• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ryzen 9 5900x VS i7 8700k em games

Lilisandro

know-it-all Member
Registrado
Olá, pessoal!
Eu tenho um Ryzen 9 5900x que uso como computador principal e um i7 8700k (que antes era o meu principal) como secundário. Resolvi então fazer uma comparação direta do desempenho dos dois em games, utilizando os mesmíssimos componentes e apresentar os resultados aqui.
Vale lembrar que o 8700k era o melhor processador para games que o dinheiro podia comprar há 4 anos e o 5900x é o melhor processador para games que o dinheiro pode comprar atualmente. Estou comparando o rei, de três anos atrás, com o rei de agora. Três "gerações" separam os dois.

Não estou aqui para reinventar a roda, visto que todos esses resultados estão disponíveis na internet para todo mundo. Porém, por mais que a informação esteja tão fácil e ao alcance de todos como nunca, nós vivemos na era da desinformação. Por mais que existam inúmeros canais, especializados ou não, grandes ou não, fazendo comparativos à exaustão e indicando quase sempre os mesmos resultados, há quem entre nos fóruns da internet para acusar de que aquilo tudo é montagem, de que são informações falsas e de que no teste que ela própria fez o resultado foi diferente (embora não apresente nenhuma evidência além da própria palavra).

Eu refazendo os testes com meus equipamentos e publicando os vídeos, sem edição, um a um, talvez ajude a essas pessoas específicas a aceitarem um pouco a verdade como ela é. Ou também talvez sirva para outros que possam estar em dúvida se compensa comprar um equipamento novo caríssimo, ou se vale mais pegar algo potente usado e antigo, ou algo mais novo só que de entrada.

Os testes que eu fiz foi utilizando a ferramente de benchmark interna de cinco jogos diferentes, conhecidos pelo o seu "peso", nas resoluções de 1080p (Full HD) e 2160p (Ultra HD, 4K), sempre com todas configurações gráficas no máximo do máximo, exceto no último jogo listado. Os jogos foram:

- Assassins Creed Origins (2017);
- Assassins Creed Odyssey (2018);
- Assassins Creed Valhalla (2020);
- Horizon Zero Dawn (2020);
- Red Dead Redemption 2 (2019)*.

No Red Dead Redemption 2 eu utilizei a configuração gráfica customizada conhecida como "Hardware Unboxed", que equilibra a melhor qualidade de imagem com a menor perda de desempenho. Eu o fiz, neste jogo específico, pois, sabe-se lá o porquê, ao contrário dos demais jogos, se você puxar todas as barras de configuração gráficas para a direita ao máximo, o game não passa dos 30 fps em Full HD mesmo no melhor hardware que existe (que, modéstia à parte, é o meu).
Eis o link para as configurações: https://gtaforums.com/topic/939411-hardware-unboxed-rdr2-performance-guide/

O benchmark de ambos processadores, feito nos meus equipamentos, está apresentado logo a seguir e condiz com os valores que podem ser encontrados em qualquer pesquisada internet para ambos processadores:

Benchmarks no CPUZ
b2yx8nP.jpg


De cara a gente pode ver que o desempenho multi thread do 5900x é absurdamente maior do que o do 8700k. É mais do que o dobro.
Já em single thread, onde parece ser pouca coisa maior, ainda é um número bem expressivo, uma vez que até os Ryzen 3000 a AMD sempre ficou atrás da Intel nesse quesito e só agora, com os Ryzen 5000, ela deu um salto gigantesco. Porém, são números né... veremos isso na prática.

Os dois processadores, e as placas-mãe usadas estão apresentadas a seguir. No i7 8700k eu utilizei uma ROG STRIX Z370E enquanto no Ryzen 9 5900x eu utilizei uma ROG CROSSHAIR HERO VIII.
Ambas utilizam seus respectivos chipsets todo de linha para suas plataformas. Mas, dentro daquele chipset, a placa utilizada no 8700k é uma mid-end (ou seja, ainda existem placas Z370 melhores/mais caras) enquanto a placa utilizada no 5900x é uma absoluta high-end.
Ambos processadores foram utilizados em stock, assim como a placa de vídeo.

Processadores e placas-mãe
Y7tLCUU.jpg


As demais peças utilizadas em ambos os setups foram exatamente as mesmas:

BEarD8f.jpg


- NVidia Geforce RTX 3080 Gainward;
- 32 GB RAM Corsair Vengeance Pro RGB 3200 MHz CL14;
- Watercooler NZXT Kraken X73 360mm (em push'n'pull);
- SSD M.2 XPG8100 512 GB (Leitura de 3.5GB/s, gravação 1.9 GB/s);
- Fonte Corsair HX750 Gold;
- Gabinete Lian Li OD11 XL ROG;
- Fan Corsair LL120 RGB (x11) para refrigeração do gabinete.

E fica bonito montado, viu...
Lyzt5XN.jpg


Ou seja, fora a placa-mãe + processador, o setup foi exatamente o mesmo para os testes que eu fiz. As demais diferenças são a GPU está com o resizable bar ativado no 5900x além de ela e o SSD M2 estarem em PCIe 4.0, enquanto no 8700k não há resizable bar para a GPU (a Asus ainda não liberou a atualização do driver com isso para suas Z370) e os PCIe são 3.0.

Os testes, nos cinco jogos, já estão feitos. Estou fazendo upload de cada vídeo pro Youtube e apresentarei os mesmos junto com os resultados logo a seguir.
E aí, qual é o resultado você acha que vai ter?
Os mais atentos, e que se mantêm realmente atualizados, já sabem o final. Porém os resultados podem surpreender muita gente...
 
chuto que vai fica 10 fps amais pro ryzen uaha no maximo isso. e vcs quais suas apostas?

 
Última edição:
Vídeos gravados por mim:

AC Valhalla

Full HD 8700k



Full HD 5900x


4K 8700k


4K 5900x

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


AC Origins

Full HD 8700k



Full HD 5900x


4K 8700k


4K 5900x
 
Última edição:
AC Odyssey

Full HD 8700k



Full HD 5900x


4K 8700k


4K 5900x
 
Só no AC Origins deu alguma diferença, ainda assim imperceptível com o vsync on (em 60).

Mas o R9 5900X deverá ter uma puta longevidade, vai atravessar a geração dita ps5/xbox series sem precisar upgrade.
Quanto ao i7 8700 e similares, até o momento é mais que o suficiente, mas para o futuro não tenho certeza.
 
Deve ter dado um mega trabalho fazer isso tudo, parabéns!
 
Horizon Zero Dawn

Full HD 8700k



Full HD 5900x


4K 8700k


4K 5900x

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Red Dead Redemption 2

Full HD 8700k



Full HD 5900x


4K 8700k


4K 5900x

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gráficos dos Resultados

Diferenças em 1080p (Full HD)

PxMQ7fS.jpg


Diferenças em 2160p (UHD, 4K)
J78XJQK.jpg


Diferenças percentuais
F17dlG8.jpg
 
Última edição:
bem interessante esses dados,imagino quanto seria na 3090
 
bem interessante esses dados,imagino quanto seria na 3090
O ganho da 3090 perante a 3080 é cerca de 5% em 4K (sim, só isso e justamente por isso ela foi anunciada como "não projetada para uso em games") e em 1080p, com esses dois processadores, creio que não apresente ganho algum (já que, ali, quem tá empurrando o fps é o CPU e tá sobrando GPU).
 
O ganho da 3090 perante a 3080 é cerca de 5% em 4K (sim, só isso e justamente por isso ela foi anunciada como "não projetada para uso em games") e em 1080p, com esses dois processadores, creio que não apresente ganho algum (já que, ali, quem tá empurrando o fps é o CPU e tá sobrando GPU).
e da 3060ti pra 3080 tb nao é algo tao gritante né, mas custo é bemmm maior

 
e da 3060ti pra 3080 tb nao é algo tao gritante né, mas custo é bemmm maior



Diferenças vão de 33% a 112%, conforme esse vídeo aí, definitivamente é algo gritante.
 
Última edição:
Diferenças vão de 33% a 112%, conforme esse vídeo aí, definitivamente é algo gritante.
pois é em 4k sim mas em 1080p ja diminue essa diferenca gritante
 
pois é em 4k sim mas em 1080p ja diminue essa diferenca gritante
Eu não estou entendendo nem o seu raciocínio e e nem a sua fixação por discussão.

A diferença a qual eu me referi como gritante é justamente a menor, que foi de mais de 30% em um vídeo citado por você mesmo.

Você tá querendo dizer que 30% a mais de desempenho (na prática, em números reais), nos cenários menos otimistas, não é algo gritante?
 
É insanidade pegar um 5900X para jogar. Hoje se não for pegar um 5600X, um i7 10700/11700F vale mais a pena pela quantidade de cores a mais / preço que custa. Pessoal faz muito marketing e extremismo com ganho de CPU, sendo que na prática, na maioria dos jogos, é tudo muito igual. Você perceberia um ganho maior em jogos como BFV, Warzone, Battlefront 2, que batem uso alto de CPU até em processadores 8/16, mas na maioria dos jogos e quanto mais alta a resolução, a diferença é bem reduzida.
 
É insanidade pegar um 5900X para jogar. Hoje se não for pegar um 5600X, um i7 10700/11700F vale mais a pena pela quantidade de cores a mais / preço que custa. Pessoal faz muito marketing e extremismo com ganho de CPU, sendo que na prática, na maioria dos jogos, é tudo muito igual. Você perceberia um ganho maior em jogos como BFV, Warzone, Battlefront 2, que batem uso alto de CPU até em processadores 8/16, mas na maioria dos jogos e quanto mais alta a resolução, a diferença é bem reduzida.

Sim, eu não peguei o 5900x para jogos. Conforme meu comparativo, o 8700k entregava já praticamente a mesma performance. Fiz o comparativo justamente porque a galera fica criando tópicos perguntando se vale à pena, para games, pular de um 8600K para um 10700K, ou se sentiria diferença ao pegar um Ryzen 5000, etc.
O que mais vejo por aqui é gente com um 10900k e uma 1050ti... desperdício puro.

Realmente em jogos competitivos, com qualidades gráficas inferiores, como BFV, CS GO, etc, o CPU mostra um certo ganho de desempenho mais perceptivel em números. Porém, esse ganho é tipo ir de 500 fps par 580 fps. Meio que também não faz diferença, já que os valores são absurdamente altos.
 
Caramba em mano, caprichou muito nos setups. Até as fans vc pegou as LL120 RGB. Meu setup é bem parecido com os seu, mesmo gabinete, quase a mesma VGA , tmb com 10 fans mas genericas. Meus planos futuros incluem uma Hero tmb e o Kraken z73, ai vai ficar do jeito que eu queria. Parabéns pelo setup e pelo comparativo, muito bom.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo