Aqui uso o modo Entretenimento para desktop, e Games apenas quando preciso de EAX maior que 2.0. Em ambos os modos uso 5.1 em modo 'Surround Stereo' (é a outra opção sem ser 'Xpand Stereo'), pois embora não seja perfeita, é a que clona melhor, na minha opinião.
Pra quem perguntou sobre as X-Fi PCI-E,
aqui tem algumas informações. Mas já li uma vez
aqui no Guru3D que a Creative estava dorcendo o nariz pra adotar essa tecnologia, pois a latência é maior no PCI-E do que no PCI. Segue a citação:
Steve Erickson (da Creative):
As far as PCI Express (PCIe) is concerned, which is the next bus, what we found is that the performance of PCIe is truly bad for audio. We are seeing four times degradation on the bus for audio. PCIe is designed for graphics and high data transfer, but audio sends very small packets and the overhead can be very big! Moving the data across PCIe is much, much higher than PCI. So what we have to do is go back to the drawing board and work on the transport part of the chip and re-design it to add more silicon to overcome some of the problems we had with PCIe. So for us to come up with a PCIe solution is going to take a while because we have to overcome the problems we're facing with that bus.
A propósito, já postei isso aqui uma vez, mas ninguém opinou. Gostaria que alguém me ajudasse a entender melhor tais questões:
Com relação ao CMSS-3D, pra começar. O modo 'Xpand Estéreo' é uma grande piada, tornando os sons traseiros todos baixos e embolados. O modo 'Surround Estéreo' é bem melhor, mas ainda assim possui problemas, a meu ver. Pelo o que parece, ele tenta dividir os sons pelas caixas de acordo com critérios questionáveis. Vídeos do Youtube (pra citar um exemplo) só reproduzem som no alto-falante central e traseiros; os frontais laterais ficam basicamente mudos. Por quê? Porque a X-Fi 'pensa' que o único som que sai exatamente igual nos dois canais (direito e esquerdo) é a voz, e daí mixa isso pro canal central. Sim, sim... os vídeos do Youtube são todos mono. Ocorre que músicas em que não há bom uso dos canais direito e esquerdo sofrem do mesmo problema, e em vez de ouvirmos o som saindo de todas as caixas, ficamos presos ao problema citado anteriormente.
É bem inconveniente não haver uma opção para reproduzir simplesmente um som estéreo em surround. Ora, copia-se o canal frontal esquerdo pro traseiro esquerdo, o frontal direito pro traseiro direito, e o central da frente seria uma mixagem de ambos os canais. Simples, não? Pois é... Mas por que a Creative não disponibilizou essa opção?
O 24-bit Crystalyzer é outra grande piada. Simplesmente aumentam o volume e dão ganho no grave e nos agudos. O Digit-Life dismistificou esse 'recurso', e outros sites, como o Anandtech, questionaram bastante também. O pior é o mote da Creative: "Torne seu MP3 superior ao CD!". HAHAHAHA!
O console THX é até bacaninha, mas, convenhamos, não chega a ser tão útil. É mais marketing do que algo concreto. A Live! 5.1 tinha configuração de corte de graves e nem por isso chamava de 'Console THX'.
O CMSS3D que tenta reproduzir surround em dois canais não me convence. Tudo bem que a movimentação nas caixas traseiras virtuais não chega a ser ruim, mas não há nenhum convencimento na simulação do som frontal. Além disso, os sons estéreo ficam meio abafados. Enfim, como disse o X-Bit Labs, essa opção é mais uma questão de curiosidade do que de utilidade. Deixo sempre off aqui.
E o EAX 5.0 é quase tão misterioso quanto qualquer EAX. A versão 5.0 acelera 128 canais. Ok. Mas alguém sabe exatamente o que o EAX faz na prática? Já testei FEAR (EAX 4.0) e, embora haja uma diferença, não consigo determinar se ligar o EAX melhora. Passei numa poça com o EAX e ouvi um som reverberado esquisito e logo percebi que era o EAX. Desliguei e parou. Sinceramente, até prefiro sem a reverberação. Em muitos outros momentos não vejo diferença. A própria Creative tem dificuldades de montar demos que provem uma melhora do EAX em relação à ausência deste.
Além disso tudo, tenho dúvidas quanto ao recurso de decode de DD e DTS. No console da X-Fi existe essa aba aqui::
Ora, como funciona esse decode de DD e DTS pela placa? Sempre que abro algum arquivo de vídeo ou áudio que contenha DD ou DTS tenho que usar um decoder de terceiro (AC3 Filter ou o decoder interno do MPC, por exemplo) para que o áudio funcione. Mas pelo o que esse driver dá a entender a própria placa deveria fazer o decode sem auxílio de nada além do próprio driver. Ou estou falando besteria? Alguém que manja, por favor, explique-me para que serve esse 'recurso' da placa.
Desculpe-me o tamanho do post, mas tentei ajudar e tirar algumas dúvidas antigas.
Falow!