[TÓPICO OFICIAL] Samsung Book e Galaxy Book

Novos Galaxy Book4 anunciados:
Galaxy Book4 (em versões com Intel Core i3, i5 e i7 de 13ª Geração, versões com Core 3, 5 e 7 e versões com GPU dedicada, esta ainda não lançada e sem maiores detalhes - será que reciclarão a Intel Arc A350M, ou utilizarão a A370M que o Acer Swift X também usa?)
hk-en-galaxy-book4-156-inch-np750xgka-np750xgk-kb1hk-539861050

Galaxy Book4 360 (mais uma vez apenas com 15.6 polegadas)
uk-galaxy-book4-360-156-inch-np750-np750qgk-kg2uk-539865907

O legal é que o Galaxy Book4 normal trouxe de volta a porta LAN, que nunca teve no primeiro Galaxy Book (que não tem nada a ver com o nosso Samsung Book), Galaxy Book2 e Galaxy Book3 gringos, e aqui não teve no Galaxy Book3.
Contudo, a RAM continua soldada, infelizmente.
galaxy-book4-np750xgj-np750xgk-has-an-rj-45-port-a-welcome-v0-ik5i6qkk2vkc1.png


E no programa Samsung Update, já aparecem listados os seguintes modelos brasileiros:

  • GALAXY BOOK4
    • NP750XGJ-KG1BR (Core i3 13 Gen)
    • NP750XGJ-KG2BR (Core i5 13 Gen)
    • NP750XGJ-KG3BR (Core i7 13 Gen)
    • NP750XGK-KG1BR (Core 3)
    • NP750XGK-KG2BR (Core 5)
    • NP750XGK-KG3BR (Core 7)
  • GALAXY BOOK4 (COM GPU DEDICADA)
    • NP750XGL-XG1BR
  • GALAXY BOOK4 360 (15.6 POLEGADAS)
    • NP750QGK-KG1BR (Core 5)
    • NP750QGK-KG2BR (Core 7)
  • GALAXY BOOK4 PRO (14 POLEGADAS)
    • NP940XGK-KG1BR
  • GALAXY BOOK4 ULTRA (JÁ TEM PÁGINA DE SUPORTE NO SITE BR)
    • NP960XGL-XG1BR (Core 7 Ultra)
    • NP960XGL-XG2BR (Core 9 Ultra)
Infelizmente nada de Galaxy Book4 Pro 360 ou Galaxy Book4 Pro de 16 polegadas.
 
Última edição:
O legal é que o Galaxy Book4 normal trouxe de volta a porta LAN, que nunca teve nos Galaxy Book gringos, e aqui não teve no Galaxy Book3.

Caramba, é mesmo? Não tinha porta LAN (aka RJ45/Ethernet) nesses modelos?!?

Pra mim isso era item obrigatório em qualquer notebook...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, obrigado a todos. A anta aqui finalmente abriu o Samsung Settings e configurou o limite na bateria do notebook novo da esposa.

E, sim, o dela já estava com 80%.

E, sim, o meu atualizou e foi de 85% para 80%.
 
Caramba, é mesmo? Não tinha porta LAN (aka RJ45/Ethernet) nesses modelos?!?

Pra mim isso era item obrigatório em qualquer notebook...
Com exceção do Galaxy Book Odyssey, do nosso Galaxy Book2 (NP550XED), do Galaxy Book2 Business e agora do Galaxy Book4, nenhum outro Galaxy Book no mundo está vindo com porta LAN.
E vendo alguns comentários gringos, parece que eles não sentem muita falta da porta LAN, e alguns até preferem que venha só porta USB-C mesmo, e que se precisar, usa hub.
 
Com exceção do Galaxy Book Odyssey, do nosso Galaxy Book2 (NP550XED), do Galaxy Book2 Business e agora do Galaxy Book4, nenhum outro Galaxy Book no mundo está vindo com porta LAN.
E vendo alguns comentários gringos, parece que eles não sentem muita falta da porta LAN, e alguns até preferem que venha só porta USB-C mesmo, e que se precisar, usa hub.
Os Books gringos vem todos com WiFi 6?

O meu NP550XED-KT4BR veio só com o WiFi 5.

Com WiFi 6 até pensaria em dispensar a porta ethernet.
 
Comprei o meu Galaxy Book2 modelo NP550XED-KT3BR por menos de 2.000 lulas. Comprei dois pentes de 16Gb a 3200Mhz para substituir o mísero pente de 4gb que veio nele... Estou esperando chegar. Já tive uma experiência muito boa com um notebook Samsung no trabalho, o E30, passou anos comigo e nunca deu nenhum tipo de problema. Dessa vez comprei para uso pessoal, apesar de não curtir muito telas grandes em notebook para uso pessoal, mas o custoxbenefício desse Samsung é incomparável com qualquer um Notebook do momento...
 
Vejo alguns relatos comentando dos Galaxy Book3 com Intel Core de 13ª Geração da série P e GPU Intel Arc A350M (os NP750XFH), bem como vídeos a respeito dele (embora em quantidade muito menor do que o Galaxy Book2, que também não tem a metade do conteúdo que se encontra do Samsung Book).
Mas praticamente nada sobre os Galaxy Book3 com Intel Core de 13ª Geração da série U (os NP750XFG), estes de fato sucessores do Galaxy Book2.
Tudo bem que a Samsung Brasil não está ajudando muito, já que só lançou por aqui 2 versões (uma com i3 e outra com i5), só que ambas empresariais (NP754XFG), com Windows 11 Pro, com disponibilidade bem menor, e custo-benefício ruim.
Até se acha listada outras 6 variantes brasileiras dessa versão mais básica do Book3, mas nada deles serem lançadas até agora.
br-galaxy-book3-156-inch-ext-np750xfhz-np754xfg-kf1br-539462832

Você tem ou conhece alguém que tem o Galaxy Book3?
 
Vc tem que observar o seu uso com um notebook, isso é essencial para não perder dinheiro... Para que gastar 5/6/10 mil reais num notebook com GPU dedicada se vc só joga esporadicamente? Seria pra mostrar ao colega de faculdade/trabalho que vc tem um notebook top??? Não caiam nessa armadilha... Eu, por exemplo, fiquei pensando e repassando o meu uso com notebook e vi que poderia gastar menos e ter uma máquina que me serve muito bem, que no caso é o Book 2 e estou acreditando que acertei em cheio na compra dele. Pensem nisso e economizem dinheiro...
 
Vc tem que observar o seu uso com um notebook, isso é essencial para não perder dinheiro... Para que gastar 5/6/10 mil reais num notebook com GPU dedicada se vc só joga esporadicamente? Seria pra mostrar ao colega de faculdade/trabalho que vc tem um notebook top??? Não caiam nessa armadilha... Eu, por exemplo, fiquei pensando e repassando o meu uso com notebook e vi que poderia gastar menos e ter uma máquina que me serve muito bem, que no caso é o Book 2 e estou acreditando que acertei em cheio na compra dele. Pensem nisso e economizem dinheiro...
E mesmo o Book3 com 16 GB de RAM, ainda compensa mais pegar o Book2 Pro, que tem vantagens como tela, RAM, armazenamento e bateria.
A Samsung vai ter que rever suas estratégias no Brasil quando lançar o Book4, porque do contrário, vai ter que seguir lançando novos Book2 mesmo.
 
Hoje chegaram as duas memórias da Risemode de 16gb/3200MHz que comprei na loja que explode por um preço "bom"... Comprei tb um case para para clonar o win 11 que já vem com o notebook para um SSD NVME de 1Tb da XRay que já tinha (razoalvemente rápido). Já preparei tb o HD de 500Gb/5400RPM da WD que já tenho tb, daí ficarei com 32Gb de RAM e 1,5 Tb de armazenamento. Agora só falta o Laptop chegar...
 
Sinto falta de um sucessor para o Galaxy Book Odyssey.
Samsung-Galaxy-Book-Odyssey-scaled.jpg

Talvez não exatamente do Galaxy Book Odyssey que foi lançado, porque os Galaxy Book Ultra são meio que sucessores dele, embora os Book Ultra não tenham uma proposta gamer, e o Book Odyssey, apesar da grife, também não tinha.
Mas de um novo Galaxy Book Odyssey que resgatasse a ideia de um notebook gamer parrudo, como foi o Notebook Odyssey 2.
br-notebook-odyssey-np850xbc-xg1-np850xbc-xg1br-532977646

Acho que as RTX 4050 e 4070 serviriam mais para um projeto realmente gamer.
Penso que nos Book Ultra, que possui a finalidade de serem notebooks finos, acabam desperdiçando o potencial dessas GPUs e dos Intel Core Ultra, e modelos inferiores dos mesmos cumpririam o mesmo papel.
 
Última edição:
Hoje chegaram as duas memórias da Risemode de 16gb/3200MHz que comprei na loja que explode por um preço "bom"... Comprei tb um case para para clonar o win 11 que já vem com o notebook para um SSD NVME de 1Tb da XRay que já tinha (razoalvemente rápido). Já preparei tb o HD de 500Gb/5400RPM da WD que já tenho tb, daí ficarei com 32Gb de RAM e 1,5 Tb de armazenamento. Agora só falta o Laptop chegar...
Uau! Tudo isso antes do notebook em si chegar... 👏🏼👏🏼👏🏼
 
Vejo alguns relatos comentando dos Galaxy Book3 com Intel Core de 13ª Geração da série P e GPU Intel Arc A350M (os NP750XFH), bem como vídeos a respeito dele (embora em quantidade muito menor do que o Galaxy Book2, que também não tem a metade do conteúdo que se encontra do Samsung Book).
Mas praticamente nada sobre os Galaxy Book3 com Intel Core de 13ª Geração da série U (os NP750XFG), estes de fato sucessores do Galaxy Book2.
Tudo bem que a Samsung Brasil não está ajudando muito, já que só lançou por aqui 2 versões (uma com i3 e outra com i5), só que ambas empresariais (NP754XFG), com Windows 11 Pro, com disponibilidade bem menor, e custo-benefício ruim.
Até se acha listada outras 6 variantes brasileiras dessa versão mais básica do Book3, mas nada deles serem lançadas até agora.
br-galaxy-book3-156-inch-ext-np750xfhz-np754xfg-kf1br-539462832

Você tem ou conhece alguém que tem o Galaxy Book3?
Vi um Galaxy Book 3 360 (modelo de tela 13,3 polegadas) no mostruário de uma loja da Samsung aqui no shopping.

Achei lindo. As cores da tela eram bem melhores que o meu Samsung Book, mas quando vi que a RAM era soldada é só 8GB, já imaginei que seria um aparelho que envelhecerá ruim. E o valor pedido é surreal pro conjunto (R$ 6.000,00). Ele não vale isso. O mesmo preço está no site da Samsung:


Vc tem que observar o seu uso com um notebook, isso é essencial para não perder dinheiro... Para que gastar 5/6/10 mil reais num notebook com GPU dedicada se vc só joga esporadicamente? Seria pra mostrar ao colega de faculdade/trabalho que vc tem um notebook top??? Não caiam nessa armadilha... Eu, por exemplo, fiquei pensando e repassando o meu uso com notebook e vi que poderia gastar menos e ter uma máquina que me serve muito bem, que no caso é o Book 2 e estou acreditando que acertei em cheio na compra dele. Pensem nisso e economizem dinheiro...
Olha, as IGPUs da AMD e Intel estão bem razoáveis para quem joga ocasionalmente. Só atentar de ter pelo menos uns 16GB de RAM em dual channel e tudo certo.
 
Vi um Galaxy Book 3 360 (modelo de tela 13,3 polegadas) no mostruário de uma loja da Samsung aqui no shopping.

Achei lindo. As cores da tela eram bem melhores que o meu Samsung Book, mas quando vi que a RAM era soldada é só 8GB, já imaginei que seria um aparelho que envelhecerá ruim. E o valor pedido é surreal pro conjunto (R$ 6.000,00). Ele não vale isso. O mesmo preço está no site da Samsung:
Interessante.
Aqui na minha cidade, mal vejo Galaxy Book2 em mostruário (só achei em uma loja, que nem é uma grande rede varejista, e vi num folheto deles que já estão vendendo o Book3 com i7 também, mas ainda não pude conferir se já está no mostruário).
As lojas aqui ainda vendem o Samsung Book como se fosse a última novidade.

Sobre os Galaxy Book com 8 GB soldado, é uma coisa que aqui no Brasil não dá certo, e a Samsung Brasil tem que ficar esperta logo.
Os Book3 floparam, em sua maioria, por causa disso: 3 versões com 8 GB (e dessas, só 1 se acha fácil), e só 1 com 16 GB.
Eu acho interessante o povo estar comprando Book2 360, Book3 360, Book2 Pro e Book3 Ultra de boa, porque eles também tem RAM soldada, mesmo sendo 16 GB. Pra revender isso aí, vai ser complicado.
 
Interessante.
Aqui na minha cidade, mal vejo Galaxy Book2 em mostruário (só achei em uma loja, que nem é uma grande rede varejista, e vi num folheto deles que já estão vendendo o Book3 com i7 também, mas ainda não pude conferir se já está no mostruário).
As lojas aqui ainda vendem o Samsung Book como se fosse a última novidade.

Sobre os Galaxy Book com 8 GB soldado, é uma coisa que aqui no Brasil não dá certo, e a Samsung Brasil tem que ficar esperta logo.
Os Book3 floparam, em sua maioria, por causa disso: 3 versões com 8 GB (e dessas, só 1 se acha fácil), e só 1 com 16 GB.
Eu acho interessante o povo estar comprando Book2 360, Book3 360, Book2 Pro e Book3 Ultra de boa, porque eles também tem RAM soldada, mesmo sendo 16 GB. Pra revender isso aí, vai ser complicado.
Problema principal da Samsung é a configuração estranha alinhada com preço "Apple".

R$ 6.000,00 em um notebook que só tem 8GB de RAM soldada para Windows 11, ou seja, roda o básico (office, internet e afins) é o fim da picada.

O notebook com M1 da Apple tem uma GPU mais parruda e todo um ecossistema próprio que favorece o SoC funcionar muito bem com apenas 8GB de RAM. Samsung não tem isso e quer dar uma cara "gourmet premium" a um produto que deveria no máximo custar uns R$ 3.500,00.

Detalhe: Tirando a tela e o processador mais recente, o meu Samsung Book é bem melhor. Coloquei mais 8GB de RAM (total de 16GB) e mais um SSD de 1TB. Vai envelhecer melhor que o Galaxy Book 3 360, produto lançado dois anos depois.
 
Apareceu um teste do Geekbench para o futuro Galaxy Book4 Edge:
704277

Ele supostamente é o modelo que utilizará a recém-lançada plataforma Qualcomm Snapdragon X Elite, que notícias vem apontando bater de frente com processadores top da Intel e até da Apple.
Pelo número do modelo indicado no teste, NP940XMA, ele supostamente utilizará a mesma base do Galaxy Book4 Pro de 14 polegadas. Só estranhei a letra M depois do X, porque os Galaxy Book4 ainda estão utilizando a letra G depois do X.
O Edge no nome que é um mistério. Os smartphones Galaxy com esse sufixo geralmente vinham com as bordas curvadas. E a ideia de um notebook com bordas curvadas ainda me parece estranha.
ca-galaxy-book4-pro-14-inch-np940-np940xgk-kg1ca-539855314

Será que finalmente virá um Galaxy Book com plataforma ARM que tenha um desempenho decente?
 
Última edição:
Saiu um review do Book4 Ultra com 155H e RTX 4050.
Á primeira vista é o mesmo notebook em relação ao Book3 Ultra, mas com a atualização de CPU, com os Ultra 7/9 no lugar dos i7/i9.

Felizmente não foi apenas isso, a refrigeração melhorou com uma câmara de vapor maior e o carregador USB-C agora é de 140W (100W no Book3 Ultra).

Com isso os limites de power tanto da CPU quanto da GPU foram aumentados com a GPU chegando a 80W no modo desempenho (60W no Book3 Ultra) e em cargas cruzadas CPU + GPU o limite agora é de ~110W contra ~80W do modelo anterior, com bom aumento de desempenho tanto em aplicações da CPU quanto GPU.

Como os Core Ultra são mais eficientes a autonomia de bateria também aumentou.
Achei que ficou interessante, melhorou onde devia melhorar faltando apenas resolver o problema do PWM da tela. Esse ficou pra 2025...

Infelizmente os testes foram feitos em modo padrão, sem ativar o modo desempenho:

 
Pessoal, apareceu uma atualização de BIOS para meu notebook NP550XED-KT4BR. Na verdade para o meu e o de minha esposa, que é o mesmo.

Foi tudo OK em ambos durante a atualização.

Mas, agora, em ambos, quando rodo o Samsung Update aparece a seguinte mensagem:

90Agia.png


Fiquei com cagaço de executar recuperação.

Alguém passou por isso?
 
Pessoal, apareceu uma atualização de BIOS para meu notebook NP550XED-KT4BR. Na verdade para o meu e o de minha esposa, que é o mesmo.

Foi tudo OK em ambos durante a atualização.

Mas, agora, em ambos, quando rodo o Samsung Update aparece a seguinte mensagem:

90Agia.png


Fiquei com cagaço de executar recuperação.

Alguém passou por isso?
Instalou a Firmware/BIOS pelo Windows Update ou o aplicativo do Samsung Update?

Clica no menu iniciar> digite "gerenciador de dispositivos"> aperte "enter", e veja se tem algo com uma exclamação amarela ou vermelha. Verá uma tela assim (print do meu notebook como exemplo):

Captura-de-tela-2024-03-16-201945.png


Se seu computador está ok (sem alerta amarelo ou vermelho), ignoraria o Samsung Update.

Sendo sincera, não uso o Samsung Update. Ele insiste em baixar driver desatualizado ou BIOS antiga, tanto que desinstalei o aplicativo. Pego o driver de video/Wi-Fi/Bluetooth direto da Intel usando o aplicativo "Intel Driver & Support Assistant". O restante vem pelo Windows Update.

Curiosamente, os updates que vem pelo Windows Update são enviados pela própria Samsung e mais recentes. O meu Samsung Book atualizou a Firmware/BIOS umas 2 vezes pelo Windows Update, instalou sem problema.
 
Sobre o Samsung Update, está havendo um certo descaso da Samsung com duas variantes específicas do Galaxy Book2: a NP550XED-KF4BR e a NP550XED-KS3BR (que é a que eu tenho), que ainda não tem os drivers para o Windows 11 23H2.
29bbd51a2f3b8efcb2efb18edfa8a25b208c65ea4a8e9f515569b88369d1e457.png

Até a não lançada variante NP550XED-KO3BR tem drivers para a 23H2.
054abe2f5dadaeb90b67f0f93639e9c111ab465c6420a827c295ddb2b4b07d56.png

Daí essa semana a Microsoft resolveu forçar a atualização para a 23H2 no meu notebook (eu fui pego de surpresa, inclusive, embora já soubesse da iniciativa), e agora quando vou abrir o Samsung Update, mostra isso:
b6a25ad63091f7943ba52e46597f5fa4fde9b8f80c8c9a65ab12e04772e9e216.png

Não estou surpreso com essa tela, que eu via com mais frequência no Samsung Book.
E não estou tão preocupado assim com os drivers, porque também prefiro atualizar pelo Windows Update, e sei que, em último caso, é só baixar no Samsung Update de outra variante que está tudo certo.
Mas é lamentável esse vacilo da Samsung com duas das variantes mais recentes e mais vendidas do Galaxy Book2.
 
Sobre o Samsung Update, está havendo um certo descaso da Samsung com duas variantes específicas do Galaxy Book2: a NP550XED-KF4BR e a NP550XED-KS3BR (que é a que eu tenho), que ainda não tem os drivers para o Windows 11 23H2.
29bbd51a2f3b8efcb2efb18edfa8a25b208c65ea4a8e9f515569b88369d1e457.png

Até a não lançada variante NP550XED-KO3BR tem drivers para a 23H2.
054abe2f5dadaeb90b67f0f93639e9c111ab465c6420a827c295ddb2b4b07d56.png

Daí essa semana a Microsoft resolveu forçar a atualização para a 23H2 no meu notebook (eu fui pego de surpresa, inclusive, embora já soubesse da iniciativa), e agora quando vou abrir o Samsung Update, mostra isso:
b6a25ad63091f7943ba52e46597f5fa4fde9b8f80c8c9a65ab12e04772e9e216.png

Não estou surpreso com essa tela, que eu via com mais frequência no Samsung Book.
E não estou tão preocupado assim com os drivers, porque também prefiro atualizar pelo Windows Update, e sei que, em último caso, é só baixar no Samsung Update de outra variante que está tudo certo.
Mas é lamentável esse vacilo da Samsung com duas das variantes mais recentes e mais vendidas do Galaxy Book2.
Mas a Samsung sempre fez isso nos notebooks dela. Fornece atualização de qualidade aos aplicativos dela e o update de drivers/BIOS pelo Samsung Update por 2 anos no máximo, a contar do lançamento da linha. A linha Galaxy Book 2 agora faz parte dos notebooks "abandonados" pela fabricante, igual ao meu Samsung Book.

Uma forma de mitigar é baixar os drivers de video/Wi-Fi/Bluetooth do próprio fabricante do chip. O resto a Samsung manda pelo Windows Update quando ela lembra dos produtos antigos. Só para dar um exemplo, meu driver de som é de 29/03/2023 (6.0.9500.1).

 
Ainda sobre o Galaxy Book2, tenho duas observações a fazer:
  • Ainda sobre a NP550XED-KO3BR, o único Book2 brasileiro ainda não lançado, me pergunto o motivo. Lembrando que o antecessor direito, o Samsung Book NP550XDA-KO3BR, vem com Intel Celeron 6305, 4 GB de RAM e 256 GB de SSD. Será que esse Book2 utilizaria um Intel Celeron mais recente, como a 7305, ou utilizaria o Pentium Gold 8505, como tem em alguns Book2 na Ásia?
intel-pentium-celeron-01.jpg

  • Acho uma pena não ter no Brasil nenhum Galaxy Book2 com GPU dedicada. Lá fora tem o Book2 com a Intel Arc A350M, mas é praticamente o nosso Book3, apenas com a geração anterior do processador. Lembrando que o Samsung Book teve várias versões com a NVidia GeForce MX110 e a MX450. Se fosse utilizar algo da NVidia, será que ela utilizaria a MX550 que tem em alguns Dell Vostro, ou mesmo a MX570A que teve no Galaxy Book2 Business dos Estados Unidos?
7603309iF84C75F0294EADB9
 
Meu Galaxy Book2 chegou. Dei aquela configurada padrão, clonei o SSD dele e troquei por um da Xray de 1Tb e tb coloquei um HD Thin de 500Gb, a velocidade do Xray é bem maior do que o que veio com o note. troquei tb as memórias RAM por dois pentes de 16GB, totalizando 32Gb, comprei as da Ryzemode que estavam no precinho... O Note tá bem rápido e inicia muito rápido tb, fiquei bem impressionado com o resultado. No mais achei-o menor que o Samsung de 15,6" que tinha e mais leve tb, a bateria dele tá durando umas 4h por enquanto, mas só com uso leve. Tela tb surpreende, ótimo contraste e cores bem equilibradas, claro não é uma Oled mas bem melhor que as TN da faixa de preço dele, enfim, por enquanto tá valendo muito ter comprado o laptop por 1799,00, queria algo nessa categoria, mas não queria pagar acima de 2000, esperei 15 dias para que o Carrefour manda-se o email dizendo que chegou, mas, ao final, valeu muito a pena. P.S. Quantos programas da Samsung vem com ele, heim? Me assustei, já desinstalei um monte, fora as porcarias que vem com o windows 11...
 
Meu Galaxy Book2 chegou. Dei aquela configurada padrão, clonei o SSD dele e troquei por um da Xray de 1Tb e tb coloquei um HD Thin de 500Gb, a velocidade do Xray é bem maior do que o que veio com o note. troquei tb as memórias RAM por dois pentes de 16GB, totalizando 32Gb, comprei as da Ryzemode que estavam no precinho... O Note tá bem rápido e inicia muito rápido tb, fiquei bem impressionado com o resultado. No mais achei-o menor que o Samsung de 15,6" que tinha e mais leve tb, a bateria dele tá durando umas 4h por enquanto, mas só com uso leve. Tela tb surpreende, ótimo contraste e cores bem equilibradas, claro não é uma Oled mas bem melhor que as TN da faixa de preço dele, enfim, por enquanto tá valendo muito ter comprado o laptop por 1799,00, queria algo nessa categoria, mas não queria pagar acima de 2000, esperei 15 dias para que o Carrefour manda-se o email dizendo que chegou, mas, ao final, valeu muito a pena. P.S. Quantos programas da Samsung vem com ele, heim? Me assustei, já desinstalei um monte, fora as porcarias que vem com o windows 11...
Qual modelo exato você comprou mesmo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo