Será que ainda vale a pena?

royzim

Member
Registrado
Olá pessoal, tudo joia?
Tenho um notebook ASUS Intel(R) Core(TM) i7-3537U CPU @ 2.00GHz 2.50 GHz, RAM 8,00 GB a mais ou menos uns 10 anos, lembro que paguei na época R$2400, utilizo ele como dual boot, no qual no Linux Ubuntu eu utilizo para estudo de programação, e no Windows utilizo para jogar, assistir filmes e internet, porem devido a alguns problemas de atualização tive que sair do Windows 8 (que era de fábrica) e já fui direto para o Windows 11 em outubro de 2023. Isso deixou o note MUITO lento (por exemplo ele ligava em 30s agora demora uns 4 mintutos sem falar que está travando muito) resumindo, ficou muito pesado... Sendo assim gostaria de saber esse notebook com essa configuração por ser um i7 de 10 anos ainda é BOM? Tipo sera que se eu formatar e apagar tudo ele voltará ao desempenho de antes? Se não, qual me indicariam numa faixa de preço de ate R$3500?

PS: *quando utilizo o zoom nunca consegui inserir plano de fundo, pesquisei sobre isso na internet e disseram que era poque o processador era antigo. (há umas duas semanas quando abro o video do zoom ate o linux fica travando)
*quando jogo ele esquenta MUITO em época de calor é impossivel ficar muito tempo com o pulso apoiado nele, deixar em cima da perna então nem se fala.

por ser i7 na minha cabeça apesar de ter 10 anos esse meu é muito bom, mas ainda hoje vejo vendendo i3... não entendo muito de configurações de note e PC, se puderem me ajudar com indicações ficaria muito agradecido.
 
Tem hd ou ssd?
 
É um i7 dual core de baixo consumo energético e com cache capado, i7 só em nome mesmo. Não deve botar praticamente nada em cima de um i5 série M da mesma época.

De qualquer modo ainda devia ser mais que suficiente pra rodar o windows e navegar na internet.
 
Tenho um Sony Vaio velhão de guerra com i5-2430M que originalmente veio com Win 7 e que hoje tá com Win 10... roda lizinho que é uma beleza... troquei o hd por um ssd.
 
Se não tiver um SSD recomendo que instale um e que faça o downgrade para o Windows 10, que terá ainda mais uns dois anos de suporte pela Microsoft. Aqui em casa minha filha está com um HP Pavilion dm4 com um i3 de SEGUNDA geração, com 8 GB de ram e SSD de 120. O Windows 10 tem funcionado bem para o básico, sem travar. É interessante manter o Linux em dual boot, principalmente uma distro mais leve que consiga ainda dar utilidade para esta máquina por mais uns cinco anos.
 
Olá pessoal, tudo joia?
Tenho um notebook ASUS Intel(R) Core(TM) i7-3537U CPU @ 2.00GHz 2.50 GHz, RAM 8,00 GB a mais ou menos uns 10 anos, lembro que paguei na época R$2400, utilizo ele como dual boot, no qual no Linux Ubuntu eu utilizo para estudo de programação, e no Windows utilizo para jogar, assistir filmes e internet, porem devido a alguns problemas de atualização tive que sair do Windows 8 (que era de fábrica) e já fui direto para o Windows 11 em outubro de 2023. Isso deixou o note MUITO lento (por exemplo ele ligava em 30s agora demora uns 4 mintutos sem falar que está travando muito) resumindo, ficou muito pesado... Sendo assim gostaria de saber esse notebook com essa configuração por ser um i7 de 10 anos ainda é BOM? Tipo sera que se eu formatar e apagar tudo ele voltará ao desempenho de antes? Se não, qual me indicariam numa faixa de preço de ate R$3500?

PS: *quando utilizo o zoom nunca consegui inserir plano de fundo, pesquisei sobre isso na internet e disseram que era poque o processador era antigo. (há umas duas semanas quando abro o video do zoom ate o linux fica travando)
*quando jogo ele esquenta MUITO em época de calor é impossivel ficar muito tempo com o pulso apoiado nele, deixar em cima da perna então nem se fala.

por ser i7 na minha cabeça apesar de ter 10 anos esse meu é muito bom, mas ainda hoje vejo vendendo i3... não entendo muito de configurações de note e PC, se puderem me ajudar com indicações ficaria muito agradecido.
Se quiser comprar um notebook novo, vai no Samsung Galaxy book 2 com I3 1215U , 8GB ram, SSD256 nvme, tela 15.6" IPS fullhd e vem com Windows 11 original. O preço dele varia entre R$1900 e uns R$2300.
 
Tem hd ou ssd?
pela idade dele acho que é HD, não sei dizer
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É um i7 dual core de baixo consumo energético e com cache capado, i7 só em nome mesmo. Não deve botar praticamente nada em cima de um i5 série M da mesma época.

De qualquer modo ainda devia ser mais que suficiente pra rodar o windows e navegar na internet.
Não sei dizer o motivo, mas virou uma carroça.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho um Sony Vaio velhão de guerra com i5-2430M que originalmente veio com Win 7 e que hoje tá com Win 10... roda lizinho que é uma beleza... troquei o hd por um ssd.
nem sabia que dava pra trocar, achava que era tudo soldado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se não tiver um SSD recomendo que instale um e que faça o downgrade para o Windows 10, que terá ainda mais uns dois anos de suporte pela Microsoft. Aqui em casa minha filha está com um HP Pavilion dm4 com um i3 de SEGUNDA geração, com 8 GB de ram e SSD de 120. O Windows 10 tem funcionado bem para o básico, sem travar. É interessante manter o Linux em dual boot, principalmente uma distro mais leve que consiga ainda dar utilidade para esta máquina por mais uns cinco anos.
Tinha pensado em fazer isso mais sem saber se valia a pena
 
Não sei dizer o motivo, mas virou uma carroça.
Windows 10/11 não foram desenvolvidos para serem instalados em HDs.
Se você trocar seu HD por um SSD Sata 2,5" (mesmo formato do HD) você vai conseguir ganhar uma sobrevida com essa máquina, mas só vale a pena o upgrade caso seu hardware ainda atenda o seu uso.
Com o SSD você vai ter um experiência muito mais fluida, com o sistema iniciando muito mais rapidamente, assim como a inicialização de softwares, mas seu hardware continuará antigo e fraco, suficiente apenas para o uso básico.
 
Se quiser comprar um notebook novo, vai no Samsung Galaxy book 2 com I3 1215U , 8GB ram, SSD256 nvme, tela 15.6" IPS fullhd e vem com Windows 11 original. O preço dele varia entre R$1900 e uns R$2300.
tinha visto a configuração dele, e parece que é muito focado pra estudos, se quiser dar uma jogada de boa parece que nem rola.
 
tinha visto a configuração dele, e parece que é muito focado pra estudos, se quiser dar uma jogada de boa parece que nem rola.
Mas ainda vai ser muito melhor que o seu notebook atual que vc está tentando arrumar. Esse seu note antigo, vc não vai conseguir jogar nada moderno nele a não ser que os jogos sejam estupidamente leves. O I3 que citei já roda bastante coisa em termos de jogos. Dependendo do que for é bom dar uma pesquisada em testes para ver se certos jogos vão conseguir rodar com fps aceitáveis.

Se quiser um note para jogar coisas mais modernas e com bons fps, eu acho que os R$3500 do orçamento poderão não ser o suficiente dependendo do nível de exigência gráfica e de fps. Atualmente os notes meio termo em preço, em desempenho e em jogos, são os notebooks com as RTX 3050. Nesse seu orçamento eu acho que se vc tiver um pouco de paciência , pode ser que ache um note com uma RTX 3050 com valor próximo aos R$3500 ou um pouco a mais. Atualmente eu evitaria os note com a GTX 1650 por ser muito defasada e porque a diferença de preço entre um note com 1650 e 3050 não é tão grande assim, se comparado com a diferença de desempenho entre elas. Um note com a GTX 1650 só vale a pena se o valor do note abaixo de R$2800,00.
 
Última edição:
Olá pessoal, tudo joia?
Tenho um notebook ASUS Intel(R) Core(TM) i7-3537U CPU @ 2.00GHz 2.50 GHz, RAM 8,00 GB a mais ou menos uns 10 anos, lembro que paguei na época R$2400, utilizo ele como dual boot, no qual no Linux Ubuntu eu utilizo para estudo de programação, e no Windows utilizo para jogar, assistir filmes e internet, porem devido a alguns problemas de atualização tive que sair do Windows 8 (que era de fábrica) e já fui direto para o Windows 11 em outubro de 2023. Isso deixou o note MUITO lento (por exemplo ele ligava em 30s agora demora uns 4 mintutos sem falar que está travando muito) resumindo, ficou muito pesado... Sendo assim gostaria de saber esse notebook com essa configuração por ser um i7 de 10 anos ainda é BOM? Tipo sera que se eu formatar e apagar tudo ele voltará ao desempenho de antes? Se não, qual me indicariam numa faixa de preço de ate R$3500?

PS: *quando utilizo o zoom nunca consegui inserir plano de fundo, pesquisei sobre isso na internet e disseram que era poque o processador era antigo. (há umas duas semanas quando abro o video do zoom ate o linux fica travando)
*quando jogo ele esquenta MUITO em época de calor é impossivel ficar muito tempo com o pulso apoiado nele, deixar em cima da perna então nem se fala.

por ser i7 na minha cabeça apesar de ter 10 anos esse meu é muito bom, mas ainda hoje vejo vendendo i3... não entendo muito de configurações de note e PC, se puderem me ajudar com indicações ficaria muito agradecido.
Olha, esse Win11 ai está matando o desempenho do seu note, principalmente porque está utilizando em um HD mecânico. Eu tenho um notebook com um i3 4005U de 1.7GHz e 8GB de RAM e funciona lindamente fluido para tarefas comuns no Win11, mas uso em um SSD e meu processador é mais lento que o seu, logo se trocar esse HD por um SSD vais ter o desempenho do seu note de volta (e é preferível que fique no Win10 mesmo, mais leve e com maior compatibilidade para tudo).

Quanto a temperatura, como esse note tem seus bons 10 anos, você precisa urgentemente abrir ele e limpar a ventoinha e trocar a pasta térmica, esse é um dos motivos para ele esquentar tanto (e o outro é porque ou o dissipador é subdimensionado ou o processador esquenta mesmo). Quanto a ser i7... tem que desencanar dos nomes e olhar para os atributos, esse seu i7 é um dual-core de terceira geração, e ele perde para um simples i3 de décima geração em tudo, literalmente tudo, então é questão de esquecer o nome e focar nem que seja no principal, que é geração x quantidade de núcleos x clock.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

nem sabia que dava pra trocar, achava que era tudo soldado
Creio que até a quarta geração da Intel dava para trocar o processador, desde que não fosse da série U (de 15W), estes sim são soldados. Como o dele é um i5-2430M, pertence à série M (de 35W) e por isso é por socket. O i5-4310M também é por socket e dá para trocar, mas o meu i3-4005U é soldado e, assim como o seu, não tem como.
 
  • Curtir
Reações: zex
Como já disseram,

1 - Tente fazer uma limpeza interna com troca de pasta térmica nesse notebook
2 - Instale um SSD, vai ajudar muito
3 - Use windows 10, o 11 é mais recomendado em CPUs Intel da oitava geração em diante

Um i3 1215U mais atual vai ter muitos mais performance que seu i7, se puder invista sim em algo novo

Apesar de ter mais de 10 anos, seu notebook para navegar, editar documentos e consumir vídeos, ainda vai dar conta. Esses dias eu vi uma menina no shopping com um Dell Vostro 1520, do tempo do core 2 duo, com windows 7 e para as atividade leves ainda supre a demanda, o que mais impressionou é que estava muito conservado.
 
Tenho um Sony Vaio velhão de guerra com i5-2430M que originalmente veio com Win 7 e que hoje tá com Win 10... roda lizinho que é uma beleza... troquei o hd por um ssd.
Eu tenho um Dell Inspiron véio de guerra qua ganhou uma vida nova com um SSD.
É um investimento relativamente barato para uma melhora de desempenho considerável.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo