SSD não aparece na lista de Boot Priority

CrisLima03

Well-Known Member
Registrado
Comprei um SSD tem uns dias e deixei conectado no PC para depois quando surgisse um tempo instalar o sistema nele. Desde o começo, ele não aparecia na lista de prioridades de boot, então hoje formatei e me certifiquei de que de que está em AHCI. Consegui instalar o Windows 10 no SSD e mesmo assim ele não aparece na lista e continuou da mesma forma mesmo formatando a participação do HD que também tinha o Win10.
Ou seja, agora o sistema só está instalado no SSD e percebi uma demora considerável para o Windows iniciar, já que a primeira opção de boot está no HD.

Alguém sabe porque o SSD não aparece e como faz para resolver?
 
É como se ele procurasse em todo o HDD primeiro antes de ir pro SSD, por isso a demora?

Pesquisando nos forums gringos todos apontam pra mesma solução:

"First thing I would do is unplug the SATA cables for all drives. Then, make sure the SSD is plugged into the first SATA port, and try to go into the BIOS and see if it is recognized as a boot drive. If no, try another port. Do this until the SSD is recognized.

Next, plug in the hard drive into the next SATA port, check in BIOS to make sure it is recognized as a boot drive - set it to #2. If both drives aren't recognized, change the port on the HDD.

Next, add the optical drive using the same method - all three should be present, set to boot in the order you want.

Disabled means that it won't boot...."

Basicamente desconecte todos os cabos Sata da sua placa-mãe e deixe só SDD, vai troncando de portas até ele apareces na lista de boot, ai conecta os outros.
 
É como se ele procurasse em todo o HDD primeiro antes de ir pro SSD, por isso a demora?

Pesquisando nos forums gringos todos apontam pra mesma solução:

Basicamente desconecte todos os cabos Sata da sua placa-mãe e deixe só SDD, vai troncando de portas até ele apareces na lista de boot, ai conecta os outros.

Isso mesmo, parece demorar por procurar no HD e, depois de não encontrar, ir para o SSD.
Bom, vou fazer um teste depois, espero que resolva. Depois posto aqui se finalmente o SSD aparecer.

Obrigada ;)
 
Isso mesmo, parece demorar por procurar no HD e, depois de não encontrar, ir para o SSD.
Bom, vou fazer um teste depois, espero que resolva. Depois posto aqui se finalmente o SSD aparecer.

Obrigada ;)
Tente desligar os HDs e instalar o Windows apenas no SSD e veja se fica rápido o boot.

Aqui quando instalei o Windows nos meus SSDs, desliguei meus HDs, depois de tudo terminado e configurado, liguei os HDs, uso-os como armazenamento de downloads mesmo.

Tente fazer isso e depois volte a nos dizer como foi. Ele aparece na lista de dispositivos SATA conectados, correto?
 
Ele esta conectado na sata 1 da placa mãe? Na placa vai ter escrito o numero da porta sata, tente coloca-lo na primeira.
 
Tente desligar os HDs e instalar o Windows apenas no SSD e veja se fica rápido o boot.

Aqui quando instalei o Windows nos meus SSDs, desliguei meus HDs, depois de tudo terminado e configurado, liguei os HDs, uso-os como armazenamento de downloads mesmo.

Tente fazer isso e depois volte a nos dizer como foi. Ele aparece na lista de dispositivos SATA conectados, correto?

Sim, ele aparece normalmente na lista de dispositivos SATA, sempre apareceu. Irei fazer e digo se resolveu.

Ele esta conectado na sata 1 da placa mãe? Na placa vai ter escrito o numero da porta sata, tente coloca-lo na primeira.
Está sim, o SSD na 1 e o HD na 2.

Obrigada
 
Então, demorei para responder porque estava esperando a placa de vídeo chegar para abrir gabinete e testar. Mas já fiz o teste e agora sim!

Desconectei o HD, reinstalei o windows 10 no SSD e depois conectei o HD. Agora o SDD aparece na lista de prioridades de boot tranquilamente e consegui configurá-lo para ser a 1ª prioridade.
Obrigada a todos que responderam:joia:
 
Desculpem eu desenterrar o tópico, então imagino que outras pessoas passem pelo mesmo problema, e acaba encontrando este tópico, aqui está a solução.
Eu estava passando pelo mesmo problema, tenho 2 SSD NVME, apenas 1 estava com Windows Boot Manager, e o outro só funcionava com CSM ativo, mas quero CSM desativado, então é só clonar o WBM, via software, aqui está o vídeo que ensina isso, e lembre-se também de ver se o disco está em GPT ou MBR, de acordo com o Windows instalado, mas o melhor é sempre GPT.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo