Solução contra Superaquecimento de Tv Plasma / LDC. E a sua Tv, esquenta?

Spectrumckee

Si vis pacem, para bellum
Registrado
Salve Salve galera!

Gostaria de lhes apresentar a solução que encontrei contra o super aquecimento da minha LG NEW PLASMA 42PQ30R, em casa tinhamos 2, porem uma apresentou problema na fonte e na placa Y devido a super aquecimento.

Como a garantia não quis cobrir, resolvi abri-la, e pude perceber que o dissipador da fonte tinha esquentado tanto que havia perdido a cor preta passando a uma cor marrom claro, e a placa PCB toda queimada, não apresentando mais aquela coloração verde como é normal em placas.

Resolvi então checar a temperatura de funcionamento da outra do mesmo modelo ligada em meu quarto, e sinceramente fiquei assustado, a temperatura era muito acima do aceitável, e olha que estava em local aberto e ventilado;

E como gato escaldado têm medo de água, lembrei-me de meu antigo HP DV6000 que foi pro saco devido a super aquecimento e erro de projeto da HP, então resolvi tentar criar um cooler pra minha tv de plasma junto a meu pai;

adrena2.jpg

adrena3.jpg

adrena1h.jpg

A imagem da Tv tá ruim porque tem 2 janelas e 1 porta nesse quarto, e estava em "modo descanso" (imagem escurecida com órbita e outra ferramenta que risca a tela pra evitar queimaduras)

O adaptador é feito com um cooler de 120mm e uma fonte (eliminador) desses do Paraguay de R$10. Não é necessária adaptação nenhuma na fonte, só ligar os fios na polaridade correta e ligar direto na tomada. A fixação é feita com fita dupla face automotiva (R$4), não perdendo garantia, arranhando o chassi ou ainda deixando "marcas" da adaptação

Dias depois na casa de um primo, pude ver que sua SONY 42 e outra Philips tambem esquentam muito! E agora essa noticia do recall da sony devido a super aquecimento, só confirmando mais minhas teorias. Só não entendo o porque de uma fabricante não colocar um cooler em uma Tv que quando nova chega a custar R$2000~R$2500. Ficaria tão caro assim?

Então, fica a dica pra galera dar uma olhada na temperatura de funcionamento de seus televisores.

Agora esta LG não esquenta nem a parte traseira nem a parte dianteira, pra quem já viu uma Tv Plasma ou Lcd (não sei as Led's) abertas sabem que são pouquissimas placas quase nenhuma, e a única que realmente esquenta é a fonte, com todos os seus componentes de alta amperagem, pra alimentação da Tela (Painel)

Não fica aquele barulho chato de cooler, e anoite se quiser diminuir ainda mais o cooler, só baixar a voltagem direto na fonte. Uso a 12v direto, seja dia ou noite, afinal não escuto o barulho do cooler mesmo.

Fica a dica aê pra galera da Adrenaline, tem muita gente perdendo televisores ai por causa de super aquecimento, e a garantia não cobre dizendo que é "mal uso"

Espero ter ajudado, e pros moderas e adms de plantão, caso tenha quebrado alguma regra ou postado em lugar errado, peço desculpas a todos.

Abs!
 
Última edição:
Boa dica pra quem tem este problema ou está em uma região que o calor e muito forte.

uma outra dica boa é vc por um saco de silica gel junto ao cooler para reter a umidade que ele possa colocar dentro da sua tela tbm.
 
Boa dica pra quem tem este problema ou está em uma região que o calor e muito forte.

uma outra dica boa é vc por um saco de silica gel junto ao cooler para reter a umidade que ele possa colocar dentro da sua tela tbm.

òtima dica também! Pensei em fazer isso, mas não posso abri-la ainda devido a garantia, se bem que com essa umidade ridícula de brasília o problema fica mais ameno;
 
nem, mas não presisa abrir nada só colocar o saco de silica gel perto do ventiador já ajuda pra caramba, em ambiente umido em 1 mes a pessoa já percebe que o silica pega a umidade que uma beleza.
 
nem, mas não presisa abrir nada só colocar o saco de silica gel perto do ventiador já ajuda pra caramba, em ambiente umido em 1 mes a pessoa já percebe que o silica pega a umidade que uma beleza.

Vou aproveitar o que veio do meu RMA da WD e vou colocá-lo...

Vlw Eeprom!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo