SLI de GTX590 (Quad-SLI): 100% estável somente c/ o driver 285.62

RODBORA

PC Enthusiast
Registrado
Galera,

Gostaria de uma ajuda (bem-vinda de todos, mas principalmente de quem tem um SLI de placas arquiteturas GF104, como GTX590, 580, etc).

Tenho o SLI da assinatura (2x GTX 590, na verdade portanto um Quad SLI) e desde que montei essa minha máquina (há cerca de 8 meses) apenas o driver 285.62 atende 100% estável em todos os jogos. Todos (sim, TODOS) os drivers desde o 290.53 até o 310.33 geram algum tipo de problema em algum jogo.

DIRT 3: Congela a tela durante cerca de 1 minutos, destrava, e trava novamente, repetidas vezes até às vezes bootar a máquina;
BF3: Travamentos eventuais
CRYSIS 2: Congela travando inclusive o áudio, durante cerca de 1 minuto, daí volta e continua normal por bastante tempo até travar por mais 1 minuto;
..

O único driver que roda 100% estável é o 285.62. Já me acostumei, até porque consigo curtir os jogos perfeitamente, tudo em Ultra claro, mas agora já encheu a paciência esse mistério, até porque eu gostaria de aproveitar das otimizações dos drivers mais atuais.

A config completa está na assinatura. Rodo Windows 7 64 Ultimate SP1 (recém instalado, mas sem todas as atualizações do Windows Update). Já viram algum problema parecido? Alguma dica? Já reinstalei o Windows uma vez na tentativa de solucionar o problema e nada...
 
seguinte:

tua mobo tem suporte nativo pra SLI ou é mod?

ja tentou num windows zerado?

Ja testou separadamente cada 590 pra ver o que acontece?
 
quad sli com essas 2 gtx 590 cara nesse amd fx, sei não viw mas vc esta sendo :coolface: pelo seu processador, mas tente o seguinte, troca seu cooler por um watercooler e soca over no seu processador pq quad sli e mt forte, e ja perguntando tambem vc fez mod para rodar o sli ne ???
 
Eu tinha um quad-sli de GTX 590 e dos jogos que vc mencionou, só jogava o Crysis 2 e não tinha problemas não (com drivers mais novos inclusive).

Considerando que no driver 285.62 está tudo ok como vc disse (então não deve ser problema de hardware), não sei o que poderia ser feito. Esses problemas de driver são dificeis de resolver (as vezes em 1 jogo, com a sua combinação especifica de hardware ocorre algum problema) e depende mais da Nvidia do que "soluções" do seu lado. No quad-sli de GTX 590, eu tinha problemas com o Dirt 2. Nas pistas de LA os fps despencavam e ficava "injogavel" (tbm tinha problemas com os efeitos do sol nessa pista). Nunca consegui resolver isso.
 
bem, vamos lá, sou meio leigo no assunto mas vou relatar minha experiência...

eu também tenho a 8 meses um quad sli de GTX 590, montei na esperança de decolar no cliffs of dover o que não aconteceu, infelizmente, por conta dos desenvolvedores do simulador.(até hoje não lançaram drives SLI)

no meu caso não testei muito em jogos, pois só gosto de simuladores e de console neo geo, mas testei muito nos demos da nvidea.

exemplo de média, no stone giant:
no drive 285.62 o FPS em surround 3240x1920 fica em 138FPS
no drive 306.97 o FPS em surround 3240x1920 fica em 98 FPS

outro exemplo no ungine heavendx11 (o antigo):
no drive 285.62 o FPS em surround 3240x1920 fica em 75 FPS
no drive 306.97 o FPS em surround 3240x1920 fica em 58 FPS

no BF3 não lembro ao certo do FPS mas:
no drive 285.62 o FPS em surround 3240x1920 o jogo flui como água, trava no 60.1fps as vezes cai pra 50 e rapidamente volta pra 60.1FPS
no drive 306.97 o FPS em surround 3240x1920, eu acho que nunca passou dos 30 FPS de dá um gargalo que dá até desânimo em jogar.

TEMPERATURAS E USO DA GPU no CLIFFS OF DOVER
no drive 285.62 a temperatura em surround 3240x1920 fica em 98º uso de 98% da GPU x4
no drive 306.97 a Temp em surround 3240x1920 fica em 82º FPS uso de 96% da GPU x4

ja formatei a máquina, flash bios, subia voltagem pra 0.925 até 0.950, coloquei mais coolers, inclusive um puxando o ar da GTX590 internamente e nada, no meu caso em particular somente o drive 285.62 funcionou corretamente com aGTX 590. já cansei de perder tempo tentando fazer os novos drives da nvidea funcionar como o antigo

eu tenho um 1.7 950 OC 4.oGHZ
2x gtx 590 evga classified
fonte ocz de 1200w
12gb memoria 2000mhz gskil
mobo evga classified x58 3way sli

lembrando que esta ainda é minha experiência pessoal, comprei uma gtx 680 pra tentar substituir a 590(do mesmo amigo que comprei a 590) e devolvi na mesma hora, achei a 680 muito, mas muito mais lenta que a 590.

adoraria saber de outros colegas que tem ou tiveram o mesmo problema do que eu, eu teimei muito no drive novo da nvidea por conta da habilitação do FXAA, mas só fracassei.

segui estes conselhos e nada:
[GTX 590] Flashing & Overclocking Thread


falowras....
 
seguinte:

tua mobo tem suporte nativo pra SLI ou é mod?

ja tentou num windows zerado?

Ja testou separadamente cada 590 pra ver o que acontece?

- Sim, minha mobo é a ASUS Crosshair V, que já tem o chipset 990FX, que tem suporte a SLI nativo...
- Sim, já tentei em windows zerado, recém-instalado, e o problema acontenceu de novo...
- Vou tentar o teste retirando fisicamente uma placa então...
------------
quad sli com essas 2 gtx 590 cara nesse amd fx, sei não viw mas vc esta sendo :coolface: pelo seu processador, mas tente o seguinte, troca seu cooler por um watercooler e soca over no seu processador pq quad sli e mt forte, e ja perguntando tambem vc fez mod para rodar o sli ne ???

Valeu pela opinião, mas a princípio não acredito que seja alguma restrição imposta pelo processador, porque não faria sentido visto que com o driver 285.62 tudo funciona perfeitamente... Só se os novos drivers explorassem algum novo recurso que demandasse algo a mais do processador, mas não faz muito sentido concorda?
Quanto a mod, não é necessário não. Minha mobo é a ASUS Crosshair V que já tem o chipset 990FX, o qual já tem suporte nativo para SLI...
------------
bem, vamos lá, sou meio leigo no assunto mas vou relatar minha experiência...

eu também tenho a 8 meses um quad sli de GTX 590, montei na esperança de decolar no cliffs of dover o que não aconteceu, infelizmente, por conta dos desenvolvedores do simulador.(até hoje não lançaram drives SLI)

no meu caso não testei muito em jogos, pois só gosto de simuladores e de console neo geo, mas testei muito nos demos da nvidea.

exemplo de média, no stone giant:
no drive 285.62 o FPS em surround 3240x1920 fica em 138FPS
no drive 306.97 o FPS em surround 3240x1920 fica em 98 FPSoutro exemplo no ungine heavendx11 (o antigo):


no drive 285.62 o FPS em surround 3240x1920 fica em 75 FPS
no drive 306.97 o FPS em surround 3240x1920 fica em 58 FPS

no BF3 não lembro ao certo do FPS mas:
no drive 285.62 o FPS em surround 3240x1920 o jogo flui como água, trava no 60.1fps as vezes cai pra 50 e rapidamente volta pra 60.1FPS
no drive 306.97 o FPS em surround 3240x1920, eu acho que nunca passou dos 30 FPS de dá um gargalo que dá até desânimo em jogar.

TEMPERATURAS E USO DA GPU no CLIFFS OF DOVER
no drive 285.62 a temperatura em surround 3240x1920 fica em 98º uso de 98% da GPU x4
no drive 306.97 a Temp em surround 3240x1920 fica em 82º FPS uso de 96% da GPU x4

ja formatei a máquina, flash bios, subia voltagem pra 0.925 até 0.950, coloquei mais coolers, inclusive um puxando o ar da GTX590 internamente e nada, no meu caso em particular somente o drive 285.62 funcionou corretamente com aGTX 590. já cansei de perder tempo tentando fazer os novos drives da nvidea funcionar como o antigo

eu tenho um 1.7 950 OC 4.oGHZ
2x gtx 590 evga classified
fonte ocz de 1200w
12gb memoria 2000mhz gskil
mobo evga classified x58 3way sli

lembrando que esta ainda é minha experiência pessoal, comprei uma gtx 680 pra tentar substituir a 590(do mesmo amigo que comprei a 590) e devolvi na mesma hora, achei a 680 muito, mas muito mais lenta que a 590.

adoraria saber de outros colegas que tem ou tiveram o mesmo problema do que eu, eu teimei muito no drive novo da nvidea por conta da habilitação do FXAA, mas só fracassei.

segui estes conselhos e nada:
[GTX 590] Flashing & Overclocking Thread


falowras....

devilmagu,

Cara, muito interessante teu post... É difícil achar quem tem um SLI de 590 e o teu problema é exatamente o que eu tenho hoje.

Não tive paciência de testar quantos FPS exatamente performa meu sistema em cada versão de driver, mas visualmente a maioria deles reduz a performance (conforme você falou). Também já formatei a máquina e nada... Já atualizei a BIOS para a 1102 e nada (já há outras BIOS mais novas, mas não testei ainda). Aqui as temps das GPUs ficam em até 74o com 60% de uso de processamento.

Até aqui, na verdade, a limitação em ter que ficar no 285.62 não tem me trazido tantos problemas, mas por outro lado a cada driver que passa deixo de preparar meu sistema para rodar melhor os jogos mais novos, deixando alguns % de performance de fora a toa... Agora vou até o final e tentar resolver esse mistério.

Obs.: Jogo bastante FPS mas também sou fã de simuladores (atualmente jogo o LockOn FC2). Nele sim vai tudo bem, mas é um jogo que exige menos das placas, sem Directx11, etc.
 
2x GTX 590 ligadas em um FX 8150 :chan:

Ta bem estranho isso , ja tentou atualizar bios da suas 590 ? derrepente pode ser que elas estão bichadas e só estão funciona nando com esse driver , uma bios mais recente pode arrumar esse possivel problema ...
 
Rodbora & Devilmagu: conhecem o NVidia inspector? A 1ª tela é bem parecida com um gpu-z, mas clicando no ícone de 2 chaves(ferramentas) vai aparecer uma tela grande com centenas! de opções. Existem algumas para sli. Eu utilizo as opções de Anti-aliasing e Filtragem aniso. (tem muito mais do que o painel orig. dos drivers). Como pretendo em breve fazer um sli com gtx570, já comecei a estudar a questão -que por motivos $$$ tbem será com FX990 !!!
abs
 
Rodbora & Devilmagu: conhecem o NVidia inspector? A 1ª tela é bem parecida com um gpu-z, mas clicando no ícone de 2 chaves(ferramentas) vai aparecer uma tela grande com centenas! de opções. Existem algumas para sli. Eu utilizo as opções de Anti-aliasing e Filtragem aniso. (tem muito mais do que o painel orig. dos drivers). Como pretendo em breve fazer um sli com gtx570, já comecei a estudar a questão -que por motivos $$$ tbem será com FX990 !!!
abs

Valeu, eu não conhecia esse NVidia Inspector não. Já baixei, instalei, e upei o driver de vídeo novamente para o 306.97. Agora, são muitas opções para mexer para tentar descobrir o que poderia surtir algum efeito nesse problema. Tem todo o jeito que vai levar um bom tempo em tentativas e erros, principalmente porque o problema às vezes leva 5~6 minutos para aparecer, então se precisar de muitos testes vai precisar também de muita paciência aqui... Mas tentar alguma coisa.

Vlw. Vamos nos falando. Abc
------------
2x GTX 590 ligadas em um FX 8150 :chan:

Ta bem estranho isso , ja tentou atualizar bios da suas 590 ? derrepente pode ser que elas estão bichadas e só estão funciona nando com esse driver , uma bios mais recente pode arrumar esse possivel problema ...

Cara, eu tinha visto isso tempo atrás e tinha até esquecido, observei é que as BIOS das placas são diferentes sim... As GPUs são da EVGA. Uma está com a BIOS 70.10.42.00.91 e a outra está com a BIOS 70.10.42.90. Pode ser uma boa tentativa atualizar as duas para a 91...

Devilmagu, você que passa pelo mesmo problema, qual a versão de BIOS das suas duas 590?
 
caro amigo, pq voce não coloca essas 590 a venda??, ja q esta com problemas e tbm a serie GTX6xx ja esta na praça a um bom tempo, daqui pra frente o valor da 590 so vai cair, entao acho q é uma boa hora de vender ja q esta tendo problemas... Acho q um SLI de gtx 670/680 ou CF de 7970 iria render muito mais, alem de esquentar menos e etc.... Quad GPU é uma coisa meio complicada mesmo.
 
Olá.

A minha mobo é asus, só que o processador é um 2600k. Tive esses problemas que vc teve, daí fui no painel do driver da nvidia, na parte de ajuda e depois informação do sistema, notei que os clocks da vga estavam errados.

Trocando o driver, hora ia pra 500mhz, hora 700mhz e nada dos 604mhz padrão. O foda era que sempre travava nos jogos, daí não tinha utilidade ter essa vga.

Formatei algumas vezes antes sem solução, mas depois de ver os clocks errados da vga no painel da nvidia, formatei de novo e daí instalei primeiro o driver da vga, depois do chipset e enfim resolveu o meu problema!

Não sei se vai te ajudar, mas não custa nada tentar.

Boa Sorte!
 
Galera,

Gostaria de uma ajuda (bem-vinda de todos, mas principalmente de quem tem um SLI de placas arquiteturas GF104, como GTX590, 580, etc).

Tenho o SLI da assinatura (2x GTX 590, na verdade portanto um Quad SLI) e desde que montei essa minha máquina (há cerca de 8 meses) apenas o driver 285.62 atende 100% estável em todos os jogos. Todos (sim, TODOS) os drivers desde o 290.53 até o 310.33 geram algum tipo de problema em algum jogo.

DIRT 3: Congela a tela durante cerca de 1 minutos, destrava, e trava novamente, repetidas vezes até às vezes bootar a máquina;
BF3: Travamentos eventuais
CRYSIS 2: Congela travando inclusive o áudio, durante cerca de 1 minuto, daí volta e continua normal por bastante tempo até travar por mais 1 minuto;
..

O único driver que roda 100% estável é o 285.62. Já me acostumei, até porque consigo curtir os jogos perfeitamente, tudo em Ultra claro, mas agora já encheu a paciência esse mistério, até porque eu gostaria de aproveitar das otimizações dos drivers mais atuais.

A config completa está na assinatura. Rodo Windows 7 64 Ultimate SP1 (recém instalado, mas sem todas as atualizações do Windows Update). Já viram algum problema parecido? Alguma dica? Já reinstalei o Windows uma vez na tentativa de solucionar o problema e nada...

Tenta fazer um ajuste fino no SLI pelo programa " nHancer " :joia:

Se não me engano o próprio Japa aki do forum tinha postado um tutorial sobre como utilizar e configurar o SLI! Me ajudou bastante quando eu tinha SLI de 9600GT.:awesome:
 
Rodbora, como o NVidia Inspector tem "mil" opções te dou uma dica de ir anotando tudo pois em cada formatação vc perde todas as opções configuradas. As informações do Gigamax são bem interessantes, vale tentar !

abs
 
caro amigo, pq voce não coloca essas 590 a venda??, ja q esta com problemas e tbm a serie GTX6xx ja esta na praça a um bom tempo, daqui pra frente o valor da 590 so vai cair, entao acho q é uma boa hora de vender ja q esta tendo problemas... Acho q um SLI de gtx 670/680 ou CF de 7970 iria render muito mais, alem de esquentar menos e etc.... Quad GPU é uma coisa meio complicada mesmo.

Feliper8,
Na verdade na verdade você tem até razão, mas as placas foram compradas em Janeiro/2012 (a primeira) e Março/2012 (a segunda), e investi R$ 4.6mil só nessas GPUs. Se eu for vender vou perder muuuita grana então sempre tive o plano de ficar com essas placas até elas serem insuficientes para rodar jogos top em ultra, o que ainda vai demorar porque mesmo com o bom e velho driver 285.62 elas geram uma performance incrível, de sobra, e no fim do dia me atendem ainda. Exemplo: ontem instalei o MOH Warfighter para testar o 306.97, e em um rápido teste de 5 minutos (não deu para testar mais ontem porque já era de madrugada) o sistema rodou sempre acima de 100fps com o FX-8150 em stock! (tirei o over só para fazer um teste).

O objetivo seria melhorar as coisas para o meu sistema resolvendo essa restrição de estabilidade para poder passar a aproveitar das melhorias dos drivers mais recentes. Acaba que, então, vender as placas está fora de opção agora.
Vlw
------------
tentou ja usar windows 8 pra ver se melhora algo ?


pega la versao enterprise x64 pt-br direto da ms pode testa 90 dias sem problemas


http://care.dlservice.microsoft.com...T-BR-HRM_CENA_X64FREE_PT-BR_DV5.ISO?lcid=1046

maur0, essa será então minha última tentativa, e posso até partir para ela, mas só depois de enfrentar a bateria de testes que vou começar com o 306.97 + ajustes com o NVidia Inspector. Se nada mais funcionar, antes de me matar eu tento o Win8. Kkkkkk!
------------
Rodbora, como o NVidia Inspector tem "mil" opções te dou uma dica de ir anotando tudo pois em cada formatação vc perde todas as opções configuradas. As informações do Gigamax são bem interessantes, vale tentar !

abs

Ok Paul(PAL), vou fazer isso. Anotar tudo a cada mudança. Obs.: Até para poder acompanhar o que já testei e o que ainda não. Vamos em frente, vem testes e mais testes pela frente agora... Vlw
------------
Tenta fazer um ajuste fino no SLI pelo programa " nHancer " :joia:

Se não me engano o próprio Japa aki do forum tinha postado um tutorial sobre como utilizar e configurar o SLI! Me ajudou bastante quando eu tinha SLI de 9600GT.:awesome:

LORD K, Eu também não conhecia esse nHancer. Acessei a página dessa ferramenta e vi que a última versão é de 2010 e ele parece ter sido desenvolvido focado para GPUs mais antigas (que na época eram top). Posso estar enganado, mas será mesmo uma boa tentar ajustar configs de GTX 590 lançada depois (em 2011) ??
------------
Olá.

A minha mobo é asus, só que o processador é um 2600k. Tive esses problemas que vc teve, daí fui no painel do driver da nvidia, na parte de ajuda e depois informação do sistema, notei que os clocks da vga estavam errados.

Trocando o driver, hora ia pra 500mhz, hora 700mhz e nada dos 604mhz padrão. O foda era que sempre travava nos jogos, daí não tinha utilidade ter essa vga.

Formatei algumas vezes antes sem solução, mas depois de ver os clocks errados da vga no painel da nvidia, formatei de novo e daí instalei primeiro o driver da vga, depois do chipset e enfim resolveu o meu problema!

Não sei se vai te ajudar, mas não custa nada tentar.

Boa Sorte!

GIGAMAX, bem observado cara. Vi que com o driver 306.97 o painel (e também o NVidia Inspector) está mostrando que as GPUs rodam a 630Mhz! Mas o stock, pelo que eu sei, é 604Mhz. Vou incluir nos testes um underclock de volta para 604Mhz (usando o EVGA Precision X). Vou postar os resultados. Vlw!
 
Primeiro teste bem sucedido. Mas ainda muito muito preliminar...

Pessoal,

Para começar os testes com o 306.97 resolvi começar com um teste simples (para depois ir alterando uma coisa por vez e ir acompanhando os resultados). Achei realmente muito estranho o clock das GPUs estar a 630Mhz. Bem, fiz um leve underclock para 600Mhz de clock e 1707Mhz na frequencia das memorias, em ambas as GPUs (com o EVGA Precision X). Coincidência ou não consegui uma coisa que nunca passava nem perto: dar 20 voltas no DIRT3 sem nenhum congelamento...

Muito muito preliminar, vou continuar testando, mas promissor! Mas calma, é uma teste pequeno, mas achei interessante porque os congelamentos começavam em 2 no máximo 3 voltas no DIRT3. O próximo teste vou fazer no Crysis2 daqui a pouco. Um saco, porque já finalizei o Crysis2. Mas tudo bem porque gosto demaaais desse jogo. Vou aguardar fazer mais testes de estabilidade para voltar a dar notícias. Vamos em frente!
Abcs
 
Estou com um problema mais ou menos parecido com meu sli de GTX 460, sendo q o problema é unicamente no jogo Battlefield 3.

O jogo roda normal tudo no ultra, sem stuttering, mas depois de um tempo começa a dar uns stuttering bem chatos ao se mudar a visão para os lados... Vou tentar a dica do amigo pra ver se dá certo aki tb... Antes vou inverter a posição das placas e depois fazer underclock...
 
Pessoal,

Para começar os testes com o 306.97 resolvi começar com um teste simples (para depois ir alterando uma coisa por vez e ir acompanhando os resultados). Achei realmente muito estranho o clock das GPUs estar a 630Mhz. Bem, fiz um leve underclock para 600Mhz de clock e 1707Mhz na frequencia das memorias, em ambas as GPUs (com o EVGA Precision X). Coincidência ou não consegui uma coisa que nunca passava nem perto: dar 20 voltas no DIRT3 sem nenhum congelamento...

Muito muito preliminar, vou continuar testando, mas promissor! Mas calma, é uma teste pequeno, mas achei interessante porque os congelamentos começavam em 2 no máximo 3 voltas no DIRT3. O próximo teste vou fazer no Crysis2 daqui a pouco. Um saco, porque já finalizei o Crysis2. Mas tudo bem porque gosto demaaais desse jogo. Vou aguardar fazer mais testes de estabilidade para voltar a dar notícias. Vamos em frente!
Abcs

Pessoal, dois dias após o último post, contina estável meu sistema após o underclock e após algumas alterações nas configurações do driver 306.97. Parece que o underclock ajudou mesmo. Passei o clock das GPUs de 630Mhz para 600Mhz e as memórias em 1707Mhz. (Lembro que o clock padrão dos drivers mais antigos era de 604Mhz para esta GPU. Os caras da NVidia devem ter alterado o clock padrão imposto pelo driver para 630Mhz, sendo parte principal do problema).

Achei também que com o novo driver 306.97 eu perdi qualidade de imagem, então precisei fazer algumas alterações nas configurações do driver. Parece mesmo ter funcionado. Usei o painel de controle da nVidia mesmo. As configurações gerais do driver ficaram:

GUIA [Ajustar as configurações da imagem com a Visualização]:
- Setado "Use as configurações de imagens avançadas em 3D;

GUIA [Gerenciar as configurações em 3D]:
- Anti-aliasing FXAA: Desligado
- Anti-aliasing - configuração: Controlado pelo aplicativo
- Anti-aliasing - correção de gama: Ligado
- Anti-aliasing - modo: Controlado pelo aplicativo
- Anti-aliasing - transparência: 8x (superamostra)
- Buffering triplo: Desligado
- CUDA - GPUs: Todas
- Filtragem ansiotrópica: Controlado pelo aplicativo
- Filtragem de textura - Diferencial negativo de LOD: Fixar
- Filtragem de textura - otimização ansiotrópica de amostra: Desligado
- Filtragem de textura - otimização trilinear: Ligado
- Filtragem de textura - qualidade: Qualidade
- Modo de gerenciamento de energia: Adaptável
- Modo de renderização de multi-GPUs: Recomendado pela NVIDIA
- Máximo de quadros pré-renderizados: Usar a configuração do aplicativo 3D
- Oclusão ambiental: Qualidade
- Otimização segmentada: Auto
- Sincronização vertical: Usar a configuração do aplicativo 3D
- Vários vídeos/aceleração mista da GPU: Modo de desempenho de vários vídeos

Vou continuar testando com muita jogatina aqui. Kkkk. E vou voltar a dar informações sobre este problema que, até o momento, parece ter sido resolvido...
 
Estou com um problema mais ou menos parecido com meu sli de GTX 460, sendo q o problema é unicamente no jogo Battlefield 3.

O jogo roda normal tudo no ultra, sem stuttering, mas depois de um tempo começa a dar uns stuttering bem chatos ao se mudar a visão para os lados... Vou tentar a dica do amigo pra ver se dá certo aki tb... Antes vou inverter a posição das placas e depois fazer underclock...


o teu problema parece ser diferente, bf3 consome bastante memoria na vga e 1gb é pouco, jogue usando algum programa de monitoramento pra ver se esta ultrapassando 1gb.


Pessoal, dois dias após o último post, contina estável meu sistema após o underclock e após algumas alterações nas configurações do driver 306.97. Parece que o underclock ajudou mesmo. Passei o clock das GPUs de 630Mhz para 600Mhz e as memórias em 1707Mhz. (Lembro que o clock padrão dos drivers mais antigos era de 604Mhz para esta GPU. Os caras da NVidia devem ter alterado o clock padrão imposto pelo driver para 630Mhz, sendo parte principal do problema).

Achei também que com o novo driver 306.97 eu perdi qualidade de imagem, então precisei fazer algumas alterações nas configurações do driver. Parece mesmo ter funcionado. Usei o painel de controle da nVidia mesmo. As configurações gerais do driver ficaram:

GUIA [Ajustar as configurações da imagem com a Visualização]:
- Setado "Use as configurações de imagens avançadas em 3D;

GUIA [Gerenciar as configurações em 3D]:
- Anti-aliasing FXAA: Desligado
- Anti-aliasing - configuração: Controlado pelo aplicativo
- Anti-aliasing - correção de gama: Ligado
- Anti-aliasing - modo: Controlado pelo aplicativo
- Anti-aliasing - transparência: 8x (superamostra)
- Buffering triplo: Desligado
- CUDA - GPUs: Todas
- Filtragem ansiotrópica: Controlado pelo aplicativo
- Filtragem de textura - Diferencial negativo de LOD: Fixar
- Filtragem de textura - otimização ansiotrópica de amostra: Desligado
- Filtragem de textura - otimização trilinear: Ligado
- Filtragem de textura - qualidade: Qualidade
- Modo de gerenciamento de energia: Adaptável
- Modo de renderização de multi-GPUs: Recomendado pela NVIDIA
- Máximo de quadros pré-renderizados: Usar a configuração do aplicativo 3D
- Oclusão ambiental: Qualidade
- Otimização segmentada: Auto
- Sincronização vertical: Usar a configuração do aplicativo 3D
- Vários vídeos/aceleração mista da GPU: Modo de desempenho de vários vídeos

Vou continuar testando com muita jogatina aqui. Kkkk. E vou voltar a dar informações sobre este problema que, até o momento, parece ter sido resolvido...

realmente estranho, eu nunca ouvi dizer de algum driver alterar os clocks da vga, o q dita os clocks é a Bios, tenta atualizar ambas as placas de video pra uma versao de BIOS mais recente pra ver se nao precisa de tais ajustes, pois o certo é ser plug and play.

sobre vender a vga, eu particularmente sempre troco de VGA mesmo q eu esteja sendo bem atendido pois senao perco muita grana, ao meu ver nao compensa gastar um dinheiro alto e ficar usando ate so Deus sabe.... Sempre vendo qnd esta pra sair uma nova linha, pois assim meu dinheiro vai se renovando.
 
Quad GPU = Dor de cabeça! Você roda em FullHD ?

Se sim eu aconselharia a trocar por apenas uma singles GPU forte e vender essas duas GTX 590 e gastar em algo mais no PC :truestory:

Não faz diferença alguma cair de 150 fps para 75 fps.
 
Eu acho que compensa é partir para a série 600 do que permanecer na série 500, a série 600 mesmo possui mais núcleos CUDA, mais tecnologias (DirectX 11.1, TXAA, Boost...), os drivers estão sendo optimizados mais para as da série 600, que são mais novas. Enfim, eu acho que compensa migrar para a série 600, pega uma GTX 680 e o restante que sobrar usa pra melhorar outras peças do PC como o amigo ai à cima do meu post indicou.
 
o teu problema parece ser diferente, bf3 consome bastante memoria na vga e 1gb é pouco, jogue usando algum programa de monitoramento pra ver se esta ultrapassando 1gb. realmente estranho, eu nunca ouvi dizer de algum driver alterar os clocks da vga, o q dita os clocks é a Bios, tenta atualizar ambas as placas de video pra uma versao de BIOS mais recente pra ver se nao precisa de tais ajustes, pois o certo é ser plug and play.sobre vender a vga, eu particularmente sempre troco de VGA mesmo q eu esteja sendo bem atendido pois senao perco muita grana, ao meu ver nao compensa gastar um dinheiro alto e ficar usando ate so Deus sabe.... Sempre vendo qnd esta pra sair uma nova linha, pois assim meu dinheiro vai se renovando.
Oi Feliperr8. Sim, os drivers NVidia determinam qual o clock padrão da GPU. Além de determinar o clock padrão, determinam também a tensão padrão de trabalho. Existem drivers ainda em que a NVidia impede a alteração da tensão de trabalho, e outros em que a tensão é destravada e pode ser alterada (tipicamente útil para overclockers). Isso é válido e possível para todas as GPUs da NVidia, mas ocorre que tem algumas que a NVidia altera mais e outras não. A alteração que a NVidia faz nos drivers de maneira a alterar o clock e tensão da GPU, travando ou destravando a alteração de tensão, varia de acordo como o produto se comporta no mercado após seu lançamento, ditado pelos relatos dos usuários. No caso da GTX 590 isso é bem visível ao longo da história dos drivers NVidia. Os drivers lançadosna época do início da venda das GTX590 no mercado (início de 2011) tinham o clock de 604Mhz, tensão padrão de 0.934mV e limite de tensão destravado, dando a possibilidade do usuário alterar a tensão de trabalho. Logo ocorreram inúmeros casos de usuários que estavam queimando as placas ao fazer um leve overclock e aumentar levemente a tensão. Como primeira providência a NVidia travou a tensão nos drivers seguintes, para impedir que mais usuários passassem pelo problema simplesmente por não poderem mais alterar a tensão de trabalho de suas placas. Tempos depois foi lançada uma atualização de BIOS (as minhas já possuem versões com esse problema alterado). Daí então passaram a vir uma sequencia de drivers em que a tensão padrão da GTX590 foi alterada para 0.926mV e tensão destravada no driver, permitindo os usuários novamente fazerem overclocks que envolvam aumento de tensão. ( driver 306.97 em questão aqui no tópico é um destes drivers em que a tensão da GTX590 foi estabelecida em 0.926mV e com limite destravado). A única coisa que eu não tinha me atentado, e que o tópico aqui me ajudou a perceber, é que além da tensão ter sido alterada e do limite de tensão ter sido novamente desbloqueado, O CLOCK PADRÃO DA PLACA GTX590 FOI ALTERADO PARA 630Mhz. Provavelmente a NVidia percebeu que a placa pode rodar estável neste clock e passou a incluir 630Mhz como padrão há alguns drivers atrás, mas isso eu não havia percebido. Voltei o clock para os 604Mhz padrão (na verdade setei em 600Mhz) e tudo ficou estável aqui no meu sistema. Em resumo: Sim, os drivers da NVidia podem alterar clocks e tensões de sua placa, a depender da versão do driver. Essa história toda eu aprendi lendo no Overclockers, no tópico oficial dos "GTX590 Owners" (Proprietários da GTX590).Abc!
 
Última edição:
o teu problema parece ser diferente, bf3 consome bastante memoria na vga e 1gb é pouco, jogue usando algum programa de monitoramento pra ver se esta ultrapassando 1gb.

Tb pensei nisso, e realmente passa de 1GB o consumo de memória de vídeo, aliás já chegou até 1050MB... :lol2:

Agora o q me deixa intrigado é q há um tempo atrás o jogo rodava normalmente, td no ultra, a 60 fps praticamente cravado, com pequenas quedas pra 50 quando tinha muitas explosões, mas não dava em nenhum momento esses stutterings doidos, eu podia mudar a visão para os lados bem rápido q ia bem fluído e sem stutterings...

Agora com o sli desativado e usando apenas uma placa não acontece isso.
 
quad sli com essas 2 gtx 590 cara nesse amd fx, sei não viw mas vc esta sendo :coolface: pelo seu processador, mas tente o seguinte, troca seu cooler por um watercooler e soca over no seu processador pq quad sli e mt forte, e ja perguntando tambem vc fez mod para rodar o sli ne ???
Dificil, gargalo gera só diminuição dos frames, nunca que iria travar ou chegar a ponto de reiniciar a maquina...
 
Seu processador não tem nada haver com o problema, mas ele dá gargalo com essas VGAS mesmo em overclock.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo