200Mhz
- GPU Radeon RX 6750XT Mech 2x 12GB
- SSD NVMe M2 ADATA LEGEND 850 1TB
- Fonto Riotoro 600W.

Depois de montar tudo e instalar o windows, o computador começou a reiniciar sozinho do nada. Nas primeiras vezes ele aparecia uma tela azul com o erro WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR, e depois reiniciava, contudo, depois de atualizar todos os drivers, ele não da mais a tela azul e simplesmente reinicia sozinho.

Hoje vou testar ele com outra fonte e memórias. Tentei procurar na internet e não achei nada que desse alguma solucao para o problema, inclusive no forum da AMD.
Fiquei suspeitando muito da fonte, mas não tenho certeza que e ela, contudo testarei hoje mais tarde.
não e temperatura, estou usando um water cooler da Cooler Master, 120mm. Temperatura maxima ate agora foi de 68 graus, jogando.
Ele não da nenhum aviso, trava ou algo parecido antes de reiniciar, simplesmente reinicia.
Desabilitei o XMP na BIOS e nada muda.

Pode ser algum erro de montagem? (creio que não)
alguém ja passou pelo problema? As pecas sao todas novas e não tenho ideia do que pode ser.
Ja passei por algo parecido so que com um i5 8600k, tive que diminuir a tensão das memórias para que ele parasse de dar tela azul, so que neste caso não esta dando tela azul logo meio que descartei trabalhar as tensoes.

Caso alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.
 
Verificou se está com a Bios mais atualizada?
 
Verificou se está com a Bios mais atualizada?
Boa noite!

Seguinte: Hoje a noite quando comecei a fazer os testes, o computador não estava dando boot. Tirei as memórias, coloquei outras, tirei gpu e nada. Apos muita montagem e desmontagem consegui fazer ele bootar e reinstalei o windows, dessa vez o 10 ao invés do 11.

Após instalar o windows, deixei ele apenas com a gpu e um pente de memória no primeiro slot da esquerda pra direita.
Instalei tudo, atualizei tudo o que tinha que atualizar e até então ele não havia reiniciado. Baixei o cpuz, hwmonitor e fiz benchmarks, estressei o cpu, gpu e nada de reiniciar, sendo que fiz os testes com apenas um pente no primeiro slot da esquerda. Sendo assim, fui alternando este mesmo pente. No segundo slot, fiz a mesma coisa e nada de reiniciar. Quando coloquei no terceiro slot, ele nem bootava, ele tentava, desligava de novo e ficava nesse loop de reiniciar sozinho. No quarto slot, ele ligou, passou uns 2 minutos ele deu tela azul e reiniciou sozinho e assim repetia esse loop novamente. Peguei o outro pente e fiz o mesmo teste, e, nos mesmos slots, ocorreu o mesmo problema. Então parti para testar o dual channel, sendo assim, cheguei a conclusao que ao ligar em dual channel ele não bootava e ficava reiniciando, independente da disposição dos pentes. Tirei as memórias da xpg que estava utilizando, pegsuei as kingston que rodava em outro pc e repeti o teste. Cheguei a conclusao que as memórias estavam boas e o problema realmente era nos dois ultimos slots da esquerda para a direita, assim como nas memórias da xpg. Contudo, com as memórias apenas nos 2 primeiros slots, sem configurar o dual channel, ele funciona perfeitamente, não reinicia, não trava.

Detalhe que independente de travar ou não, a placa-mãe reconhecia os pentes (2x8 totalizando 16) em quaisquer slots que estavam.

Agora a minha dúvida. O problema que tenho agora é na placa-mãe ou no processador???? Sei que caso tenha algum problema no processador pode ocorrer isto de dar problema nos slots, contudo a placa-mãe tambem pode apresentar o mesmo problema. Como faco para saber qual e o hardware defeituoso sem ter um processador para testar? Devolvo os dois e alego problema?

Ficarei muito grato se puderem ajudar!
 
Whea é erro de memória ou placa mãe.
Normalmente de memória.

Como vc já desativou o XMP e segue dando problema, eu sugiro vc testar outra memória.

Quando faço overclock de memória para 4.2ghz sempre vejo esses erros de whea, mas o print para o teste de memória do AIDA fica magnífico, quando da pra rodar antes de reiniciar.

Eu nunca mandei foto do AIDA lindo a 4.2 GHz pq é instável.
 
Whea é erro de memória ou placa mãe.
Normalmente de memória.

Como vc já desativou o XMP e segue dando problema, eu sugiro vc testar outra memória.

Quando faço overclock de memória para 4.2ghz sempre vejo esses erros de whea, mas o print para o teste de memória do AIDA fica magnífico, quando da pra rodar antes de reiniciar.

Eu nunca mandei foto do AIDA lindo a 4.2 GHz pq é instável.
Entao, eu ja testei com outra memoria e da o mesmo problema. Creio que cheguei a solucao de que e placa mae ou processador mesmo, so nao sei como saber qual realmente esta com problema pois nao tenho outro processador para testar.
 
Tente fazer um "downclock" de memória e CPU.
Tipo coloca a memória a funcionar a 2333mhz CL 20 e o cpu em 3400mhz.
Se for o controlador de memória do CPU vai continuar dando erro de whea.
Se não der erro de whea é problema da placa mãe ^^
 
Bom dia galera, beleza?

Seguinte, montei um pc no sábado com as seguintes configs:

- Ryzen 9 5900x
- placa-mãe Aorus B550M
- memória DDR4 XPG D10 2x8GB 3200Mhz
- GPU Radeon RX 6750XT Mech 2x 12GB
- SSD NVMe M2 ADATA LEGEND 850 1TB
- Fonto Riotoro 600W.

Depois de montar tudo e instalar o windows, o computador começou a reiniciar sozinho do nada. Nas primeiras vezes ele aparecia uma tela azul com o erro WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR, e depois reiniciava, contudo, depois de atualizar todos os drivers, ele não da mais a tela azul e simplesmente reinicia sozinho.

Hoje vou testar ele com outra fonte e memórias. Tentei procurar na internet e não achei nada que desse alguma solucao para o problema, inclusive no forum da AMD.
Fiquei suspeitando muito da fonte, mas não tenho certeza que e ela, contudo testarei hoje mais tarde.
não e temperatura, estou usando um water cooler da Cooler Master, 120mm. Temperatura maxima ate agora foi de 68 graus, jogando.
Ele não da nenhum aviso, trava ou algo parecido antes de reiniciar, simplesmente reinicia.
Desabilitei o XMP na BIOS e nada muda.

Pode ser algum erro de montagem? (creio que não)
alguém ja passou pelo problema? As pecas sao todas novas e não tenho ideia do que pode ser.
Ja passei por algo parecido so que com um i5 8600k, tive que diminuir a tensão das memórias para que ele parasse de dar tela azul, so que neste caso não esta dando tela azul logo meio que descartei trabalhar as tensoes.

Caso alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.
Como pode observar em minha assinatura tenho exatamente o mesmo processador e placa mãe e passei pelo mesmo problema que você, é a temperatura que faz o computador reiniciar muito provavelmente...então será necessário fazer o undervolted em virtude da potencia exagerada do processador que faz ela descontrolar as voltagens.

Porém irei lhe passar as mesmas configurações que usei.

Entre em sua bios quando iniciar o computador:

Apenas deixando o CO negativo em 30, limitador da temperatura "thermal throttle" em 85º C apenas para ter certeza que não iria queimar e o PBO limits desativado foram o suficientes para estabilizar a CPU.


---------------------------------------

Precision Boost overdrive "Advanced"
PBO Limits "Disable"
Thermal throttle limit "85º C"

----------------------------------------

Curve optimize
Allcores
Negative
30


Rode o software cinebench r23 para ver se fica estável.
Mantenha as fans na bios em speed full...ajuda muito tambem
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo