[TÓPICO OFICIAL] Sid Meier's Civilization VI

Que dificuldade vc ta jogando? Cara sou novato no jogo, (comecei por causa da epic dando o jogo) joguei terminei só 1 jogo até agora. Eu joguei na dificuldade 2 pq quando comecei tava com medo de ser eliminado cedo demais e nao conseguir aprender tudo até o final, rapaz me arrependi... foi facil demais demais, meu score era sempre o dobro ou mais do segundo colocado

Aí vai opiniao de noob que só jogou no fácil:

Sobre o cerco, nem sei o que é isso kkkk
Pra conquistar cidades, eu atirava com 2 unidades siege, focando primeiro sempre no acampamento deles, tomava o acampamento, depois na cidade principal. Sim tomava flechadas de volta, mas 2 ou 3 unidades siege derrubavam muito rapido as coisas. Meus ataques eram basicamente unidades siege + unidades ranged, e uma cavalaria com bastante movimento olhando lá de longe sem fazer nada, pra quando a vida estivesse zerada "corria" lá pra dentro pra tomar a cidade/acampamento. Achei as unidades ranged overpowered nesse jogo, nao vi razao em criar unidades melee. Só criei melee pra tomar cidades, ou quando alguem me atacava com cavalos, aí eu counterava com a unidade boa contra cavalos. Fora situacoes especificas, unidades ranged a vida toda

Quero achar meu ponto de equilibrio, proximo jogo vou na dificuldade prince que já li que é a dificuldade "normal" do jogo, vamos ver se vou ser trucidado kkkk
 
Que dificuldade vc ta jogando? Cara sou novato no jogo, (comecei por causa da epic dando o jogo) joguei terminei só 1 jogo até agora. Eu joguei na dificuldade 2 pq quando comecei tava com medo de ser eliminado cedo demais e nao conseguir aprender tudo até o final, rapaz me arrependi... foi facil demais demais, meu score era sempre o dobro ou mais do segundo colocado

Aí vai opiniao de noob que só jogou no fácil:

Sobre o cerco, nem sei o que é isso kkkk
Pra conquistar cidades, eu atirava com 2 unidades siege, focando primeiro sempre no acampamento deles, tomava o acampamento, depois na cidade principal. Sim tomava flechadas de volta, mas 2 ou 3 unidades siege derrubavam muito rapido as coisas. Meus ataques eram basicamente unidades siege + unidades ranged, e uma cavalaria com bastante movimento olhando lá de longe sem fazer nada, pra quando a vida estivesse zerada "corria" lá pra dentro pra tomar a cidade/acampamento. Achei as unidades ranged overpowered nesse jogo, nao vi razao em criar unidades melee. Só criei melee pra tomar cidades, ou quando alguem me atacava com cavalos, aí eu counterava com a unidade boa contra cavalos. Fora situacoes especificas, unidades ranged a vida toda

Quero achar meu ponto de equilibrio, proximo jogo vou na dificuldade prince que já li que é a dificuldade "normal" do jogo, vamos ver se vou ser trucidado kkkk

Eu comecei na Prince.
 
Acabei de ganhar a primeira partida. Foi vitória científica, mas eu achei muito estranho, porque TODO mundo tava mais avançado que eu tecnologicamente, a única coisa que eu fiz de diferente foi usar trocentos espiões pra ferrar qualquer lançamento de foguete.

O bizarro é que no fim das contas a vitória foi fácil. Tipo, a máquina deixou eu ganhar.
 
Acabei de ganhar a primeira partida. Foi vitória científica, mas eu achei muito estranho, porque TODO mundo tava mais avançado que eu tecnologicamente, a única coisa que eu fiz de diferente foi usar trocentos espiões pra ferrar qualquer lançamento de foguete.

O bizarro é que no fim das contas a vitória foi fácil. Tipo, a máquina deixou eu ganhar.

Qual nível está jogando?
 
Qual nível está jogando?

Príncipe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém consegue me ajudar nisso aqui?

O que é melhor? Jogar wide ou tall? Quantas cidades e qual o tamanho de cada cidade pra ser considerada wide ou tall nesse jogo?
Existe alguma vitória mais tranquila?
Outra coisa que percebi é que se você quer fazer guerra, precisa ser antes dos seus vizinhos fazerem muralhas, pois se eles tiverem com muralhas você vai tomar flechada e tuas unidades não vão nem conseguir fazer o cerco, elas morrem antes de chegar nos muros da cidade. E mais um detalhe, precisa ter sempre 6 unidades ao redor de uma cidade inimiga pra conseguir fazer o cerco?
 
Príncipe.
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Alguém consegue me ajudar nisso aqui?


Jogar Wide.

O CIV VI te pune por jogar Tall, uma vez que você tera graves problemas de prover serviços para as cidades, isso ira te impactar na produção e poder causar spawn de barbaros nas suas cidades.

Jogar Wide é melhor pois consegue dominar mais território, construir mais ao mesmo tempo e não irá de trazer problemas de serviços ou barbaros.

O ideal é ter pelo menos 5 de população em toda cidade, assim todos os seus Tiles iniciais serão farmados adequadamente. Os tiles iniciais são os mais importantes, toda cidade depende deles para crescer adequadamente.
 
Jogando tal é bom apenas se for tentar ganhar por religião ou cultura. Nos outros tipos de vitória, prefira wide. Quanto aos serviços, depende muito, com o avanço na arvore cívica e distritos de entretenimento, o problema pode ser sanado, além de dar bonus de turismo em algumas construções.
 
Comecei no prince, a AI do jogo é muito sem sentido, um japa que era meu vizinho, tinha relacao carinha verde comigo, vivia agradecendo por eu matar os barbaros da regiao, DO NADA declarou guerra surpresa em mim... Ganhei 150 grievances contra ele pq nao tinha razao alguma pra ele fazer isso. Alguns turnos depois, eliminei ele do jogo... Agora com tanta cidade ao meu controle parece que vai ser outro jogo que vai ser lavada...

Uma coisa que nao aprendi ainda: nesse jogo nao consegui fazer um great prophet pra fundar uma religião, to com um pantheon apenas, e todos os great prophet já foram pegos, isso significa que vou ficar sem religiao pro resto do jogo e a vitoria por religiao é impossível pra mim, ou tem como eu adotar a religião de alguém?

edit: acabei de olhar no jogo, o japao que eu eliminei tinha fundado uma das 5 religioes, algumas cidades dele estao seguindo (no caso, budismo). E agora? Posso tentar vitoria religiosa usando o budismo dele? no painel de vitoria religiosa o budismo sumiu da lista, suponho que não entao?

Pelo menos tem como pra eu comprar inquisidores sem ter religiao, pra me defender caso alguem tente vitoria religiosa?
 
Última edição:
Comecei no prince, a AI do jogo é muito sem sentido, um japa que era meu vizinho, tinha relacao carinha verde comigo, vivia agradecendo por eu matar os barbaros da regiao, DO NADA declarou guerra surpresa em mim... Ganhei 150 grievances contra ele pq nao tinha razao alguma pra ele fazer isso. Alguns turnos depois, eliminei ele do jogo... Agora com tanta cidade ao meu controle parece que vai ser outro jogo que vai ser lavada...

Uma coisa que nao aprendi ainda: nesse jogo nao consegui fazer um great prophet pra fundar uma religião, to com um pantheon apenas, e todos os great prophet já foram pegos, isso significa que vou ficar sem religiao pro resto do jogo e a vitoria por religiao é impossível pra mim, ou tem como eu adotar a religião de alguém?

edit: acabei de olhar no jogo, o japao que eu eliminei tinha fundado uma das 5 religioes, algumas cidades dele estao seguindo (no caso, budismo). E agora? Posso tentar vitoria religiosa usando o budismo dele? no painel de vitoria religiosa o budismo sumiu da lista, suponho que não entao?

Pelo menos tem como pra eu comprar inquisidores sem ter religiao, pra me defender caso alguem tente vitoria religiosa?

Pelo que sei, não tem como tentar vitória religiosa se não for o fundador da religião.
 
Alguém sabe dizer se o Civilization 6 roda em um notebook i35005u , com placa de vídeo intel HD Graphics 5500, 8Gb de Ram?
Estou pensando em comprar, mas não sei se vou ter uma péssima experiencia quanto ao desempenho do game no meu notebook.
 
Comecei no prince, a AI do jogo é muito sem sentido, um japa que era meu vizinho, tinha relacao carinha verde comigo, vivia agradecendo por eu matar os barbaros da regiao, DO NADA declarou guerra surpresa em mim... Ganhei 150 grievances contra ele pq nao tinha razao alguma pra ele fazer isso. Alguns turnos depois, eliminei ele do jogo... Agora com tanta cidade ao meu controle parece que vai ser outro jogo que vai ser lavada...

Uma coisa que nao aprendi ainda: nesse jogo nao consegui fazer um great prophet pra fundar uma religião, to com um pantheon apenas, e todos os great prophet já foram pegos, isso significa que vou ficar sem religiao pro resto do jogo e a vitoria por religiao é impossível pra mim, ou tem como eu adotar a religião de alguém?

edit: acabei de olhar no jogo, o japao que eu eliminei tinha fundado uma das 5 religioes, algumas cidades dele estao seguindo (no caso, budismo). E agora? Posso tentar vitoria religiosa usando o budismo dele? no painel de vitoria religiosa o budismo sumiu da lista, suponho que não entao?

Pelo menos tem como pra eu comprar inquisidores sem ter religiao, pra me defender caso alguem tente vitoria religiosa?


Cara, para evitar isso, não perca tempo em costruir o distrito regisioso e já coloca a civic de +2 pontos por turno para grande profeta
 
Pelo que sei, não tem como tentar vitória religiosa se não for o fundador da religião.

Se não me engano consegue se tomar a capital, como parece ser o caso do amigo ali. Ou tu pegar os benefícios de fundador apenas, agora não lembro.

Príncipe.
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Alguém consegue me ajudar nisso aqui?

Eu gostava muito de jogar tall no V, é meio viável no VI mas tu é punido basicamente por não ter bônus nenhum (exceto algumas poucas políticas que ativam quando a cidade tem 10+ de população). Não existe a mecânica de especialistas como no anterior e também ter mais cidades não aumenta o custo de cultura/pesquisa.

Então uma cidade ruim com um campus ainda vai representar um ganho "líquido" de ciência, além dos benefícios de ter mais território, etc...

Dito isto, não gosto de ter muitas cidades, geralmente faço no máximo umas 6-8 durante o jogo todo (lembrando que as amenities e recursos de luxo "cobrem" 4 cidades, então o ideal seriam 8). Se tu gosta de jogar mais neste estilo recomendo o mapa de continentes pequenos, onde tu e a AI naturalmente terão menos território para conquistar, às vezes tu vai ser um país isolado com um monte de cidades-estado ou poucos vizinhos com fronteira seca, aí dá pra jogar de um modo mais tall (brincar de sim city), planejar bem teus distritos para ter alguns bônus pornográficos sem ser tão punido.

Ou jogue em dificuldades menores, já disse antes no tópico, a AI é fundamentalmente ruim e as dificuldades maiores só acrescentam algumas vantagens a ela de modo que tu saia bastante atrás e tenha que recuperar terreno. Jogando em uma dificuldade mais fácil dá pra se divertir jogando tall pois não precisa se preocupar tanto em maximizar tua eficiência pra superar essa desvantagem artificial.
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Cara, para evitar isso, não perca tempo em costruir o distrito regisioso e já coloca a civic de +2 pontos por turno para grande profeta

Demora um pouco pra liberar o slot pra essa política (acho que é com filosofia política), até lá, dependendo, a AI já pegou todas as religiões (eles gostam muito).

@GALO_ pra garantir religião tem que fazer um Holy Site/Stonehenge cedo mesmo.
 
Última edição:
Joguei mais um pouco. Se nao fundar a religiao, nao tem como ganhar por religiao mesmo. Eu ganho os bonus das religioes dos outros, mas vitoria nao da. Porem da pra ter inquisidores pra se defender, caso alguem comece a dominar todas as outras civilizacoes com religiao e sobrar a minha de diferente, posso tentar frear a religiao dele no meu império. Posso comprar apostles normalmente e espalhar a religiao que tem no meu império pra vizinhos tb caso ache necessário. Entao nao é um tipo de vitoria alheia que está fora do meu controle, pelo menos isso....

Fiquei pensando aqui...
Religião vc freia conforme falei ali em cima
Cultura vc tb se "defende" simplesmente criando mais turismo dentro da propria cidade. Isso aumenta o n de turistas locais, automaticamente aumentando o n de turistas necessarios pro player que ta buscando esse tipo de vitoria
Dominação vc se defende com unidades militares
Agora, ciencia e diplomacia, simplesmente nao tem como se "defender". É uma corrida e vai vencer quem for mais rapido, nao tem como "frear" os outros. To certo? Isso me preocupa um pouco pq eu gosto de ver "ah alguem tá quase ganhando assim" aí vou lá e atrapalho. Td bem q to ganhando na ciencia denovo mas já venci um jogo assim queria vencer de outras formas


Apesar de ter jogado numa dificuldade maior, Esse segundo jogo tá se desenvolvendo igualzinho ao 1o... Bem no começo conquistei a civilizacao de um jogador, com aquele monte de cidade eu disparei na frente de todos na ciencia (até pq ignorei religiao, foquei em ciencia/produção), como to disparado na frente em ciencia, minhas unidades tão uma época acima da dos outros, to guerreando com canhoes etc contra unidades medievais e tá super facil.... ja matei o 2o player e to terminando de matar o 3o player (eles ficaram brabos comigo pq nao consegui cumprir a agenda deles). Me aliei com o 4o e ultimo do meu continente (que foi o unico que consegui fazer a agenda, alem de ele estar em guerra contra esse mesmo 3o, olhei isso e ele aceitou fazer uma joint war).

Ciencia parece ser meio poderoso demais...
 
Joguei mais um pouco. Se nao fundar a religiao, nao tem como ganhar por religiao mesmo. Eu ganho os bonus das religioes dos outros, mas vitoria nao da. Porem da pra ter inquisidores pra se defender, caso alguem comece a dominar todas as outras civilizacoes com religiao e sobrar a minha de diferente, posso tentar frear a religiao dele no meu império. Posso comprar apostles normalmente e espalhar a religiao que tem no meu império pra vizinhos tb caso ache necessário. Entao nao é um tipo de vitoria alheia que está fora do meu controle, pelo menos isso....

Fiquei pensando aqui...
Religião vc freia conforme falei ali em cima
Cultura vc tb se "defende" simplesmente criando mais turismo dentro da propria cidade. Isso aumenta o n de turistas locais, automaticamente aumentando o n de turistas necessarios pro player que ta buscando esse tipo de vitoria
Dominação vc se defende com unidades militares
Agora, ciencia e diplomacia, simplesmente nao tem como se "defender". É uma corrida e vai vencer quem for mais rapido, nao tem como "frear" os outros. To certo? Isso me preocupa um pouco pq eu gosto de ver "ah alguem tá quase ganhando assim" aí vou lá e atrapalho. Td bem q to ganhando na ciencia denovo mas já venci um jogo assim queria vencer de outras formas


Apesar de ter jogado numa dificuldade maior, Esse segundo jogo tá se desenvolvendo igualzinho ao 1o... Bem no começo conquistei a civilizacao de um jogador, com aquele monte de cidade eu disparei na frente de todos na ciencia (até pq ignorei religiao, foquei em ciencia/produção), como to disparado na frente em ciencia, minhas unidades tão uma época acima da dos outros, to guerreando com canhoes etc contra unidades medievais e tá super facil.... ja matei o 2o player e to terminando de matar o 3o player (eles ficaram brabos comigo pq nao consegui cumprir a agenda deles). Me aliei com o 4o e ultimo do meu continente (que foi o unico que consegui fazer a agenda, alem de ele estar em guerra contra esse mesmo 3o, olhei isso e ele aceitou fazer uma joint war).

Ciencia parece ser meio poderoso demais...

Bom, pensando friamente a dominação freia qualquer coisa. Uma guerra no momento certo (mesmo que seja perdida) desvia os recursos daquela civilização que está na frente em ciência, ele vai ter que produzir unidades e se defender, tu pode atacar diretamente os distritos, etc... Para impedir uma vitória diplomática é possível conquistar as cidades-estado, tanto a soberania quanto apaga-las do mapa.

Mas sim, eventualmente as tuas conquistas vão potencializar estas condições, é bem fácil de fazer um snowball. A vitória por ciência em si depende de duas "corridas" que são de certa forma antagônicas, uma pra chegar nas tecnologias necessárias e outra para ter produção o suficiente para a infraestrutura.

Em qual dificuldade está jogando?
 
Bom, pensando friamente a dominação freia qualquer coisa. Uma guerra no momento certo (mesmo que seja perdida) desvia os recursos daquela civilização que está na frente em ciência, ele vai ter que produzir unidades e se defender, tu pode atacar diretamente os distritos, etc... Para impedir uma vitória diplomática é possível conquistar as cidades-estado, tanto a soberania quanto apaga-las do mapa.

Mas sim, eventualmente as tuas conquistas vão potencializar estas condições, é bem fácil de fazer um snowball. A vitória por ciência em si depende de duas "corridas" que são de certa forma antagônicas, uma pra chegar nas tecnologias necessárias e outra para ter produção o suficiente para a infraestrutura.

Em qual dificuldade está jogando?

To jogando em prince. É meu segundo jogo. Proximo jogo vou jogar tentando ser amigo de todos e evitar guerras a qualquer custo, pra ver se fica mais dificil.

Outra duvida, sempre fico com essa duvida ao decidir onde começar uma cidade nova, qual o limite de casas que uma cidade pode expandir com a cultura? Tipo o tamanho maximo de territorio que ela vai com o passar dos turnos "pegar pra ela"?
 
To jogando em prince. É meu segundo jogo. Proximo jogo vou jogar tentando ser amigo de todos e evitar guerras a qualquer custo, pra ver se fica mais dificil.

Outra duvida, sempre fico com essa duvida ao decidir onde começar uma cidade nova, qual o limite de casas que uma cidade pode expandir com a cultura? Tipo o tamanho maximo de territorio que ela vai com o passar dos turnos "pegar pra ela"?

Até 36, se não me engano. Mas geralmente tu vai querer os melhores recursos nos dois primeiros "círculos" e comprar um ou outro painel, pois demoraria muito a trabalhar. Nestes casos é bom pensar em construir duas cidades bem posicionadas que possam acessar tudo.
 
Se não me engano consegue se tomar a capital, como parece ser o caso do amigo ali. Ou tu pegar os benefícios de fundador apenas, agora não lembro.



Eu gostava muito de jogar tall no V, é meio viável no VI mas tu é punido basicamente por não ter bônus nenhum (exceto algumas poucas políticas que ativam quando a cidade tem 10+ de população). Não existe a mecânica de especialistas como no anterior e também ter mais cidades não aumenta o custo de cultura/pesquisa.

Então uma cidade ruim com um campus ainda vai representar um ganho "líquido" de ciência, além dos benefícios de ter mais território, etc...

Dito isto, não gosto de ter muitas cidades, geralmente faço no máximo umas 6-8 durante o jogo todo (lembrando que as amenities e recursos de luxo "cobrem" 4 cidades, então o ideal seriam 8). Se tu gosta de jogar mais neste estilo recomendo o mapa de continentes pequenos, onde tu e a AI naturalmente terão menos território para conquistar, às vezes tu vai ser um país isolado com um monte de cidades-estado ou poucos vizinhos com fronteira seca, aí dá pra jogar de um modo mais tall (brincar de sim city), planejar bem teus distritos para ter alguns bônus pornográficos sem ser tão punido.

Ou jogue em dificuldades menores, já disse antes no tópico, a AI é fundamentalmente ruim e as dificuldades maiores só acrescentam algumas vantagens a ela de modo que tu saia bastante atrás e tenha que recuperar terreno. Jogando em uma dificuldade mais fácil dá pra se divertir jogando tall pois não precisa se preocupar tanto em maximizar tua eficiência pra superar essa desvantagem artificial.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Demora um pouco pra liberar o slot pra essa política (acho que é com filosofia política), até lá, dependendo, a AI já pegou todas as religiões (eles gostam muito).

@GALO_ pra garantir religião tem que fazer um Holy Site/Stonehenge cedo mesmo.

Existem políticas boas para cidades maiores que 10, quando descobre iluminismo na arvore cívica, por exemplo, ganha 50% mais de ciência com racionalismo em cidades com mais de 10 de habitantes.
 
Existem políticas boas para cidades maiores que 10, quando descobre iluminismo na arvore cívica, por exemplo, ganha 50% mais de ciência com racionalismo em cidades com mais de 10 de habitantes.

Sim, era a estas políticas que me referia. Mas até chegar lá o ganho de ciência só tendo um campus em uma cidade a mais deve quase empatar, eu acho estas políticas meio uma win more.

Comparando tall vs. wide, preferiria ter mais uma ou duas cidades com bons Campus ao invés de ter que gastar um slot de carta pra ter esse boost.
 
Tudo depende do tamanho do mapa também. Em um mapa enorme, uma civilização com 8 cidades é tal, enquanto em um standart é wide. É relativo aos parâmetros iniciais do game.
 
Venci a segunda partida. Foi de novo na dificuldade príncipe. Dessa vez tentei vitória por dominação, mas não deu, tive que fazer as pazes, pois o desgaste é MUIIITTOO grande. Ganhei de novo por ciência. Isso só mostra uma coisa: eu não sei jogar.
 
Venci a segunda partida. Foi de novo na dificuldade príncipe. Dessa vez tentei vitória por dominação, mas não deu, tive que fazer as pazes, pois o desgaste é MUIIITTOO grande. Ganhei de novo por ciência. Isso só mostra uma coisa: eu não sei jogar.

Com o tempo vai pegando o jeito.
 
Meu segundo jogo tá se encaminhando pro final tb
Comecei a construir o distrito do foguete... Acho que vou fazer as etapas só pra garantir e a última vou deixar quieto sem fechar a partida
Queria muito ganhar por outro tipo de vitoria, em um momento do jogo chegou a aparecer na aba de cultura que eu ia vencer em uns 30 turnos, mas um computador aumentou muito os turistas locais dele então ficou longe
To pensando se eu nao entro em guerra com ele pra roubar todos os great works dele e tentar ganhar por cultura rs
Ja estou com espioes tentando roubar algumas coisas dele, vamos ver se consigo cultura...
 
Apenas dando um update sobre a questao da vitoria por religiao e os inquisidores
Como eu nao fundei religiao, nao tenho como criar inquisidores. Eles aparecem como um botao no apostle, igual quando vc vai adicionar coisas a propria religiao. como eu nao criei religiao alguma, eles nao tem essa função
Entao minha unica forma de defender contra alguem que tá espalhando religiao no meu imperio é entrar em guerra (abre uma opcao nos casos de guerra, quando a AI conquista 1 cidade sua com a religiao, vcpode entrar em guerra com ela) e "sumir" com as unidades religiosas do inimigo com unidades militares, ou tentar com apostles mesmo

Sorte que nesse jogo tem 2 civilizacoes tentando religiao, o mundo tá bem dividido 1 continente pra cada religiao
 
Peguei o jogo no giveaway da Epic. Mihas impressões: Esse jogo é um consumidor de vida. Igual o Travian online que joguei em 2012. Joguei o tutorial e mais 2 partidas, a primeira foi normal e a segunda no "modo rápido", modo príncipe. Perdi a primeira por pouco, demorei a descobrir que pra fazer avião tinha que pesquisar astronomia, mas depois de pegar o avião bombardeiro a jato foi só ir varrendo as outras civs, OP demais aquilo, na hora que tava chegando ao líder de Roma, que era do outro lado do mapa, ele ganhou por cultura. Foi uma semana dormindo 4h por dia. Sábado e domingo foi o dia todo e invadindo a madrugada no PC. Já a segunda partida foi muito fácil ganhar, no modo príncipe, comecei a agredir e conquistar os vizinhos logo cedo e ficou fácil demais. A IA é muito burra na colocação das tropas, e tem umas coisas muito irritantes no game, ficam denunciando você toda hora e repetindo as falas, aquilo é um saco. E não fazem nada depois, baixa agressividade... Ainda fiquei dando ouro pra eles de graça pra ver se reagiam, deixei eles recuperarem as tropas e declarei guerra contra todos, mas nada de eles me darem um desafio digno das minhas tropas. Ainda continuei até pesquisar tudo da vitoria científica e as bombas atômicas pra testar como era. Mas já tinha ganhado por dominação. Enfim, agora to pensando em desinstalar pq já começou a prejudicar minha vida. Jogo viciante igual crack, quando eu tô no meio da partida é difícil sair da frente do PC. Pior que vi sobre a expansão que tem eventos climáticos e fiquei curioso...



 
Na segunda partida eu criei personalizada, com 6 civs e o mapa foi um mini mundo kkkkkkkkk. Só me dei conta disso durante o jogo, não sei como. Eu fui com a Cítia e os nomes das minhas cidades eram russos, bem no lugar que eu comecei, onde fica a Russia mais ou menos, quando fui revelando o mapa quem tava perto de mim era Espanha, França, Inglaterra e Índia, ficou a maior parte do game aparecendo só essas 5, eu tava super curioso pra descobrir qual era a última. E quando eu percebi que o mapa era tipo um mini mapa mundi eu tentei ir pra américa com uma galé, só que ela não ia, chegava até certo ponto depois da costa da Inglaterra no oceano e não ia mais. Nessa hora eu buguei, não sei se foi missclick ou algo assim... A galé tem um limite de alcance longe da sua cidade???

Sei que depois eu fui com uma caravela explorar o resto, circulei a africa e descobri a australia, só barbaros lá. Fui até lá em cima e vi o oeste dos EUA, até aí nada de aparecer a outra civ, Eu já tinha conquistado capital da França e Espanha e algumas cidades inglesas. Quando dei a volta pela argentina achei o Brasil kkkkkkkkkkkkkkk. A porcaria só tinha a capital mano, senti vergonha, pq nem na porra do jogo o BR estava desenvolvido. Não entendi nada, porque as outras civs tinham todas mais de 6 cidades e o BR só tinha uma, sem ninguém incomodar e com todo o espaço da américa pra ele crescer.
 

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