• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Servidor NAS

Gustavo Polo

Aprendendo Sempre
Registrado
Estou montando um Servidor NAS doméstico (backup/servidor de mídia/Plex/etc) para utilizar a rede de casa e acessar tb na grande rede, montei um PC com a seguinte configuração:

- Kit placa-mãe com xeon e5 2670 v3 LGA2011-3 (X99) 2*8gb = 16gb pc4 ddr4 ram 2133mhz memória reg ecc ram nvme m.2/wifi.
- Placa de vídeo Gt730 128bit PCI-express2.0 16x 4gb ddr3.
- 2 HD (3,5") de 2Tb + SSD NVME de 256Gb + SSD de 512Gb + 1 HD (2,5") de 512Gb.

Configuração simples para se utilizar um link de 500Mb via cabo.
Minha dúvida e queria saber a opinião dos amigos é: Essa configuração aguenta esse servidor? Que S.O. vcs me indicam? Estou bem em dúvida entre o trueNAS e o Open Media Vault...
 
Gostaria de montar algo como o amigo citou acima.
Tenho uma construtora e gostaria de concentrar os arquivos em um lugar só para que todos os envolvidos tenham acesso, no momento tenho que ficar trocando e-mail ou colocando em pen drive os arquivos revisados para passar de uma pessoa para outra.
Basicamente o trabalho é com arquivos do Word, Excel, AutoCAD, Revit, imagens e vídeos.
Alguém sabe dizer se a configuração citada acima me atenderia ?

Acompanhando.
 
Última edição:
Vou expor aqui a minha experiencia / configuração do meu NAS caseiro...

Montei um servidor NAS há aproximadamente 3 anos com a seguinte configuração:

Placa Mae Asrock D525 com processador embutido Atom 1.8GHz
8GB de RAM DDR3
HD 2TB
Sistema Operacional: TrueNAS
Ligado 24/7

Com essa configuração totalmente simples, QUASE TUDO funcionava liso!!

O meu NAS é utilizado para: Servidor de Arquivos, Software para troca de arquivos P2P, NextCloud e Plex.

Disse que quase tudo funconava liso por que somente o Plex dava umas travadas devido ao processador ser muito fraco.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Esse ano (Janeiro de 2023) troquei o kit pelo kit abaixo:

Placa mãe Intel (não lembro o modelo)
Processador Pentium G640 2.8GHz
16GB RAM DDR3
HD 2TB
Sistema Operacional: TrueNAS
Ligado 24/7

Agora sim, TUDO roda liso e sem travamentos: Servidor de Arquivos, Software para troca de arquivos P2P, NextCloud e Plex.

Então amigos... Essa configuração de voces vai nadar de braçada sem fazer força!

Um dia terei uma configuração igual a de voces!! heheheheh
 
Compra um mini PC (thinkcentre, elite book...) desses com i5 de até sexta geração e uma docking de HDD no Aliexpress com até quatro baias e monta seu NAS.
 
Vou expor aqui a minha experiencia / configuração do meu NAS caseiro...

Montei um servidor NAS há aproximadamente 3 anos com a seguinte configuração:

Placa Mae Asrock D525 com processador embutido Atom 1.8GHz
8GB de RAM DDR3
HD 2TB
Sistema Operacional: TrueNAS
Ligado 24/7

Com essa configuração totalmente simples, QUASE TUDO funcionava liso!!

O meu NAS é utilizado para: Servidor de Arquivos, Software para troca de arquivos P2P, NextCloud e Plex.

Disse que quase tudo funconava liso por que somente o Plex dava umas travadas devido ao processador ser muito fraco.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Esse ano (Janeiro de 2023) troquei o kit pelo kit abaixo:

Placa mãe Intel (não lembro o modelo)
Processador Pentium G640 2.8GHz
16GB RAM DDR3
HD 2TB
Sistema Operacional: TrueNAS
Ligado 24/7

Agora sim, TUDO roda liso e sem travamentos: Servidor de Arquivos, Software para troca de arquivos P2P, NextCloud e Plex.

Então amigos... Essa configuração de voces vai nadar de braçada sem fazer força!

Um dia terei uma configuração igual a de voces!! heheheheh

Compra um mini PC (thinkcentre, elite book...) desses com i5 de até sexta geração e uma docking de HDD no Aliexpress com até quatro baias e monta seu NAS.

Essas duas soluções parecem ser as melhores, mas essas placas mãe com processador embutido encontra aqui?
 
Essas duas soluções parecem ser as melhores, mas essas placas mãe com processador embutido encontra aqui?
Encontra sim... No Mercado Livre se voce fizer uma pesquisa por "mini itx" vai achar um monte, por que geralmente essas placas com processador embutido são no formato mini itx.

Mas ai vai das aplicações que voce pretende usar no NAS... Se eu não fosse utilizar o PLEX, ai rodava de boa... Mas como o Plex requer um processador melhor, troquei o hardware.

Mas até esses mini itx com processador devem rodar por que tem uns modelos com Celeron mais parrudo... É questão de dar uma procurada mesmo.
 
Existe a possibilidade de eu usar esse (dinossauro) somente pra dar vídeo em um sistema desses ?
 
Última edição:
Existe a possibilidade de eu usar esse (dinossauro) somente pra dar vídeo em um sistema desses ?
Sim, até porque só vai precisar de vídeo para fazer a instalação básica do S.O., depois é tudo via web ou terminal, a menos que pretenda montar um HTPC e não um NAS.



Sobre o tema, apesar de (ou por causa de) trabalhar com infra/servidores em casa preferi algo mais simples e funcional.

Já tive vários NAS'es diferentes ao longo do tempo mas há anos tenho um Asustor (AS3202T) com um par de discos Ironwolf que me atende super bem, o processador não é dos mais fortes (Celeron J3160) e tem apenas 2GB de RAM (não expansível) mas ainda aguenta bastante pancada, gasta pouca energia, é pequeno e quase não faz barulho então fica no rack da sala junto com Roteador, HGU e pendurado no mesmo Nobreak, e apesar de usar uma distro proprietária o que está embaixo é um linux então roda basicamente qualquer coisa compatível com x86.

Nos próximos 1~2 anos pretendo trocá-lo e provavelmente vou para outro modelo da mesma com mais 'frurus' (processador melhor, memória expansível, rede 2.5, quem sabe mais baias, slot nvme, etc.). É uma pena que no Brasil esse equipamentos sejam mais difíceis de encontrar e tenham preços proibitivos por serem mais voltados ao mercado corporativo.
 
Bom pessoal, dando um feedback, eu montei o servidor NAS com o open media vault e não me arrependo. Já instalei diversos plugins e ele funciona liso, sem travadas ou paradas. Instalei algumas "soluções" via docker e é incrível como funciona super de boa (torrent/file browser/anti vírus/Autoshutdown/locate/wetty/ftp/Rdesktop). Porém pergunto aos senhores, qual seria a melhor forma custoxbenefício de acessar (c/ segurança) remotamente o meu NAS?
 
Bom pessoal, dando um feedback, eu montei o servidor NAS com o open media vault e não me arrependo. Já instalei diversos plugins e ele funciona liso, sem travadas ou paradas. Instalei algumas "soluções" via docker e é incrível como funciona super de boa (torrent/file browser/anti vírus/Autoshutdown/locate/wetty/ftp/Rdesktop). Porém pergunto aos senhores, qual seria a melhor forma custoxbenefício de acessar (c/ segurança) remotamente o meu NAS?

Com aquela configuração que voce postou, não tinha erro... Com certeza rodaria liso mesmo.

Quanto ao acesso remoto, vou te falar o eu caso...

1 - Uma senha bem forte!
2 - Redirecionamento de portas no firewall (pode ser no firewall do roteador mesmo).
3 - Se for acessar aplicações individualmente, verifique se existem configurações de HTTPS para fazer nelas... Por exedmplo eu uso o NextCloud e é possivel fazer uma configuração para acessa-lo remotamente usando HTTPS para melhorar a segurança.

Devem ter mais recomendações, mas essas acima já vão te ajudar.
 
Com aquela configuração que voce postou, não tinha erro... Com certeza rodaria liso mesmo.

Quanto ao acesso remoto, vou te falar o eu caso...

1 - Uma senha bem forte!
2 - Redirecionamento de portas no firewall (pode ser no firewall do roteador mesmo).
3 - Se for acessar aplicações individualmente, verifique se existem configurações de HTTPS para fazer nelas... Por exedmplo eu uso o NextCloud e é possivel fazer uma configuração para acessa-lo remotamente usando HTTPS para melhorar a segurança.

Devem ter mais recomendações, mas essas acima já vão te ajudar.
Vou tentar ir por esse caminho, depois dou o feedback, valeu!
 
Estou montando um Servidor NAS doméstico (backup/servidor de mídia/Plex/etc) para utilizar a rede de casa e acessar tb na grande rede, montei um PC com a seguinte configuração:

- Kit placa-mãe com xeon e5 2670 v3 LGA2011-3 (X99) 2*8gb = 16gb pc4 ddr4 ram 2133mhz memória reg ecc ram nvme m.2/wifi.
- Placa de vídeo Gt730 128bit PCI-express2.0 16x 4gb ddr3.
- 2 HD (3,5") de 2Tb + SSD NVME de 256Gb + SSD de 512Gb + 1 HD (2,5") de 512Gb.

Configuração simples para se utilizar um link de 500Mb via cabo.
Minha dúvida e queria saber a opinião dos amigos é: Essa configuração aguenta esse servidor? Que S.O. vcs me indicam? Estou bem em dúvida entre o trueNAS e o Open Media Vault...

Muito exagerada essa configuração
 
Estou montando um servidor com Truenas Scale, gostaria de colocar o nextcloud para funcionar mas, nunca utilizei e estou perdido de como configurara para fazer os arquivos do meu celular serem enviados direto para a minha cloud.
Alguém teria um tutorial alguma coisa parecida que possa me ajudar?
 
Tenho um athlon 3000g com 4 gb de ram 2133 mhz rodando true nas. Por hora é o único serviço que funciona nele, não tive tempo de configurar mais nada. Uso só pra armazenar uns pdf´s. Não engasga, transferência de arquivos vai no maximo que a conexão permite (gigabit).
 
Estou pensando em aposentar um NAS QNAP 119+ de 2009, estava pensando em pegar um mini PC com Intel N305, sera que esse cara aguenta um stream de 4k com uns 50MBs com o PLEX?
Sera que esses equipamentos aceitam LINUX? No caso seria um Beelink...
Quero manter o consumo baixo.
 
Estava tentando instalar o Syncthing mas não deu certo a configuração... Alguém já conseguiu?
 
Última edição:
Tenho um athlon 3000g com 4 gb de ram 2133 mhz rodando true nas. Por hora é o único serviço que funciona nele, não tive tempo de configurar mais nada. Uso só pra armazenar uns pdf´s. Não engasga, transferência de arquivos vai no maximo que a conexão permite (gigabit).
ja tentou transferência de arquivos maiores nele?
To sentindo necessidade de um NAS pra poder reduzir o tamanho do PC que uso pra trabalhar.

Comprei um Pichau HX100 pro pc principal e to pensando em juntar a sucata aqui de casa (xeon e3-1270, 8gb 1600mhz, junto com HDs variados e 1 SSD de 120gb) p/ montar um NAS e editar direto dele. Vi muita gente recomendando TrueNAS core, mas to por fora de como é a experiência.
 
ja tentou transferência de arquivos maiores nele?
To sentindo necessidade de um NAS pra poder reduzir o tamanho do PC que uso pra trabalhar.

Comprei um Pichau HX100 pro pc principal e to pensando em juntar a sucata aqui de casa (xeon e3-1270, 8gb 1600mhz, junto com HDs variados e 1 SSD de 120gb) p/ montar um NAS e editar direto dele. Vi muita gente recomendando TrueNAS core, mas to por fora de como é a experiência.
Eu uso o Open Media Vault que é baseado no Debian e te falo, é muito bom, vale muito a pena. A curva de aprendizado do Truenas, dizem, ser muito maior...
 
ja tentou transferência de arquivos maiores nele?
To sentindo necessidade de um NAS pra poder reduzir o tamanho do PC que uso pra trabalhar.

Comprei um Pichau HX100 pro pc principal e to pensando em juntar a sucata aqui de casa (xeon e3-1270, 8gb 1600mhz, junto com HDs variados e 1 SSD de 120gb) p/ montar um NAS e editar direto dele. Vi muita gente recomendando TrueNAS core, mas to por fora de como é a experiência.
A versão True NAS Scale é melhor
 
Eu uso o Open Media Vault que é baseado no Debian e te falo, é muito bom, vale muito a pena. A curva de aprendizado do Truenas, dizem, ser muito maior...

Eu já usei os dois sistemas...

Quanto a instalação e configuração, os dois fcam igualados em dificuldade de aprendizado.

Mas quanto a instalação de plug-ins, ai o TrueNAS é bem mais fácil de fazer.
 
Falando em sistemas pra NAS, alguem aqui já tentou virtualizar o sistema na Synology? eu achei um tutorial gringo que mostra como faz num PC de casa básico.
 
Eu já usei os dois sistemas...

Quanto a instalação e configuração, os dois fcam igualados em dificuldade de aprendizado.

Mas quanto a instalação de plug-ins, ai o TrueNAS é bem mais fácil de fazer.
TrueNas suporta Plex?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo