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Stuck Pixel + LG + Procon

willianm

El Ratón
Registrado
Olá pessoal!

Vou relatar o meu caso para vocês, pois, eu acho que poderá servir como base de discussão e referências futuras. Antes de vocês começarem, como é mta coisa, vou dividir por capítulos:
1. Blog - minha história
2. Procon - Como funciona
3. Código do Consumidor - No que estou me embasando.
4. UPDATE 1
5. UPDATE 2
6. UPDATE 3

Leiam o que interessar a vocês.

Blog

Tudo começou com a minha compra de um Tv/Monitor LG 22LG30R. Demorou um tempinho, mas depois de alguns meses, eu notei que no canto do monitor tinha um stuck pixel azul. Como eu já sabia que a garantia não cobria somente um, eu resolvi tentar tolerá-lo. Entretanto, não foi possível! Toda vez que eu assitia um filme, esse maldito pixel ficava me incomodando.
Além desse meu problema, eu descobri que a imagem da TV não fica mto boa quando eu uso a entrada do computador, ela fica parecendo que está com interferência. Inclusive, eu já testei com outros cabos para ver se não era problema no cabo vga.
Eu levei esse meu monitor para autorizada (garantia), para consertarem ambos os problemas. Na hora de buscar a Tv, eu já fui informado que, realmente, o stuck pixel não foi e nem poderia ser consertado, porém o problema com a entrada vga sim.
Chegando em casa, eu já fui testar a entrada vga, e para minha decepção, ela não foi consertada. Por isso minha Tv está novamente na assistencia.

No fim, como eu estou puto, resolvi abrir reclamação no Procon. E duas empresas seriam notificadas, a Wal Mart (vendedora) e a LG (fabricante).

Procon

Antes vou explicar como funciona o Procon. Lá vc abre uma reclamação e nesse processo eles te entregam um documento (CIP) contendo as informações sobre a sua reclamação. Este documento fica de sua responsabilidade para entregar as empresas. Para a LG, eu simplesmente enviei por correios com Aviso de Recebimento (AR). Enquanto na Wal Mart, eu fui pessoalmente.

O episódio da Wal Mart é um caso a parte... Chegando lá, eu conversei com o gerente e ele foi mto mal educado. No fim ele disse que não iria receber o documento e que só iria responder isso judicialmente... Agora vou explicar porque tem que ter AR quando vc envia este documento do Procon para a empresa.
Quando a empresa é notificada que recebeu o documento do Procon, ela tem 5 dias úteis para responder a mim e 15 dias corridos para resolver o meu problema, caso contrário a empresa recebe uma multa pesadíssima. O gerente achou que se não asinasse o recebimento da minha reclamação, teoricamente a Wal Mart nunca teria sido notificada e por isso não precisaria responder ao Procon. Essa história de responder somente judicialmente é história pra boi durmir, pois, ele não queria o Procon no pé dele. Mas para resolver isso, é só enviar por Correios com AR. Eles nem vão perceber, mas ao receber a minha carta pelos correios, eles vão ter que assinar o AR e isto já é suficiente para começar a contagem para eles resolverem o meu problema. E se não resolverem, são grandes chances deles tomarem multa.

Código do Consumidor

Por enquanto é isso, agora eu vou atualizando meu tópico conforme as empresas forem se anunciando.
Lembrando que, para a reclamação do Stuck Pixel, eu vou me embasar no Código de Defesa do consumidor:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
Art. 25. É vedada a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores.
Ou seja, eles não podem alegar que só vão trocar quando estiver com 5 ou mais pixel queimados
Eles estão contra o Art. 25 que diz que eles não podem atenuar a obrigação de indenizar (trocar) minha TV somente com 5 ou mais. Tendo 1, eles já são obrigados a tomarem providências. Se fizermos um paralelo do que eles estão fazendo, é a mesma coisa que dizer que minha Tv só seria trocada se tivesse uma rachadura de 5cm ou mais cm.
E lembrem-se que essa tal de ISO que eles citam, é somente para eles ganharem um selo de qualidade de produção. Entretanto, o código do consumidor diz que qualquer vício defeito já é o suficiente para eles trocarem/consertarem. Então essa ISO não serve para eles se isentarem da culpa.

Desculpem-me pelo texto logno, mas é isso. Vlws


UPDATE 1

Resolvi ligar para a LG perguntando onde tinha o selo que indicava ao consumidor a norma ISO e onde estava no manual que a garantia cobria somente 5 ou mais pixels defeituosos. Sabem o que me responderam? Não há!
Vai ser como tirar doce de criança euheuheuuheuehue.

UPDATE 2

Um advogado da LG finalmente respondeu a minha CIP do PROCON e já propuseram a troca num prazo de 20 dias úteis. Mas eu já adiantei à eles que eu só aceitava a restituição total, corrigido monetariamente. E quanto ao prazo, eu disse que eu não aceitaria prazo maior que os 15 dias corridos do PROCON, ou seja, eles tem até semana que vem pra resolver meu problema. Hj (12/02) eu mandei um fax para eles exigindo esta restituição e amanhã eu terei a resposta.

UPDATE 3

Acabei de ligar para o advogado da LG e eles já confirmaram a restituição da minha TV. Eles ainda mantém o prazo de 20 dias úteis, mas como eu não to com saco pra discutir mais, então eu resolvi aceitar logo. Qualquer coisa eu tenho provas que eu mandei o fax, pois, isto eu fiz nos correios e eu tenho comprovante.


UPDATE 4

Recebi meu dinheiro de volta, agora to de boa :D
 
Me tira uma dúvida, o Gerente do Wallmart não quis assinar a CIP, então você teve que enviar via AR ?
 
Bom nao sei quanto a outros equipamentos
masssssss para celulares da LG se vc levar na assistencia por 3x para reclamar do mesmo problema e o problema continuar, vc pode solicitar a troca do aparelho na propria assistencia...
ai a assistencia fica com o aparelho e envia para LG , que te envia um novinho :D
 
cara!! eu tive o mesmo problema, mesmo não... parecido!

Comprei uma TV LCD 26LG30R pra ser meu monitor no dia 28/11/08... cheguei em casa louco pra testar e tal.... liguei, tudo beleza... mas qdo fui usar o HDMI fora da resolução nativa 1366x768 a imagem simplesmente ficava terrivel, perdia as cores, nitidez, ficava tremula... bem parecido qdo setamos cores do monitor a 8 bits lembra... resolução bizarra e cores tristes! Liguei pra assistencia e me disseram q era o cabo hdmi, a 1ª vez eu usei um cabo hdmi-hdmi com adaptador de dvi-hdmi, ai na segunda comprei dois cabos dvi-hdmi, sendo que um era dvi-d e o outro dvi-i..... resultado: a mesma *****! tive que dar entrada na assistencia, isso aconteceu no dia 23/12/08..... e está lá até hoje! Só que lá mesmo me informaram que se dentro de 30 dias não houvesse o conserto eu teria o direito de receber uma nova ou a devolução do pagamento. Com essa informação eu fiquei mais tranquilo.... mas ai que começou o stress, o SAC da LG começou a querer enrolar.... pedido dias e mais dias para analisar a situação e tal, não queriam me dar uma nova e nem devolver a grana, eles queriam consertar depois dos 30 dias na assistencia! Simplesmente eu soltei o verbo com eles lá, ligava de minutos em minutos, enchi o saco... até bateram o telefone na minha cara... disse que ia no procon e que ia na pequenas causas pois gravei todas as conversas que tive com a LG... resultou que, um dia depois q disse ter gravado as conversas a própria LG me ligou, tanto a assistencia como o SAC, dizendo que eu ganharia uma TV nova dentro de 20 dias no máximo! Estou esperando.... faltam 17 dias de acordo com o prazo deles!

Se não da pra resolver normalmente.... ameaçe!!! Diga que seu tio é juiz, desembargador sei lá...diga que tem as conversas gravadas, nota fiscal, nota de abertura de chamado na assistencia.... Foi isso que fiz e resolveram num tapa!

Não tenho tio juiz... mas tenho um monte de conhecidos que adorariam por a LG no pau e ganhar uma graninha sem muito esforço!
 
Me tira uma dúvida, o Gerente do Wallmart não quis assinar a CIP, então você teve que enviar via AR ?

É isso mesmo, pq se eles não assinam algum comprovante que eles receberam o documento, eu não tenho prova que a reclamação chegou a empresa, logo eu não posso seguir com um processo administrativo caso os 15 dias corridos passe.

Agora vou explicar pq enviar via correios com AR. Ao enviar pelos correios, eu já contenho provas que eu tentei entregar o documento e por isso eles tem que receber de qualquer jeito. Muito provavelmente, algum funcionario irá receber a carta e assinar o AR, o que já é mais que suficiente para iniciar a contagem para solucionar meu problema. O gerente vai ficar com cara de tacho quando meu documento chegar a ele. E agora vou ficar esperando o contato dele pra mandar ele pra p*** que pariu e devolver minha grana.

cara!! eu tive o mesmo problema, mesmo não... parecido!

Comprei uma TV LCD 26LG30R pra ser meu monitor no dia 28/11/08... cheguei em casa louco pra testar e tal.... liguei, tudo beleza... mas qdo fui usar o HDMI fora da resolução nativa 1366x768 a imagem simplesmente ficava terrivel, perdia as cores, nitidez, ficava tremula... bem parecido qdo setamos cores do monitor a 8 bits lembra... resolução bizarra e cores tristes! Liguei pra assistencia e me disseram q era o cabo hdmi, a 1ª vez eu usei um cabo hdmi-hdmi com adaptador de dvi-hdmi, ai na segunda comprei dois cabos dvi-hdmi, sendo que um era dvi-d e o outro dvi-i..... resultado: a mesma *****! tive que dar entrada na assistencia, isso aconteceu no dia 23/12/08..... e está lá até hoje! Só que lá mesmo me informaram que se dentro de 30 dias não houvesse o conserto eu teria o direito de receber uma nova ou a devolução do pagamento. Com essa informação eu fiquei mais tranquilo.... mas ai que começou o stress, o SAC da LG começou a querer enrolar.... pedido dias e mais dias para analisar a situação e tal, não queriam me dar uma nova e nem devolver a grana, eles queriam consertar depois dos 30 dias na assistencia! Simplesmente eu soltei o verbo com eles lá, ligava de minutos em minutos, enchi o saco... até bateram o telefone na minha cara... disse que ia no procon e que ia na pequenas causas pois gravei todas as conversas que tive com a LG... resultou que, um dia depois q disse ter gravado as conversas a própria LG me ligou, tanto a assistencia como o SAC, dizendo que eu ganharia uma TV nova dentro de 20 dias no máximo! Estou esperando.... faltam 17 dias de acordo com o prazo deles!

Se não da pra resolver normalmente.... ameaçe!!! Diga que seu tio é juiz, desembargador sei lá...diga que tem as conversas gravadas, nota fiscal, nota de abertura de chamado na assistencia.... Foi isso que fiz e resolveram num tapa!

Não tenho tio juiz... mas tenho um monte de conhecidos que adorariam por a LG no pau e ganhar uma graninha sem muito esforço!


Eu sou mais prático... O cara tentou me enrolar com o lance do pixel uns 10 minutos. No final eu só disse: "Vcs vão me responder isso com advogado, já to indo no procon". Já tive experiências anteriores com Procon e sei que as empresas morrem de medo dela. São dadas diversas penalidades a empresa quando ela não resolve o problema e digamos que 15 dias corridos é pouco tempo pra elas resolverem seus problemas. Eu sei que daqui uns 3 dias um advogado da LG vai me ligar... Dai vai ser mais fácil convencer eles a resolverem meu problema, pq o advogado sabe que, na lei, nenhuma ISO supera o código do consumidor.
 
Oi, um amigo meu já teve uma experiência dessas e pelo que eu me lembre o CIP é enviado pelo próprio Procon. Até pq é ele quem vai tentar conciliar as partes, então não teria que a própria pessoa levar isso nos locais. Mas isso já faz tempo. É assim mesmo willianm?
 
NOVO UPDATE do meu caso.

Vou dar este UP, pq houve uma resposta da LG quanto ao meu problema. Leiam o UPDATE 2.
Espero que o meu caso sirva de base para vcs fazerem o mesmo. Não fiquem conformados só porque a quantidade de pixels é pequena. Por menor que seja, é um defeito! e eles tentam te enganar, fazendo vcs acreditarem que é normal pq existe uma tal de norma ISO.


Oi, um amigo meu já teve uma experiência dessas e pelo que eu me lembre o CIP é enviado pelo próprio Procon. Até pq é ele quem vai tentar conciliar as partes, então não teria que a própria pessoa levar isso nos locais. Mas isso já faz tempo. É assim mesmo willianm?

Em cada cidade eles tem uma maneira de fazer isso. No caso eles entregariam para mim, caso eles tivessem cadastrado o correio eletrônico das empresas.
 
acho lindo isso
as empresas passam mal quando alguem resolve meter o pe assim.

falando nisso, o gerentinho do wallmart la fico por isso mesmo ?
 
Infelizmente nem todas as cidades tem Procon forte assim. Ja vi varias lojas q vendem eletronicos e amigos q tiveram problemas, q qndo vc ameaca dizendo "olha to indo no procon" ja vi atendente responder "pode ir à vontade, nao vai dar em nada mesmo!" e ainda esboçando leve sorrisinho.

De 3 casos q conheco, so um foi resolvido, os outros amigos ficaram no preju foi certo com televisao LCD comprada. Sorte q a minha Samsung 32'' nunca deu problema.
 
problemas em uma semana da compra.... troca na hora por outro produto

ir na assistencia e nao ter o problema resolvido, dinheiro de volta

se eu fosse vc quando foi no walmart, teria mandado o gerente catar coquinho e gravava seila e faria questao de constar no procon GERENTE TAL MATRICULA TAL SE RECUSOU A ASSINAR O RECEBIMENTO da notificacao....
 
acho lindo isso
as empresas passam mal quando alguem resolve meter o pe assim.

falando nisso, o gerentinho do wallmart la fico por isso mesmo ?

Só o gostinho dele ter recebido a notificação já ta bom pra mim euheuheuueheu. Eu já sabia que eles iriam transferir o problema pra LG. O bom foi ter recebido o aviso de recebimento assinado por eles :evil:, pra mim já foi um prato cheio.


Infelizmente nem todas as cidades tem Procon forte assim. Ja vi varias lojas q vendem eletronicos e amigos q tiveram problemas, q qndo vc ameaca dizendo "olha to indo no procon" ja vi atendente responder "pode ir à vontade, nao vai dar em nada mesmo!" e ainda esboçando leve sorrisinho.

De 3 casos q conheco, so um foi resolvido, os outros amigos ficaram no preju foi certo com televisao LCD comprada. Sorte q a minha Samsung 32'' nunca deu problema.

O esquema é que o pessoal só ameaça de ir no procon.... Se vc ver como o cara da wall mart me tratou, praticamente me disse na cara que tava nem ai pro procon e só iria responder judicialmente. Se eu me abalasse por causa disso e ficasse com medo, eu taria aqui choramingando. Inclusive o atendente da LG tbm tava nem ai pra minha reclamação.

Como eu disse... eu fui prático. Fui lá e meti na cara deles o CIP do procon. Agora eles vão me devolver o valor total + correção monetária. Este valor vai ser o suficiente para eu comprar uma TV com receptor digital :).

problemas em uma semana da compra.... troca na hora por outro produto

ir na assistencia e nao ter o problema resolvido, dinheiro de volta

se eu fosse vc quando foi no walmart, teria mandado o gerente catar coquinho e gravava seila e faria questao de constar no procon GERENTE TAL MATRICULA TAL SE RECUSOU A ASSINAR O RECEBIMENTO da notificacao....

Com ctz eu usaria isso no caso de tornar em uma reclamação administrativa ou no juízado de pequenas causas. Mas na hora que ele se negou a receber, eu liguei pro PROCON e segui as instruções dele.
 
É isso ai Williamn, parabéns, tem que dar o exemplo pra essa mulekada.
Temos que lutar por nossos direitos.
Eu como advogado posso lhe garantir que o procon é bem efetivo nesse tipo de situação.
Se no procon não der certo, não desista, vá até o juizado especial da sua cidade e faça uma atermação.
Não precisa nem de advogado, leve tudo que vc conseguir de provas.

Outra coisa muito importante é q quando vc for desrespeitado por um lojista qualquer ou alguem de alguma loja, não se exalte, somente pergunte o nome da pessoa e faça a reclamação tb no procon, e se for o caso no juizado especial.

Também tenho um monitor que está na assistencia tecnica, levei dia 28 de janeiro, se não estiver em minhas mãos até dias 28 de fevereiro, acho q nem no procon eu vou, vou direto no juizo especial.
 
Que blz cara, ainda bem que conseguiu uma nova TV vc fez muito bem em ir ao procon e divulgar o caso aqui no fórum pra galera já ter uma idéia de como fazer tb. Infelizmente algumas empresas só respeitam o consumidor qdo tem vão parar no procon...

[].
 
Pena que você teve que recorrer a isso, eu realmente acho legal quando as coisas são resolvidas sem "put****"
 
Tem que correr atrás mesmo, já aconteceu comigo por telefone o cara da loja não queria nem saber alegando que tem um limite de pixels e tal, dai no outro dia coloquei o monitor em baixo do braço e fui conversar pessoalmente, troquei alegando que é um absurdo você pagar caro em uma coisa e a mesma não estar em perfeitas condições:ranting3:
 
Tenho o mesmo modelo 22LG30R! Já faz uns 6 meses e está tudo normal! Espero que continue assim :)
E a assistência técnica da LG para min é excepcional!

Valeuu!
 
É isso ai willianm, se todo mundo buscasse seus direitos eu queria ver eles cirem com essa conversinha de ISO. Comprei um monitor a pouco tempo, veio com um stuck pixel. Pedi a troca do mesmo e eles vieram com aquela historia de ISO e blablabla. Respondi que ISO não tem nenhum poder de norma (não é uma NBR, que tem carater de lei pelo Código do Consumidor), que o PROCON já havia sido consultado e deu respaldo e solicitei novamente a troca imediata do produto. Resultado? Mandaram rapidinho o correio vir buscar o produto com defeito e eu to com um monitor novinho aqui.
 
É isso ai willianm, se todo mundo buscasse seus direitos eu queria ver eles cirem com essa conversinha de ISO. Comprei um monitor a pouco tempo, veio com um stuck pixel. Pedi a troca do mesmo e eles vieram com aquela historia de ISO e blablabla. Respondi que ISO não tem nenhum poder de norma (não é uma NBR, que tem carater de lei pelo Código do Consumidor), que o PROCON já havia sido consultado e deu respaldo e solicitei novamente a troca imediata do produto. Resultado? Mandaram rapidinho o correio vir buscar o produto com defeito e eu to com um monitor novinho aqui.

Eu acho exagero, é fato que LCD é uma tecnologia complicada de produzir(Imagina, ter que jogar uma tela de 30" fora por causa de um pixel estragado?) Se realmente houvesse regra de tolerância zero, garanto que os painéis LCD seriam muito mais caros, até porque, um painel com dead/stuck pixel não tem conserto....

O meu monitor tenho quase certeza que possui um dead pixel na área superior esquerda, mas é muito imperceptível, então eu não me incomodo nenhum pouco. Mas o fabricante precisa ter bom senso, e as pessoas tambem. Um DP ou SP no MEIO da tela, é bem diferente de na parte mais afastada do centro..
 
Eu acho exagero, é fato que LCD é uma tecnologia complicada de produzir(Imagina, ter que jogar uma tela de 30" fora por causa de um pixel estragado?) Se realmente houvesse regra de tolerância zero, garanto que os painéis LCD seriam muito mais caros, até porque, um painel com dead/stuck pixel não tem conserto....

O meu monitor tenho quase certeza que possui um dead pixel na área superior esquerda, mas é muito imperceptível, então eu não me incomodo nenhum pouco. Mas o fabricante precisa ter bom senso, e as pessoas tambem. Um DP ou SP no MEIO da tela, é bem diferente de na parte mais afastada do centro..

Não concordo, se apareceu com tempo de uso blz, mas agora vc acaba de tirar da caixa e já percebe o defeito ai ninguém é obrigado a simplesmente ignorar, já que $$$ não da em árvore :said:
 
Não concordo, se apareceu com tempo de uso blz, mas agora vc acaba de tirar da caixa e já percebe o defeito ai ninguém é obrigado a simplesmente ignorar, já que $$$ não da em árvore :said:

Tá, se você quer assim, vai de cada um, mas garanto que o preço dos painéis aumentaria em tipo, 50% se NENHUM monitor tivesse NENHUM dead pixel.
 
Tá, se você quer assim, vai de cada um, mas garanto que o preço dos painéis aumentaria em tipo, 50% se NENHUM monitor tivesse NENHUM dead pixel.

Discordo

O preço de um monitor já é caro! Vamos comparar com o valor dos mesmos monitores e TVs em outros países....O Brasil vai ser o mais caro. E ainda vir com defeito ? tem que reclamar mesmo.

EDIT

Isso se tratando de valores. Dead/Stuck/"traved" pixel pode ocorrer em monitores importados ou nacionais, quase independente de sua fabricação. COnheço gente que tem monitores AOC, SOYO e uma outra marca que nem lembro, e tá perfeita em 3 anos. E tem monitor Samsung, LG e talz que ouço falar recentemente, que vem de frabrica com esses pixel ***
 
Novidades??
 
Discordo

O preço de um monitor já é caro! Vamos comparar com o valor dos mesmos monitores e TVs em outros países....O Brasil vai ser o mais caro. E ainda vir com defeito ? tem que reclamar mesmo.

EDIT

Isso se tratando de valores. Dead/Stuck/"traved" pixel pode ocorrer em monitores importados ou nacionais, quase independente de sua fabricação. COnheço gente que tem monitores AOC, SOYO e uma outra marca que nem lembro, e tá perfeita em 3 anos. E tem monitor Samsung, LG e talz que ouço falar recentemente, que vem de frabrica com esses pixel ***

Nunca ví marca livre de dead pixel, já vi em LG, Samsung, Acer, e estou esperando para ver nas outras marcas, é só questão dever o monitor.
 
Quando comprar um monitor, reze pra ter sorte e não pegar um com dead pixel, haha!
 

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