[TÓPICO DEDICADO] Stuttering com Ryzen 5 5600g + RTX 3060

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos alenoge
  • Data de Início Data de Início

alenoge

New Member
Galera, meu primeiro tópico aqui, preciso muito de ajuda rsrs.

Essa semana fiz um upgrade no meu PC e coloquei uma RTX 3060, e pra minha tristeza os jogos ficaram piores, não em gráficos, mas na estabilidade. Todos os jogos tem muitos travamentos, o frametime do FPS parece um monitor cardíaco de tanta variação. Já atualizei a bios da placa mãe, ativei Resizeble BAR, desativei o ftpm e nada.
Ainda não formatei o PC porque preciso fazer o Backup dos meus arquivos, mas Tô começando a desconfiar do windows 11, pois pesquisando verifiquei que muita gente que tem Ryzen tem esse problema.
Alguém já passou por isso ou algo parecido?

Config:
Ryzen 5600g
MSI B450m Mortar Max
RAM 16GB 3000MHz 2x8
SSD goldenfir 512Gb
RTX 3060 12gb
Windows 11

Então, eu já vi vários relatos do pessoal que estava usando o Windows 11 junto a algum Ryzen que enfrentava problemas idênticos, então recomendaria começar voltando para o Windows 10 e verificando se essa instabilidade persiste.

Tenho Ryzen e windows 11 e não tenho problemas.
Seguindo a ideia do amigo acima sugiro você instalar o windows xp e se ainda assim tiver stuttering instale o windows 95 assim nenhum jogo funciona e vc não tera stuttering.

Galera, meu primeiro tópico aqui, preciso muito de ajuda rsrs.

Essa semana fiz um upgrade no meu PC e coloquei uma RTX 3060, e pra minha tristeza os jogos ficaram piores, não em gráficos, mas na estabilidade. Todos os jogos tem muitos travamentos, o frametime do FPS parece um monitor cardíaco de tanta variação. Já atualizei a bios da placa mãe, ativei Resizeble BAR, desativei o ftpm e nada.
Ainda não formatei o PC porque preciso fazer o Backup dos meus arquivos, mas Tô começando a desconfiar do windows 11, pois pesquisando verifiquei que muita gente que tem Ryzen tem esse problema.
Alguém já passou por isso ou algo parecido?

Config:
Ryzen 5600g
MSI B450m Mortar Max
RAM 16GB 3000MHz 2x8
SSD goldenfir 512Gb
RTX 3060 12gb
Windows 11
Instala o HWMonitor no PC, e durante os jogos deixa o app aberto. Ele vai monitorar toda a atividade do PC em relação à uso, temperaturas e voltagens. Algumas anomalias podem ser identificadas só no monitoramento. Recomendo tbm instalar o CrystalDisk e ver a saúde desse SSD. Os dois software que mencionei são gratuitos.
Como @Lost Byte perguntou, qual a marca dessa GPU? Com essa polêmica dos china repintando chips de VRAM, vai aparecer muito problema nas placas chinesas compradas e enviadas há um certo tempo. Se ativar o V-Sync a 60 ou 30fps, o frametime tbm fica alucinado?
Por último, talvez vale a tentativa de instalar o W10, mas tenho o W11 no PC da assinatura, e não tive problemas de frametime frenéticos mesmo antes da Microsoft liberar a atualização que corrige aquele problema de desempenho em jogos.

Tenho Ryzen e windows 11 e não tenho problemas.
Seguindo a ideia do amigo acima sugiro você instalar o windows xp e se ainda assim tiver stuttering instale o windows 95 assim nenhum jogo funciona e vc não tera stuttering.
Particularmente eu tive problemas com Windows 11 de travamentos quando utilizava o LDPlayer9 e ao voltar pro Win 10 os travamentos pararam, por isso fiz a sugestão. :fail:

Tudo bem não ter formatado, mas você fez um limpeza do driver de vídeo antigo usando o DDU e depois instalou o driver novo?
Qual era sua placa de vídeo anterior?

Users who are viewing this thread

Voltar