• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Sistema Custom + Loop Gpu , cpu quente + solução...

joyzao

know-it-all Member
Registrado
Galera sou novato no sistema wc custom... Como está na imagem abaixo foi montado um sistema full alphacool , ,radiadores duplos de 240mm, reservatório , bomba e bloco.

Antes eu tinha uma HOF no ar, e um selado Cryorig de 280mm.

Porem minha temperatura na cpu ( t-die) tá 7 graus mais alta praticamente, eu entendo que sistema tem a hof na agua que isso gera muito calor, mas não entendo eu ter investido tanto e o sistema estar pior que um selado basico de 500 reais... O que recomendam?

Me falaram que só aumentando o gabinete + radiadores , porem já gastei de mais. Um loop de bomba e reservatório para cada sistema seria o suficiente? O que fazer?

Desesperado porque não entendo de sistema custom, nunca fiz. E estou bem chateado com o resultado final. A gpu ficou otima ta em 52 graus a 55 em jogos pesados em 2070 full time.

Alguma luz?

Foto abaixo


IMG-20190325-WA0041.jpg
 
Galera sou novato no sistema wc custom... Como está na imagem abaixo foi montado um sistema full alphacool , ,radiadores duplos de 240mm, reservatório , bomba e bloco.

Primeiramente parabéns pela iniciativa! Você resolveu começar bem utilizando componentes de um fabricante reconhecido pela alta qualidade (Alphacool). Sei bem o peso ($$$) do seu investimento.

Porem minha temperatura na cpu ( t-die) tá 7 graus mais alta praticamente, eu entendo que sistema tem a hof na agua que isso gera muito calor, mas não entendo eu ter investido tanto e o sistema estar pior que um selado basico de 500 reais...

Tem alguma coisa errada aí. Impossível um WC Custom ter performance pior do que um AIO.

São muitas variáveis que podem estar interferindo, necessito de bem mais informações para poder te ajudar.

Como é o sentido do Loop?
Qual é disposição dos FANS dos radiadores (push/pull)?
Qual é a vazão da bomba?
Que fluído está utilizando?
Qual é a temperatura ambiente?
Qual é o processador?
Qual é a GPU?

Um loop de bomba e reservatório para cada sistema seria o suficiente? O que fazer?

Máxima performance somente é obtida com um loop separado para cada componente, um para o CPU e outro para a GPU.

.
 
Primeiramente parabéns pela iniciativa! Você resolveu começar bem utilizando componentes de um fabricante reconhecido pela alta qualidade (Alphacool). Sei bem o peso ($$$) do seu investimento.



Tem alguma coisa errada aí. Impossível um WC Custom ter performance pior do que um AIO.

São muitas variáveis que podem estar interferindo, necessito de bem mais informações para poder te ajudar.

Como é o sentido do Loop?
Qual é disposição dos FANS dos radiadores (push/pull)?
Qual é a vazão da bomba?
Que fluído está utilizando?
Qual é a temperatura ambiente?
Qual é o processador?
Qual é a GPU?



Máxima performance somente é obtida com um loop separado para cada componente, um para o CPU e outro para a GPU.

.


Olá tudo bem? Primeiramente só fui para esse sistema porque peguei a 2080 ti hof oc lab então é obrigado a ter o sistema custom com isso montei o sistema todo para ter essa performance + estética , porem só passando nervoso desde então. 2 blocos alphacool vazaram e tiveram que ser trocados, estava com mangueira flexivel e foi para tubo rigido + reservatório maior.


Não sou expert no assunto, na verdade longe disso mas vamos lá.... O reservatório esta ligado no radiador da frente e a outra saida dele vai pra gpu. Da gpu cai no radiador de cima.... O bloco da cpu joga mangueira no radiador de cima e o frontal... Não sei se consegui explicar o loop.

O fan do frontal está jogando ar para dentro, o de cima exaustor. A bomba que eu saiba é 500 litros hora, mas não consigo confirmar infelizmente, porque não conheço do assunto.

O fluido foi agua bidestilada + ''corante"' , quem montou foi a alpha pc. Eles tem tradição nas montagens e sinceramente não sei o que está ocorrendo.

Em media 25 graus imagino, overclock de 4.2 no ryzen 2700x porem atualmente tive que reduzir para 4.1 porque esta esquentando muito esse ryzen por causa desse custom novo. A gpu é 2080 ti hof oc lab.


Deu para entender tudo?

Agradeço
 
Olá tudo bem? Primeiramente só fui para esse sistema porque peguei a 2080 ti hof oc lab então é obrigado a ter o sistema custom com isso montei o sistema todo para ter essa performance + estética , porem só passando nervoso desde então. 2 blocos alphacool vazaram e tiveram que ser trocados, estava com mangueira flexivel e foi para tubo rigido + reservatório maior.


Não sou expert no assunto, na verdade longe disso mas vamos lá.... O reservatório esta ligado no radiador da frente e a outra saida dele vai pra gpu. Da gpu cai no radiador de cima.... O bloco da cpu joga mangueira no radiador de cima e o frontal... Não sei se consegui explicar o loop.

O fan do frontal está jogando ar para dentro, o de cima exaustor. A bomba que eu saiba é 500 litros hora, mas não consigo confirmar infelizmente, porque não conheço do assunto.

O fluido foi agua bidestilada + ''corante"' , quem montou foi a alpha pc. Eles tem tradição nas montagens e sinceramente não sei o que está ocorrendo.

Em media 25 graus imagino, overclock de 4.2 no ryzen 2700x porem atualmente tive que reduzir para 4.1 porque esta esquentando muito esse ryzen por causa desse custom novo. A gpu é 2080 ti hof oc lab.


Deu para entender tudo?

Agradeço

Só tem um erro nesse loop, a entrada e saída da GPU estão invertidas, isso aumenta a restrição e diminui o fluxo, pode prejudicar o resultado pq vc esquenta o líquidos nos VRMs, antes de passar pela GPU em si.

Mesmo com radiadores entre a CPU e GPU, como estão no mesmo loop, a temperatura vai sempre variar junto.

Para tentar ajudar, alem de inverter o IN e OUT da GPU, se você usar a lateral sempre aberta, coloca os fans da frente pra exaustão tambem.

Esse gabinete foi um dos melhores que eu já tive, consegui colocar 2x rads de 280mm na época e esfriou bem a chaleira do 4790K

20160928-232859.jpg
 
Só tem um erro nesse loop, a entrada e saída da GPU estão invertidas, isso aumenta a restrição e diminui o fluxo, pode prejudicar o resultado pq vc esquenta o líquidos nos VRMs, antes de passar pela GPU em si.

Mesmo com radiadores entre a CPU e GPU, como estão no mesmo loop, a temperatura vai sempre variar junto.

Para tentar ajudar, alem de inverter o IN e OUT da GPU, se você usar a lateral sempre aberta, coloca os fans da frente pra exaustão tambem.

Esse gabinete foi um dos melhores que eu já tive, consegui colocar 2x rads de 280mm na época e esfriou bem a chaleira do 4790K

20160928-232859.jpg

Olá Conkey tudo bem? Voce é da capital?Poderia me dar um help?

Então quem montou o sistema foi alpha pc sabe? E esta dificil conversar com eles, porque envolve uma negociação dificil, e que eles na verdade nao ''ganharam'' quase nada. E esta difícil o dialogo. E temperatura está bizonho de alta.

Eles alegam que a gpu é a mais forte de todas, bla bla dispersa muita energia e calor ... Que o gabinete é pequeno, falta radiador enfim, sinceramente estou perdido...


Sobre os fans, infelizmente não cabe nesse espaço que tá o radiador e o gabinete, porque ali tá o reservatório, então não cabe outro fan, só os fans que tão na parte de fora do gabinete...


Infelizmente nesse assunto custom sou muito leigo, eu só aproveitei a chance de fazer e fui fundo, pior que só me trouxe dor de cabeça.... Que eu entendi , uma mangueira do reservatório tá indo pra gpu mandando agua, e a outra sai para o radiador superior, e a cpu tem saida no superior e frontal....

Não sei se ficou claro,se puder me ajudar , podemos conversar inbox para não poluir. To bem desesperado pra falar a verdade, foi gasto muita grana nessa troca... E está bem pior que minha hof no ar com selado de 500 reais.

O vrm tá otimo , porque joguei uma fan direto nele uma pequena da cryorig então nao passa de 64 graus.
 
se vc joga a agua quente da gpu diretamente no processador claro que ele vai esquenta, porque a vga é o item que mais dissipa calor dentro do pc... qual a temperatura ambiente quando vc mediu nos dois casos, tipo antes de monta wc e depois de monta wc, e qual a temperatura do processador nos dois casos, vc não disse la em cima.
 
Mas não esta diretamente está?.....

Todos testes, temperaturas, overclock, tensão e etc tudo igual.... Não mudou nada.... No realbench em 15 minutos atingia uns 74 e ficava dos 70 a 72 a media no maximo, apos o custom selado, bateu ate 83 graus e ficou 78 a 79 a media. As mesmas configurações de overclock e etc.

A montagem foi feita por alpha pc, que teoricamente são ''experts''' do assunto, pois a placa de video nao é deles, a montagem (primeira) tambem não é deles, tava flexivel e trocaram para rigido + um reservatorio maior , que é o que esta instalado ai.
 
Mas não esta diretamente está?.....

Todos testes, temperaturas, overclock, tensão e etc tudo igual.... Não mudou nada.... No realbench em 15 minutos atingia uns 74 e ficava dos 70 a 72 a media no maximo, apos o custom selado, bateu ate 83 graus e ficou 78 a 79 a media. As mesmas configurações de overclock e etc.

A montagem foi feita por alpha pc, que teoricamente são ''experts''' do assunto, pois a placa de video nao é deles, a montagem (primeira) tambem não é deles, tava flexivel e trocaram para rigido + um reservatorio maior , que é o que esta instalado ai.

eita lasquera, foi mau ai velho, quando entrei a primeira vez no topico foi pelo celular e por la parecia estar ligado a vga direto jogando agua quente no processador, agora aqui no pc da pra ver claramente...

se a unica coisa feita foi trocar flexivel pro rigido não era pra ter alterado nada ai, fiz isso aqui recentemente e não mudo nem 0,1º

trocou reservatorio menor por maior..., isso me chamou a atenção pois ele recebe ar quente diretamente do radiador, talvez devido o outro que vc tinha ser menor a area que tomava ar quente não afetava muito, mas como esse é maior tem mais area para tomar ar quente, não tenho certeza mas estou deduzindo isso, o certo mesmo seria desmontar tudo e montar novamente, ver se não tem alguma coisa dentro atrapalhando o fluxo, ver se foi passado pasta termica corretamente
 
eita lasquera, foi mau ai velho, quando entrei a primeira vez no topico foi pelo celular e por la parecia estar ligado a vga direto jogando agua quente no processador, agora aqui no pc da pra ver claramente...

se a unica coisa feita foi trocar flexivel pro rigido não era pra ter alterado nada ai, fiz isso aqui recentemente e não mudo nem 0,1º

trocou reservatorio menor por maior..., isso me chamou a atenção pois ele recebe ar quente diretamente do radiador, talvez devido o outro que vc tinha ser menor a area que tomava ar quente não afetava muito, mas como esse é maior tem mais area para tomar ar quente, não tenho certeza mas estou deduzindo isso, o certo mesmo seria desmontar tudo e montar novamente, ver se não tem alguma coisa dentro atrapalhando o fluxo, ver se foi passado pasta termica corretamente

Então no caso a temperatura no flexível também tava alta, a temperatura baixa era só quando eu tinha a hof no ar e Cpu no selado da cryorig.

Mudou pra rígido pela estética e porque o flexível não tava legal nesse gabinete.

Mas a temperatura tá ruim desde então, tive q baixar pra 4. 1 e vcore em 1.28 com llc já pra ter temperaturas aceitáveis.. Antes era 1.37 com 4.2 e llc aplicado , mesma configuração que usava no selado o 4.2.
 
Também acho que deveria desmontar tudo e remontar. Trocar pasta térmica. E vê o resultado.
 
Não sou expert no assunto, na verdade longe disso mas vamos lá....

Entenda uma coisa: se você realmente quer ter um WC Custom então vai ter que estudar a fundo sobre o assunto, caso contrário mais pra frente enfrentará outros problemas além desses que já está tendo. Quem não quer ter trabalho ou ter que estudar deve ficar nos AIO (all-in-one, "selados" como você citou) ou nos Air Coolers, mas vai ter a performance á altura da escolha que fez.

Watercooler Custom é para quem gosta e possuí o espírito de "faça você mesmo": você mesmo escolhe componentes, monta, desmonta, limpa, troca fluído, faz limpeza e manutenção, etc... A cada 3 meses tem que trocar o fluído e a cada 5/6 meses tem que desmontar tudo e fazer limpeza. Se não está disposto a aprender e pôr a mão na massa periodicamente então venda tudo.

Se você está disposto e gosta dessa parte técnica então está no caminho certo vindo até aqui pedir auxílio e querendo aprender. No início é assim mesmo, você só precisa estudar e praticar. Erros podem acontecer mas é normal, se estudar bem serão apenas erros pequenos.

Então quem montou o sistema foi alpha pc sabe? E esta dificil conversar com eles, porque envolve uma negociação dificil, e que eles na verdade nao ''ganharam'' quase nada. E esta difícil o dialogo. E temperatura está bizonho de alta.

Essa história de pagar para uma "empresa expert" fazer tudo para você é, na minha opinião (16 anos em WC), um absurdo! Você está pagando para alguém fazer a parte mais legal e ainda mal feito! Oras, aprenda e faça você mesmo, só que bem feito. Saiba que WC Custom dá trabalho! (é Raíz, não é Nutella).

O reservatório esta ligado no radiador da frente e a outra saida dele vai pra gpu. Da gpu cai no radiador de cima.... O bloco da cpu joga mangueira no radiador de cima e o frontal... Não sei se consegui explicar o loop.

O fan do frontal está jogando ar para dentro, o de cima exaustor. A bomba que eu saiba é 500 litros hora, mas não consigo confirmar infelizmente, porque não conheço do assunto.

O fluido foi agua bidestilada + ''corante"'

Não deu para ter certeza da DIREÇÃO do fluxo... acho que nem você mesmo deve saber ao certo... mas pelo que você relatou me parece que o seu problema do CPU estar mais quente que a GPU se deve ás seguintes possibilidades:

1- O CPU está recebendo o fluído refrigerado pelo radiador de cima, que está com pouca performance pois está recebendo o ar quente do radiador de baixo.

2- Pode ser que a bomba esteja com pouca vazão, o fluído chega com pouca velocidade ao block do CPU e não permite troca térmica suficiente. Existem 3 bombas possíveis da Alphacool aí nesse seu WC Custom. Se eles utilizaram a DDC310 ela só tem vazão de 200l/hr, o que é muito pouco. Se utilizaram a VPP755 ela tem vazão de 340l/hr, que ainda é pouco. Esse seu loop só funcionaria bem com a VPP655 de 1500l/hr.

3- Pode ser que a bomba seja PWM e esteja ligada num conector errado na Mobo ou que esteja ligada corretamente a um conector PWM mas este não esteja devidamente configurando na Bios para atuar como PWM.

quem montou foi a alpha pc. Eles tem tradição nas montagens e sinceramente não sei o que está ocorrendo

Eu seí: algum "expert" projetou mal esse WC, não fez os devidos testes de performance, e te entregou assim mesmo achando que não iria perceber por ser leigo no assunto.

.
 
Entenda uma coisa: se você realmente quer ter um WC Custom então vai ter que estudar a fundo sobre o assunto, caso contrário mais pra frente enfrentará outros problemas além desses que já está tendo. Quem não quer ter trabalho ou ter que estudar deve ficar nos AIO (all-in-one, "selados" como você citou) ou nos Air Coolers, mas vai ter a performance á altura da escolha que fez.

Watercooler Custom é para quem gosta e possuí o espírito de "faça você mesmo": você mesmo escolhe componentes, monta, desmonta, limpa, troca fluído, faz limpeza e manutenção, etc... A cada 3 meses tem que trocar o fluído e a cada 5/6 meses tem que desmontar tudo e fazer limpeza. Se não está disposto a aprender e pôr a mão na massa periodicamente então venda tudo.

Se você está disposto e gosta dessa parte técnica então está no caminho certo vindo até aqui pedir auxílio e querendo aprender. No início é assim mesmo, você só precisa estudar e praticar. Erros podem acontecer mas é normal, se estudar bem serão apenas erros pequenos.



Essa história de pagar para uma "empresa expert" fazer tudo para você é, na minha opinião (16 anos em WC), um absurdo! Você está pagando para alguém fazer a parte mais legal e ainda mal feito! Oras, aprenda e faça você mesmo, só que bem feito. Saiba que WC Custom dá trabalho! (é Raíz, não é Nutella).



Não deu para ter certeza da DIREÇÃO do fluxo... acho que nem você mesmo deve saber ao certo... mas pelo que você relatou me parece que o seu problema do CPU estar mais quente que a GPU se deve ás seguintes possibilidades:

1- O CPU está recebendo o fluído refrigerado pelo radiador de cima, que está com pouca performance pois está recebendo o ar quente do radiador de baixo.

2- Pode ser que a bomba esteja com pouca vazão, o fluído chega com pouca velocidade ao block do CPU e não permite troca térmica suficiente. Existem 3 bombas possíveis da Alphacool aí nesse seu WC Custom. Se eles utilizaram a DDC310 ela só tem vazão de 200l/hr, o que é muito pouco. Se utilizaram a VPP755 ela tem vazão de 340l/hr, que ainda é pouco. Esse seu loop só funcionaria bem com a VPP655 de 1500l/hr.

3- Pode ser que a bomba seja PWM e esteja ligada num conector errado na Mobo ou que esteja ligada corretamente a um conector PWM mas este não esteja devidamente configurando na Bios para atuar como PWM.



Eu seí: algum "expert" projetou mal esse WC, não fez os devidos testes de performance, e te entregou assim mesmo achando que não iria perceber por ser leigo no assunto.

.


Agradeço por toda atenção dada. Realmente estou aqui para aprender e quero aprender, só não sei por onde partir, se puder me falar agradeço... Na verdade tudo foi muito rapido, surgiu a oportunidade de pegar a hof na agua ( eu tinha no ar) e com isso automaticamente surgiu a ideia do custom completo, realmente a montagem foi por eu não ter noção de montar ,e não por não querer. Acho foda tudo isso, e claro quero aprender e ter que mexer.

Sou um amante de tudo isso, mas de fato tenho pouco de medo e mão um pouco descontrolada, mas nada que não possa aprender não é ? Acredito que os componentes estão bons. Mas de fato o gosto é aprender mexer.

Vamos lá algumas coisas que ando percebendo..... O fluido está descendo muito rapido no reservatorio, ja foi cerca de 3 a 4 dedos de altura. A bomba ele me falou agora, que acha que é a ddc310 que tem top acrilico versao croma e dissipador no motor, ele fala que é o suficiente que nao pode rodar muito forte , porque nao tem tantas curvas assim. Mas é a segunda pessoa que fala que a bomba ta fraca, o que realmente eu tomo como verddade? To muito desapontado com tudo, e não sei como resolver, vou aprender, estudar mas preciso resolver por agora o problema.

Sobre o fluxo, tenho duvida sobre a saida e entrada da cpu... Eu acho que o radiador frontal manda esse liquido ''frio'' para gpu e cpu pelo o que eu entendi, o reservatorio tá ligado no radiador frontal e a outra saida do radiador tá na gpu. No superior teoricamente ta recebendo a agua da gpu e cpu quentes acredito.

A bomba ele é molex ,então liguei direto no cabo molex... Fiz um teste com aquele cabo que dá para ver o pwm e vi que ta rodando em 3100 rpm mais ou menos. A ligação no molex é a correta não? Porque ela esta funcionando em 100% de carga acredito.

Exatamente, sou bem exigente... Demorei pra chegar num overclock legal da minha placa mãe + cpu e com isso tudo foi para o brejo sistema tá super instavel porque aquece muito.

Realmente to meio sem horizonte, porque toda negociação foi feita com alguem x e a parte desssa empresa foi só realocar o sistema para rigido e um reservatório maior.

Em ultima hipotese só resta devolver tudo, e não sei qual a possibilidade disso. Ao mesmo tempo que to agonizado de ter um sistema tão ruim, eu queria aprender a ter custom e a mexer, pelo que dizem é pra vida toda, todos componentes já tenho. Porque a gpu é a hof oc lab que é obrigatorio ter o sistema...

O que eu faço?

Obrigado por tudo.
 
acho que uma bomba de 1500l/h serias demais ai, visto que esse sistema dele não é la tão restritivo, o fluido passaria tão rapido pelos radiadores que não ficaria tempo suficiente dentro deles para resfriar, mas cada caso é um caso, só testando mesmo pra sabe, por isso ele deve se aprofundar no assunto e ele mesmo começar a mexe nisso.
 
Retira e instala o bloco do CPU.

Se continuar refaz roda instalação. Limpas peças etc. Sabe lá se fizeram até as limpezas nos radiadores.

Se não sente confiança, vende tudo e fica no selado. Isso não é para quem tem mão descontrolada, não tem paciência ou não pesquisa.
 
Agradeço por toda atenção dada. Realmente estou aqui para aprender e quero aprender, só não sei por onde partir, se puder me falar agradeço...

A informação está toda aí na Internet. Comece pesquisando bastante e assistindo vídeos no YouTube. É bom que você tenha um mínimo de entendimento do inglês pois toda a informação relevante sobre Watercoolers está em inglês. Seguem algumas de minhas fontes:

www.ekwb.com/guides/

www.reddit.com/r/watercooling/

www.overclock.net/forum/61-water-cooling/

www.overclockers.com/forums/forumdisplay.php/71-Water-Cooling

forums.tomshardware.com/forums/cooling.74/

Sou um amante de tudo isso, mas de fato tenho pouco de medo e mão um pouco descontrolada, mas nada que não possa aprender não é ? Acredito que os componentes estão bons. Mas de fato o gosto é aprender mexer.

Se você for cuidadoso e não fizer nada precipitado não vai ter problemas. Depois que tiver um pouco de conhecimento teórico e se sentir mais seguro o próximo passo é desmontar o seu sistema e montar novamente.

A bomba ele me falou agora, que acha que é a ddc310 que tem top acrilico versao croma e dissipador no motor, ele fala que é o suficiente que nao pode rodar muito forte , porque nao tem tantas curvas assim.

Se for mesmo a DDC310 (pela foto parece que é) na minha opinião ela é muito fraca por ser apenas 200lt/hr. O seu sistema possuí todos os componentes em série, são 2 reservatórios e 2 blocks, além das curvas que restringem sim o fluxo e não é pouco. Eu jamais montaria um sistema desses com uma bomba de tão pouca vazão, apesar dela ter 2.44 metros de coluna. E isso pode explicar, em parte, porque o seu CPU não está sendo bem refrigerado.

Mas é a segunda pessoa que fala que a bomba ta fraca, o que realmente eu tomo como verddade?

Pesquise na internet por casos parecidos (em inglês) e poderá saber a opinião de outras pessoas.

To muito desapontado com tudo, e não sei como resolver, vou aprender, estudar mas preciso resolver por agora o problema.

O que você tem que fazer neste momento é manter a calma e aprender mais sobre o assunto antes de qualquer atitude que possa danificar seu sistema ou fazer você gastar ainda mais dinheiro. Você não deveria ter pressa para resolver sozinho, ou então você leva lá nessa empresa "expert" e exige que eles dêem uma solução para o seu caso, afinal você pagou por um serviço que não ficou satisfatório na sua opinião. E por isso é importante que você tenha conhecimento para poder debater com a pessoa que te atendeu lá.

Sobre o fluxo, tenho duvida sobre a saida e entrada da cpu... Eu acho que o radiador frontal manda esse liquido ''frio'' para gpu e cpu pelo o que eu entendi, o reservatorio tá ligado no radiador frontal e a outra saida do radiador tá na gpu. No superior teoricamente ta recebendo a agua da gpu e cpu quentes acredito.

Se não consegue saber então você deve perguntar para quem montou. A direção e velocidade do fluxo faz toda a diferença na performance. Não tenho certeza mas eu suspeito que o seu Loop está assim:

Bomba => GPU => Rad Superior => CPU => Rad frontal => Reservatório

Ainda acho que a sua GPU está mais fria por receber o fluído refrigerado pelo radiador frontal que está puxando ar frio de fora e jogando ele quente dentro do gabinete. Esse ar quente é então sugado pelo radiador de cima que acaba não refrigerando bem o fluído e, depois de tantas restrições, entrega ele mais quente e mais lento ao CPU, por isso ele está com baixa performance.

No seu caso, para não ter que trocar de gabinete e pensando numa solução beeem simples que você conseguiria fazer nesse nível de conhecimento e gastando pouco, eu usaria uma bomba mais potente e colocaria esses dois radiadores jogando ar quente para fora. E de onde viria o ar frio? Eu fabricaria uma nova tampa lateral com um fan de 200mm no centro ou então uns 3 ou 4 fans pwm de 120mm posicionados na vertical ao lado do radiador frontal ou então na horizontal e no mesmo nível do "piso" acima da fonte. Tudo isso respeitando o fluxo de ar equivalente, os mesmos CFM's que entram devem ser os mesmos CFM's que saem, e utilizando filtros contra poeira. Acredito que "é o que dá" para fazer com o que você tem.

Mais pra frente quando você quiser ser mais ousado venda esse gabinete e construa você mesmo um gabinete Custom com bastante espaço ou até mesmo um "Wall PC" (procure no Google, vai que você se inspira).

Na minha opinião não sou favorável aos Loops em série, ou seja, acredito que quando temos um CPU e uma GPU ambos deve ter seu próprio Loop em sistemas separados com seu próprio radiador, bomba e reservatório. Isso exige um gabinete bem grande ou construído customizado. A verdade mesmo, na minha opinião, é que tentar colocar um reservatório, bomba, tubos/mangueiras e radiadores de watercooler custom dentro de um gabinete projetado para os usuários comuns não passa de uma grande gambiarra! Falo por experiência pois descobri isso quando comecei em 2002 e tive que partir para os gabinetes monstros de servidor nos anos seguintes, não há nada melhor do que espaço! Acho um enorme contra senso jogar ar quente dentro de um gabinete, mas infelizmente isso é a coisa mais comum que se vê por aí.

Não quer dizer que o seu sistema não funcione bem, pelo contrário, uns 80% dos sistemas custom que existem por aí são montados nessa configuração de loop para CPU e GPU em SÉRIE e dentro de gabinetes apertados, porém isso exige que sejam bem projetados.

Os radiadores devem ser colocados de forma a sempre captar o ar frio de fora e de baixo e a jogar o ar quente para fora e para cima por causa da convecção do ar, assim ambos não se misturam.

O Loop deve ser o menos restritivo possível, com a menor quantidade possível de curvas. E as bombas devem sempre ter alta vazão e coluna d´água.

A bomba ele é molex ,então liguei direto no cabo molex... Fiz um teste com aquele cabo que dá para ver o pwm e vi que ta rodando em 3100 rpm mais ou menos. A ligação no molex é a correta não? Porque ela esta funcionando em 100% de carga acredito.

Se for a DDC310 ela não é PWM então está correto ligar direto num Molex.

Realmente to meio sem horizonte, porque toda negociação foi feita com alguem x e a parte desssa empresa foi só realocar o sistema para rigido e um reservatório maior.

Em ultima hipotese só resta devolver tudo, e não sei qual a possibilidade disso. Ao mesmo tempo que to agonizado de ter um sistema tão ruim, eu queria aprender a ter custom e a mexer, pelo que dizem é pra vida toda, todos componentes já tenho. Porque a gpu é a hof oc lab que é obrigatorio ter o sistema...

O que eu faço?

Ou você assume a bucha sozinho e, depois de estudar bastante, faz você mesmo as modificações necessárias;

Ou então você leva lá nessa empresa "expert" e exige que eles dêem uma solução para o seu caso, afinal você pagou por um serviço que não ficou satisfatório na sua opinião.

acho que uma bomba de 1500l/h serias demais ai, visto que esse sistema dele não é la tão restritivo...

Com dois radiadores e dois blocks em série, em desnível, você acha que não é tão restritivo assim?

o fluido passaria tão rapido pelos radiadores que não ficaria tempo suficiente dentro deles para resfriar

Isso absolutamente não existe, trata-se de um mito. A menos que a Lei do resfriamento de Newton e outras mais estejam erradas!

É o contrário do que você está pensando, quanto mais rápido for a velocidade do fluído mais calor esse fluído vai absorver. Ele não precisa ficar "um tempo" adquirindo calor do block porque, pelas leis da física Newtoniana e principalmente pela Lei de Fourier, o princípio da Condução térmica funciona através do diferencial de temperatura, ou seja, basta que o fluído esteja mais frio do que o block e mais quente do que o radiador para que exista o resfriamento, independente da velocidade dele (a menos que ele esteja acima da velocidade do som!, o que é impossível num WC).

Em Water Cooler maior vazão sempre aumenta a performance mas cria outro problema: a maior pressão sobre as conexões e vedações. Esta é a verdadeira limitação com que devemos nos preocupar. É preciso achar um equilíbrio entre velocidade e pressão para que não ocorram vazamentos. Por isso os fittings do tipo "Barb", com braçadeiras de parafuso, são muito mais seguros do que os de compressão por aguentarem mais pressão.

.
 
Última edição:
Isso absolutamente não existe, trata-se de um mito. A menos que a Lei do resfriamento de Newton e outras mais estejam erradas!

É o contrário do que você está pensando, quanto mais rápido for a velocidade do fluído mais calor esse fluído vai absorver. Ele não precisa ficar "um tempo" adquirindo calor do block porque, pelas leis da física Newtoniana e principalmente pela Lei de Fourier, o princípio da Condução térmica funciona através do diferencial de temperatura, ou seja, basta que o fluído esteja mais frio do que o block e mais quente do que o radiador para que exista o resfriamento, independente da velocidade dele (a menos que ele esteja acima da velocidade do som!, o que é impossível num WC).

Em Water Cooler maior vazão sempre aumenta a performance mas cria outro problema: a maior pressão sobre as conexões e vedações. Esta é a verdadeira limitação com que devemos nos preocupar. É preciso achar um equilíbrio entre velocidade e pressão para que não ocorram vazamentos. Por isso os fittings do tipo "Barb", com braçadeiras de parafuso, são muito mais seguros do que os de compressão por aguentarem mais pressão.

.

Bom eu ja passei por isso pessoalmente, em que uma bomba de 500l/h teve mais eficiencia no sistema com um radiador de 240mm, do que uma de 1000h/h, com a de 500 o ar do radiador saia bem mais quente do que com a de 1000 e a agua com +- 15º a menos na saida do radiador e em conseguencia menos 12º no processador, isso depois de bastante tempo com processador em stress.
Nilton pode estar certo o quanto for com as leis dele, mas eu prefiro minha experiencia pessoal do que leis de fisica
 
Bom eu ja passei por isso pessoalmente, em que uma bomba de 500l/h teve mais eficiencia no sistema com um radiador de 240mm, do que uma de 1000h/h, com a de 500 o ar do radiador saia bem mais quente do que com a de 1000 e a agua com +- 15º a menos na saida do radiador e em conseguencia menos 12º no processador, isso depois de bastante tempo com processador em stress.
Nilton pode estar certo o quanto for com as leis dele, mas eu prefiro minha experiencia pessoal do que leis de fisica

Mas isso não tem a ver com a velocidade do fluído. O que aconteceu é que a bomba de 1000l/h gerou mais calor do que a bomba de 500l/h.

com a de 500 o ar do radiador saia bem mais quente do que com a de 1000

Isso ocorreu pela localização da bomba de 1000l/h no loop, provavelmente ela estava depois do radiador e o calor que ela gerava não era refrigerado antes do block. Toda a bomba gera calor, umas mais e outras menos.

Nilton pode estar certo o quanto for com as leis dele

Em respeito ao grande cientista tomo a liberdade de corrigir o nome dele, o correto é Isaac Newton.

.
 
não, a bomba estava antes do radiador, sempre coloco radiador logo antes de processador ou vga pra ja receber agua refrigerada e não passar por qualquer outra variação termica, parece que a tal lei de Nilton nao se aplica ao caso

se uma bomba mais forte gera tanto calor assim em um wc, ja é motivo suficiente pra nunca usa uma porcaria dessa, era uma sc1000, nem esquentava tudo isso não amigo
 
Última edição:
:mj:

Enfim, se a bomba já for o suficiente pra gerar 1 GPM de fluxo e fazer o escoamento entrar no regime turbulento aumentar a vazão geraria ganho de desempenho desprezível, dependendo do calor gerado pela bomba até queda de desempenho.
Há um motivo pras grandes marcas só trabalharem com D5 e DDC...
Não querendo dar carteirada nem nada, mas tive 3 matérias na poli/USP sobre o assunto, já fiz aula laboratorial exatamente sobre isso (dissipação térmica nos diferentes regimes de escoamento).

A GPU ta mesmo invertida, mas a minha tbm está, tem leve queda de desempenho e aumento de resistência, mas nada que atrapalhe (se bem que sua bomba é fraca).
O que dá muito BO é inverter o bloco da CPU, ai a queda de desempenho é brutal... Mas no visual da pra afirmar que a sua está ok.

Cair o nível no reservatório é normal, são as bolhas (ar) espalhadas pelo sistema finalmente indo pro reservatório.

Só me responde uma coisa que eu não entendi, o desempenho era ruim tbm quando estavam os tubos flexíveis?

Enfim, essa DDC310 é MUITO fraca, não devia nem ser vendida pra WC, se for ela mesmo a sua o problema é provavelmente a bomba.
O problema é que você usa tubo afogado (isso não é exatamente um problema, é até melhor pra não gerar bolhas), ai não da pra ver o fluxo e saber como que ta.
DDC310: 200l/h (baixo, com 0 restrição ele faz um pouco menos que 0.9 GPM, ou seja, seu escoamento está laminar) e ela aguenta 2,44m de pressão, seu sistema deve ter mais ou menos isso, ou seja, o escoamento deve ser MUITO baixo.

1500l/h não é muito não, a minha é 1500l/h e ta ok, loop parecido, um poco mais restritivo que o dele (tenho bloco na RAM que gera pouca restrição e o meu radiador do topo tbm deve ser um pouco mais restritivo que o dele).

Enfim, sou de SBC, da pra ir pra SP te ajudar na base do "pague minhas esfirras" (e eu como bastante hein kkk)
Mas creio que só remontar não vai adiantar, precisaria trocar a bomba (pode ser outra coisa, mas creio que, infelizmente, seja ela mesma o problema).

Se a bomba for integrada eu pegaria outra DDC, 2.0 ou 2.5 (preferencialmente, já iria pra melhor). Caso não seja integrado, eu pegaria uma D5 lowara da China mesmo já agora pq a Ali está com desconto de aniversário.
 
Primeiramente meu pitaco é de dar parabéns a vcs que chegaram a um nível mais técnico para discutir esse problema do OP.

"Segundamente" é que eu sou da opinião que se o serviço foi pago e ainda está na garantia e o prestador de serviço não quer cooperar, pau neles.

Ninguém é obrigado a saber tecnicamente como o WC funciona, ainda mais se o cliente pagou pelo "desserviço", tem que ter garantia, não? Se não tiver/tiver acabado, aí sim é sarna pra coçar e pedir ajuda aqui, mas realmente fique tranquilo que conseguirá resolver. Coisas tipo inverter o block não é uma tarefa tão complicada, tendo cuidado e paciência para fazer isso, conseguirá.
 
Olha amigo , li todo o seu relato e também as postagens , não sou metade do entendedor que os colegas que já ajudaram , mas tive minhas experiências com WC Custom e utilizo a muitos anos "Graças a ajuda do Tópico Dedicado a isso e dos Users aqui do Adrena"

As coisas que me vieram na cabeça primeiro foram as mesmas que já citaram acima.
Vazão dessa Bomba ai , parece baixa mesmo. Eu trocaria por uma superior , é um item que pode ser fácil substituir sem mexer em muito do sistema e comprovar algum resultado.
Porém também penso que a disposição de coolers , radiadores e pqp o tamanho desse gabinete para tal sistema é bem preocupante. Nota-se que um sistema Push/Pull não pode ser instalado no Rad Superior , e mesmo que fosse instalado no Rad Frontal , jogar ar quente do radiador para dentro do gabinete me parece bem desconfortável , ainda mais jogando direto no reservatório rsrs. A dica do Colega PC-Pilot logo me veio a cabeça , elaborar um método de jogar o Ar do Rad Frontal para frente , porém precisaria entrada de ar , seja lateral ou traseira... Complicado viu.

Deixo no ar uma outra coisa que pensei de momento , um Radiador Frontal com dupla espessura não deve caber ali né ?
 
Apenas acompanhando e absorvendo todo o conhecimento transmitido em um post.

Resta saber se o OP teve o problema solucionado.. @joyzao, e aí?
 
Apenas acompanhando e absorvendo todo o conhecimento transmitido em um post.

Resta saber se o OP teve o problema solucionado.. @joyzao, e aí?

Julgando pela assinatura ele já chutou o balde e caiu fora do custom. Se não me engano ele tinha um Cryorig R1 antes, eu não teria nem saído do air cooling com um monstro daqueles, mas como viciados em PC sabemos que quando bate aquela vontade de mudar algo é difícil segurar
 
Última edição:
Julgando pela assinatura ele já chutou o balde e caiu fora do custom. Se não me engano ele tinha um Cryorig R1 antes, eu não teria nem saído do air cooling com um monstro daqueles, mas como nerds viciados em PC sabemos que quando bate a vontade de mudar algo é difícil segurar

Caramba ein.. que fita rsrs

WC Custom: ame-o ou deixe-o.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo