• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Seriam as demos boa solução para a pirataria no pc?

Maluvido

know-it-all Member
Registrado
Bom, estava eu aqui pensando com meus botões, imagino que vocês sejam feito eu costumava ser em relação a baixar jogos pirata. Um dos principais motivos que me levava a baixar era a vontade de querer conhecer todos os lançamentos possíveis, fora isso a facilidade de encontrar os games piratas espalhados pela net, porém uma coisa era certa, aproximadamente uns 80% dos games que eu baixava, não duravam nem 10 minutos no meu pc, baixava, instalava, testava o game e deletava por não ter me agradado do mesmo. Daí eu pensando aqui visualizei o seguinte, para esse propósito, de apenas testar o jogo, os demos funcionariam muito melhor, afinal o download deles é mais fácil, normalmente são arquivos bem menores que os originais, com trechos pincelados do games onde representam uma boa degustação do que o game principal tem a oferecer.

Se no final das contas, terminanos, na maioria dos casos, optando apenas por um mero teste nos games, por que então não baixamos os demos e sim os games piratas completos?

Pensei isso pelo seguinte, no ps3, onde a pirataria é quase nula, ou ainda muito precária, como a psn é nossa fonte principal de entretenimento online, um local que reune as coisas mais interessantes voltadas ao ps3, semanalmente temos a inclusão de novas demos, vídeos e games para compra , isso cria um hábito no jogador de utilizar regularmente as demos, o que satisfaz a vontade de conhecer tudo o que está saindo no mercado e serve como um filtro para o gamer determinar o que comprar e o que não comprar. Uma outra coisa que estimula o jogador a comprar games é o conteúdo online que ele oferece. Então pensei que o mercado de games para Pc precisaria investir mais na questão dos demos e reforçar na hora de divulgar os games, o seu conteúdo online.

No x-box 360 os demos estão na LIVE, no ps3 os demos estão na psn, mas e no Pc, os demos estão aonde? Espalhados pela net e com pouco detaque...isso dificulta a vida do pc gamer que encontra, até mesmo com mais facilidade, os games piratas pra download que os demos de Pc. No steam tem demos, é verdade, mas nem todos gostam do steam, o mesmo ocorre com vários outros sites, porém as demos no pc não são destaque, seria preciso que existisse um site, que fosse massivamente divulgado, onde todos os publishers publicassem suas demos e mais que isso, que ele tivesse como único própriosito compartilhar demos de games de Pc, que estivesse sempre atualizado e que os players fossem estimulados a frequentá-lo com promoções regulares. Sei que existem alguns site que fazem isso, mas fazem isso junto a outras coisas e estão espalhados pela net, seria necessário um site de divulgação centralizado para esse propósito, para que não se perdesse o foco em relação as demos.

Talvez sejam as demos uma forma interessante de se dimunuir a pirataria nos games de Pc, mas seria necessário um investimento na educação do pc gamer para se habituar à usá-las.

A MS fez algo interessante no x-box 360 com o jogo Fable 2, dividiram o game em 4 episódios e o primeiro disponibilizaram gratuitamente pela LIVE, sendo necessário a compra dos outros 3 episódios apenas, seria interessante também. A sony tem feito algo semelhante para os assinantes da plus, onde você baixa o game completo e tem direito a um trial de uma hora de game, daí se resolver comprar o game, continua de onde parou no trial, ou seja, não precisa jogar novamente se não quiser...

Eu acho que todas são soluções interessantes, porém elas, mesmo que fossem implementadas para o mercado do Pc, seria necessário a popularização de um local de distribuição, um site central, mantido por todas as publishers para divulgação de seus demos e um investimento grande na divulgação desse site. Seria necessário uma concentração dos jogadores de pc buscando o mesmo site, como acontece com a psn ou com a LIVE...

Você iria aderir as demos no pc e substituir os games piratas por elas se recebesse algum estímulo ou se tivesse mais facilidade em encontrá-las? Seria as demos uma boa solução pra combater a pirataria?
 
Última edição:
Acho que não amigo. Nem todos pegam o pirata pra testar o jogo. Mas sim por ser uma alternativa a versão paga.
 
Sim, mas normalmente o propósito inicial seria conhecer o game não, afinal, você nem sabe se gostará do game ainda e muitos dos games pirateados terminam tendo o mesmo própósito dos demos...
 
Concordo com seu post. Eu mesmo baixo o Demo sempre que possível, para poder testar o game antes de comprar. Post qualificado!
 
Sim, mas normalmente o propósito inicial seria conhecer o game não, afinal, você nem sabe se gostará do game ainda e muitos dos games pirateados terminam tendo o mesmo própósito dos demos...

Eu pego o exemplo do Starcraft 2

outro forum que eu freqüento tem quase 150 pág sobre o pirata do Starcraft 2... muitos não apenas usam pra conhecer o jogo, mas terminam por nem pensar em comprar o original.
 
Olha, acho que tem uma questão errada ai, eu sempre encontro vários demos na Steam, o que falta pra mim, são os desenvolvedores criarem um demo pro lançamento, pois não são tantos jogos que tem demo. Eu mesmo já baixei vários demos na Steam, mas tem aqueles grandes jogos que não tem um demo, e que eu ficaria muito satisfeito em testar
E olha, quando se baixa pirata da net, não costuma ser pra testar, e sim jogar o game por completo, claro, sem multiplayer. Dificilmente se baixam jogos por ai na net, para testar, o que pode acontecer é de a pessoa não gostar do game e largar, deixar de lado sem ter pago nada por isso.

Abraços
 
Creio que dificilmente resolve, no meu caso, um bem antigo, recebi o cd do pop com o demo do dungeon siege 1, joguei tantas vezes que cansei, dai olhei o preço do original, 99 dilmas, desisti e baixei.
Demos não substituem a pirataria, quem já tem esse habito, vai continuar tendo e baixando pirata. Eu mesmo, claro que é diferente, mas é parecido, comprei cds de artistas que gosto só pra ripar 1x e por os wavs no ipod, justamente pela qualidade ser maior, mas no caso da qualidade igual, complicado dar preferencia pro original. (não que isso reflita meu pensamento, mas sim uma opinião mais ampla).
 
Em um ponto sim eu concordo... mas dai a única coisa q acabaria é essa famosa desculpa do "vou baixar o pirata pra testar pois não tem demo... dai se gostar compro"... de fato mesmo ja aconteceu aki de um jogo não passar de ai no maximo 20 min ( Crysis por exemplo :p )... o problema de muitos é o preço... pagar 100 pila ou mais é complicado... dai claro q vem os trolls da vez dizer "é... mas pagou 3 mil no pc e num paga 100 pila no jogo"... nem sempre é por ai num é? Creio q se conseguissem fazer um preço como uns 40 conto... muita gente compraria... é igual comprar CD... quem compra CD de música hoje? Vale a pena vc pagar ai 20 e poko em um? Só paga mesmo se vc é fã e apoia o seu cantor e talz... pq no mais não vale...

Enfim... creio q pirataria tem muita coisa envolvida... muita variavel ai e eu duvido q mudando 1 coisa acabaria quase por completo ela... teria q rever o fator mais impactante... e dai mudar... pois falta de uma DEMO + preços + vc não ganhar nada a mais q um pirata... é muito forte pra decisão de se baixar algo
 
Quem vai de piratas dificilmente comprará originais, isso é fato. Aqui no Brasil principalmente, já se tornou um elemento cultural.

Quanto aos que compram originais, o demo é sim uma boa opção pra você saber se o jogo é realmente a sua praia, pois já aconteceram algumas
vezes de alguém me falar bem de um jogo ou ver opiniões positivas em forum e tentar a sorte. O resultado foi que eu acabei não gostando do jogo
e eu acabei por só pegar o mesmo muito tempo depois, em épocas de vacas magras.

No mais, o tópico me fez lembrar de algumas publishers que algum tempo atrás estavam cogitando cobrar por demos.
 
"Quem vai de pirata dificilmente comprará originais" concordo, usarei eu como exemplo, baixaria a demo, testaria e se gostasse baixaria o jogo full jack, uehueheu
 
Ajudaria e muito.

Eu acho um absurdo os devs exigirem que a gente pague 100 reais num jogo que a gente não pode nem testar.

Muita gente pega pirata para testar.
 
Acho que não adiantaria, o PC sempre foi a plataforma que sempre forneceu mais demos de jogos, e isso nunca impediu que tivessemos piratas.

Na teoria muitas coisas acabariam com a pirataria mas na prática a única que vejo é fazer jogos com um multiplayer atrativo.
 
Concordo em parte... Aqui em casa, o fato do jogo ter demo diminui muito a chance de eu baixar pirata. O negocio que não depende só do demo... Um jogo precisa ter meios que façam com que o original tenha alguma coisa que o pirata não tenha... Ai que entra o multiplayer e coisas online... A grande vantagem do pc (ou desvantagem se formos vê no caso da pirataria) é o fato da gente poder escolher... No console para podermos jogar online, ele não pode esta destravado, logo ou vc destrava e nunca mais joga online ou vc fica com ele travado e joga online e nunca poderá jogar pirata. No pc não existe isso, a gente escolhe quando quer comprar ou quando não quer e isso só vai depender da nossa consciência.
Pra mim ter demo é algo que realmente ajuda (um demo que seja lançado antes do jogo), mas o jogo precisa também ter um bom multiplayer e que seja barato de preferencia...

Um jogo que tenho como exemplo é o Battlefield bad company 2... Eu joguei o beta e adorei e por isso nunca passou na minha cabeça não comprar e jogar só o singleplayer pirata (inclusive nem pensei em preço e comprei na primeira semana). Outro jogo que pra mim não sei como alguem pode gostar de jogar pirata é o Battlefield 2 que nem singleplayer com historia tem^^

Um exemplo ao contrario é o jogo Call Of Duty modern Wafare 2... Eu acho que ele tem um dos melhores (se não o melhor) singleplayer em um fps que joguei na minha vida. Mas ai tem o fato do jogo custar 60 dólares e raramente ter alguma promoção e quando tem o desconto é ridículo, tem um multiplayer que até é divertido, mas não tem um diferencial que realmente vale a pena se comparar com outros fps multiplayer, só suporta 16 jogadores por partida e é vendido dlc com poucos mapas (sendo que alguns são mapas reciclados do primeiro jogo) por 15 dólares... Ah! tb tem o fato dele também não ter demo...

O negocio é que as companhias parecem não perceber muito isso... Por exemplo achar que um jogo totalmente singleplayer com 5 horas de duração, custando 50 dólares e sem demo vai vender no pc é viajar muito.

Uma coisa que não entendo são pessoas que não gostam do steam. Entendo até o fato de não gostarem de comprar jogos digitais, mas não gostar do steam acho meio nada ve... O steam tem a junção de tudo... Tem demos de jogos, preços que entram em promoções inacreditáveis e muita facilidade pra fazer tudo... A não ser é claro que a pessoa passou por alguma coisa ruim no steam e ficou com trauma...

No final eu acho que a solução pra diminuir a pirataria é a junção de demos antes do lançamento dos jogos, bons multiplayers e um preço mais reduzido.
 
PREÇOS, diminua isso e vendera que nem agua um jogo que seja pelo menos BOM, CDs de musica que nem o Lebaldi falo, eu só compro do Eminem, 50 cent e Black Eyed Peas que eu sou 100% FÃ, agora o resto eu baixo tudo só pra ouvir de vez em quando.
 
Se o jogo é bom, eu compro. Se é uma bela porcaria e cara, eu não compro.
 
É um assunto delicado, 80% dos jogos que é lançado hoje em dia nao possuem DEMO e sim só videos mostrando o Gameplay.... Fora que o preço dos jogos aqui no Brasil é caro. Entao é aquilo, compre por sua conta e risco, para ter uma ideia tá até hoje pensando em comprar BF BC2, mas desisti e isso que joguei o demo mp eim!! hehe.
 
Penso que não contribua (muito) para a diminuição da pirataria; há pessoas que compram o jogo quando ele é muito bom, mesmo tendo fechado o pirata.

Acho que a falta de demos de grandes lançamentos inibe justamente um possível comprador do original, que gasta grana em jogos, mas sempre quer optar pelo melhor. Neste caso, o sujeito não tem interesse no pirata, mas tem interesse menor ainda em comprar uma possível "bomba".


Abçs
 
seria bom que a Live do pc fosse = a Live do Xbox com um bom conteúdo, assim diminuiria muitos sim os downloads de teste, o que aconteceriua é que os downloads de teste seriam do demo ai se vc gostou vai la e pega o pirata, ou seja, mesmo com demo quem utiliza jogos piratas no final das contas vai continuar usando pirata.

PC esta uma plataforma tão largada de mão que nem a própria microsoft esta se lixando, kd o Fable 3? Kd o Fable 2? Kd o Gears of War 2? e o 3 sairá para pc? isso só se falando de exclusivos da MS, e os mult que saem pra PS3 e Xbox e o PC nem vê o cheiro?

A ta é tudo culpa da pirataria...
 
seria bom que a Live do pc fosse = a Live do Xbox com um bom conteúdo, assim diminuiria muitos sim os downloads de teste, o que aconteceriua é que os downloads de teste seriam do demo ai se vc gostou vai la e pega o pirata, ou seja, mesmo com demo quem utiliza jogos piratas no final das contas vai continuar usando pirata.

PC esta uma plataforma tão largada de mão que nem a própria microsoft esta se lixando, kd o Fable 3? Kd o Fable 2? Kd o Gears of War 2? e o 3 sairá para pc? isso só se falando de exclusivos da MS, e os mult que saem pra PS3 e Xbox e o PC nem vê o cheiro?

A ta é tudo culpa da pirataria...

Tem muita relação no que você disse, quem usa pirata e quem usa original vai testar, e ambos se gostarem baixarão ou comprarão o original
 
Eu mesmo, joguei todos os piratas do GTA, ai comprei todos depois. Idem o DiRT 1, os Doom e assim vai. Agora um MOH da vida, com campanha SP curtissima, MP que nem um CS da vida e preço absurdo?
 
Eu mesmo, joguei todos os piratas do GTA, ai comprei todos depois. Idem o DiRT 1, os Doom e assim vai. Agora um MOH da vida, com campanha SP curtissima, MP que nem um CS da vida e preço absurdo?

Pois é... maior exemplo ai e fresquinho foi o Mafia2... jogo muito bom... históra da hora... maaaaasss... só isso? Nada d+... tanto q quem comprou se lamenta e muito!

Pior q é treta isso... é um circulo vicioso e num tem jeito de acabar
 
Na boa, são vários fatores, e não é só uma coisa que tem que ser mudada, exemplos, tem games que tem proteção anti pirataria que só servem para ferrar com quem compra o original, o cara que baixa o game joga tranquilo.. não vou entrar no fator do preço, até por que a pirataria esta longe de ser exlusividade do Brasil, mas aqui no Brasil o preço é alto de mais para realidade do país.

Outro fator que é o meu predileto, a qualidade dos jogos.. muitos jogos que são bons pelo jogo em si (jogabilidade, estória, gráficos etc..) rodam com FPS incostantes, mudanças ridiculas de 20 a 60 fps... outros são como o novo star wars, tem bug que não acaba no jogo, até as cut scenes são bugadas... e ai?? Pagar uma nota para ver esse show de bugs?? é ruim.. e tem os jogos que são umas porcarias completas, desde a programação até a jogabilidade...

Eu faço questão de comprar o jogo original quando gosto do game, só não tenho todos os jogos que eu gosto muito, originais, por que alguns deles não são lançados no Brasil, quanto ao steam, me desculpem, mas me nego a ter meus jogos presos nesse programa lerdo, sempre me ferro quando quero jogar half life 2, se eu quizer jogar hoje, posso esquecer, por que tem que instalar, ligar o steam, esperar anos para o steam conectar, depois anos para atualizar o jogo e por ai vai...

Agora falando nisso, existe algum site que venda jogos via download e que o game não precise de algum programa para ser instalado??
 
Solução pra pcs é usar mecanismos parecidos com onlive.
Jogador de pc em sua maioria é como praga não paga por nada que possa piratear e quer colocar preço nas coisas que não sao deles.

fora que rodando em nuvem acabaria com outra grande coisa que é nojenta no PC, cheaters.
 
Agora um MOH da vida, com campanha SP curtissima, MP que nem um CS da vida e preço absurdo?
PS1. de onde vc tirou isso? :lol: MOH não tem absolutamente nada a ver com CS, vc não jogou o beta?
Pois é... maior exemplo ai e fresquinho foi o Mafia2... jogo muito bom... históra da hora... maaaaasss... só isso? Nada d+... tanto q quem comprou se lamenta e muito!
PS2. eu comprei e não me lamento de nada, testei o demo antes de comprar (pra isso que serve demo/beta).


os dois jogos citados tiveram demo e beta, ajudou em algo contra a pirataria? só entrar nos tópicos oficiais pra vêr que não.
o que a galera quer mesmo é jogar de graça, com demo ou sem demo, beta ou sem beta, nego vai baixar de qualquer jeito.
conheço várias pessoas que tem condições de comprar jogo original, possui PC de 5 mil, 10 mil reais, e mesmo assim só jogam jogo pirata.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo