• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Servidor ERP + Controle de internet + Mudanças físicas

tico_hp

[OuT] ticoBRhp
Registrado
E aí galera do Adrena, tudo bem com vocês?

De início gostaria de agradecer ao pessoal com disposição para ajudar. Muito obrigado a todos.

Seguinte galera, sou estudante na área de Redes de Computadores, meu conhecimento ainda é pouco, e tende mais para a teoria do que para prática, por isso quero pedir a ajuda do pessoal para um projeto em um cliente pequeno que peguei para gerenciar seu parque de computadores e sua rede.

Esse cliente é um pequeno escritório com 12 máquinas, sendo uma que compartilha a impressora e a outra o servidor.

Esse servidor é um PC normal rodando Windows Server 2008 R2 com a seguinte configuração:

Placa mãe GA-H773-D3H
Processador Intel Core i3 3225
1x DDR3 4Gb 1333MHz
2x HDD 500Gb em RAID1

Esse servidor roda um ERP de contabilidade que gerencia o banco de dados, baixa atualizações e distribui para as outras máquinas conectadas a rede.

Existe nesse escritório um switch básico de 16 portas, não verifiquei ainda mas tenho quase certeza que é 10/100 e o cabeamento é tudo CAT5E, não sei dizer se é um cabo homologado, vou verificar, se não for, posso sugerir a troca.

O que eu quero fazer considerando o que já tem disponível?

- Atualização do Windows Server 2008 R2 para 2012 R2.

- OS HD's de 500Gb em RAID 1 foi uma forma de ter um backup dessa máquina, mas eu queria instalar um ambiente virtual, depois instalar o sistema operacional e neste SO instalar o ERP, pois com o backup dessa VM é muito mais fácil de restaurar em outra máquina, caso precise por perda de alguma peça da máquina, não tendo problemas com driver de diferentes fabricantes.

- Trocar o switch por algum de 16 portas 10/100/1000 de custo benefício, pois acredito que o mesmo possa limitar a rede em algum momento, pois praticamente toda semana tem atualização do sistema de contabilidade.

- A conexão com a internet é feita direta pelo modem/roteador da operadora (10mb), mas como é um equipamento bem fraco, gostaria de trocar o mesmo por alguma RB da Mikrotik.

- Fazer o controle de acesso de alguns sites e redes sociais, liberando em determinados horários, como o do almoço por exemplo. Seria o caso de fazer isso pelo Mikrotik ou instalar alguma máquina virtual e fazer com PFsense, por exemplo?

- Qual a melhor maneira de fazer backup dessas VM's?

Bom pessoal, essas são algumas das dúvidas que tenho para implantar. Gostaria da sugestão do pessoal do que seria melhor em cada caso, considerando valores também.

Desculpe pelo texto enorme, abraços11
 
Nao sou nenhum profissional de redes e TI, sou apenas um entusiasta, mas eu usaria um sistema automatico de backup, usando uma plaquinha arm com linux (iria de Rpi) e um hd nela...acho que é uma solução com um baita de um CxB e se voce quiser voce pode colocar mais de uma para ter maior redundancia, e até mesmo uma externa ao escritorio (sei la, vai que da um incendio)
 
Nao sou nenhum profissional de redes e TI, sou apenas um entusiasta, mas eu usaria um sistema automatico de backup, usando uma plaquinha arm com linux (iria de Rpi) e um hd nela...acho que é uma solução com um baita de um CxB e se voce quiser voce pode colocar mais de uma para ter maior redundancia, e até mesmo uma externa ao escritorio (sei la, vai que da um incendio)

Opa, desculpe a demora, mas obrigado pelo comentário. Me parece uma boa solução, não tenho nenhum experiência com esse tipo de equipamento (Rpi), mas o material presente na internet para ele é imenso.

Saberia me dizer se essa solução é capaz de fazer backup de máquinas virtuais que estejam rodando?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo