[TÓPICO DEDICADO] Samsung Qled (60, 70, 80, 95, R e T)

eu descarto a Q70

se quer economizar vai na Q60, Q70 não compensa porque continua não sendo FALD porém é bem cara

A Q60A de 55 mais barata no buscapé hoje tá 3530 e a Q70A tá 3720.

Eu totalmente pagaria 190 reais pela porta HDMI 2.1 e qualidade de imagem melhor. :shrug:

Mas aí tem a Q80A por 3900. E eu TOTALMENTE pagaria mais 180 pelo FALD e com mais qualidade nativa ainda, agora que descobri que ela é VA.
 
A Q60A de 55 mais barata no buscapé hoje tá 3530 e a Q70A tá 3720.

Eu totalmente pagaria 190 reais pela porta HDMI 2.1 e qualidade de imagem melhor. :shrug:

Mas aí tem a Q80A por 3900. E eu TOTALMENTE pagaria mais 180 pelo FALD e com mais qualidade nativa ainda, agora que descobri que ela é VA.
ridículo esses preços, só a Q80A compensa (e só se for VA mesmo, a única certeza que temos dela é que o som é excelente), é igual hardware tem que pesquisar e ver o CxB na época

55Q60A é pra ser 3000 reais e 55 "Crystal" menos que isso

tv não-FALD não pago mais que 2500, a não ser que seja uma Philips de 65 por 3 e pouco kkk, pra uma sala que só vê tv aberta é uma ótima pedida assim como as Nano Cells

o nome "Qled" vende muito e olha que a Sony já tinha isso desde 2013 (Triluminos), se tem uma coisa que a Samsung sabe fazer é Marketing, hoje em dia praticamente ninguém mais liga pra Panasonic e Sony, meu pai tem uma Pana 50" fhd de 8 anos de uso, eu tive uma Pana 40" fhd IPS com 6 anos que vendi perfeita, as cores da Pana são incrivelmente precisas

na BF teve 55A1 por 3600 isso sim é preço bom (novamente caguei pra 120hz, por 3600 to dentro)

agora pensando aqui, se a 50Q80A for VA também, seria uma ótima pedida hein, tv menor e FALD no brasil é raríssimo
 
Última edição:
ridículo esses preços, só a Q80A compensa (e só se for VA mesmo, a única certeza que temos dela é que o som é excelente), é igual hardware tem que pesquisar e ver o CxB na época

55Q60A é pra ser 3000 reais e 55 "Crystal" menos que isso

tv não-FALD não pago mais que 2500, a não ser que seja uma Philips de 65 por 3 e pouco kkk, pra uma sala que só vê tv aberta é uma ótima pedida assim como as Nano Cells

o nome "Qled" vende muito e olha que a Sony já tinha isso desde 2013 (Triluminos), se tem uma coisa que a Samsung sabe fazer é Marketing, hoje em dia praticamente ninguém mais liga pra Panasonic e Sony, meu pai tem uma Pana 50" fhd de 8 anos de uso, eu tive uma Pana 40" fhd IPS com 6 anos que vendi perfeita, as cores da Pana são incrivelmente precisas

na BF teve 55A1 por 3600 isso sim é preço bom (novamente caguei pra 120hz, por 3600 to dentro)

agora pensando aqui, se a 50Q80A for VA também, seria uma ótima pedida hein, tv maior e FALD no brasil é raríssimo

A camada de pontos "quânticos" das QLED não faz elas deixarem de ser TVs LCD, mas faz diferença sim. Além de ótimas cores, que normalmente são uma deficiência nas VA, essas TVs têm muito mais brilho. O brilho eu não sei se é por causa da camada ou se é pelo resto do hardware, mas o que eu sei é que a minha The Frame, que é uma intermediária entre a Q60A e a Q70A, tem uma qualidade de imagem excelente se comparada a TVs de entrada da Samsung mesmo, muito muito mais viva, valeu o preço que eu paguei.

Achei mais um unboxing de Q80A de 55" BR que com certeza é painel VA:




Aos 5:40 no vídeo, dá pra ler o código de versão na etiqueta: AF05, o "A" indica que o painel é AU Optronics = VA.

A partir dos 14:42, ele mostra a imagem da TV de um ângulo extremo também e é muito óbvio que essa imagem COMPLETAMENTE LAVADA não tem como ser de IPS. Engraçado que o cara, acreditando que é IPS, fica elogiando o ângulo de visão kkkkkk sabe nem pra onde o rio corre.

Eu tava namorando as Neo QLED novas pra black friday, mas uma Q80A VA com 120Hz é muito tentadora, melhor c/b que tá tendo mesmo. Assim que entrar em promoção, eu vou pegar.
 
Última edição:
Eu aqui em casa estou com uma AU8000 (falam ser um tico de nada melhor que as Crystal normal) e a minha Q80A... ambas de 50"... e até meus pais comentaram isso esses dias que a minha parece ter muito mais cor e ser mais viva que a AU8000

Eu usei por 2 meses a AU como monitor e uso pra games e video... nela eu cheguei numa configuração bem legal onde ela já me dava mais cores e um brilho bacana... sem agredir o olho por exemplo... e só pra exemplificar com números... enquanto na AU eu deixava brilho máximo em 25 e o contraste em 50... com a Q80A eu tive que baixar o contraste pra 30! Exatamente pq ele tava deixando os tons brancos muito brancos! hahahaha... pra monitor acaba agredindo muito os olhos... já em compensação ao nivel de cor... na AU eu uso em 40~43 pq acima disso ela carrega muito o vermelho e deixa as pessoas muito avermelhadas... já na Q80A... tenho usado 35 pra tudo... mais que isso ela avermelha as pessoas tbm... entretanto as cores mais limpas como um azul do céu... verde de grama e etc ficam muito mais fortes e definidos que a AU

Porém uma coisa me incomodou e muito! Exatamente o controle de luz dela... que acho que é a opção do Local Dimming né? Por padrão ou em Alto... quando a cena dos videos está em local claro ela aumenta absurdamente o brilho... dai muda pra uma cena um pouco mais escura e vc vê nitidamente ela baixando o brilhando e ai fica até escuro d+... na AU lembro que acontecia isso mas era uma opção de controle de LED que tava habilitada e resolvi... já aqui só consegui tirar isso ao mudar esse controle para a opção Baixo

Agora o som eu já acostumei... mas eu no inicio achava ele com um balanço de grave meio exagerado... mas até comentei em algum lugar que depende da fonte... percebi que videos baixados parece que ela estoura... agora coisas reproduzidas por streaming tem ficado bem legal.... no geral daria nota 8 pra Q80A e um 5 pra AU... seria 10 se ela conseguisse deixar o som mais cristalino... mas a gente sabe que é complicado hehehehe
 
Porém uma coisa me incomodou e muito! Exatamente o controle de luz dela... que acho que é a opção do Local Dimming né? Por padrão ou em Alto... quando a cena dos videos está em local claro ela aumenta absurdamente o brilho... dai muda pra uma cena um pouco mais escura e vc vê nitidamente ela baixando o brilhando e ai fica até escuro d+... na AU lembro que acontecia isso mas era uma opção de controle de LED que tava habilitada e resolvi... já aqui só consegui tirar isso ao mudar esse controle para a opção Baixo
Talvez isso possa ser consequência do local dimming, mas algo que definitivamente causa isso é deixar contraste dinâmico ativado, contrast enhancer, essas coisas. Eu sempre deixo isso desativado, independente da TV, e muito mais ainda se for usar como monitor.
 
Talvez isso possa ser consequência do local dimming, mas algo que definitivamente causa isso é deixar contraste dinâmico ativado, contrast enhancer, essas coisas. Eu sempre deixo isso desativado, independente da TV, e muito mais ainda se for usar como monitor.
aaaaaah então é a porcaria do perfil DInamico! Pro PC isso não acontece pq ele reconhece PC e muda pra um perfil Gráfico... agora nos apps dela eu deixei no dinamico por ter o contraste bem forte... depois a noite vou testar de novo em outro perfil e configurar pra ver se muda... e volto a falar aqui
 
aaaaaah então é a porcaria do perfil DInamico! Pro PC isso não acontece pq ele reconhece PC e muda pra um perfil Gráfico... agora nos apps dela eu deixei no dinamico por ter o contraste bem forte... depois a noite vou testar de novo em outro perfil e configurar pra ver se muda... e volto a falar aqui

Modo dinâmico???? :eca::eca::eca:
Vou chamar a polícia!
Oh, a humanidade... :pepe:

Mano, esses modos dinâmico e vívido são só pra mostruário de loja. Botam um brilho de cegar, cores azuladas e um monte de processamento que mata todo os detalhes da imagem, isso é só forçação de barra pra deixar a imagem da TV mais impressionante à primeira vista na vitrine, mas não use isso não, é lixo.

Até o modo padrão eu já acho que força a amizade, TBH.

Gosto é igual cu, mas fato é fato. A Samsung tem um modo de imagem CERTO, que é o modo FILME, é de longe o que mais preserva a imagem original, nas cores e nos detalhes. Não é à toa que é o modo de base do qual todos os calibradores profissionais partem. Pra quem tá acostumado com a imagem do dinâmico, o filme vai parecer à primeira vista muito amarelado e sem vida, mas vai por mim, usa só no modo filme por uns dois ou três dias que essa impressão logo passa e vc vai perceber como a imagem fica muito mais natural.

Mas sobre o lance que vc falou de a TV tá aumentando e diminuindo o brilho sozinho, é uma opção específica, não um preset. Nem tenho certeza se no modo filme isso tá desativado também, então é bom checar independente do preset. Na Samsung fica em "configurações especializadas > otimizador de contraste". Essa parada além de criar flutuações de brilho, detona também os detalhes mais claros, principalmente se estiver no máximo. Deixa isso desativado, que provavelmente resolve.
 
A QN90A de 50 polegadas chegou a ficar 2x por 3850 reais no site da Samsung há 2 semanas.
 
Boa tarde galera,me tirem uma duvida por favor... A Samsung Q80a está vindo com painel VA mesmo? E na de 55 qual seria um valor justo a se pegar ela?
 
Boa tarde galera,me tirem uma duvida por favor... A Samsung Q80a está vindo com painel VA mesmo? E na de 55 qual seria um valor justo a se pegar ela?
Não posso afirmar que todas as Q80A de 55 são, mas todas as três que eu consegui verificar são VA sim, então provavelmente é o caso.

4 mil reais é um preço "justo".
 
Última edição:
Modo dinâmico???? :eca::eca::eca:
Vou chamar a polícia!
Oh, a humanidade... :pepe:

Mano, esses modos dinâmico e vívido são só pra mostruário de loja. Botam um brilho de cegar, cores azuladas e um monte de processamento que mata todo os detalhes da imagem, isso é só forçação de barra pra deixar a imagem da TV mais impressionante à primeira vista na vitrine, mas não use isso não, é lixo.

Até o modo padrão eu já acho que força a amizade, TBH.

Gosto é igual cu, mas fato é fato. A Samsung tem um modo de imagem CERTO, que é o modo FILME, é de longe o que mais preserva a imagem original, nas cores e nos detalhes. Não é à toa que é o modo de base do qual todos os calibradores profissionais partem. Pra quem tá acostumado com a imagem do dinâmico, o filme vai parecer à primeira vista muito amarelado e sem vida, mas vai por mim, usa só no modo filme por uns dois ou três dias que essa impressão logo passa e vc vai perceber como a imagem fica muito mais natural.

Mas sobre o lance que vc falou de a TV tá aumentando e diminuindo o brilho sozinho, é uma opção específica, não um preset. Nem tenho certeza se no modo filme isso tá desativado também, então é bom checar independente do preset. Na Samsung fica em "configurações especializadas > otimizador de contraste". Essa parada além de criar flutuações de brilho, detona também os detalhes mais claros, principalmente se estiver no máximo. Deixa isso desativado, que provavelmente resolve.
hahahahaha... pois é... mas é que é um gosto meu.... eu gosto daquela coisa que brilha aos olhos... foto mesmo eu gosto do que exagera... aquelas fotos com HDR ultra coloridas... pra mim cor real já basta o que eu vejo com o olho uahuhuauhauha

Então eu peguei o preset dinamico exatamente pq inicialmente ele trazia um contraste bem grande... mas de fato tava me irritando muito isso ai... ai agora fui pro preset Padrão e vim mexendo nas configs... até fiz uns testes com video da bolinha e quadrado pra ver o Local Dimming e tal... e de fato ele é um pouco estranho... porém o Dinamico amplificava o efeito por 10! Agora nestas cenas e etc... as coisas claras aparecem e esmaecidamente elas ficam mais claras... ou mais escuras... percebi nas legendas quando aparecem elas estão um pouco mais escuras e coisa de menos de 1s elas clareiam... isso independente do ajuste ser em Alto ou Padrão.... só para mesmo se eu deixar em Baixo... mas dai a tela toda em si fica bem escura e tenho que ajeitar isso no brilho... já o Contraste Dinamico mesmo não muda em nada isso... só muda mesmo onde tem lugares com pontos claros ele deixa mais claro ainda... testando entre Alto, Baixo e Desligado eu gostei dele ainda no Alto... e pra dar uma reforçada ainda (pq sim... eu curto contraste alto... aquela coisa escura onde é escuro mesmo... nada de acinzentado hahaha)... eu baixo os detalhes de Sombra pra -2... sem falar na nitidez que eu topo ela no máximo! hahahaha

Enfim vou usar mais um tempo assim e vamos ver... essa variação então é sim o Local Dimming... ta me incomodando muito menos mas ainda está ali... vou assistir mais conteúdos e ver como fica pq de fato melhorou uns 80% do que era antes

Agora uma coisa que eu não gostei MESMO... que todas vem com algum nome disso é o Configuração de Nitidez... que ele da uma "acelerada" no videos... cara aquilo me incomodou de um jeito absurdo! Tanto na AU como na Q80A... por padrão parece que to assistindo TV bebado mas cheirado hahahhaaha... pq as coisas ficam com movimentos suavizados d+ mas ao mesmo tempo são aceleradas (igual quando passa um video de 30fps pra 60fps)... dai na AU mesmo já tinha mexido bastante e o que mais me agradou foi deixar ele personalizado... com redução de ruído desligada e o movimento em 3 (original se não me engano ele seta em 8!)
 
hahahahaha... pois é... mas é que é um gosto meu.... eu gosto daquela coisa que brilha aos olhos... foto mesmo eu gosto do que exagera... aquelas fotos com HDR ultra coloridas... pra mim cor real já basta o que eu vejo com o olho uahuhuauhauha

Então eu peguei o preset dinamico exatamente pq inicialmente ele trazia um contraste bem grande... mas de fato tava me irritando muito isso ai... ai agora fui pro preset Padrão e vim mexendo nas configs... até fiz uns testes com video da bolinha e quadrado pra ver o Local Dimming e tal... e de fato ele é um pouco estranho... porém o Dinamico amplificava o efeito por 10! Agora nestas cenas e etc... as coisas claras aparecem e esmaecidamente elas ficam mais claras... ou mais escuras... percebi nas legendas quando aparecem elas estão um pouco mais escuras e coisa de menos de 1s elas clareiam... isso independente do ajuste ser em Alto ou Padrão.... só para mesmo se eu deixar em Baixo... mas dai a tela toda em si fica bem escura e tenho que ajeitar isso no brilho... já o Contraste Dinamico mesmo não muda em nada isso... só muda mesmo onde tem lugares com pontos claros ele deixa mais claro ainda... testando entre Alto, Baixo e Desligado eu gostei dele ainda no Alto... e pra dar uma reforçada ainda (pq sim... eu curto contraste alto... aquela coisa escura onde é escuro mesmo... nada de acinzentado hahaha)... eu baixo os detalhes de Sombra pra -2... sem falar na nitidez que eu topo ela no máximo! hahahaha

Enfim vou usar mais um tempo assim e vamos ver... essa variação então é sim o Local Dimming... ta me incomodando muito menos mas ainda está ali... vou assistir mais conteúdos e ver como fica pq de fato melhorou uns 80% do que era antes

Agora uma coisa que eu não gostei MESMO... que todas vem com algum nome disso é o Configuração de Nitidez... que ele da uma "acelerada" no videos... cara aquilo me incomodou de um jeito absurdo! Tanto na AU como na Q80A... por padrão parece que to assistindo TV bebado mas cheirado hahahhaaha... pq as coisas ficam com movimentos suavizados d+ mas ao mesmo tempo são aceleradas (igual quando passa um video de 30fps pra 60fps)... dai na AU mesmo já tinha mexido bastante e o que mais me agradou foi deixar ele personalizado... com redução de ruído desligada e o movimento em 3 (original se não me engano ele seta em 8!)
Nunca vi tanto crime ser confessado num único post.

Que pena que o q tava te incomodando era o local dimming mesmo então, pq ao contrário do otimizador de contraste, não é algo que compense desligar (acho que nem dá).

Eu não uso esses redutores de ruído e suavizador de movimento não, aqui é sempre off (sou purista). Nas samsung isso ainda tem o agravante de fazer o flicker de luz de fundo superior do modo filme cair pra flickar 8x mais lento e ficar igual esses modos favela que vcs gostam aí.
 
Não posso afirmar que todas as Q80A de 55 são, mas todas as três que eu consegui verificar são VA sim, então provavelmente é o caso.

4 mil reais é um preço "justo".
Vou esperar chegar uma TCL C725 que peguei semana passada, ver como ela se sai,aí qualquer coisa devolvo e vou nessa Q80a,a galera que pegou com o painel VA pegou de quias lojas?
 
Vou esperar chegar uma TCL C725 que peguei semana passada, ver como ela se sai,aí qualquer coisa devolvo e vou nessa Q80a,a galera que pegou com o painel VA pegou de quias lojas?
Duas das que eu vi foram em vídeos de unboxing, a outra foi a do @LeBaldi.

Provavelmente vc vá gostar da C725, mas a Q80A é MUITO superior.
 
Duas das que eu vi foram em vídeos de unboxing, a outra foi a do @LeBaldi.

Provavelmente vc vá gostar da C725, mas a Q80A é MUITO superior.
Na Samsung não tem como fazer igual as TVs LG com controle de serviço? Tipo aqui tenho o controle de serviço da LG e consigo ver todas as specs da TV inclusive o tipo de painel
 
Na Samsung não tem como fazer igual as TVs LG com controle de serviço? Tipo aqui tenho o controle de serviço da LG e consigo ver todas as specs da TV inclusive o tipo de painel
Dá sim, mas o código de versão na etiqueta traseira também é confiável pra definir o painel e o acesso a ela é mais fácil.
 
hahahahaha... pois é... mas é que é um gosto meu.... eu gosto daquela coisa que brilha aos olhos... foto mesmo eu gosto do que exagera... aquelas fotos com HDR ultra coloridas... pra mim cor real já basta o que eu vejo com o olho uahuhuauhauha

Então eu peguei o preset dinamico exatamente pq inicialmente ele trazia um contraste bem grande... mas de fato tava me irritando muito isso ai... ai agora fui pro preset Padrão e vim mexendo nas configs... até fiz uns testes com video da bolinha e quadrado pra ver o Local Dimming e tal... e de fato ele é um pouco estranho... porém o Dinamico amplificava o efeito por 10! Agora nestas cenas e etc... as coisas claras aparecem e esmaecidamente elas ficam mais claras... ou mais escuras... percebi nas legendas quando aparecem elas estão um pouco mais escuras e coisa de menos de 1s elas clareiam... isso independente do ajuste ser em Alto ou Padrão.... só para mesmo se eu deixar em Baixo... mas dai a tela toda em si fica bem escura e tenho que ajeitar isso no brilho... já o Contraste Dinamico mesmo não muda em nada isso... só muda mesmo onde tem lugares com pontos claros ele deixa mais claro ainda... testando entre Alto, Baixo e Desligado eu gostei dele ainda no Alto... e pra dar uma reforçada ainda (pq sim... eu curto contraste alto... aquela coisa escura onde é escuro mesmo... nada de acinzentado hahaha)... eu baixo os detalhes de Sombra pra -2... sem falar na nitidez que eu topo ela no máximo! hahahaha

Enfim vou usar mais um tempo assim e vamos ver... essa variação então é sim o Local Dimming... ta me incomodando muito menos mas ainda está ali... vou assistir mais conteúdos e ver como fica pq de fato melhorou uns 80% do que era antes

Agora uma coisa que eu não gostei MESMO... que todas vem com algum nome disso é o Configuração de Nitidez... que ele da uma "acelerada" no videos... cara aquilo me incomodou de um jeito absurdo! Tanto na AU como na Q80A... por padrão parece que to assistindo TV bebado mas cheirado hahahhaaha... pq as coisas ficam com movimentos suavizados d+ mas ao mesmo tempo são aceleradas (igual quando passa um video de 30fps pra 60fps)... dai na AU mesmo já tinha mexido bastante e o que mais me agradou foi deixar ele personalizado... com redução de ruído desligada e o movimento em 3 (original se não me engano ele seta em 8!)
mano pra você vê como que é gosto né, por exemplo eu odeio modo dinâmico, só vejo no Filmmaker Mode ou Filme, no começo é difícil acostumar (principalmente pelo tom quente), mas depois que acostuma até o modo padrão você acha artificial demais, e não é só a cor mas o contraste parece que fica muito melhor também.
já por outro lado acho uma delicia assisti com a nitidez de movimento ativada kkk

se a pessoa gosta demais do modo Dinâmico ela pode preferir uma QLED do que uma OLED, olha a insanidade, no antigo ht já vi gente devolvendo a OLED pra pegar uma QLED porque adorava o brilho imenso

eu aqui deixo a luz de fundo assim:

SDR: 25
HDR: 40
HDR jogos: 45 (porque no modo jogo o brilho HDR é menor)

lembrando que a Q80T nem tem tantos nits assim se comparar com modelos novos, imagino o farol de caminhão que é nas mais atuais, seloco..

e sobre HDR tem prós e contras, e o maior contra deles na minha opinião é que não é tão fácil o ajuste, fico pensado o tanto de pessoas que assistem/jogam nesse modo e perdem detalhes nas imagem (por exemplo comecei a jogar Forbidden West no PS5, e quando aparece as opções de HDR tive que diminuir os valores de diversas categorias para não perder detalhes). E isso acontece principalmente na Samsung que satura
 
Última edição:
mano pra você vê como que é gosto né, por exemplo eu odeio modo dinâmico, só vejo no Filmmaker Mode ou Filme, no começo é difícil acostumar (principalmente pelo tom quente), mas depois que acostuma até o modo padrão você acha artificial demais, e não é só a cor mas o contraste parece que fica muito melhor também.
já por outro lado acho uma delicia assisti com a nitidez de movimento ativada kkk

se a pessoa gosta demais do modo Dinâmico ela pode preferir uma QLED do que uma OLED, olha a insanidade, no antigo ht já vi gente devolvendo a OLED pra pegar uma QLED porque adorava o brilho imenso

eu aqui deixo a luz de fundo assim:

SDR: 25
HDR: 40
HDR jogos: 45 (porque no modo jogo o brilho HDR é menor)

lembrando que a Q80T nem tem tantos nits assim se comparar com modelos novos, imagino o farol de caminhão que é nas mais atuais, seloco..

e sobre HDR tem prós e contras, e o maior contra deles na minha opinião é que não é tão fácil o ajuste, fico pensado o tanto de pessoas que assistem/jogam nesse modo e perdem detalhes nas imagem (por exemplo comecei a jogar Forbidden West no PS5, e quando aparece as opções de HDR tive que diminuir os valores de diversas categorias para não perder detalhes). E isso acontece principalmente na Samsung que satura
Entao mas o brilho mesmo eu uso e bem baixo! Tbm tenho usado em SDR 25... em HDR eu deixo 30... ENTRETANTO eu habilito o brilho adaptativo... e lá em SDR no quarto escuro eu deixo ele pra baixar pra 2! hahahaha... já pro HDR eu deixo um pouquinho maior... dependendo deixo em 5 ou 8

Mas eu gosto mesmo é do contraste! Ou seja.. não é que goste de brilho na cara... eu curto uma boa diferença pra mostrar luzes claras e fundos bem escuros... e claro... nitidez lá em cima! Pq eu quero ver até a marca de bereba no rosto no ator :limo:

E nesse meio eu curto ver cor mesmo... tanto que o meu padrão de saturação de cor é ir subindo até ver o tom de pele das pessoas levemente bronzeado uhauhahuauha... acima disso estoura... e abaixo eu acho muito lavado (acho que é o gosto de tons mesmo... tipo pessoas que curtem tons pastéis... eu já sempre prefiro as cores puras e bem intensas hehehehe)

Mas tudo isso pq não vejo seriado e filme como uma "retratação do real"... minha idéia é algo bem artística mesmo... então quanto mais contraste... mais cores vivas... mais bonito acho hahahahaha

Aquele dia depois que o Gonira comentou eu tentei assistir durante a noite no modo Filme pra testar... mas não acostumei não... parece que tudo foi filmado no México com tom de deserto :free:
 
mano pra você vê como que é gosto né, por exemplo eu odeio modo dinâmico, só vejo no Filmmaker Mode ou Filme, no começo é difícil acostumar (principalmente pelo tom quente), mas depois que acostuma até o modo padrão você acha artificial demais, e não é só a cor mas o contraste parece que fica muito melhor também.
já por outro lado acho uma delicia assisti com a nitidez de movimento ativada kkk

se a pessoa gosta demais do modo Dinâmico ela pode preferir uma QLED do que uma OLED, olha a insanidade, no antigo ht já vi gente devolvendo a OLED pra pegar uma QLED porque adorava o brilho imenso

eu aqui deixo a luz de fundo assim:

SDR: 25
HDR: 40
HDR jogos: 45 (porque no modo jogo o brilho HDR é menor)

lembrando que a Q80T nem tem tantos nits assim se comparar com modelos novos, imagino o farol de caminhão que é nas mais atuais, seloco..

e sobre HDR tem prós e contras, e o maior contra deles na minha opinião é que não é tão fácil o ajuste, fico pensado o tanto de pessoas que assistem/jogam nesse modo e perdem detalhes nas imagem (por exemplo comecei a jogar Forbidden West no PS5, e quando aparece as opções de HDR tive que diminuir os valores de diversas categorias para não perder detalhes). E isso acontece principalmente na Samsung que satura

Sobre o brilho no HDR, tem uma coisa que eu só aprendi esses dias: o "correto" é deixar ele sempre no máximo, não importa qual o modelo da TV.

É que, ao contrário do SDR, em que o brilho é mapeado de forma relativa, no HDR ele é mapeado de forma absoluta. Tipo, o cara que masterizou o filme define "essa flor aqui vai ter brilho de 300 nits", aí nas TVs - teoricamente, ao menos - é configurado pra que esse brilho de 300 nits seja atingido é com o brilho no máximo. Se o brilho estiver mais baixo, qualquer coisa que vc for assistir vai ficar mais escuro do que a intenção original do produtor.

Não é esperado que isso vá ser incômodo, pq filmes em HDR são masterizados em salas quase totalmente escuras.

O diferencial do HDR de TVs high-end, com maior pico de brilho, não é deixar tudo mais claro no geral, mas sim conseguir atingir os picos super brilhantes ainda preservando detalhes, enquanto as TVs de entrada vão saturar e deixar o highlight inteiro em um único tom de branco.

Isso teoricamente né, pq na prática em TV de entrada o HDR é todo escuro em tudo kkk

Sobre settings da Samsung, se não me engano eu uso o modo filme aqui com tudo no padrão. Só o espaço de cores que eu mudei de Nativo pra Auto, pq o nativo deixa tudo estourado.
 
Última edição:
Sobre o brilho no HDR, tem uma coisa que eu só aprendi esses dias: o "correto" é deixar ele sempre no máximo, não importa qual o modelo da TV.

É que, ao contrário do SDR, em que o brilho é mapeado de forma relativa, no HDR ele é mapeado de forma absoluta. Tipo, o cara que masterizou o filme define "essa flor aqui vai ter brilho de 300 nits", aí nas TVs - teoricamente, ao menos - é configurado pra que esse brilho de 300 nits seja atingido é com o brilho no máximo. Se o brilho estiver mais baixo, qualquer coisa que vc for assistir vai ficar mais escuro do que a intenção original do produtor.

Não é esperado que isso vá ser incômodo, pq filmes em HDR são masterizados em salas quase totalmente escuras.

O diferencial do HDR de TVs high-end, com maior pico de brilho, não é deixar tudo mais claro no geral, mas sim conseguir atingir os picos super brilhantes ainda preservando detalhes, enquanto as TVs de entrada vão saturar e deixar o highlight inteiro em um único tom de branco.

Isso teoricamente né, pq na prática em TV de entrada o HDR é todo escuro em tudo kkk

Sobre settings da Samsung, se não me engano eu uso o modo filme aqui com tudo no padrão. Só o espaço de cores que eu mudei de Nativo pra Auto, pq o nativo deixa tudo estourado.
Sim mano você está totalmente certo sobre o HDR, é que aqui uso a tv em um quarto e a distância máxima que consigo ficar é uns 2,6m, e fica mega brilhante (pra mim, claro), então eu baixo um pouquinho a luz de fundo, isso também me dá uma percepção de maior contraste.

Sobre HDR em tvs de entrada e mediana, velho nesse quesito não tem como eu falar que é ok, na minha opinião o resultado é RIDÍCULO, já tive uma intermediária que paguei quase 3k em 2018, uma das maiores decepções da minha vida, eu só assistia Netflix pelo ps4 porque por lá da pra desativar o HDR, vendi essa tv depois de uns 9 meses e comprei uma fhd usada pra só depois comprar essa Samsung

Estou simplesmente maravilhado com o forbidden, imagina quando lançar jogos realmente de nova geração, aí meu pai!! Tv premium realmente vale a pena!!! 🔥
 
Última edição:
Q80A é IPS também, Q90A ao que tudo indica também é, vi uma avaliação na Fast Shop que o cara devolveu depois de ver que era IPS

se forem mesmo todas IPS, a OLED da uma SURRA nelas, uma boa opção seria a Q80T e a nossa é a do Reino Unido, sem o angulo de visão Ultra Wide porém contraste maior, muitos no AVS dizem ser em torno de 7 mil, porém não tem mais a venda, mas quem sabe em alguma loja física consiga achar. eu gosto muito dela porque não esmaga o preto

nem a Q85A tem desempenho muito bom, apesar de ser MINI LED ela também é IPS, tem um brilho absurdo mas potência não é nada sem controle. to dizendo IPS mas é ADS rsrs, igual AMOLED = OLED

Q60A/Q70A são VA porém EDGE LED ou seja, sem HDR, jamais recomendo

no caso da LG as Nano Cell descarto também porque mesmo as premium são IPS, e tem preto pior que essas ADS Samsung logo, HDR terrível

a Q90A americana essa sim, é um concorrente forte contra OLED

hoje no Brasil falando APENAS de custo benefício o que vence são as OLEDs

essa porcaria de FIFA jogo muitas horas no mês e por isso não peguei a OLED, mas em imagem são as melhores
Vcs ficam com muito medo de Oled, acho q burn in é coisa do passado, em uso misto acredito que não terá problema.
Tive a B7 por 3 anos e joguei Fifa bagarai, mas sempre com uso misto, em Filmes/Series e TV.
Vendi pro meu irmão e ta suave.

Comprei a C1 e continuo jogando sem medo. Porém tive problema com desligamento do display (ficando só o som), li relatos em foruns sobre e algumas aconteceram. Tive um briga absurda com a LG, trocaram placa, cabo LVDS, mexeram no software e nada resolveu. Após 39 brigando pelo consumidor.org consegui que me mandassem outra. Estou esperando a troca.
 
Vcs ficam com muito medo de Oled, acho q burn in é coisa do passado, em uso misto acredito que não terá problema.
Tive a B7 por 3 anos e joguei Fifa bagarai, mas sempre com uso misto, em Filmes/Series e TV.
Vendi pro meu irmão e ta suave.

Comprei a C1 e continuo jogando sem medo. Porém tive problema com desligamento do display (ficando só o som), li relatos em foruns sobre e algumas aconteceram. Tive um briga absurda com a LG, trocaram placa, cabo LVDS, mexeram no software e nada resolveu. Após 39 brigando pelo consumidor.org consegui que me mandassem outra. Estou esperando a troca.
Ontem por acaso eu tava investigando isso e achei um tópico muito encorajador no avforums. Muita gente relatando runs de até 14k, 16k horas na C8 e na C9 sem nenhum burn-in, e os sets atuais provavelmente são ainda melhores. Então provavelmente esse medo seja exagerado sim.

Além disso, o c/b de OLED é muito bom. A C1 é mais barata que as Neo QLED e menos de mil reais mais cara que uma Q80. Compensa.

Mas aí pesquisei mais e vi que tenho outro problema. No lugar em que vou instalar a TV, bate uma fresta de luz solar direta entre as 15h e as 16h. Até dá pra resolver isso fechando uma porta, mas essa porta fica aberta quase o tempo todo pq ajuda muito na circulação de ar da casa (dá na varanda) e é difícil controlar que todo mundo na casa feche ela em determinado horário. E acontece que luz solar direta, apesar de não fazer bem pra TV nenhuma, é terror pra uma OLED, tem vários posts de gente que teve tela OLED destruída por isso, é tipo um burn-in em esteroides.

Deus não quer que eu tenha OLED, tem jeito não.
 
Pior que eu tenho aqui em casa a antiguissima New Plasma da LG (acho que tem 10 anos ou mais já!)... e sempre teve esse papo de Burn-in... no começo era a maior neura pra não ficar e etc... depois de um tempo larguei mão... e te falar... AINDA HOJE ela não apresenta nenhum burn-in! Já foi pra assistencia 2x uma por queda de raio e outra por problema na fonte que desligava ela do nada... mas o painel ta lá inteirão! hahahaha

Porém tem o seguinte detalhe... a TV sempre foi usada com o sensor de luminosidade... e como minha sala é relativamente escura... quase sempre elta ta entre 40% e 60% de acordo com o medidor de economia Energy Saver dela... então eu ainda aposto exatamente que o brilho máximo constante é o grande vilão das telas

Lembro dos celulares quando começaram a sair com AMOLED... meu Galaxy Nexus nunca teve problema... mas um amigo meu teve por exemplo... ficava marcado direitinho a barra de notificações e os botões virtuais na tela... porém nossa diferença de uso era exatamente o brilho... eu sempre deixei mais escuro com sensor ativado... já ele usava topado em 100% o tempo todo (trabalhava externo... então praticamente o uso do celular era a céu aberto)
 
Olá pessoal,

Estou atrás de uma TV nova para o PS5. Atualmente tenho uma 75RU7100.

Estou entre as 65QN90A, 75QN85A, 65Q80A ou uma Oled C1 77/65.

Algumas dúvidas que tenho:

A QN90A é um painel VA? pelo que vejo para Latam ela veio com o painel ADS, como a irmã QN85A;

A Q80A fica muito atrás das mini leds?;

Teria muita diferença de imagem entre as Samsungs e as Oleds da LG? Achei a imagem mais bonita da Oled mas tenho do burn-in.
Acabou pegando qual amigo?
estou nessa mesma situação
 
eu descarto a Q70

se quer economizar vai na Q60, Q70 não compensa porque continua não sendo FALD porém é bem cara

agora vou falar a MINHA opinião, se eu fosse comprar uma tv e precisasse economizar compraria uma "Crystal" mesmo, explico:

Q60 e Q70 são uma LCD comum (como a "Crystal"), porém com a camada Qled, que aumenta um tanto bom na cor, e um pouco no contraste
nenhuma das 3 tem FALD ou brilho suficiente para HDR, então eu não usaria esse recurso em nenhuma delas (já tive tv não-FALD com baixo brilho e sei bem o quão horrível fica no HDR), a Q70 talvez tenha um resultado ok em games no HDR porque o brilho dela é um pouco menos ruim. Resumindo: como nenhuma delas traz algo inovador eu pegaria a mais barata (caguei pros 120hz da Q70).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


pra mim não compensa não, tinha que ser no mínimo uma Q80T, Q80A não sabemos se é VA ou não, o bom que tem os 7 dias de arrependimento kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


se for é uma ótima notícia
Será que realmente há uma diferença grande, que compense o investimento? minha TV está zero, 0 problemas.


Acho que pra ter realmente uma diferença teria que pegar uma QN85A ou uma QN90A. Mas está o mesmo preço de uma OLED C1. Será q compensa ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo