• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

SMS NET4+ Vale a pena? Senoidal por aproximação com Superflower Leadex III PFC Ativo - Dá bom?

Kaus Borealis

Active Member
Registrado
Esse é o produto em questão:

Seria melhor que ligar direto no filtro de linha/tomada? Será que segura sem deixar o pc desligar caso a luz caia mesmo que seja só pra salvar o trampo? Será que essa forma de onda não dá ruim numa Superflower Leadex III 750 com PFC ativo?

Agradeço pelo help, guys.
 
Minha experiencia de mais de 10 anos com a marca - FUJA DELA. Ou utilize ela com MODERACAO.
Nao é pessima - longe disso - agora ela tem por tras dela a LEGRAND - que é uma empresa de respeito - mas a SMS sempre foi meio que a "PEPSI" do mercado. Pepsi nao é ruim.

mas ela tem um indice maior de problemas e recorrencia em assistencias tecnicas - mas eu acho que o maior problema dela nao é nem "defeito" - muitas ocorrencias em AT acabam sendo abertas pq o pessoal imagina ser um "defeito" e na verdade eu vejo como uma deficiencia da SMS em oferecer corretamente a potencia nominal dela - e isso leva o usuario a achar que o nobreak "parou de funcionar" do nada.. e manda pra AT.

por isso, recomendacao pra compra de um SMS é sempre optar por um modelo um pouco mais acima do que a sua necessidade.. acho que isso é o segredo pra te dar uma tranquilidade a mais de usar o equipamento sem estressa-lo tanto - com uma potencia mais baixa do que ele indica.

pelo que vi - se sua maquina vai gastar os 750W - e vc nao vai ligar mais nada no nobreak - Ele com 1500va tem fator de potencia pelo manual de 0,65 (multiplicando) - da suporte ate 975w
= como disse - é recomendavel ter uma margem maior nos SMS por causa dessa carencia que eles tem.. Acho que 975w pra 750w é margem suficiente ne.. quer dizer - um nobreak que promete 975w tem obrigacao de sustentar 750w. A gente espera. Uma outra marca seria mais garantido. Mas acho que é suficiente sim.




AGORA DITO ISSO:
-

NÃO É RECOMENDAVEL o uso de nobreaks NAO senoidais (como o modelo que vc indicou) - caso a fonte do seu PC seja uma fonte com PFC ATIVO.

explicando rapidamente: a rede eletrica produz energia num formato "senoidal", sao ondas mais puras e limpas. O PFC ATIVO da sua fonte ira reconhecer essa onda e ainda deixa-la mais limpa para ser jogada no seu PC - levando uma energia de maior qualidade pros componentes.

ok?

o nobreak é uma forma de produzir energia artificial para os equipamentos - e ele simula a energia da rede eletrica. Porem, a simulacao da onda senoidal é mais complexa - e cara. Como 90% dos equipamentos que podem fazer uso de um nobreak NAO PRECISAM fazer uso da onda senoidal - os fabricantes colocam no mercado modelos de nobreaks mais baratos sem a onda senoidal.. com ondas chamadas de "quadradas". Como artificio de marketing - pra tentar minimizar isso - alguns fabricantes chamam a onda de "semi-senoidal" - "senoidal por aproximacao", etc.. So que onda senoidal é a FERRARI - uma "semi-Ferrrari" - nao é uma ferrari..rs

o que acontece qdo sua fonte com PFC ATIVO recebe uma onda quadrada (nao senoidal) - ele recebe um produto muito sujo.. e vai trabalhar para limpar esse produto. E o problema esta ai.. voce ja deve imaginar o que acontece:

1- A sua fonte é de uma marca boa, de qualidade - ela vai conseguir limpar a onda - e blz.
2- A sua fonte nao vai conseguir limpar a onda e vai deixar passar sujeira.
3- A sua fonte nao é das melhores - vc vai exigir tanto dela - e ela nao foi projetada pra isso - e ela vai simplesmente parar de funcionar e desligar (nao adianta nada o nobreak entao)

ai vc analisando - o caso mais critico é o terceiro - pq ai vc gasta uma grana no nobreak e ele nao fuciona pq sua fonte nao consegue limpar a sujeira que o nobreak manda pra ela.

e os casos 1 e 2? A vida real é na verdade uma mistura dos dois casos - nao existe ainda uma fonte perfeita que faça a limpeza toda - uma fonte de marca, reconhecida, com certificacao etc.. vai conseguir limpar, mas sempre vai passar um pouco de sujeira - mas o mais importante - ela vai funcionar com o nobreak.

Ai ficam 2 questoes entao para serem analisadas -

1- A sujeira que passa é prejudicial pros componentes?
R- Bom - se vc considerar que esse mesmo nobreak pode ser usado em 90% dos seus equipamentos - onde a fonte deles se quer vai fazer qq tratamento de limpeza na onda - a gente pode chegar a conclusao que danificar nao vai. Nenhum engenheiro produziria um nobreak que fizesse isso. Claro que como qq equipamento - ainda mais um que mexe com energia eletrica - sempre tem aquela chance minima etc etc - mas isso é inerente de qq equipamento. (so pra nao dizer que nunca) - Agora - repare que a questao é "prejudicar" = e a resposta é - DEPENDE. E depende exatamente do uso que voce esta fazendo do PC. Acho que fica claro que a quantidade de sujeira que voce recebera esta relacionada a 2 fatores - TEMPO DE USO - qto mais tempo vc usar - logico mais sujeira vai passar - e - POTENCIA DE USO - qto mais potencia voce usar - mais sujeira vai passar. A gente pode comparar isso a tipo um "Raio-X" - qdo vc vai no medico fazer um raio-x - é prejudicial? SIM. pq o Raio-X é invasivo - mas qto? DEPENDE - do nivel de exposicao. Aqui é o mesmo raciocinio..

Nao precisa de um alarde absurdo - "Vou morrer pq fiz um Raio-X hoje" - "Meu PC vai morrer pq acabou a luz" - nao..

2- Ai temos a segunda questao: Qto de sujeira o PC pode suportar?
R- Ai voltamos a questao dos outros 90% de equipamentos que suportam o nobreak - mesmo produzindo onda suja - se o nobreak é produzido pela industria para funcionar com eles - a gente supoe q a sujeira nao vai danificar os componentes a ponto de danifica-los - porem - para processos que voce precisa de desempenho - esses podem ser afetados - não pela onda suja - mas pq a sua fonte - e ai esta o segredo - esta tendo que trabalhar mais forte do que o normal para limpar mais sujeira - o que faz ela perder desempenho.

E isso vai afetar obviamente - quem precisa do PC em desempenho maximo - por exemplo - os Gamers.
um jogo puxa energia gigante da fonte - que precisa trabalhar ainda mais pesado para limpar a sujeira - e isso gera um efeito em cadeia de muito estresse na sua fonte.

vai danificar algo? NAO.

- mas sua fonte com certeza vai ficar cada vez mais estressada. Isso quer dizer que ela vai sendo exigida cada vez mais - e consequentemente equipamento que é "gasto" - dura menos - e se voce é gamer - voce ira automaticamente tb - perder eficiencia e desempenho.

POR ISSO NAO SE RECOMENDA USAR FONTES NAO SENOIDAIS EM PCS COM PFC ATIVO.

-

AGORA MINHA EXPERIENCIA: EU USO A MAIS DE 10 ANOS NO MEU PC UM NOBREAK NAO SENOIDAL e nunca tive problema.

E ai vale ressaltar:

= 99% do tempo de uso do seu PC - vc vai estar usando ele "energizado" pela rede eletrica -as tais ondas nao senoidais so entram em funcionamento qdo acaba a luz - e o nobreak ativa as bateriais dele.. ou seja - eventos controlados.

= A tal sujeira (que é uma forma ILUSTRATIVA q usei pra explicar) - ela é muito "insiginificante" - existe- é real - se vc ver num equipamento que mede isso - vc vai ver o ruido - mas sao "tremedeiras pequenininas" na linha de medicao - (imagina aquela linha do medidor cardiaco..a onda limpa fica em repouso total e os ruidos q passam sao baixinhos quase zero) -

= entao se vc nao vai fazer uso pra jogar - ou ate se for - mas se comprometer em desligar o mais rapido possivel - tb nao precisa ser o the flash - vc ja imagina que a fonte que é que sera realmente estressada no processo - vai sofrer pouco.

E a ideia aqui acho que é essa.. o que vale mais pra vc?
= ter o conforto de nao perder nenhum material por nao ter salvo - e cair a luz
= poder desligar seu pc com tranquilidade
= em contrapartida - vc vai estressar sua fonte - podendo daqui a alguns anos ter que troca-la.

ou
= gastar ate 3x, 4x mais para comprar um nobreak senoidal puro
= e ter os mesmos beneficios
= e um extra pra desempenho em games (que é desnecessario se vc vai desligar o pc em seguida)

é isso q vc precisa pensar. Pra mim sempre fez mais sentido eventualmente (E NUNCA PRECISEI) trocar a fonte do meu PC do que gastar 3x - 4x ate 5x mais num nobreak senoidal. - com esse mesmo dinheiro eu compro 10 fontes..rs

isso sem contar q a longo prazo - a gente tambem faz muitos upgrades.. entao mesmo que os componentes sejam afetados de alguma forma, a vida util deles é ate mais curta do que o eventual desgaste que ele tera.

enfim é mais ou menos isso.

eu nao sou um expert - nem tecnico - tentei dar uma explicacao mais "LEVE"

boa sorte na sua decisao!!

Daniel
 
Aproveitando aqui, estou pensando em adquirir um nobreak APENAS pelo receio de quando for atualizar os firmwares dos meus equipamentos, durante o processo falte energia. Ou seja, em 99% do tempo o nobreak seria dispensável... Nesse cenário, visto que nobreaks SENOIDAIS seriam os melhores, mas, são bem mais caros, qual seria um nobreak indicado?
 
Aproveitando aqui, estou pensando em adquirir um nobreak APENAS pelo receio de quando for atualizar os firmwares dos meus equipamentos, durante o processo falte energia. Ou seja, em 99% do tempo o nobreak seria dispensável... Nesse cenário, visto que nobreaks SENOIDAIS seriam os melhores, mas, são bem mais caros, qual seria um nobreak indicado?
Neste caso eu compra qualquer porcaria na casa de 1kVA que estivesse com o menor preço
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo