SoundMax AD1986 em 5.1 no Vista / XP - Duvida curiosa! *HELP!*

tommy =P

hello stranger...
Registrado
Antes de mais nada, acho que o post vai ser um pouco longo, e peço aos interessados em me ajudar que tenham paciência, porque quero ser o mais claro possível do motivo pelo qual to postando isso.

Tenho uma ASUS M2NPV-VM ligada em um Logitech X-540 5.1 rodando WinXP e notei algo curioso, mesmo as mp3s, quando ouço música no Winamp com o Plugin de Direct sound, o som sai em todas a 4 caixas (2 frontais, 1 central, 2 traseiras + o sub). Porém se eu usar o plugin do Winamp de Waveoutput (ao invés de directsound) ele sai somente em stéreo, nem o sub pega direito os graves.
Nos filmes/animes/trailers stereo (mkv, avi, mp4) ainda assim o som sai nas 5 caixas, ouço o estereo frontal, também nas caixas traseiras, efeito que chamam de "Matrix" ou seja, emular um 5.1 de uma fonte de som estereo. (o botão Matrix da minha X-540 *não* tá ativado) e mesmo assim o som se propaga pelas 5 caixas. Ok, isso não é o mais correto, fonte stereo é stereo, 5.1 é 5.1 mas eu gostei dessa maneira.
Em todos os modos, no painel de controle da SoundMAX, ta setado pra 5.1.

Agora vem o motivo do meu post:

No Vista, ou no XP x64, com as MESMAS configurações, Painel de controle (do SoundMax) setado pra 5.1, Winamp com plugin de directsound também.
Tanto as musicas, como os videos stereo, só saem em duas caixas, diferente do que ocorre no XP 32bits. Os videos em 5.1, saem 5.1 normalmente, mas os videos stereo que no XP antes saiam em todas as caixas, agora só saem nas duas frontais.
Não importa o que eu faça, não consigo fazer isso funcar no Vista ou no XP x64.
Quando a mp3 toca em todas as caixas o som é muito melhor... =\

Alguém sabe me dizer o porquê disso? :confused::confused:
 
Coisas do Vista e drivers da sua placa de som. Parece que os fabricantes não estão nem um pouco interessados em corrigir isso pois mesmo os drivers mais novos que tem do SoundMax para o Vista ainda permanece esse bug.

Acontece o mesmo com meu 1988B.
 
CAra compra uma offboard...vai funcionar great!

Concordo que é um absurdo ter que trocar de peça por causa de um sistema limitado que não dá opção de driver, mas....não é muito caro uma off da Creative! e vai funfar de boa!

Abraço!:wave:
 
Não funciona, pois esse plugin é baseado no directsound que no Win Vista não existe mais (OpenAL agora)
Se quer ter som 5.1 em musicas e filmes (mesmo que eles sejam stereo) é só configurar no painel de controle do win na parte dispositivos de som coloque ele para 5.1 e use o Windows media player 11 que vc terá novamente o som 5.1.
 
"... som sai em todas a 4 caixas (2 frontais, 1 central, 2 traseiras + o sub)."
UAHUAHuHAuHAuhAUH desculpa cara mas não resisti, tá ruim de matemática ae ein "5 + 1 = 4 ?"

Mas quanto a sua dúvida, seu som tem a opção stéreo x2? O som sai igual em todas as caixas quando uso essa opção. Tem como configurar no próprio driver também, acredito que seja isso, aqui eu seto em 5.1 e o som sai direitinho em todas as caixas, acredito que emulado quando é MP3, mas fica muito bom. Uso Vista32.
 
Não funciona, pois esse plugin é baseado no directsound que no Win Vista não existe mais (OpenAL agora)
Se quer ter som 5.1 em musicas e filmes (mesmo que eles sejam stereo) é só configurar no painel de controle do win na parte dispositivos de som coloque ele para 5.1 e use o Windows media player 11 que vc terá novamente o som 5.1.

Ahhhhhhhhhh ta explicado então!!! vou testar aqui e ver se é isso mesmo, eu imaginei que fosse algum plugin (algo a ver com o K-Lite Mega Codec Pack?)
Vou testar e posto aqui daí. Obrigadão mesmo.

"... som sai em todas a 4 caixas (2 frontais, 1 central, 2 traseiras + o sub)."
UAHUAHuHAuHAuhAUH desculpa cara mas não resisti, tá ruim de matemática ae ein "5 + 1 = 4 ?"

Mas quanto a sua dúvida, seu som tem a opção stéreo x2? O som sai igual em todas as caixas quando uso essa opção. Tem como configurar no próprio driver também, acredito que seja isso, aqui eu seto em 5.1 e o som sai direitinho em todas as caixas, acredito que emulado quando é MP3, mas fica muito bom. Uso Vista32.


UAhUAEhuAhe seu fanfarrão, viajei mesmo, tava meio dormindo quando postei isso. Na minha cabeça tava as configs de "Stereo Quadrifonico" e falei bobagem, tenho um sério problema de concentração :p

Essa opção de Stereo x2, deve ser exatamente o que eu te disse ali em cima.. mas mesmo assim eu sinto que o som não tá tão bom quanto no XP 32bits. Com certeza tem à ver com o que o Metalurgico falou... espero que isso se normalize mais pra frente, por enquanto os drivers pro Vista tão mto xoxos...

Thiago Leonel:: Comprar uma off por enquanto ta fora de cogitação, visto que no outro OS essa aqui funciona perfeito pra mim, e mesmo as creative tem um suporte mto vagabundo pra drivers, como sempre foi... ainda vou comprar uma X-Fi, com saída optica e ligar direto num receiver, mas isso fica mais pra frente, valeu =D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo