• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Sistema de Informação ou Analise de Sistema tecnologo?

NENHUM DOS DOIS, e nem ciência da computação ou engenharia, posso lhe garantir, pois sou formado em 'Sistemas para internet' e também já fiz 1 ano de 'sistemas de informação' e tenho vários amigos que terminou nessa área.. O que você vai aprender lá, é apenas uma base de varias áreas a seguir, como vc esta interessado em SAP, uma ótima área alias, que gera um bom rendimento!!! Recomendo vc fazer o mais rapido, pois dentro desses cursos, vc não vai sair um expert em nada, apenas ter uma base, depois vc pode partir para uma pós graduação com especialização na area que pretende, e tambem fazer cursos profisionalizantes nessa area!!! recomendo tambem fazer INGLES, é muito importante!!

Estou falando isso por experiencia propria, não é o que eu ACHO, é o que eu SEI.
Na minha vida eu fiz assim resumidamente
*estudei ensino medio e terminei
*iniciei Sistemas de informação (fiz 1 ano) "desisti por causa que leva muito tempo" (4 anos na minha cidade)
*iniciei 'Sistemas para internet' um curso muito bom por sinal, e que leva apenas 2 anos e 6 meses em minha cidade!
*terminei o curso, e nesse tempo todo trabalhei como técnico em informatica "apenas para adquirir experiencia" pois é necessario!
*iniciei curso de ingles na Wizard (recomendo uma boa escola, pois faz toda a diferença) "meu unico arrependimento é não ter iniciado antes"!!!

*Hoje trabalho em uma empresa de médio porte, trabalho exatamente na area que eu sempre quis "sou administrador de sistemas" - Cuido de 6 servidores fisicos, 10 servidores virtuais, e mais de 200 maquinas na rede!!! 'claro que tenho 2 subordinados para me ajudar'.

E hoje finalmente estou falando inglês fluente, me levou 3 anos e 6 meses pra atingir a fluência plena!!!

Mas ainda me resta 7 meses de curso para concluir!!

Ja tenho proposta para entrar em uma empresa multinacional 'Shell combustiveis' mas necessito concluir meu ingles! pois além da entrevista SER em ingles, preciso comprovar tambem atraves de diploma! 'diploma de ingles que ainda não possuo, por faltar 7 meses'

Para entrar nessa empresa, me ofereceram um salario inicial de 5500,00 logo de inicio, com possibilidade de um futuro aumento!!!

Mas para pegar essa vaga é necessario!!!
Inlges fluente (comprovado com diploma e através da entrevista em ingles) *quase terminando
5 anos de experiencia na area *concluido
Ensino superior completo *concluido


Bem essa é a area que escolhi, não é a area que ganha mais dinheiro, mas é a area que eu AMO!!!
Eu poderia estar me preparando para pegar uma vaga de gerente de TI, que ganha muito mais, em torno de 10 a 12k aqui no meu estado (PR).
Mas não gosto da idéia de ficar gerenciando e sem fazer muita coisa 'sei que gerente trabalha bastante e de suas responsabilidades' mas eu gosto mesmo é de por a mão na massa, e dizer EU SEI FAZER ISSO!!! e não EU VOU MANDAR FAZER ISSO!!!...


De toda forma te desejo boa sorte, qualquer duvida pode perguntar, estou a inteira disposição.
 
Opa!!!
Bom saber que não tem muita diferença fazer bacharelado ou tecnologo =) Prefiro fazer tecnologo pela Fatec mesmo, por ser de graça e não ser difícil passar, só é meio longo: 3 anos.
SObre inglês, eu sei ler até bem: http://www.iups.org/media/meeting_minutes/C.pdf estou entendo pelo menos! E pretendo fazer um intercambio na Nova Zelandia (foda é arranjar dinheiro!).

COmeço fatec em Janeiro, se eu passar claro, o que me recomenda estudar agora? PAra conseguir estágio mais rapido possível.
(moro em Sorocaba, mas em 2016 vou morar em Santo André, sei que região é importante tbm).

Ah, ganhando 6k já estou feliz, pode ser pra vida toda... acho que a cima disso, gente perde fim de semana, trabalha até tarde e tals, haushausa, familia é prioridade.
 
Última edição:
Opa!!!
Bom saber que não tem muita diferença fazer bacharelado ou tecnologo =) Prefiro fazer tecnologo pela Fatec mesmo, por ser de graça e não ser difícil passar, só é meio longo: 3 anos.
SObre inglês, eu sei ler até bem: http://www.iups.org/media/meeting_minutes/C.pdf estou entendo pelo menos! E pretendo fazer um intercambio na Nova Zelandia (foda é arranjar dinheiro!).

COmeço fatec em Janeiro, se eu passar claro, o que me recomenda estudar agora? PAra conseguir estágio mais rapido possível.
(moro em Sorocaba, mas em 2016 vou morar em Santo André, sei que região é importante tbm).

Ah, ganhando 6k já estou feliz, pode ser pra vida toda... acho que a cima disso, gente perde fim de semana, trabalha até tarde e tals, haushausa, familia é prioridade.

Nem sempre cara, sabendo delegar funções e tendo planejamento isso so ocorre em adversidade, mas não seria regra...

Meu chefe mesmo tem 12 subordinados, faz suas 8 horas todos os dias e dencansa o fim de semana. O chefe dele tem 50 subordinados, o chefe acima dele tem 200.Tiram ferias como qualquer subordinados deles. E olha que é uma empresa a nível nacional e internacional com mais de 4 mil clientes.

Todos estes saem no horário, se tem emergências, delegam a alguém. Depende da competência do profissional.
 
Última edição:
Bom saber =)
Fico vendo essas noticias de feriado, das estradas cheias de gente aproveitando o feriadão.. e fico imaginando que tipo de emprego eles tem para conseguir isso!
Sendo peão da Flextronics q não são! (ja trabalhei lá, nunca mais quero emprego braçal :( pior coisa do mundo, pra ganhar nem 2 salarios minimos e trabalhar todos feriados)

Mesmo assim, 6k + 3k da minha esposa ja da pra viver muito bem(não vamos ter filhos).
 
Salario é uma questão pessoal, eu mesmo estou pretendendo ganhar até 5,5k no meio do ano que vem, isso pra mim é o suficiente, mas mais grana, nunca é demais.
Agora trabalhar até tarde meu caro, qualquer profissão com cargo bom, hora sim, ou hora não é necessário ficar após o expediente. Aqui na empresa em que trabalho, o servidor ja deu problema algumas vezes no fds, e adivinha? SIM, tive que trabalhar sábados e domingos, e olha que não ganho nem 3k para trabalhar aqui!!! Mas isso é raridade acontecer, acredito que em média a cada 3 meses, acaba ocorrendo algo que necessite trabalhar no fds, ou feriado, ou após as 18:00!!!

Legal saber que mora em Sorocaba, ja morei nessa cidade por 10 anos quando eu era criança! 'saudades' kkk

E sobre o inglês, meu caro, nos dias de hoje inglês não é nem importante, é INDISPENSÁVEL. Nos dias de hoje, não é nem diferencial, é obrigatório, e faz se necessário até mesmo uma terceira lingua!!!

Cara, não sei sua idade, mas vai por mim, hoje em dia estou perdendo de ganhar dienheiro, por não ser fluente comprovadamente em ingles, (Com diploma em mãos), mas finalmente estou para terminar.. mas deu muito trabalho, sendo que se eu tivesse feito na epoca que fazia faculdade eu estaria de boa agora...mas não podemos chorar o leite derramado, não é mesmo? Bora seguir em frente!!!

Então resumidamente, não basta saber ler!!! tem que saber falar, escrever, compreender!!! sem isso, vc não entra em nenhuma empresa de grande porte!!!

E levando em consideração a Custo de vida, 5,5k aqui no PR, é muito mais grana que 6k em SP... Pois não temos que levar apenas a grana em importante, e sim o local onde se vive, pensando em 'aluguel, agua, luz, transporte, comida' entre muitas outras coisas!


De toda forma, fica aqui minha dica, e cabe somente a você seguir elas ou não!

vlw
 
Para mim 6k está ótimo, tem salario da minha noiva ainda xD
Ir cada 3 meses trabalhar fim de semana e até mais tarde, não ligaria muito, problema ser todo fim de semana, todo feriado! Se eu tiver q perder um fim de semana por mes, tbm estaria bom.

E sobre faculdade, pessoal é difícil aceitar os formados em ''unesquina''? Tipo UNIP... é se eu não passar na fatec, não quero ficar parado até esperar outro vestibular. Da UNIP é 2 anos, 700 mensalidade.. teria q tentar prouni e Fies...

Desde sempre quis ter inglês fluente, por hobby mesmo, então sem problemas =D

Pensando fazer esse curso antes da facul tbm: http://www.impactaonline.com.br/curso/Conceitos-e-Infraestrutura-de-Redes-online.php
 
Última edição:
Para mim 6k está ótimo, tem salario da minha noiva ainda xD
Ir cada 3 meses trabalhar fim de semana e até mais tarde, não ligaria muito, problema ser todo fim de semana, todo feriado! Se eu tiver q perder um fim de semana por mes, tbm estaria bom.

E sobre faculdade, pessoal é difícil aceitar os formados em ''unesquina''? Tipo UNIP... é se eu não passar na fatec, não quero ficar parado até esperar outro vestibular. Da UNIP é 2 anos, 700 mensalidade.. teria q tentar prouni e Fies...

Desde sempre quis ter inglês fluente, por hobby mesmo, então sem problemas =D

Pensando fazer esse curso antes da facul tbm: http://www.impactaonline.com.br/curso/Conceitos-e-Infraestrutura-de-Redes-online.php


Não sei seu nivel de conhecimento, nem o tempo que tem pratica com T.I, acho ótimo estar interessado em fazer um curso online, ou qualquer outro tipo de curso... Mas uma coisa é fato, fazer apenas curso teórico, não ajuda quase em nada! Inicialmente é bom ter experiencia com pratica!! pois após ter experiencia em pratica, vc pode estudar a teoria melhor, e compreender mellhor, pois vc ja viu na pratica!!!

Um exemplo: Digamos que vc nunca viu um motor de carro na vida!!! Ai pega um livro muito fodao que explica tudo sobre motores de carros!!! Ai vc detona nesse livro, aprende tudo, decora tudo!!! Ai quando chega pra mexer no seu primeiro carro, vc abre o capô, e se depara com um motor tudo diferente, as cores diferentes do que vc viu no livro, modelo diferente... ai vc acaba se perdendo, sem nem saber por onde começar!

Mas se faz o contrario, inicia algum curso pratico com motor de carro, ou até mesmo pratica em seu próprio carro, vc acaba aprendendo na pratica, ai quando vai estudar, consegue 'descobrir' como poderia ter feito pra fiar melhor, pois a compreensão do estudo vai ser superior!

Sei que o caso não tem nada a ver com carro, mas é apenas um exemplo... poderia ser com rede e estrutura/infraestrutura ... mas um motor de carro se encaixa melhor para meu exemplo.


É muito importante voce ter base sobre protocolos TCP/IP/UDP/HTTP/FTP pois com isso ao trabalhar com SAP, vai se deparar com alguns problemas que necessitam conhecimento nessas áreas. Claro que também é indispensável, conhecer o windows a fundo, com a maioria de seus bugs, pois assim, o dia que ocorrer algum problema no sistema SAP, vc é capaz de saber se esse problema esta no Windows ou no Software.

Mas tudo isso vem apenas com experiencia e treino, é claro. O primeiro passo vc já deu, que é se interessar, o segundo passo é ter atitude e ir pra cima!

Na área de informática, nada é lindo e flores como na teoria, pois na teoria tudo funciona como uma maravilha, e na pratica nem sempre é assim, talvez posso dizer que quase que 40% das vezes não funciona como na teoria. E isso não quer dizer que teoria esta errada, apenas que podem ser circunstancias diferentes!


E volto ao ponto do inglês, se quer aprender, mesmo que não tenha grana para pagar um curso, recomendo iniciar através da internet mesmo, e posso te garantir, pega forte no VERBO TO BE, pois ele é super importante, o verbo TO BE, é muito mais complexo do que aquele que aprendemos na escola, por isso não se engane achando que vai ser facinho. E outra, em meio as dificuldades que serão muitas, não desanime, saiba que leva tempo mesmo!


Pra mim não foi fácil até agora, 1 ano de faculdade sistemas, 2,5 de sistemas para internet, 3,5 de inglês, 7 anos trabalhando na área, e ainda não atingi meu objetivo!!! e mesmo assim não desisti, estou eu aqui estudando e praticando cada vez mais.


Edit:
E sobre curso, quase que todas as empresas nem se preocupam onde foi sua faculdade, desde que seja ensino superior na área de TI, esta garantido!!! É isso que pedem nos requisitos para entrar! É como eu disse, o tal da faculdade, não te torna um cara expert em NADA, apenas te da uma base, e é por esse motivo que a maioria das empresas nem ligam qual foi a faculdade que vc fez, desde que tenha uma + experiencia + inglês + força de vontade!!! E seja bom de entrevista também, é claro, pois na entrevista faz toda a diferença saber se comunicar, e convencer.
 
Última edição:
Espero, tbm acho maior bobagem isso de faculdade na area de Ti, se pedem certificações...
 
1. Pode fazer qualquer um dos dois cursos, o importante é ter o canudo, sem canudo teu teto será baixo.
2. Faça o máximos de estágios possíveis em empresa que ofereçam uma experiência relevante, se não aprender nada, saia.
3. Não precisa inglês fluente só precisar domínio de leitura em inglês.
4. Certificações são um meio rápido de se qualificar, se você quer trabalhar com SAP ou Banco de dados, procure a certificação SAP ou Oracle.
5. Se puxa, muito. Se você for do tipo mimi não gosto de programar, mimi acho chato, vai fazer concurso publico.
6. Grande parte do conhecimento tu consegue sozinho, conteúdo de estudo não falta na internet.

PS: 15 anos de experiência, já trabalhei como engenheiro de sistemas de mais 2000 servidores.
 
Última edição:
1. Pode fazer qualquer um dos dois cursos, o importante é ter o canudo, sem canudo teu teto será baixo.
2. Faça o máximos de estágios possíveis em empresa que ofereçam uma experiência relevante, se não aprender nada, saia.
3. Não precisa inglês fluente só precisar domínio de leitura em inglês.
4. Certificações são um meio rápido de se qualificar, se você quer trabalhar com SAP ou Banco de dados, procure a certificação SAP ou Oracle.
5. Se puxa, muito. Se você for do tipo mimi não gosto de programar, mimi acho chato, vai fazer concurso publico.
6. Grande parte do conhecimento tu consegue sozinho, conteúdo de estudo não falta na internet.

PS: 15 anos de experiência, já trabalhei como engenheiro de sistemas de mais 2000 servidores.

Oba, aceito fazer qualquer coisa no começo até chegar meu objetivo =)
O problema, é conseguir a primeira experiencia, a primeira oportunidade para aprender... acho q depois disso, as coisas ficam mais faceis, é só se dedicar ai. COm certeza, o começo é o mais difícil.
 
Oba, aceito fazer qualquer coisa no começo até chegar meu objetivo =)
O problema, é conseguir a primeira experiencia, a primeira oportunidade para aprender... acho q depois disso, as coisas ficam mais faceis, é só se dedicar ai. COm certeza, o começo é o mais difícil.
Inicia o curso na faculdade e te inscreve nas agencias de estágios desde o primeiro dia. Vai todo o dia na agencia, sempre tem vagas abertas, faz as entrevistas. Se os caras pedirem 200 conhecimentos diferentes, diz que tu sabe mesmo sem saber, pois estágio não tem que saber porra nenhuma e tem empresa que quer cara qualificado mas quer pagar pouco. Entra na vaga e se puxa para aprender o que precisa ser feito, se não conseguir parte para o próximo até tu ganhar experiência e encontrar a área que tu mais te identificar.
 
Inicia o curso na faculdade e te inscreve nas agencias de estágios desde o primeiro dia. Vai todo o dia na agencia, sempre tem vagas abertas, faz as entrevistas. Se os caras pedirem 200 conhecimentos diferentes, diz que tu sabe mesmo sem saber, pois estágio não tem que saber porra nenhuma e tem empresa que quer cara qualificado mas quer pagar pouco. Entra na vaga e se puxa para aprender o que precisa ser feito, se não conseguir parte para o próximo até tu ganhar experiência e encontrar a área que tu mais te identificar.

Mesmo o curso sendo de manhã, consegue estagio a tarde?
 
Claro que consegue, tarde, noite etc, acho que só não de madrugada eheheh.

Opa xD
Mas eu aprendo C e alguma coisa mais, tava estudando esses dias Logica da programação.
E faculdade ser da unesquina não interfere mesmo? Não to afim de esperar mais um semestre para passar na Fatec
 
Não faz diferença, o que importa é o que tu entrega de resultado, canudo da faculdade só serve por questões de corte. Empresas grande nem te chamam para entrevista se tu não for formado.

Se tu não sabe lógica de programação não adianta tu estudar C, primeiro tu tem que saber como programar para depois aprender uma linguagem.
Tem que estudar logica de programação, algoritimos, orientação a objetos, modelagem de dados, C, Java, Python, SQL. Também é importante saber de sistema operacional e redes, faz um curso de administração de linux/windows e os serviços básicos que tu ja pega uma boa experiencia.

Para SAP tem várias carreiras, administrador de banco de dados SAP, programados ABAP, analista de implantação, administrador de sistemas, depois que souber o básico que eu citei antes procura mais infos sobre essa outras área de SAP, tu deve achar fácil na internet o material oficial dos treinamentos.

O que evitar:
- Trabalhos de helpdeks
- Trabalho de suporte de desktop
- Trabalho em lojas informática
- Trabalho de micreiro
- Programação em escritórios pequenos
- Empresas que só prestão serviço para empresas publicas
- Qualquer coisa fora da área de TI.

O que procurar:
- Empresas grandes, quase qualquer área de atuação.
- Empresas de serviço de TI
- Empresas de tecnologia
- Software houses
- Empresas de redes
- Empresas de treinamento de TI
 
Última edição:
Não faz diferença, o que importa é o que tu entrega de resultado, canudo da faculdade só serve por questões de corte. Empresas grande nem te chamam para entrevista se tu não for formado.

Se tu não sabe lógica de programação não adianta tu estudar C, primeiro tu tem que saber como programar para depois aprender uma linguagem.
Tem que estudar logica de programação, algoritimos, orientação a objetos, modelagem de dados, C, Java, Python, SQL. Também é importante saber de sistema operacional e redes, faz um curso de administração de linux/windows e os serviços básicos que tu ja pega uma boa experiencia.

Para SAP tem várias carreiras, administrador de banco de dados SAP, programados ABAP, analista de implantação, administrador de sistemas, depois que souber o básico que eu citei antes procura mais infos sobre essa outras área de SAP, tu deve achar fácil na internet o material oficial dos treinamentos.

Meu cunhado é Analista SAP B Warehouse, queria seguir mesmo caminho.. salario 7k =D
 
Vou aproveitar o tópico, já que ele fala do assunto xD Como eu disse no tópico de vestibulares, tem um amigo meu que tá prestando pra SI na fuvest e na unesp, só que ele não tá muito confiante de que vai passar. Então ele pensou em tentar algo pelo sisu, porém, como não tem nenhuma federal/estadual aqui perto com esse curso, ele tá cogitando entrar em ADS pelo sisu, e tentar transferir pra SI depois do 1º ano. Dá pra ele eliminar algumas matérias, caso faça isso?
 
Opa xD
Mas eu aprendo C e alguma coisa mais, tava estudando esses dias Logica da programação.
E faculdade ser da unesquina não interfere mesmo? Não to afim de esperar mais um semestre para passar na Fatec

Se você não quer uma faculdade de mais "renome", busque estágio logo no início do curso. Falo isso por experiência própria.
Eu me forme em engenharia elétrica na Unicamp há 3 anos :challenge:, hoje estou bem (financeiramente dizendo). Mas amigos meus que não se formaram em faculdades desse nível e começaram a trabalhar com 18 anos estão tão bem (alguns até melhor) do que eu. Com o tempo, a experiência vai se sobrepondo ao diploma, é o que eu tenho observado.

Vou aproveitar o tópico, já que ele fala do assunto xD Como eu disse no tópico de vestibulares, tem um amigo meu que tá prestando pra SI na fuvest e na unesp, só que ele não tá muito confiante de que vai passar. Então ele pensou em tentar algo pelo sisu, porém, como não tem nenhuma federal/estadual aqui perto com esse curso, ele tá cogitando entrar em ADS pelo sisu, e tentar transferir pra SI depois do 1º ano. Dá pra ele eliminar algumas matérias, caso faça isso?

Algumas matérias você elimina, mas é dor de cabeça e geralmente você não aproveita 100%.

http://www3.unip.br/ensino/graduacao/tecnologicos/redes_computadores_grade.aspx

Uma amiga que trbaalha na area disse que é uma boa, mesmo que não trabalhe na area de Redes, pois aprender isso é muito importante e em cursos como Analise de Sistema não ve muito disso. Ai se eu quiser ir pra programação, só tirar certificações, é isso?

Não vou ser barrado em uma vaga de Desenvolvedor por ter formado em Redes, por exemplo?

Na faculdade você vai aprender a programar "para passar nos testes". Lá se ensina fundamento, e não as técnicas legais e novidades que a galera curte. O que geralmente acontece é cada um seguir o seu caminho naquilo que mais gosta, tipo um se especializa em ferramentas web, outro em linguagem mais voltadas a hardware como C++, etc.
O curso vai te dar a base, mas suas especialização você vai buscar, via autodidatismo ou cursos, etc.
 
Aproveitando o tópico.

E para a área de Redes de Computadores? Quais as melhores áreas para se trabalhar? Alguma dica para iniciantes nessa
área? Quais seriam as primeiras certificações à se tirar?
 
Trabalho como programador, atualmente estou numa multinacional, quando questionei meu chefe a respeito ele disse que o melhor seria Analise de Sistema que é mais focado, conselho que lhe dou é que independente do curso que escolher FAÇA INGLÊS, aqui na região diversas empresas multinacionais de grande porte vide SAP, contratam pelo inglês.
 
Aproveitando o tópico.

E para a área de Redes de Computadores? Quais as melhores áreas para se trabalhar? Alguma dica para iniciantes nessa
área? Quais seriam as primeiras certificações à se tirar?

CCNA é a certificação da Cisco. Procure no SENAC.
 
CCNA é a certificação da Cisco. Procure no SENAC.
Grato pela resposta.
Essa seria a melhor para um iniciante? E quanto às certificações da Microsoft?
Ouvi dizer que as certificações em Sistemas Operacionais são boas para quem é iniciante. Seria isso mesmo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo