• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Sandisk SSD Plus 240GB - velocidade abaixo do normal

twisterbr

Hungry Member
Registrado
Galera,

Comprei esse disco pelo mercado livre semana passada, chegou sexta e já instalei no mesmo dia.
Instalei o sistema nele (Windows 7 Ultimate), os drivers e alguns programas. É minha primeira experiência com discos SSD em máquinas desktop e já notei uma diferença gritante na velocidade de inicialização do sistema (de 5 minutos caiu para uns 35 segundos). Mas apesar disso, fiz uns testes de benchmark e vi que as velocidades de leitura e escrita estão um pouco abaixo do normal.

No site oficial da sandisk (https://www.sandisk.com.br/home/ssd/ssd-plus#specifications-section), divulgam essas velocidades:
  • Velocidade de Leitura: até 520 MB/s2
  • Velocidades de Gravação: até 350 MB/s2
Mas em testes feitos no AS SSD Benchmark, estou pegando ~355 MB/s de leitura e ~292 MB/s de gravação. Olha a comparação dos meus testes com de um usuário:
sandisk-ssd-plus-benchmark-comparison_zpspzcunecu.png



O disco está ligado na porta SATA III da placa mãe, com um cabo que suporta essa velocidade. Conferi na BIOS e o AHCI está ativo. Minha mobo é ASRock 980DE3/U3S3 com a última versão da BIOS instalada.


O que achei estranho é que o driver instalado pro disco é da microsoft. Veja:

sandisk-ssd-plus-device-manager_zpsball2wio.png


Tentei atualizar selecionando drivers da mobo, mas ele fala dá mensagem falando que o driver já está atualizado. Isso é normal? Tem que aparecer driver da microsoft mesmo?

Outro detalhe que também estranhei é que o disco fica com uma opção pra ser ejetado, no ícone próximo do relógio, igual quando tem dispositivo de armazenamento ligado no usb. Isso é normal também? Dá pra tirar?

Valeu
 
Última edição:
Que estranho cara, seu ssd ta ligado diretamente na mobo? Está usando algum tipo de placa extensora SATA?
 
Está na porta SATA-III nativa do chipset da placa mãe?? Porque as vezes eles colocam portas SATA III extras, de controladoras de terceiros, que geralmente tem menores taxas de leitura/escrita.

Veja no manual de sua placa mãe se a porta que você está usando é nativa do chipset principal. Troque o cabo SATA também por via das dúvidas.
 
Essa parte que o @torrentman disse pode ser o problema, pois tenho o mesmo SSD e obtive velocidades menores, mas ele não estava plugado a uma SATA III nativa. Foi só trocar com o HD que estava na entrada nativa e mágica! O SSD obteve as taxas iguais as especificações.
 
Eita, isso mesmo, realmente, não é SATA3 nativa. Informação no site oficial:
- 2 x SATA3 6.0 Gb/s connectors by ASMedia ASM1061, support NCQ, AHCI and Hot Plug

Não sabia que tinha disso. Escroto demais venderem SATA3 capada assim, ainda mais numa placa dessas! To me sentindo enganado. Anyways, acho que paguei pela minha ignorância né

Vou ver se tem algum driver ou firmware atualizado dessa controladora que melhore essa velocidade.

Valeu demais pela ajuda !
 
Eita, isso mesmo, realmente, não é SATA3 nativa. Informação no site oficial:
- 2 x SATA3 6.0 Gb/s connectors by ASMedia ASM1061, support NCQ, AHCI and Hot Plug

Não sabia que tinha disso. Escroto demais venderem SATA3 capada assim, ainda mais numa placa dessas! To me sentindo enganado. Anyways, acho que paguei pela minha ignorância né

Vou ver se tem algum driver ou firmware atualizado dessa controladora que melhore essa velocidade.

Valeu demais pela ajuda !
Não é que de vez em quando a gente acerta o palpite sem mesmo ver a placa? hehehe

Mesmo com drivers mais modernos não vai ter grandes mudanças amigo, mas tente...

Sacanagem da Asrock não colocar 2 portas SATA-III nativas do chipset.... sempre é bom dar prioridade à elas quando possível (não é seu caso, infelizmente).

Essas de controladoras de terceiros é bom para colocar HDs de armazenamento apenas, quando as portas nativas já estão todas ocupadas.
 
Instalei driver novo e não houve quase nenhuma melhora mesmo.. No fim, na lógica acaba que chega no limite do hardware também né..
Pelo que vi essa porta chega a 5Gbps, e apesar dessa pequena grande frustração, pra mim já atende. Só de sair de um disco mecânico já foi um grande salto...

e valeu pela experiência, I guess :D
 
Instalei driver novo e não houve quase nenhuma melhora mesmo.. No fim, na lógica acaba que chega no limite do hardware também né..
Pelo que vi essa porta chega a 5Gbps, e apesar dessa pequena grande frustração, pra mim já atende. Só de sair de um disco mecânico já foi um grande salto...

e valeu pela experiência, I guess :D
Com certeza é um grande passo frente à um HD convencional.... deixe-os só para armazenamento de dados agora.. sistema é com SSD, não adianta.
 
Simplesmente ridículo pra uma empresa desse porte, mas fazer o que né. Negócio é ir pelo caminho de Gigabyte, Asus.... Uma escolha meio racional, mais cara, porém você não tem problema depois.
 
Instalei driver novo e não houve quase nenhuma melhora mesmo.. No fim, na lógica acaba que chega no limite do hardware também né..
Pelo que vi essa porta chega a 5Gbps, e apesar dessa pequena grande frustração, pra mim já atende. Só de sair de um disco mecânico já foi um grande salto...

e valeu pela experiência, I guess :D



Já experimentou ver o resultado do AS SSD bench com o SSD em uma das portas SATA2 que são nativas do chipset?

Algumas vezes a SATA2 nativa é melhor do que a SATA3 da ASMedia....

[]'s
 
Simplesmente ridículo pra uma empresa desse porte, mas fazer o que né. Negócio é ir pelo caminho de Gigabyte, Asus.... Uma escolha meio racional, mais cara, porém você não tem problema depois.
Uma Asus é show, tem portas SATA nativas quase todas...já a Asrock faz umas cagadas.
 
Uma Asus é show, tem portas SATA nativas quase todas...já a Asrock faz umas cagadas.


Se não me engano o SB710 que vem nessa ASRock, possui 6 portas nativas SATA-II, é uma limitação do chipset e não ASRock capando.
 
Já experimentou ver o resultado do AS SSD bench com o SSD em uma das portas SATA2 que são nativas do chipset?

Algumas vezes a SATA2 nativa é melhor do que a SATA3 da ASMedia....

[]'s

Já tentei, a velocidade fica quase na metade do sata3 'capado'..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo