[AJUDA] Stuttering frequente em todos os jogos

MateusT.

Member
Boa tarde pessoal! Tudo certo? Estou abrindo este tópico pois estou com um problema recorrente e que acontece com muitos. Estou buscando alguma ajuda pois venho sofrendo stuttering em todos os jogos que estou tentando. Para começar, eu montei um Pc na Pichau em 2023, tecnicamente com boas especificações. Sendo:

Placa mãe: Biostar H510MX/e 2.0
CPU: I5-11400F
GPU: GTX 1660Ti
Memória: 16GB em Dual-Band Vulcan DDR4 3200Mhz.
SSD SATA: 240GB
SSD M.2: 1TB
FONTE: NIDUS 500W Bronze 80 Plus

No começo, o Pc estava rodando tranquilo AC Origins, Odyssey, GTA V, Mad Max... enfim, alguns jogos que meu Pc tava dando conta tranquilo. Porém um certo dia eu fui jogar AC Origins e começou esses travamentos que aconteciam a cada minuto praticamente. Estava com um FPS muito bom, cerca de 70/80 e caia pra 10/12 e em alguns segundos voltava o FPS normalmente. Desde sempre eu tenho o MSI Afterburner, CPU-Z, HWMonitor, para que sempre eu pudesse acompanhar todas as questões de energia e temperatura.
Após esse episódio do AC Origins, entrei em contato coma Ubisoft e me encaminharam um patch para eu fazer download, foi o que corrigiu. Após um certo tempo baixei Dying Light 1, aí foi onde eu senti novamente o caos do stuttering. Acontecia a cada 30 segundos e foi onde eu comecei a buscar soluções na internet. Fiz todas as sugestões que foram entregue tanto no YouTube como também em tópicos aqui e em outros fóruns. Até que um belo dia esse problema parou, acredito ter sido depois de uma atualização no driver da NVidia.

Mas hoje, depois de um certo tempo sem jogar e nem mesmo ligar o Pc por que estava viajando, fui tentar jogar esses mesmos jogos e para minha surpresa voltaram a acontecer esses stutterings. Já busquei diversas soluções, fiz acompanhamento nos softwares que citei ali acima, e notei que o uso da placa vídeos está cerca de 70/80% e cai pra 10% de uso, enquanto isso o processador que antes tava 30% após a placa de vídeo cair, o processador dispara para 70 a 80% de uso, que é justamente durante o stuttering. Já verifiquei a frequência da memória RAM e continua normal, desbloqueei XMP na BIOS, já fiz limpeza no gabinete e nos componentes, limpei os conectores da placa de vídeo, memória e do SSD M.2 com borracha. Já verifiquei umas opções no Registro do Pc que vi em um vídeo, já desativei o Shadownplay da Nvidia, já acompanhei voltagem dos componentes, pra saber se a fonte tá dando conta, a única coisa que notei é que quando a placa de vídeo cai o uso durante o stuttering a voltagem dela cai também. Não há picos de sobretensão, uso o computador só no filtro de linha, até achei algumas coisas tipo ser o monitor, mas não verifiquei muito, só mudei da frequência do monitor de 75Hz para 60Hz, já fiz testes nos jogos do Vsync ativado, desativado, modo janela, tela cheia, prioridade de energia.
Os únicos componentes que fico com um pé atrás é a placa mãe, que já vi reviews que não tem uma arquitetura boa e fiquei com receio da fonte não estar dando conta.

Um pouco longo, mas seria isso. Agradeço a todos e um forte abraço.

Ao que me aparenta ser, é a fonte, essa Pichau NIDUS aqui no forum tem bastante reclamações envolvendo em jogos, os quais ficam com travamentos pela questão de demanda de tensão da fonte, uma recomendação é ver a tensão 3,3v, 5v e 12v na BIOS, e checar novamente isso em full stress, margem de 5% abaixo de qualquer linha de tensão já é de se estranhar.
A temperatura está ideal no processador e placa de vídeo?

Ao que me aparenta ser, é a fonte, essa Pichau NIDUS aqui no forum tem bastante reclamações envolvendo em jogos, os quais ficam com travamentos pela questão de demanda de tensão da fonte, uma recomendação é ver a tensão 3,3v, 5v e 12v na BIOS, e checar novamente isso em full stress, margem de 5% abaixo de qualquer linha de tensão já é de se estranhar.
A temperatura está ideal no processador e placa de vídeo?
pois é tem q arruma fonte mais top por exemplo hx1000 da corsair, e liga em 220v pra forcar menos a fonte e gerar menos calor

pois é tem q arruma fonte mais top por exemplo hx1000 da corsair, e liga em 220v pra forcar menos a fonte e gerar menos calor
Tão tentando consertar isso com um modelo recente nomeado de Stardust, já foi testado pela TecLab e aprovada, mas se não me engano, a NIDUS também foi aprovada lá, então logo, só comprando para ter uma experiência, coisa que eu tô longe de se fazer, melhor esperar outros comprarem.

Boa tarde galera! Obrigado pela atenção. Acabei de finalizar alguns testes por aqui e fiz até mesmo uma planilha com alguns dados que eu acredito ser necessário, mas também realizei alguns prints com o Aida64 para que eu pudesse observar todos os sensores. Realizei com o computador normal sem nada aberto e depois entrei no Dying Light com FPS normal, também prints durante o stuttering e para finalizar realizei o teste de estresse full e coletei os dados.
Aqui é o print da planilha com dados básico que fiz:

Agora no Dying Light, normal

Imagem 1

imagem 2

Agora durante o stuttering

Imagem 1

imagem 2

E pra finalizar, no teste full stress no aida

Última edição:
Boa tarde galera! Obrigado pela atenção. Acabei de finalizar alguns testes por aqui e fiz até mesmo uma planilha com alguns dados que eu acredito ser necessário, mas também realizei alguns prints com o Aida64 para que eu pudesse observar todos os sensores. Realizei com o computador normal sem nada aberto e depois entrei no Dying Light com FPS normal, também prints durante o stuttering e para finalizar realizei o teste de estresse full e coletei os dados. Mas eu não consigo colocar prints aqui, os link que eu coloco não aparece a imagem...
Upe a imagem por um site hospedor de imagens, e clique no ícone de imagem na edição de texto e cole o link da imagem lá.

Po, essa fonte ai é mó cara, se fosse pra investir em uma fonte acredito que eu tentaria pegar um custo benefício bacana, eu dei uma olhada em um outro tópico aqui no fórum e vi um pessoal falando bem da fonte Galax Omega GL500S 500w
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Upe a imagem por um site hospedor de imagens, e clique no ícone de imagem na edição de texto e cole o link da imagem lá.
Acho que agora foi, tá conseguindo ver de boa?

Boa tarde galera! Obrigado pela atenção. Acabei de finalizar alguns testes por aqui e fiz até mesmo uma planilha com alguns dados que eu acredito ser necessário, mas também realizei alguns prints com o Aida64 para que eu pudesse observar todos os sensores. Realizei com o computador normal sem nada aberto e depois entrei no Dying Light com FPS normal, também prints durante o stuttering e para finalizar realizei o teste de estresse full e coletei os dados.
Aqui é o print da planilha com dados básico que fiz:

Agora no Dying Light, normal

Imagem 1

imagem 2

Agora durante o stuttering

Imagem 1

imagem 2

E pra finalizar, no teste full stress no aida
Teste com outro software de monitoramento, não acredito que de fato esteja 14v na linha 12v, isso é perigoso para o hardware.
Se possível, entre na BIOS e veja a linha por lá, se estiver ainda em 14v, troque sua fonte logo.

Po, essa fonte ai é mó cara, se fosse pra investir em uma fonte acredito que eu tentaria pegar um custo benefício bacana, eu dei uma olhada em um outro tópico aqui no fórum e vi um pessoal falando bem da fonte Galax Omega GL500S 500w
Uma fonte que sempre recomendo, MSI A550BN/A650BN, tem uma boa construção, de marca conhecida, tem 5 anos de garantia e a de 650w você encontra por menos de R$ 300,00.

Teste com outro software de monitoramento, não acredito que de fato esteja 14v na linha 12v, isso é perigoso para o hardware.
Se possível, entre na BIOS e veja a linha por lá, se estiver ainda em 14v, troque sua fonte logo.
Vou ver isso agora então, vou entrar na Bios e verificar essa questão, depois retorno.

Se der a mesma tensão na BIOS, abra seu PC e com um multímetro verifique a linha de 12v, de alimentação do processador e da placa mãe, qualquer cabo amarelo claro é 12v.

12.400v está de acordo, logo era apenas o software mesmo, a não ser que ao iniciar o OS a tensão vá para 14v por questão do uso de componentes, por isso o melhor seria ver no multímetro. Tem o Vcore a qual está tendo queda de tensão, seja pela fonte, placa mãe ou processador, um teste rápido e tradicional e testar com outra fonte, se ocorrer de acontecer a queda de tensão ainda, então é a placa mãe ou processador.

12.400v está de acordo, logo era apenas o software mesmo, a não ser que ao iniciar o OS a tensão vá para 14v por questão do uso de componentes, por isso o melhor seria ver no multímetro. Tem o Vcore a qual está tendo queda de tensão, seja pela fonte, placa mãe ou processador, um teste rápido e tradicional e testar com outra fonte, se ocorrer de acontecer a queda de tensão ainda, então é a placa mãe ou processador.
Certo então, só pra eu pegar melhor então. Eu vou testar primeiramente no multímetro, vou testar as conexões da placa mãe e também do processador, se caso os conectores estiverem tudo ok, significa que possívelmente a placa mãe não é, certo? Vou testar a troca de fonte também, mas se caso com a troca a tensão do Vcore continuar oscilando ai o certo seria trocar o processador?

Certo então, só pra eu pegar melhor então. Eu vou testar primeiramente no multímetro, vou testar as conexões da placa de vídeo e também do processador, se caso os conectores estiverem tudo ok, significa que possívelmente a placa mãe não é, certo?
Isso, com o PC em idle e estresse, faça um teste com o multímetro, se na linha 12v estiver com diferença de 5% em subtensão/sobretensão, é possivelmente a fonte, não a placa mãe.
Vou testar a troca de fonte também, mas se caso com a troca a tensão do Vcore ccontinuar ai o certo seria trocar o processador?
Isso, mas tanto trocando a placa mãe ou processador vai dar para diagnosticar o erro, se continuar a queda de Vcore, e trocar o processador e continuar, é a placa mãe, ou se trocar a placa mãe e continuar, é o processador, simples assim.

Invés de ir procurando 12v em todas as linhas, veja apenas as da ATX 24 pinos que é a alimentação da placa mãe, EPS/ATX de 8/4 pinos que é a alimentação do processador e a PCIe de 6/8 pinos da placa de vídeo.
images

images

Lembre-se de manter na tensão direta no multímetro, e com a ponta de fase/vermelha medindo as tensões e a ponta neutra/preta em um ponto isolado ou apenas ligado ao GND.

Última edição:
Isso, com o PC em idle e estresse, faça um teste com o multímetro, se na linha 12v estiver com diferença de 5% em subtensão/sobretensão, é possivelmente a fonte, não a placa mãe.
Fechou então, vou dar uma conferida. Eu sou meio leigo na questão do multímetro, onde que eu encontro a linha de 12v? Eu tenho que tirar a placa mãe do gabinete e deixar o pc ligado e ir testando essa linha? Porque a dúvida é ir testando ele ligado pra depois estressar.

Invés de ir procurando 12v em todas as linhas, veja apenas as da ATX 24 pinos que é a alimentação da placa mãe, EPS/ATX de 8/4 pinos que é a alimentação do processador e a PCIe de 6/8 pinos da placa de vídeo.
images

images

Lembre-se de manter na tensão direta no multímetro, e com a ponta de fase/vermelha medindo as tensões e a ponta neutra/preta em um ponto isolado ou apenas ligado ao GND.
De acordo com a foto então eu tenho que ver somente as de cores amarelas no ATX de 24 pinos? e no EPS 8/4 mesma cor assim como no pcie 6/8. Isso?

Última edição:
Fechou então, vou dar uma conferida. Eu sou meio leigo na questão do multímetro, onde que eu encontro a linha de 12v? Eu tenho que tirar a placa mãe do gabinete e deixar o pc ligado e ir testando essa linha? Porque a dúvida é ir testando ele ligado pra depois estressar.
Coloque em 20v me corrente contínua, não precisa retirar a placa mãe do gabinete, mas caso queira, pode, o negócio é medir em duas situações, com o PC ligado em idle/área de trabalho e em estresse/nos jogos que dão o stuttering.

De acordo com a foto então eu tenho que ver somente as de cores amarelas no ATX de 24 pinos? e no EPS 8/4 mesma cor assim como no pcie 6/8. Isso?
Isso, ponta vermelha no fio amarelo e ponta preta no fio preto.

Coloque em 20v me corrente contínua, não precisa retirar a placa mãe do gabinete, mas caso queira, pode, o negócio é medir em duas situações, com o PC ligado em idle/área de trabalho e em estresse/nos jogos que dão o stuttering.
Certo, e onde eu encosto a ponteira vermelha? Por que como o cabo tá conectado na fonte e na placa não consigo espetar dentro do conector

Isso, ponta vermelha no fio amarelo e ponta preta no fio preto.
Fechou.

Certo, e onde eu encosto a ponteira vermelha? Por que como o cabo tá conectado na fonte e na placa não consigo espetar dentro do conector
Certeza? No encaixe em cima dá para encostar, apenas empurrando o para o lado, nem que seja um pouco, entrando em contato com o terminal já dá para medir, mas caso não consiga, só medindo a tensão por baixo então que no caso é na solda.

Boa tarde! Acabei de realizar os testes com o multímetro. testei em todas as linhas 12v no conector ATX 24pin, no PCIe da placa de vídeo e no ATX EPS do processador. O PC em idle ele fica em 11.88v em todos esses componentes. Durante o teste de full estresse no Aida64 ele vai pra ~11.79v. Eu entrei no Dying Light onde ocorrem os stutterings, durante os FPS estável ele fica em ~11.72v e no momento do stuttering sobe para ~11.83v. Imagino que ele sobe pois o uso do componente cai bastante. Acredito que com esse teste a fonte parece estar funcionando bem. Certo? Lembrando que todos esses valores são os mesmos em todos os componentes

Boa tarde! Acabei de realizar os testes com o multímetro. testei em todas as linhas 12v no conector ATX 24pin, no PCIe da placa de vídeo e no ATX EPS do processador. O PC em idle ele fica em 11.88v em todos esses componentes. Durante o teste de full estresse no Aida64 ele vai pra ~11.79v. Eu entrei no Dying Light onde ocorrem os stutterings, durante os FPS estável ele fica em ~11.72v e no momento do stuttering sobe para ~11.83v. Imagino que ele sobe pois o uso do componente cai bastante. Acredito que com esse teste a fonte parece estar funcionando bem. Certo? Lembrando que todos esses valores são os mesmos em todos os componentes
Aparenta estar de acordo, logo, pelo jeito não aparenta ser a fonte, mas como a tensão que cai é a VCore durante o stuttering, e a VCore é a tensão dos núcleos, logo para medir ela seria apenas entre o encaixe do processador com soquete, tal local que imagino não ter acesso, abre espaço para apenas duas teorias, ser o processador com defeito (mais plausível) ou a placa mãe com defeito no socket ou componentes interligados aos pinos VCC.
Recomendo fazer a troca do processador para testar se realmente é ele ou a placa mãe.

Imagino que ele sobe pois o uso do componente cai bastante.
Não, a tensão sobe com mais uso do componente, isso acontece pela potência, resistência e corrente aumentar também (depende do componente), tal fato que é natural do componente. O errado é quando a tensão é alta em baixo uso, aí é a demanda de tensão errada, a qual pode causar o curto pela sobretensão.

Última edição:
Caramba...beleza então. Agora a brincadeira ficou um pouco cara. Eu vou dar um tempo, vou ver o que eu consigo por aqui. Mas vou fazer esse teste então, trocar o processador. Logo se o problema persistir com a troca dele a conclusão é que será a placa mãe. É isso?

Caramba...beleza então. Agora a brincadeira ficou um pouco cara. Eu vou dar um tempo, vou ver o que eu consigo por aqui. Mas vou fazer esse teste então, trocar o processador. Logo se o problema persistir com a troca dele a conclusão é que será a placa mãe. É isso?
Isso, e caso trocar a placa mãe e o defeito persistir, é o processador.
Geralmente, em testes de hardware, maioria das vezes a peça defeituosa é sempre encontrada assim, trocando uma peça por outra.

Isso, e caso trocar a placa mãe e o defeito persistir, é o processador.
Geralmente, em testes de hardware, maioria das vezes a peça defeituosa é sempre encontrada assim, trocando uma peça por outra.
Beleza então. Eu até tô vendo logo o kit da placa mãe e processador pra comprar junto, as vezes compensa trocar logo os 2 pra não ter problema

Beleza então. Eu até tô vendo logo o kit da placa mãe e processador pra comprar junto, as vezes compensa trocar logo os 2 pra não ter problema
Seria um gasto alto, comparado a trocar apenas 1 peça, mas já evitaria dor de cabeça futura, mas caso ache melhor, então a troca dos 2 é o ideal.

Seria um gasto alto, comparado a trocar apenas 1 peça, mas já evitaria dor de cabeça futura, mas caso ache melhor, então a troca dos 2 é o ideal.
Sim sim, verdade...Bom, de qualquer forma seria isso. Agradeço muito pela ajuda! Eu não saberia o que fazer...muito obrigado mesmo. Agora vou ver se realizo a troca de alguns desse componentes e ver o que vai acontecer. Quando resolvido eu retorno aqui. Valeu SemoK!

Users who are viewing this thread

Voltar