• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Socorro, HD tá operando em PIO Mode

Hellkiri

...
Registrado
Tenho uma HD de 20GB e 5400RPM que antes operava em ATA100. Só que agora só fica em PIO e isso deixa o HD extremamente lento.

Não sei quando ele ficou assim. Só percebi ontem quando fui gravar uns vídeos de alguns jogos e estava impossível de jogar, muito lento. Até pra ver algum vídeo numa resolução maiorzinha fica ruim. Transferir arquivo gigante pra este HD também está demorando uma eternidade.

Bem, lá no gerenciador de dispositivos a opção "DMA se disponível" já está ligada. Aliás sempre esteve. Também atualizei o driver da IDE e nada. Uso um cabo flat de 80 vias como sempre usei. O HD fica na IDE primária e em SLAVE. Na BIOS tá tudo marcada pra automático, como também sempre foi.

Alguém me dá alguma luz de o que fazer pro HD voltar a operar em ATA. :confused:
 
Fez alguma mudança na BIOS ultimamente?
 
Vai na bios e tenta achar algumas opçoes assim:

DMA, UDMA, UMDA transference mode ou coisas do genero.
Tem que estar habilitadas essas opçoes.

Já aconteceu comigo, resolvi ativando novamente.
 
Então, não mexi nada na BIOS e que eu me lembre também não mudei nada no windows esses dias.

Na BIOS a única coisa que dá pra mudar é selecionar o modo DMA de AUTO pra UDMA1-5 e outros lá. Já tá em UDMA5. Mas o HD ainda está sendo reconhecido no modo PIO.
 
vai no gerenciador de dispositivo, e na opcao controladores ide / atapi, clique no sinal de + para expandir
va nas propriedades de canal ide primario, e do canal ide secundario (nomes do driver padrao do windows, pode estar com outro nome) e em configuracoes avancadas, coloque tudo pra DMA se disponivel.
 
vai no gerenciador de dispositivo, e na opcao controladores ide / atapi, clique no sinal de + para expandir
va nas propriedades de canal ide primario, e do canal ide secundario (nomes do driver padrao do windows, pode estar com outro nome) e em configuracoes avancadas, coloque tudo pra DMA se disponivel.

Já ta ativado.

Depois vou tentar inverter os cabos flats. Vou passar o que usa nas gravadoras e colocar nos HDs. Mas creio nem ser isso já que o HD de 80GB que também fica no mesmo cabo do HD de 20GB tá normalzinho.

Se der certo eu posto aqui.
 
Já ta ativado.

Depois vou tentar inverter os cabos flats. Vou passar o que usa nas gravadoras e colocar nos HDs. Mas creio nem ser isso já que o HD de 80GB que também fica no mesmo cabo do HD de 20GB tá normalzinho.

Se der certo eu posto aqui.
humm, verdade nao tinha lido o seu primeiro post inteiro.

bom tenta passar algum programa de teste e analise do SMART!!!

pois por erro no smart (ou melhor dizendo do HD) o smart reduz o modo de transferencia do hd, pra tentar impedir q o hd va pro saco!!! aqui ja ocorreu com meu hd sata novinho (dois dias de uso), o smart se enganou e reduziu o modo de transferencia do hd. mas nao me lembro como eu resolvi!!
 
Já experimentou remover as controladoras IDE, no Gerenciador de Dispositivos, re-iniciar e ver como fica?
Outra coisa, sem brincadeira, deixa a opção do UDMA em AUTO. Há tempos atras tive uma M598 que só funcionava em DMA 100 se ficasse a opção em AUTO.
 
Já experimentou remover as controladoras IDE, no Gerenciador de Dispositivos, re-iniciar e ver como fica?
Outra coisa, sem brincadeira, deixa a opção do UDMA em AUTO. Há tempos atras tive uma M598 que só funcionava em DMA 100 se ficasse a opção em AUTO.

Normalmente eu deixo lá na BIOS tudo em auto mas tentei dessa vez forçar pra ver no que dava.

Ah... Segui sua dica ae de remover a controladora IDE pelo gerenciador de dispositivos e deu certo. Enfim o HD voltou a operar em UDMA5. Vlw, muito obrigado a todos que tentaram ajudar e especialmente ao 0dl@r3.

Problema Resolvido :yes: :yes: :yes:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo