• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Slot PCI-Ex X16 operando a X4

Snk B

Piloto Fantasma
Registrado
Olá confrades, boa tarde!
Na tarde de ontem me deparei com uma situação um pouco confusa... Já tenho uns bons anos que mexo com computadores, e juro que essa situação realmente está me deixando frustrado.
Meu sistema é o Windows 10 Pro Insider Preview build 18282 19H1, vide assinatura abaixo.
Ontem, porventura abri o GPU-Z e me deparei com a seguinte cena:
(álbum)
Já limpei os slots com jato de ar, secador de cabelo, pincel, escova, já passei borracha nos contatos da VGA, já testei uma 6950 que tenho aqui (VGA de Backup) e ela também está rodando a X4.
Vale salientar que não percebi nenhuma queda de performance e que meus games continuam rodando como antes normalmente.
Alguém já passou por isso, possa me ajudar? O sistema pode ter algum bug e limitar o PCI-Express desse jeito, ou depende da placa mãe?
Obrigado!
 
Clicando ali no "?" ao lado da informação da interface do PCI-E no GPU-Z, continua x4? Esta usando o slot PCI-Express certo da placa mãe? Dei uma olhada no site da Asus e essa placa tem apenas 1 que é x16, o de cima, azul, correto?
 
Clicando ali no "?" ao lado da informação da interface do PCI-E no GPU-Z, continua x4? Esta usando o slot PCI-Express certo da placa mãe? Dei uma olhada no site da Asus e essa placa tem apenas 1 que é x16, o de cima, azul, correto?
Clicando naquela ? o PCI-Ex fica x4 2.0. Não aumenta para x16.
Exatamente, o único PCI-Ex x16 na placa é o azul.
 
Problema bem bizarro, em outros aplicativos reportam a mesma coisa?, olhando fisicamente a placa de video e a placa mae, veja se tem alguma anomalia, tipo trilha rompida e etc
 
Nao tem outra placa conectada nela? Atualizou para a ultima bios?
Tive problema parecido com a minha z370sli plus. A x16 dela nao funcionava de jeito nenhum, so quando atualizei a bios que funcionou.
 
Problema bem bizarro, em outros aplicativos reportam a mesma coisa?, olhando fisicamente a placa de video e a placa mae, veja se tem alguma anomalia, tipo trilha rompida e etc
Sim, reportam a mesma coisa... Olhei a mobo e a VGA, tudo perfeito.
Faz um WintoGo com uma versão estável do Win10 e teste.
Mesma coisa :(
Nao tem outra placa conectada nela? Atualizou para a ultima bios?
Tive problema parecido com a minha z370sli plus. A x16 dela nao funcionava de jeito nenhum, so quando atualizei a bios que funcionou.
A última BIOS lançada pra essa placa mãe foi em outubro de 2012, versão 1604 que é a versão que está instalada. :(
 
Retira e coloca novamente.

Quando eu tinha o problema e foi resolvido.
 
Alguém pode ter mais alguma ideia que possa compartilhar? Não encontro outra mobo para comprar num preço decente. :(
O jeito é ir usando assim até conseguir uma grana pra trocar o kit todo. Putz!
 
Alguém pode ter mais alguma ideia que possa compartilhar? Não encontro outra mobo para comprar num preço decente. :(
O jeito é ir usando assim até conseguir uma grana pra trocar o kit todo. Putz!
Já olhou no mercado livre?
 
Já mexeu nas configurações avançadas da bios? Uma vez fiquei um tempão enfrentando o mesmo problema, de repente achei uma config na bios onde arrumei isso! Mas não lembro onde...na época eu tinha uma HD 3650!
 
Já mexeu nas configurações avançadas da bios? Uma vez fiquei um tempão enfrentando o mesmo problema, de repente achei uma config na bios onde arrumei isso! Mas não lembro onde...na época eu tinha uma HD 3650!
Já tentei... Mas, não tem nada que fale sobre a velocidade do PCI-EX
 
Realmente, a placa mãe deve estar com problema. Já formatei várias vezes, limpei o slot com uma escova de cerdas macias/pincel e essa bosta não sai dos X4.
Pior que não tem atualização de driver para o chipset.
O jeito é ir aguentando assim, até dar pra eu trocar o kit, já que não vende mais placa mãe AM3+
 
tenho o mesmo problema com uma Asus TUF B360M Gaming Plus, PCI-e X16 operando apenas em modo x4!
 
tenho o mesmo problema com uma Asus TUF B360M Gaming Plus, PCI-e X16 operando apenas em modo x4!
caramba, o que tu já tentou fazer? talvez seja caso de acionar a garantia, se já fez de tudo. Um simples reset de bios deveria ser suficiente.
 
caramba, o que tu já tentou fazer? talvez seja caso de acionar a garantia, se já fez de tudo. Um simples reset de bios deveria ser suficiente.
acredite se quiser, o problema não é hardware, mas sim o maldito windows 10 que por padrão mantem o link state do PCI-e em modo equilibrado, isso faz com que o pci-e fique em 8x e as vezes depende do hardware fica ate em 4x, o segredo é desabilitar o link state nas configurações de energia do windows e pronto, PCI-e x16 @x16, eu notei isso qdo fui olhar meus outros PC´s e todos estavam a x8 e um inclusive estava a x4, desabilitei a config do link state do windows e pronto, todos operando em x16!
 
Só vale a pena mexer nisso e em outras opções de energia se algum aplicativo está apresentando comportamento anormal.
vale a pena qdo vc tem perca de performance por sua placa estar operando em X4!!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo