• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

SSD lento (mesmo)

Desmarcar a opção de "Formatação rápida" não é recomendável para SSDs. Essa opção existe para HDs, que não permitem apagar dados do disco, assim para destruir os dados você sobreescreve todo o conteúdo do disco com zeros (além disso ainda faz uma verificação de bad blocks, que é a parte mais lenta do processo). Desfragmentar também não é necessário. O próprio Windows já faz essa tarefa de desfragmentar o seu SSD regularmente.
Na verdade, o processo todo não teve muita lógica:
- o SSD tinha todos os seus dados;
- então os dados se transformam em lixo (apagou a partição);
- enquanto o SSD tinha que fazer o descarte desse lixo, começou a preenchê-lo com mais dados inúteis (formatação completa/não rápida);
- na próxima etapa você desfragmenta uma unidade que nem sequer tinha arquivos reais, somente lixo. Desfragmentar lixo? Para quê?
- depois para voltar os seus dados reais, o SSD vai ter que descartar o lixo que você desfragmentou...

Em vez de fazer esse processo de desfragmentar, apagar partições, ou fazer formatação lenta, eu teria feito o apagamento seguro (Secure Erase) do SSD. Isso apaga as tabelas de mapeamento da memória flash e faz um TRIM completo no SSD, restaurando o desempenho dele à condição de fábrica. Faz o apagamento seguro, depois formata e volta com os seus arquivos.
Brother, a teoria é mesmo linda e simples. Do jeitinho que você descreve ai kkk Já havia tentado bastante coisa "lógica", chegou em um ponto que começamos a tentar até o "ilógico" na busca de resolver. Qual é o sentido de um processo sem sentido ter funcionado? Nenhum... Mas funcionou. Etapas como a desfragmentação de um SSD e ainda mais vazio, é realmente sem sentido. Li em outros fóruns e sendo algo de segundos, porque não fazer?! Mas tenho em mente que a simples exclusão de toda a unidade já teria resolvido, lendo em varios foruns gringos achamos coisas mais sem sentido ainda e é sempre a mesma coisa.
Mas você pode ajudar meu amigo, descreva detalhadamente seu método de Secure Erase em SSD para que outros possam segui-lo no caso de caírem aqui com o mesmo problema, pode ajuda-los.
 
Brother, a teoria é mesmo linda e simples. Do jeitinho que você descreve ai kkk Já havia tentado bastante coisa "lógica", chegou em um ponto que começamos a tentar até o "ilógico" na busca de resolver. Qual é o sentido de um processo sem sentido ter funcionado? Nenhum... Mas funcionou. Etapas como a desfragmentação de um SSD e ainda mais vazio, é realmente sem sentido. Li em outros fóruns e sendo algo de segundos, porque não fazer?! Mas tenho em mente que a simples exclusão de toda a unidade já teria resolvido, lendo em varios foruns gringos achamos coisas mais sem sentido ainda e é sempre a mesma coisa.
Cara, mas eu não estava falando de teoria, e sim de prática mesmo. O que talvez possa ter ajudado é que você foi dormir e só voltou no outro dia. Então depois que a formatação terminou, o SSD ficou um tempo parado, com o disco vazio, mas sem atividade. Isso às vezes ajuda, estando vazio e com tempo ocioso, o controlador faz a manutenção da memória flash. Algumas marcas até fazem recomendações nesse sentido, de deixar o PC ligado, mas desplugar o cabo de dados SATA e deixar o SSD somente ligado no cabo de energia; ou então ligar o PC e deixá-lo parado na tela da BIOS.

Mas você pode ajudar meu amigo, descreva detalhadamente seu método de Secure Erase em SSD para que outros possam segui-lo no caso de caírem aqui com o mesmo problema, pode ajuda-los.
Secure Erase é um comando (ATA Secure Erase ou NVMe Secure Erase) que o sistema envia solicitando ao SSD que descarte os dados que estão na memória flash. Qualquer programa que suporte esses comandos servem. Geralmente as marcas têm um software de gerenciamento do HD ou SSD: Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Kingston SSD Manager, Adata SSD Toolbox etc que tem esse recurso. Alguns têm uma opção um pouco mais avançada, chamada de Sanitizar.




Placas-mães de algumas marcas como a ASUS também oferecem essa opção.



Alguns softwares de terceiros também.


Outras duas opções boas são o Gparted e o Parted Magic. Esses dois são diferentes no sentido de que você baixa a ISO do programa e cria um pendrive bootável com ela por meio de um programa tipo o Rufus, igual ao que as pessoas normalmente fazem quando vão formatar e instalar o Windows num PC (mas aqui você baixa a ISO dos programas em vez do Windows). Na verdade, são dois programas muito úteis quando se precisa mover, encolher ou estender partições no Windows, Linux etc.

Aqui tem um tutorial de como usar o Parted Magic (mas infelizmente está em inglês): https://partedmagic.com/secure-erase/



Lembre-se de fazer um backup antes de utilizar qualquer uma dessas ferramentas. Só tome cuidado que alguns programas tipo Ccleaner não utilizam o comando Secure Erase. O que eles vão fazer é sobreescrever o espaço do usuário com zeros, 1s ou algum dado aleatório, e gravar ainda mais dados assim não vai resolver o problema de um SSD que já está lento na gravação (por isso a minha "birra" quando disse que desmarcou a opção de Formatação Rápida). E esse procedimento também não é "seguro", no sentido de garantir que todos os seus dados sejam mesmo apagados. Secure Erase apaga todos os seus dados e restaura a performance de gravação do SSD para o original de fábrica. Eu não tenho tempo agora para fazer um tutorial, mas espero que essas referências ajudem.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo