Sua TV alcança 4:4:4 Chroma Sampling? Teste e compartilhe

pela foto parece não ta fazendo 4:4:4 as colunas vermelhas parecem ter a largura de dois pixels ja as verdes so ocupam o espaço de 1 pixel... o modelo da sua tv é esse da assinatura? 42sl90qd?
 
a ideia do toico é + ou - essa, so que de uma forma colaborativa, pois com a lei brasileira fica muito dificil comprar um produto testar e trocar por outro... a lei americana é melhor quanto a isso, mesmo comprando em loja física se tem 30 dias pra devolver. no nosso caso é quase impossível um user comum fazer testes em varios modelos ... por isso criei o post assim cada um com seu modelo pode tirar as fots e postar para nos assim informando a todos.

seria ótimo alem do 4:4:4 informações sobre o input lag + o teste de input lag ja é + difícil de conseguir

o santo graal seria termos uma lista com os modelos q atingem 4:4:4 e inclusive input lag

iria ajudar imensamente nas compras

tai uma ideia pra alguem fazer de site... com informacoes mais tecnicas q muitas vezes sao ignoradas
 
sim, modelo 42sl90qd, luz do pixel vermelho ocupando apenas um pixel, pela foto da webcam fica meio borrado e parece ser dois mas é apenas um pixel vermelho, porém tive que acertar a configuração da tv em modo hdmi normal, pois tive que mexer nas opções avançadas para ficar certinho e não aparecer a cor vermelha em mais de um pixel, já ativando o modo pc ficou certinho e nem precisou de configuração, foi direto, na minha 32 não passou no teste.
 
qual o modelo da de 32" fala ae pra gente tb ^^
 
O modelo está desde o primeiro post, no caso este: LG led borderless modelo 42" bem velhinha quase anciã já esta fora de linha ha algum tempo, código do modelo: 42SL90QD.
Minha tv de 32" e a de 23" não passaram no teste de nenhum modo, o monitor flatron e2350 testarei e editarei este post...
 
Pra diminuir um pouco o serviço de vocês: esse site testa o "Full 4:4:4 reproduction":
http://www.hdtvtest.co.uk/

O modelo geralmente não é exatamente o mesmo daqui, mas é bem parecido. Tipo, a EX703 lá deve ser parecida com a EX705 aqui.

Dois pontos: input lag é aumentado se a TV for colocada no modo PC? De onde tirou isso? Aqui é igual ao game mode, que diminui o input lag.

E Dimitri, colocar problemas de processamento de imagens na conta do painel acho que não tem nada a ver também. Claro que ambos trabalham juntos, mas eu colocaria uns 90% na conta do processamento de imagens da TV. Em todos os reviews eu vejo que a Samsung é bem elogiada pelo processamento, e isso não importa se o painel é SPVA ou plasma. Confundir input lag com motion blur já mostra que você precisa se aprofundar um pouco mais no assunto.
 
frerd
já conhecia, problema desse site é exatamente q os modelos não são os brasileiros e tem diferenças...pode rodar 4:4:4 no modelo de la e n rodar no nosso... essa diferença ja foram comprovadas no avs forum modelos americanos equivalentes aos europeus + q o europeu roda4:4:4 e o americano n. Um grande exemplo é o teste da ld450 que diz " Full 4:4:4 reproduction No, 4:4:4 input subsampled " ja no modelo americano os testes do avs forum mostram q a tv faz sim 4:4:4 diferente do modelo europeu ( que talvez até faça 4:4:4 + eles não fizeram direito. (edid fix ou cabo dvi x hdmi) ). o modelo equivalente dessa tv é o ld460 e o de 32" com certeza faz 4:4:4 pois eu estou usando esse modelo aqui e esta sim fazendo 4:4:4.
Veja tb que no hdtvtest.co.uk tb fala q o modelo lcd c530 não faz 4:4:4 e na realidade ele faz sim, porem somente com o modo pc ligado. e isso aumenta sim o inputlag


o ideal é criamos uma lista com os modelos brasileiros assim os próximos a comprar poderão ter uma noção do que esperar.

sobre o modo pc, me referi especificamente ao modelo c530 tem essa informação foi retirada dos testes do avs forum e uma "googleada" tb ...e tb ja testado por uns 3 users aqui do forum tb relataram que ao ligar o modo pc o input lag da pra notar até quando se abre uma pasta or exemplo, vc clica e ela demora pra abrir. quando desliga o modo pc da C530 especificamente esse lag n existe.

e o modo pc não é igual em todas as tvs, por exemplo no na lg, a unica coisa q o modo pc faz é forçar o enhanced edges pro máximo ... deixa a imagem com uma nitidez exagerada e irreal... com alguns artefatos em certas imagens ... e é preferivel desligar.

o modo game tb não é igual em todas as marcas. Um exemplo disso tirado do próprio hdtvtest.co.uk
" One other thing to note that is that the input lag here is this low even when “Game Mode” is not enabled. In fact, on the Samsung LE32C530, the “Game Mode” switch is in fact nothing more than a marketing feature. On most Samsung TVs, selecting “Game Mode” temporarily blacks the screen out as it adjusts to an alternate driving mode, but here it does nothing except for applying a separate custom picture mode with heightened colour temperature and colour brightness. We left if off and just used our calibrated “Movie” mode for playing games (the 14ms measurement was in fact taken in this mode). "

repare tb que no link do teste do modelo 50c6900 ele não deixa claro se o teste de inputlag foi re-feito ou não depois de renomeada a entrada pra pc, apenas afirma q isso faz a tv exibir 4:4:4 e e teoricamente diminuir ainda + o processamento de imagem + n tem os testes ...
 
Última edição:
tem certeza mesmo q é so um pixel as linhas vermelhas pq na foto fica como se fossem 2 mesmo, e as colunas verdes abaixo das vermelhas da pra ver que estão ocupando o espaço de apenas 1 pixel
a a outra coisa que quero saber é o modelo da sua 32" q não passou no test ehhehe o da 42" ja sabia a 32" tem o mesmo modelo da 42" ?

a de 23 tb não passou no teste ? serio, estranho pq a de 23" na teoria foi feita pra ser um monitor né ? se bem q monitor/tv normalmente n são la muito bons ... ela deve fazer 4:4:4 por vga so.

O modelo está desde o primeiro post, no caso este: LG led borderless modelo 42" bem velhinha quase anciã já esta fora de linha ha algum tempo, código do modelo: 42SL90QD.
Minha tv de 32" e a de 23" não passaram no teste de nenhum modo, o monitor flatron e2350 testarei e editarei este post...
 
bueno, embora as fotitas sejam capturadas pela webcam sejam ruins mesmo, constatei com lupa e fica perfeito apenas na lg borderless 42sl90qd e no monitor lg e2350v, isso sem nenhum ajuste ou alteração de modo. Na tv Philips 32PFL5604/78 não passou no teste, não sei se foi por falta de ajuste ou cabo de baixa qualidade, mas dava pra ver os pixels meio borradinhos, da mesma forma que a tv da lg modelo m237wa. Colocarei as fotitas em ordem:

lg 42 modelo 42SL90QD


philips modelo 32PFL5604/78


lg 23 modelo M237WA


monitor 23 modelo E2350V
 
Agradeço pela informação postada pelo autor do tópico, sempre achei a imagem proveniente do cabo HDMI transmitida pelo notebook ruim. Foi só quando fiz o teste da linha de pixel vermelha que percebi que tinha alguma coisa errada.

No caso da minha tv, a LG 47LH70YD Scarlet II, a tv só fez o 4:4:4 chroma sampling quando eu renomeei a entrada HDMI como PC. Em quaisquer outros modos a tv não utiliza esse recurso. No entanto, em modo pc, a imagem fica perfeita, com os pixels todos em seus devidos lugares, e olhando a forma dos pixels, tenho quase certeza que o painél é realmente o IPS, já que os pixels não são quadrados, mas tem um formato meio trapezoidal. Porém, a tv só faz 4:4:4 chroma sampling se eu colocar a resolução da tela como Full HD (1920 x 1080), se colocar em HD (720p), a tv não faz 4:4:4, mesmo em modo pc. Será que é possível que a tv faça 4:4:4 mesmo em sua resolução não nativa? Ajudaria bastante, já que fica um pouco difícil jogar em FULL HD usando um notebook com uma vga Radeon 5650, rsrsrs. Aliás, o notebook usado para ligar na tv foi o HP 3080br.

Se alguém souber se realmente isso da resolução é uma limitação da TV peço que compartilhem. Abraços.

Tirei uma foto do teste, mas não tenho ela agora comigo, logo eu posto pro pessoal.
 
zerruela e marrini64 obrigado por pelos testes e pelas fotos ^^ + tarde eu atualizo o topico inicial...

zerruela: é nessas fotos da pra ver realmente bem claramente q a de 23 e a philips não conseguem 4:4:4, chegou a tentar o edid fix pra elas ? tem o link pro edidfix da ld450 no primeiro post, + teoricamente serve pra qualquer tv.

marrini64: rapaz acho dificil qualquer tv exibir 4:4:4 fora da resolução nativa... até pq fora da natva ja vai naturalmente redirecionar as imagens. vc testou o edid fix pra sua tv ? pq com ele talvez n precise renomear pra pc ... assim n perde nem uma configuração.
 
zerruela e marrini64 obrigado por pelos testes e pelas fotos ^^ + tarde eu atualizo o topico inicial...

zerruela: é nessas fotos da pra ver realmente bem claramente q a de 23 e a philips não conseguem 4:4:4, chegou a tentar o edid fix pra elas ? tem o link pro edidfix da ld450 no primeiro post, + teoricamente serve pra qualquer tv.

marrini64: rapaz acho dificil qualquer tv exibir 4:4:4 fora da resolução nativa... até pq fora da natva ja vai naturalmente redirecionar as imagens. vc testou o edid fix pra sua tv ? pq com ele talvez n precise renomear pra pc ... assim n perde nem uma configuração.

Ainda não testei o edid fix cara, mas nem precisa tb, assim que eu volto o nome da entrada HDMI pro que eu já usava, todas as configurações que eu usava já voltam automaticamente, até estranhei, mas foi uma boa surpresa.
 
Trop, vc que manja bastante de inglês e de TV, anda fuçando os fóruns interncionais, sabe me dizer se algum dos modelos 40EX405, 32EX525, 40EX525 e 32EX605 fazem 4:4:4 chroma sampling? É que depois de devolver a 37LD460 e ler um pouco sobre TVs vi que o pessoal afirma com total convicção que Sony e seus processadores fazem milagres e que TV Sony é diferenciada, desde o seu Bravia Engine até a versão III ao recém lançado X-Reality Engine, por isso estou pretendendo pegar uma Sony.

Estou interessado nesses modelos porcausa do melhor custoxbenefício. Qual me indicaria?

Agradeço desde já a atenção. Abraço!
 
Última edição:
pelo que pesquisei dos internacionais a linha ex faz sim 4:4:4 + somente em modo game ( + n tenho nem uma confirmação em modelos nacionais )

agora tb dizem q o 4:2:2 não é feio como o das outras, ela entrega melhores resultados nesse sentido.

agora sobre custo x beneficio sony n é la grande campeã n ... eles sempre cobram + por menos. Não sou grande fan desse tipo de atidude... acho q pra uso de monitor a ex405 talvez va bem sim + o ideal é vc levar um notebook na loja e testar por hdmi antes de comprar pra ver se agrada, bota no modo game e pronto. Leva o edid fix e sai testando... o gringos falam q a maioria das tvs 120hz testadas não fazem 4:4:4 em hdmi e normalmente tem um inputlag maior pelo excesso de processamento.
 
Última edição:
É uma pena mesmo então que não dê pra transportar essas informações do review do hdtvtest. Mas essas diferenças observadas foram a regra ou foram exceção? Fico imaginando que outras diferenças devem existir. Difícil comprar TV hoje, pouquíssimos reviews e todos de modelos diferentes dos existentes no mercado brasileiro.

Isso de o game mode ou pc mode aumentarem o input lag deve realmente ser a exceção. Mesmo porque não faz sentido algum. Podem haver diferenças sim, por uma ou outra implementação mal feita, mas a regra deve ser uma diminuição.
 
em algumas marcas o game mode serve pra desligar o pos processamento diminuindo o input lag, em outras oq o game mode faz é exaltar cores e deixar a imagem + bonita, isso aumenta o inputlag... na verdade depende de marca pra marca oq cada modo faz eles so usam os mesmos nomes e fazem coisas diferentes .

seria muito bom ter + reviews confiaveis aqui no brasil pq hj em dia review brasileiro so de usuarios pq se for em sites ou revistas grandes so tem review patrocinado que não devem ser levados em conta ja q são patrocinados ne ^^

a falta de reviews foi um dos grandes motivos de eu criar esse topico, pra ver se conseguimos montar um banco de dados sobre as tvs, pra poder ajudar o pessoal q ainda n comprou ... ou quer comprar outra.
 
Cara, muito estranho o que acontece aqui na 32LD420.

Se eu não instalo o driver da VGA (nvidia), a TV faz perfeitamente 4:4:4 ... em qualquer modo ou regulagem ... é só instalar a porcaria do driver que nem com reza brava e EDID fix a TV pega 4:4:4

Obs.: Usando cabo HDMI x HDMI ... (tentei um DVI não Dual Link X HDMI) e aconteceu a mesma coisa.

Será que o DVI-D ajeitaria as coisas?
 
Minha TV da LG modelo 26LH20R passou no teste, esta ligada no PC via HDMI.
 
^^ intão é a mesma coisa que acontece com a ld460 e com a maioria das tvs que faz 4:4:4 por hdmi, suspeitace de um trabalho ruim de drivers tanto da nvidia como da ati/amd pra tvs sendo usada como monitor, e é por isso q o edid fix resolve esses casos . so q no caso da ld460 o edid fix resolve sim a situação... de vez em quando ligo a tv e ela n esta exibindo 4:4:4( raro ) oq tenho q fazer é ir no driver e mexer em qualquer das configurações que forcem uma re detecção desinal/monitor ( qualquer daquelas opções do diver que quando ativadas fazem a tela piscar preta uma vez e depois voltar ao normal ) depois de ativar qualquer uma e a tela ser re detectada a imagem volta a exibir 4:4:4 normalmente. culpa dos drivers ruins da amd.

Cara, muito estranho o que acontece aqui na 32LD420.

Se eu não instalo o driver da VGA (nvidia), a TV faz perfeitamente 4:4:4 ... em qualquer modo ou regulagem ... é só instalar a porcaria do driver que nem com reza brava e EDID fix a TV pega 4:4:4

Obs.: Usando cabo HDMI x HDMI ... (tentei um DVI não Dual Link X HDMI) e aconteceu a mesma coisa.

Será que o DVI-D ajeitaria as coisas?
 
em algumas marcas o game mode serve pra desligar o pos processamento diminuindo o input lag, em outras oq o game mode faz é exaltar cores e deixar a imagem + bonita, isso aumenta o inputlag... na verdade depende de marca pra marca oq cada modo faz eles so usam os mesmos nomes e fazem coisas diferentes .

Não deve variar por marca, mas por modelo, o que é pior ainda. Você citou um modelo da Samsung em que aumentava o input lag. Nessa plasma diminui bastante.
 
Bom....acabei de fazer um teste bastante interessante.

Liguei o PC, entrei no windows e fiz o teste...não tava fazendo 4:4:4

Entrei no Crysis 2 e sai...quando voltei pro windows fiz o teste e tava fazendo 4:4:4 ... bizarro.

Usando cabo HDMI x HDMI e EDID FIX
 
estranho né ^^ quando entrou no jogo em tela inteira ele re-detectou a resolução e ajeitou ... + ou - a mesma técnica q tinha dito antes so que usando o driver de video hehe

que bom confirmar a ld420 tb consegue 4:4:4 por hdmi + edid fix igual a ld460.. ótima noticia pro pessoal q ta procurando tv/monitor de 32" nas lojas normalmente ou tem ld420 ou tem ld460 ... assim fica + facil pra quem vai comprar .. conciderando q o preço é quase igual e a diferença é apenas a potência nominal do som.
 
Pessoal, testei o chroma 4:4:4 na tv LG 42LE4600. Em modo pc ela também é capaz de alcançar chroma 4:4:4. A imagem fica muito boa! Ótimo custo benefício essa tv também.
 
Dimitri já comprou sua tv?
Estou com a mesma dúvida.
E estava pendendo pra lg de 37".
Depois de ler seus comentários....
 
Dimitri já comprou sua tv?
Estou com a mesma dúvida.
E estava pendendo pra lg de 37".
Depois de ler seus comentários....

Não comprei ainda não Cocama. Pedi devolução/troca da 37LD460 há um mês atrás. Passado um mês da solicitação, a Ramos apareceu aqui e coletou a tv. Agora espero ansiosamente após mais de 60 dias a liberação do crédito/vale troca/vale compra do Roubamarino para poder escolher outro modelo e se me decidir por um modelo que eles não comercializam ou não tenham um preço competitivo irei com certeza pedir o dinheiro de volta(mais 30 dias de espera). Estou tendendo a um plasma HD de 42 Samsung HD (42LC450) ou uma Sony LED.

Tinha pego a LG 37LD460 pelo fato do tamanho e o CxB das tvs de 37 ser "suspeitamente" o melhor - muito frequentemente encontramos tvs de 37" até mais baratas que algumas de 32 - e pelo fato da mesma ser painel IPS. 24 horas depois de testá-la, de configurá-la de tudo quanto é modo, percebi alguns defeitos e eles foram apenas uma ótima desculpa para amenizar a minha total frustração, a minha total insatisfação com o referido aparelho. Em uma palavra, achei a tv uma *****, uma bosta, frustrante e brochante.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo