Se eu desinstalo o driver Catalyst o Windows 7 não inicia!

DouGFunnY139

Pink Floyd Eterno!
Registrado
Gente me tira uma dúvida

Hoje em dia, ainda é necessário/recomendável antes, desinstalar o driver antigo da VGA pra só depois instalar o novo ou eu posso instalar "por cima" e simplesmente fazer o update do driver sem desinstalar numa boa? E tem alguma diferença entre os dois procedimentos, ou seja, é prejudicial de alguma forma eu só instalar o novo "por cima"?

Eu pergunto porque eu simplesmente NÃO posso desinstalar o meu driver catalyst aqui, porque se eu o faço, o windows 7 64Bits não inicia mais. Em varias oportunidades, 1° eu desinstalo o driver velho lá pelo painel de controle e depois mando reiniciar. Aqui que vem o problema porque ai o windows não inicia mais, ele entra no modo de reparo e fica lá um tempão, depois ele reinicia denovo e o windows entra normal, porem o driver que eu tinha acabado de desinstalar ta lá de volta, como se eu não tivesse feito nada. Parece que ele faz uma restauração do sistema pra um ponto antes.

Por causa disto eu sempre instalo os novos drivers por cima mesmo que dai não dá treta (pelo menos isso:boring:), mas fico sempre com um pé atras porque acho que posso estar ficando com problemas e/ou bugs no meu driver da VGA fazendo isso.

Quem puder tirar essa minha dúvida, agradeço. E claro, se alguém já passou por isso tmb ou sabe a solução deste problema, por favor fale, sera bem vinda a ajuda.

Obrigado
 
Acredito que não seja prejudicial, eu sempre instalo por cima do outro e GG! O mesmo não é valido quando voce troca de marca, tipo Nvidia <-> AMD/ATi. ai sim da xabu!

A unica vez que eu tentei desinstalar e passei a m*$&a do Driver Swepper, ferrou com meu XP e programas em .NET!
 
Já vi que se eu trocar de marca vou ter de formatar o windows então?! Mas e se for uma da mesma marca, mas de outra serie, tipo uma serie AMD HD 6000 por exemplo? por que lá no site da AMD os drivers diferem segundo as series?!

Mais que naba!:boring:
 
Última edição:
Eu usei ati aqui uma semana e depois voltei pra nvidia, sem fazer nada de mais.
A uncia coisa q fiz foi desinstalr o catalixo (isso depois do windows update ter instalado o driver da nvidia)
ha muito tempo q nao perco tempo limpando registro, e muito menos formantando por causa de um mero driver de video...
 
Mas mesmo que eu passasse pra nvidia, eu não poderia desinstalar o catalyst porque senão meu windows 7 simplesmente não inicia, entende?! Neste caso eu teria que formatar o windows então, mas e no caso de eu trocar de serie da VGA, da serie HD 4000 para a HD 6000 por exemplo, tmb teria que formatar ou poderia instalar por cima mesmo que não teria problemas?
 
Mas mesmo que eu passasse pra nvidia, eu não poderia desinstalar o catalyst porque senão meu windows 7 simplesmente não inicia, entende?! Neste caso eu teria que formatar o windows então, mas e no caso de eu trocar de serie da VGA, da serie HD 4000 para a HD 6000 por exemplo, tmb teria que formatar ou poderia instalar por cima mesmo que não teria problemas?

Nao, nao precisaria, já que os drivers são unificados!

Mas seu problema ta estranho. ja tentou desinstalar, passar o Driver Cleaner, reinciar o computador e entrar em modo de segurança e dali instalar o Driver mais atual?
 
Estranho é pouco!

Já tentei passar o driver cleaner depois de desinstalar sim. O windows não entra nem no modo de segurança se eu desinstalar o catalyst:boring:

Achei um site onde descrevia que este problema é causado pela exclusão do driver do sata RAID da minha mobo pelo desinstalador do Catalyst, mas não tenho certeza porque a solução que descrevia lá não deu certo comigo. Dizia que baixando o driver raid do site do fabricante da minha mobo e quando entrasse no modo de restauração que era pra carregar o driver por ali através de um pen drive, porem eu não achei tal opção pra carregar o driver. Pelo DVD de instalação do windows 7 talvez eu consiga carregar estes drivers mas não tentei pois fiquei com medo de estragar com o resto.

Uma ideia que tive agora. Sera que se eu instalar os drivers do chipset e sata raid, logo apos desistalar o catalyst e só depois reiniciar o windows, sera que daria certo?
 
Estranho é pouco!

Já tentei passar o driver cleaner depois de desinstalar sim. O windows não entra nem no modo de segurança se eu desinstalar o catalyst:boring:

Achei um site onde descrevia que este problema é causado pela exclusão do driver do sata RAID da minha mobo pelo desinstalador do Catalyst, mas não tenho certeza porque a solução que descrevia lá não deu certo comigo. Dizia que baixando o driver raid do site do fabricante da minha mobo e quando entrasse no modo de restauração que era pra carregar o driver por ali através de um pen drive, porem eu não achei tal opção pra carregar o driver. Pelo DVD de instalação do windows 7 talvez eu consiga carregar estes drivers mas não tentei pois fiquei com medo de estragar com o resto.

Uma ideia que tive agora. Sera que se eu instalar os drivers do chipset e sata raid, logo apos desistalar o catalyst e só depois reiniciar o windows, sera que daria certo?

Ah tah explicado, voce está desintalando o conjunto completo do Catalyst (que nao inclui somente o driver de video, mas o do chipsets da placa mae e RAID/AHCI), ai vai dar pau mesmo por causa do RAID e ate mesmo no AHCI!

Nesse caso, se voce quiser desinstalar o driver (o que nao é necessario), voce deve instalar o novo logo em seguida sem reiniciar!

Ou

no Remover Programas, escollha Alterar, Gerenciador de desinstalação. Personalizar, ai voce somente marca o Driver de Video ATI e prosegue a desintalaçao!

Somente repetindo, não há necessidade, exceto quando voce trocar a placa de video para a marca Nvidia!
 
Vc ta me dizendo que o driver do Sata Raid agora é incluso no driver catalyst da VGA, é isso? Mas isso não é separado? Pelo menos sempre achei que fosse separado, pois no site do fabricante da minha mobo tem até o driver só do chipset/sata raid que foi o que eu instalei.

Fui olha lá agora porque não estava bem certo e... kctada e não é que tem um tal de driver raid lá mesmo?!:eek::eek::eek:


Como eu ia saber que estava tudo junto pois se eu instalei tudo separado???!!! Mas se for isso mesmo, é sacanagem da AMD, colocar o driver RAID no pacote do driver da VGA. O que que tem a ver uma coisa com a outra?:slap:

Bom então se eu desinstalar tudo menos esse ai marcado na imagem, vai dar certo, não vai?
 
Vc ta me dizendo que o driver do Sata Raid agora é incluso no driver catalyst da VGA, é isso? Mas isso não é separado? Pelo menos sempre achei que fosse separado, pois no site do fabricante da minha mobo tem até o driver só do chipset/sata raid que foi o que eu instalei.

Fui olha lá agora porque não estava bem certo e... kctada e não é que tem um tal de driver raid lá mesmo?!:eek::eek::eek:
[url]http://img18.imageshack.us/img18/1063/semttulogjb.jpg[/URL]

Como eu ia saber que estava tudo junto pois se eu instalei tudo separado???!!! Mas se for isso mesmo, é sacanagem da AMD, colocar o driver RAID no pacote do driver da VGA. O que que tem a ver uma coisa com a outra?:slap:

Bom então se eu desinstalar tudo menos esse ai marcado na imagem, vai dar certo, não vai?

Nao é que esta tudo junto, eles vem separados, mas ele monta o Pacote Catalyst (Drivers de Video + Chipset + SouthBridge + Raid/Ahci) !

Imagina o Office, voce compra o Office 2010, precisa do Office 2010 Project ou Visio, voce compra separado e instala separado, mas na hora de desinstalar ta tudo junto ou a Suite Adobe, voce compra o Photoshop CS5 e depois compra o Dreamweaver CS5, ambos vao ficar no Adobe CS5 XYZ!

Mas nao deixa de ser uma falha ele nao perguntar o que voce quer ou nao desinstalar, ja que voce só pode instalar separadamente!

OFF* no caso, o Promise apesar de ser de outra fabricante (senao me engano), esta embutido onchip no southbridge, por isso o driver a ser instalado é do Catalyst!
 
Última edição:
Bom então quer dizer que sempre que atualizo o driver da minha VGA acabo atualizando o sata raid tambem?

e outra duvida

Se eu desinstalar tudo menos esse o marcado na imagem, vai dar certo, não vai?
 
Bom então quer dizer que sempre que atualizo o driver da minha VGA acabo atualizando o sata raid tambem?

Nao hehehe!

Acontece que todos os drivers ATI/AMD fazem parte do pacote Catalyst! Eles vem separados, mas quando instalados viram um elemento unificado!

Ex: se voce formatar a maquina e instalar somente o driver do RAID/AHCI, ele vai aparecer no Remover Programas como ATI Catalyst, se voce instalar depois o driver de video ele nao vai adicionar um programa a remover e sim complementar o ATI Catalyst que ja estava instalado!

quando voce coloca remover tudo ele entende que voce quer remover tudo instalado do ATI Catalyst e assim acaba por remover Driver da Placa de video, do Chipset, do SouthBridge, do RAID/AHCI e afins ... exceto quando voce escolhe o que remover ...

Os drivers continuam separados em Placa de Video, MotherBoard (Placa mãe), SouthBridge (SATA) e AHCI ou RAID (para quem utiliza um desses recursos)!

Entao, para atualizar os drivers voce precisa de no minimo 2 pacotes (o driver de video e o Southbridge), quem usa AHCI ou RAID precisa de no minimo os 3 pacotes (os dois anteriores + AHCI ou RAID)!

Se eu desinstalar tudo menos esse o marcado na imagem, vai dar certo, não vai?


Sim, se voce desinstalar e deixar somente o driver RAID tem que funcionar, porem não é necessario fazer isso, pois quando voce atualiza por cima todos arquivos vao ser substituidos e nao tem como o driver anterior segurar o desempenho do novo!

Se houvesse esse problema o proprio driver se encarregaria de desinstalar o anterior ou pelo menos iriam colocar em letras garrafais que é necessario desinstalar o anterior!

Entao, atualize por cima do atual e seja feliz :D
 
Muito obrigado pelas suas orientações, entendi certinho, só me tira mais uma dúvida pra aproveitar a aula:awesome:

Não importa da onde eu baixo o driver do chipset/sata raid, se do site do fabricante da minha mobo (gigabyte) ou de onde for, apos instalado, o driver RAID, vai aparecer ali junto no pacote catalyst é isso?
 
Muito obrigado pelas suas orientações, entendi certinho, só me tira mais uma dúvida pra aproveitar a aula:awesome:

Não importa da onde eu baixo o driver do chipset/sata raid, se do site do fabricante da minha mobo (gigabyte) ou de onde for, apos instalado, o driver RAID, vai aparecer ali junto no pacote catalyst é isso?

Entao, o chipset SB710 responsavel pelo SATA/RAID/AHCI é da AMD, entao voce pode pegar tanto no fabricante da placa mae (gigabyte) quanto no site da AMD e ambos vao aparecer no pacote Catalyst!

So que no site da AMD sempre vai ter a versão mais atual, eles lançam a cada mes na mesma data ou no maximo 2 dias depois que o Catalyst Novo!

http://sites.amd.com/us/game/downloads/Pages/downloads.aspx
 
Muito obrigado pela sua ajuda amigo, vc ajudou muito. Qualquer duvida te contactarei denovo. Hehehe.

Abraço
 
Muito obrigado pela sua ajuda amigo, vc ajudou muito. Qualquer duvida te contactarei denovo. Hehehe.

Abraço

Adicionei voce nos amigos!

Qualquer duvida que voce tiver, crie um topico e me manda o link por MP/mensagem de visitante (até porque alguem pode responder antes ou pode nao ser do meu conhecimento)!

Abraçps!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo