[TÓPICO OFICIAL] Samsung Book e Galaxy Book

Meu Galaxy Book2 chegou. Dei aquela configurada padrão, clonei o SSD dele e troquei por um da Xray de 1Tb e tb coloquei um HD Thin de 500Gb, a velocidade do Xray é bem maior do que o que veio com o note. troquei tb as memórias RAM por dois pentes de 16GB, totalizando 32Gb, comprei as da Ryzemode que estavam no precinho... O Note tá bem rápido e inicia muito rápido tb, fiquei bem impressionado com o resultado. No mais achei-o menor que o Samsung de 15,6" que tinha e mais leve tb, a bateria dele tá durando umas 4h por enquanto, mas só com uso leve. Tela tb surpreende, ótimo contraste e cores bem equilibradas, claro não é uma Oled mas bem melhor que as TN da faixa de preço dele, enfim, por enquanto tá valendo muito ter comprado o laptop por 1799,00, queria algo nessa categoria, mas não queria pagar acima de 2000, esperei 15 dias para que o Carrefour manda-se o email dizendo que chegou, mas, ao final, valeu muito a pena. P.S. Quantos programas da Samsung vem com ele, heim? Me assustei, já desinstalei um monte, fora as porcarias que vem com o windows 11...
A tela do seu Book2 tem um pouco de Glow nas bordas?
 
Glow? O que seria?
IPS Glow é uma leve distorção na coloração, que afeta principalmente os cantos da tela, e muitas vezes pode ser confundido com vazamento de luz, e é mais notado quando a tela está exibindo imagem em fundo totalmente preto.
 
IPS Glow é uma leve distorção na coloração, que afeta principalmente os cantos da tela, e muitas vezes pode ser confundido com vazamento de luz, e é mais notado quando a tela está exibindo imagem em fundo totalmente preto.
Observei bastante e até fiz alguns testes e no meu notebook não tem essa distorção.
 
Depois de atualizar forçadamente para o Windows 11 23H2, apareceu uma atualização de firmware da Samsung no meu Galaxy Book2, e depois de instalá-la, apareceu o aviso de que a bateria precisa ser substituída.
8005893i141AC45F95175548

Já comentei em várias postagens o quanto a bateria do Galaxy Book2 tem desempenho péssimo, e no meu caso, veio ainda pior, já que nunca durou mais de 2 horas e meia em uso leve (basicamente navegação na internet utilizando o Google Chrome), e hoje acredito que não dure sequer 1 hora, apesar de eu sempre utilizá-lo direto na tomada com a proteção de bateria habilitada no app Samsung Settings.

Pra entender melhor o problema, abri o Prompt de Comando, e digitei o comando powercfg /batteryreport, e ele gerou um relatório detalhado da situação da bateria.

O resultado é alarmante:
8005892iA698DA760FC85E22

A bateria perdeu pouco mais de 40% da capacidade em 9 meses de uso.

Ainda assim, achei estranho já receber a notificação, que eu esperava que ocorresse quando a bateria estivesse realmente numa situação onde ele não conseguiria segurar a carga sem o carregador plugado, o que não é o caso.

E tenho minhas dúvidas se o problema é realmente a bateria, ou é a própria placa-mãe que não faz um bom consumo da bateria, já que esse ponto parece ser um problema de todos os Galaxy Book2, afetando mais gravemente algumas unidades.

O seu Galaxy Book2 também está com a bateria ruim?
 
Última edição:
O meu chegou há 1 semana e já está em 41,6mWh. Impressionante...:que:
 
Depois de atualizar forçadamente para o Windows 11 23H2, apareceu uma atualização de firmware da Samsung no meu Galaxy Book2, e depois de instalá-la, apareceu o aviso de que a bateria precisa ser substituída.
8005893i141AC45F95175548

Já comentei em várias postagens o quanto a bateria do Galaxy Book2 tem desempenho péssimo, e no meu caso, veio ainda pior, já que nunca durou mais de 2 horas e meia em uso leve (basicamente navegação na internet utilizando o Google Chrome), e hoje acredito que não dure sequer 1 hora, apesar de eu sempre utilizá-lo direto na tomada com a proteção de bateria habilitada no app Samsung Settings.

Pra entender melhor o problema, abri o Prompt de Comando, e digitei o comando powercfg /batteryreport, e ele gerou um relatório detalhado da situação da bateria.

O resultado é alarmante:
8005892iA698DA760FC85E22

A bateria perdeu pouco mais de 40% da capacidade em 9 meses de uso.

Ainda assim, achei estranho já receber a notificação, que eu esperava que ocorresse quando a bateria estivesse realmente numa situação onde ele não conseguiria segurar a carga sem o carregador plugado, o que não é o caso.

E tenho minhas dúvidas se o problema é realmente a bateria, ou é a própria placa-mãe que não faz um bom consumo da bateria, já que esse ponto parece ser um problema de todos os Galaxy Book2, afetando mais gravemente algumas unidades.

O seu Galaxy Book2 também está com a bateria ruim?
Se usa apenas na tomada como diz, como tem 105 ciclos de bateria consumidos?

O meu Samsung Book tem apenas 15 ciclos de bateria em pouco mais de 1,5 anos da aquisição, sendo que usei a bateria 2 vezes para testá-la assim que comprei a máquina. Nas duas vezes que usei o notebook durou 4 a 4,5 horas em uso moderado indo a carga de 100% para 20% (navegador com mais de 6 abas, LibreOffice Writer e Spotify abertos).

Olha o meu battery report:

Captura-de-tela-2024-03-25-080955.png
 
Pessoal, boa tarde.

Recebi uma atualização de firmware hoje, a versão 10.0.7.43, junto a ela uma atualização do Bluetooth. Simplesmente o bluetooth parou de funcionar. Tanto a função vincular celular, quanto meu headphone da edifier que usava no trabalho. Ele simplesmente não conecta e nem deixa eu remover o dispositivo para tentar parear novamente.

Mais alguém?
 
Pessoal, boa tarde.

Recebi uma atualização de firmware hoje, a versão 10.0.7.43, junto a ela uma atualização do Bluetooth. Simplesmente o bluetooth parou de funcionar. Tanto a função vincular celular, quanto meu headphone da edifier que usava no trabalho. Ele simplesmente não conecta e nem deixa eu remover o dispositivo para tentar parear novamente.

Mais alguém?
Aqui deu um bug parecido essa semana, o Bluetooth não ligava, tampouco reconhecia o meu fone sem fio. Reiniciei o notebook e funcionou.

Se persistir o problema, precisaria dizer o modelo do seu notebook e qual placa Bluetooth ele tem (para saber: clique no menu iniciar > digite "gerenciador de dispositivos", aperte enter > lá veja em "Bluetooth".

Caso o seu adaptador seja da Intel, recomendo baixar o "Intel Driver & Support Assistant" e atualizar o seu driver:

 
Se usa apenas na tomada como diz, como tem 105 ciclos de bateria consumidos?

O meu Samsung Book tem apenas 15 ciclos de bateria em pouco mais de 1,5 anos da aquisição, sendo que usei a bateria 2 vezes para testá-la assim que comprei a máquina. Nas duas vezes que usei o notebook durou 4 a 4,5 horas em uso moderado indo a carga de 100% para 20% (navegador com mais de 6 abas, LibreOffice Writer e Spotify abertos).

Olha o meu battery report:

Captura-de-tela-2024-03-25-080955.png
Eu fiquei cerca de 3 meses tentando utilizá-lo no esquema que eu fazia com o meu notebook anterior, utilizando até chegar aos 20%, mas com a proteção de bateria ativada nos 85%.
Ao ver que o desempenho da bateria só piorava, resolvi deixar direto na tomada quando ele está ligado, e tirar da tomada quando ele está desligado.
Interessante que a sua capacidade de carga total é maior que a capacidade indicada da bateria.
O seu Samsung Book não é o único que vejo cuja a bateria funciona de forma bem otimizada.
Diferente do Galaxy Book2, que já vi vários relatos de desempenho ruim mesmo sendo novo, sendo que é exatamente a mesma bateria.
Pessoal, boa tarde.

Recebi uma atualização de firmware hoje, a versão 10.0.7.43, junto a ela uma atualização do Bluetooth. Simplesmente o bluetooth parou de funcionar. Tanto a função vincular celular, quanto meu headphone da edifier que usava no trabalho. Ele simplesmente não conecta e nem deixa eu remover o dispositivo para tentar parear novamente.

Mais alguém?
É a mesma versão da firmware que veio pra mim.
Pelo jeito essa atualização não está muito boa, não.
 
Aqui deu um bug parecido essa semana, o Bluetooth não ligava, tampouco reconhecia o meu fone sem fio. Reiniciei o notebook e funcionou.

Se persistir o problema, precisaria dizer o modelo do seu notebook e qual placa Bluetooth ele tem (para saber: clique no menu iniciar > digite "gerenciador de dispositivos", aperte enter > lá veja em "Bluetooth".

Caso o seu adaptador seja da Intel, recomendo baixar o "Intel Driver & Support Assistant" e atualizar o seu driver:

Obrigado pela resposta.

No meu caso, reiniciar não é a solução já que eu fiz isso algumas vezes e não resolveu. Fiz o procedimento acima e detectou atualização para dois drivers, mas nada relacionado ao bluetooth que de fato é da intel.
Chegou duas atualizações dia 25 (ontem) Firwmare da Samsung, no versão 10.0.7.43 e do Bluetooth da Intel na versão 23.30.0.3. Com toda certeza foi a segunda alternativa que causou a confusão, devem lançar em breve para corrigir.
Eu fiquei cerca de 3 meses tentando utilizá-lo no esquema que eu fazia com o meu notebook anterior, utilizando até chegar aos 20%, mas com a proteção de bateria ativada nos 85%.
Ao ver que o desempenho da bateria só piorava, resolvi deixar direto na tomada quando ele está ligado, e tirar da tomada quando ele está desligado.
Interessante que a sua capacidade de carga total é maior que a capacidade indicada da bateria.
O seu Samsung Book não é o único que vejo cuja a bateria funciona de forma bem otimizada.
Diferente do Galaxy Book2, que já vi vários relatos de desempenho ruim mesmo sendo novo, sendo que é exatamente a mesma bateria.

É a mesma versão da firmware que veio pra mim.
Pelo jeito essa atualização não está muito boa, não.
Não tá batendo legal não, acho que vale a pena aguardar.
 
Obrigado pela resposta.

No meu caso, reiniciar não é a solução já que eu fiz isso algumas vezes e não resolveu. Fiz o procedimento acima e detectou atualização para dois drivers, mas nada relacionado ao bluetooth que de fato é da intel.
Chegou duas atualizações dia 25 (ontem) Firwmare da Samsung, no versão 10.0.7.43 e do Bluetooth da Intel na versão 23.30.0.3. Com toda certeza foi a segunda alternativa que causou a confusão, devem lançar em breve para corrigir.
Opa, demorei para ver sua mensagem (não recebi notificação). O meu Bluetooth está com a mesma versão 20.30.0.3 sem problemas, mas tem relatos dizendo que o driver veio bugado para algumas pessoas.

Nesse caso reverte o seu driver para a versão anterior (que funcionava).

Iniciar > digite "gerenciador de dispositivos" e aperte enter > vai em Bluetooth > Intel Wireless Bluetooth > seleciona a aba "driver" > clique em "reverter driver" > marque a opção "meus aplicativos não funcionam com esse driver" > Reinicie o computador.

Veja se resolve.
 
Opa, demorei para ver sua mensagem (não recebi notificação). O meu Bluetooth está com a mesma versão 20.30.0.3 sem problemas, mas tem relatos dizendo que o driver veio bugado para algumas pessoas.

Nesse caso reverte o seu driver para a versão anterior (que funcionava).

Iniciar > digite "gerenciador de dispositivos" e aperte enter > vai em Bluetooth > Intel Wireless Bluetooth > seleciona a aba "driver" > clique em "reverter driver" > marque a opção "meus aplicativos não funcionam com esse driver" > Reinicie o computador.

Veja se resolve.


Resolvido amigo.

Tive que parear novamente todos os dispositivos, mas estão funcionando.
Valeu pela ajuda.
 
O meu tb tá nessa versão 20.30.0.3 e por aqui tá tudo bem...
 
Uma coisa simples mas que acho interessante nos notebooks da Samsung é a possibilidade de acionar o ambiente de recuperação do Windows (WinRE) ao ligar o notebook e pressionar a tecla F8.
ambiente-de-recuperacao-do-windows-escolha-uma-opcao.gif

ambiente-de-recuperacao-do-windows-opcoes-avancadas.gif

Esse atalho costumava ser o padrão para abrir esse ambiente em qualquer PC até o Windows 7:
2013-04-11-w702.png

A partir do Windows 8, quando esse ambiente foi repaginado, a Microsoft deixou de obrigar o uso desse atalho, e até hoje é difícil ver PCs e notebooks utilizando o mesmo. Já mexi em modelos de várias marcas, e o máximo que eu vi foi uma espécie de botão RESET (igual aqueles de roteador) em alguns Lenovo ideapad mais antigos.

A Samsung, até onde eu pesquisei, parece ser a única que manteve o funcionamento desse atalho mesmo depois do Windows 8, tanto é que consigo utilizá-lo no meu Galaxy Book2.

Você já precisou utilizar esse atalho no seu notebook da Samsung? Esse atalho já te fez falta ao usar notebooks de outras marcas?
 
Comprei um Galaxy book ultra 3.
Bem legal o note, podia ter um desempenho melhor na rtx4050, mas é bem capado, tanto pela temperatura, quanto pela voltagem
Vc podia trazer mais detalhes do que está achando da máquina? Fazer um mini review aqui? Quanto pagou?
Parabéns aí pela compra.
 
Tô jogando Tintans Fall 2 no meu Galaxy Book em full hd e tá indo de boa, sem freezers e com bom fluxo da história...
 
Descobri que, na Coréia do Sul, a Samsung relançou recentemente o Galaxy Book2 Pro de 15.6 polegadas no que ela chama de "Special Edition (S.E.)".
Ela basicamente pegou o Galaxy Book2 Pro que já existia, mas atualizou a geração do processador (antes era um Intel Core de 12ª Geração, e esse novo já é de 13ª Geração).
Iniciativa bastante curiosa, considerando que lá tem o Galaxy Book3 Pro com processadores da mesma geração, e que nem é tão diferente assim.
Só fez sentido porque a versão é na cor branca, opção de cor inexistente no Galaxy Book3 Pro.
Até onde pesquisei, não achei iniciativa parecida feita anteriormente.
Aqui no Brasil essa versão seria até interessante, porque não tivemos nenhum Galaxy Book3 Pro, o Intel Core i5 1340P só foi visto no Galaxy Book3 360 de 15.6 polegadas, além de que tudo indica que o nosso Galaxy Book2 Pro continuará sem um sucessor em 2024, valendo destacar também que nessa opção de cor seria inédito por aqui, já que só foi vista ainda no primeiro Galaxy Book Pro.
O que você achou disso?
19afb47e-ab15-40ef-9b06-e48c28cfc735.png
 
Última edição:
Depois de algum tempo com o laptop, o que posso dizer é que não existe no mercado nacional melhor custoxbenefício na atualidade...
 
Depois de algum tempo com o laptop, o que posso dizer é que não existe no mercado nacional melhor custoxbenefício na atualidade...
E isso não é mérito do notebook. É mérito das opções da concorrência conseguirem ser ainda piores que esse Galaxy Book. Esse note é bem ruim, pra falar a verdade. 2~3 horas de bateria e carcaça de baixíssima qualidade, eu não normalizo esse tipo de coisa em notebook de 2 mil reais.

Os padrões de qualidade aceitos pelo consumidor brasileiro são baixíssimos (contra sua vontade, afinal, poder de compra...), mas a concorrência consegue ser muito pior. A Lenovo já era ruim com os Ideapad 3 TN 1920x1080, aí lança a "atualização" de 2024 (Ideapad 1) com TN 1366x768 do tempo do Ronca... Acer também fez downgrade das telas dos Aspire 5 pra TN, tendo ela sido uma das primeiras a trazer IPS nessa faixa de preço lá em 2021... Só desse Galaxy Book ter uma tela IPS já o torna minha recomendação padrão nessa faixa de preço
 
E isso não é mérito do notebook. É mérito das opções da concorrência conseguirem ser ainda piores que esse Galaxy Book. Esse note é bem ruim, pra falar a verdade. 2~3 horas de bateria e carcaça de baixíssima qualidade, eu não normalizo esse tipo de coisa em notebook de 2 mil reais.

Os padrões de qualidade aceitos pelo consumidor brasileiro são baixíssimos (contra sua vontade, afinal, poder de compra...), mas a concorrência consegue ser muito pior. A Lenovo já era ruim com os Ideapad 3 TN 1920x1080, aí lança a "atualização" de 2024 (Ideapad 1) com TN 1366x768 do tempo do Ronca... Acer também fez downgrade das telas dos Aspire 5 pra TN, tendo ela sido uma das primeiras a trazer IPS nessa faixa de preço lá em 2021... Só desse Galaxy Book ter uma tela IPS já o torna minha recomendação padrão nessa faixa de preço
E, ainda assim, a tela PLS do Galaxy Book2 nem é tudo isso.
Uma coisa que me incomoda bastante no meu Galaxy Book2 é o IPS Glow nas bordas, especialmente a borda inferior esquerda.
Com brilho em 50%, fica mais ou menos assim:
8072153i3FF7CC2680E7F9B8

Com brilho em 100%, fica assim:
8072156i5428A400506266F3

Claro que a lente da câmera que fotografou e mesmo a tela do dispositivo onde você está vendo a foto dá uma clareada, e até mesmo do ângulo que você observa, o "alaranjado" diminui, mas é mais pra ter uma noção de que, embora não seja vazamento de luz, incomoda tanto quanto, principalmente quando se está assistindo filmes que não são em 16:9.
Sinceramente é incomodo que não tinha com o meu notebook anterior, que era LED TN daqueles bem reflexivos, e não cheguei a perceber no Samsung Book ou Samsung Essentials, por exemplo, que também são LED TN, mas anti-reflexo.

Faça o teste no seu notebook, e manda aqui pra ver se é parecido, melhor ou pior que o meu.
 
Última edição:
E isso não é mérito do notebook. É mérito das opções da concorrência conseguirem ser ainda piores que esse Galaxy Book. Esse note é bem ruim, pra falar a verdade. 2~3 horas de bateria e carcaça de baixíssima qualidade, eu não normalizo esse tipo de coisa em notebook de 2 mil reais.

Os padrões de qualidade aceitos pelo consumidor brasileiro são baixíssimos (contra sua vontade, afinal, poder de compra...), mas a concorrência consegue ser muito pior. A Lenovo já era ruim com os Ideapad 3 TN 1920x1080, aí lança a "atualização" de 2024 (Ideapad 1) com TN 1366x768 do tempo do Ronca... Acer também fez downgrade das telas dos Aspire 5 pra TN, tendo ela sido uma das primeiras a trazer IPS nessa faixa de preço lá em 2021... Só desse Galaxy Book ter uma tela IPS já o torna minha recomendação padrão nessa faixa de preço
Concordo em parte, esse laptop tem méritos sim, afinal é melhor que muitos aí pelo comércio. A falta de laptops melhores, é claro, faz com que ele apareça mais, porém o que falo é o custoxbenefício que essa máquina tem, não falo em específico a sua qualidade, não sei se me compreendes...
 
Alguém que possua o galaxy book 2 com core i3, que faça uso do adobe lightroom, pra tirar umas dúvidas com relação a desempenho.
 
Por acaso alguém que comprou esse notebook chegou a instalar Linux nele? Estou precisando trocar meu PC da assinatura por um notebook e vou usar o notebook com Linux e o uso será focado em desenvolvimento de software.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo