• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Substituir fans originais do Corsair H75, sugestão

SgtoPereira

Well-Known Member
Registrado
Olá. Gostaria de substituir os fans "originais" do meu Corsair H75, pois tenho a impressão de que esses não estão tendo um "bom" desempenho, já que meu PC (assinatura) costuma ficar em idle entre 35o e 45o (fica oscilando), embora jogando não tenha chegado sequer perto dos 60o, por exemplo, no Mass Effect Andromeda (58o).

Só para informação, no meu gabinete Corsair Carbide 500R tenho 2x fans Corsair AF 12 CM montados na frente e jogando ar para dentro, 2x fans Corsair AF 14 CM no teto em exaustão e 1x fan de 20 CM original do gabinete montado na lateral e jogando ar para dentro. O Corsair H75 esta montado com os dois fans na mesma direção, de dentro para fora, conforme indicado no manual deste.

Gostaria de saber quais desses fans seriam os mais indicados para usar com o H75 ou, ainda, se vocês sugerem outro. Nota: os fans originais do H75 tem 31,5 DB de ruído e não incomodam aqui, mas, claro, não gostaria de um fan "barulhento", a menos que fosse mesmo nesecessário. Em tempo, uso os fans do H75 na rotação "máxima" e os novos também serão usados assim.

---------------------
Akasa 12cm Ventilador Viper PN: AK-FN059

Velocidade: 600 -1900 RPM
Fluxo de ar máx.: 83.63 CFM
Pressão máx.: 2.98 mm H2O
Ruído: 6.9 -28.9 dB(A)
Mancal: HDB (Hydro Dynamic)
Vida-útil: 50,000 horas
Conector: 4pinos PWM

R$ 58,90
---------------------

Akasa Apache - AK-FN057

Fan speed: 600 -1300 RPM
Max airflow: 57.53 CFM (97.74 m3/h)
Max static air pressure: 2.64 mm H2O
Noise level: 6.9 -16.05 dB(A)
Current rating: 0.33A
Voltage rating: 12V DC
Bearing: HDB (Hydro Dynamic Bearing)
Fan life expectancy: 50,000 hours
Connector: 4pin PWM

R$ 54,90
---------------------

Noctua - NF-F12 PWM 12CM

Conector de energia 4-Pinos (PWM)
Energia Tensão: 12V / Potência: 0,6W / Corrente: 0,05A.
Velocidade de rotação 1.500RPM.
Fluxo de ar 54,9CFM.
Nível de ruído 22,4dBA.
Pressão Estática: 1,83 ~ 2,61mm H2O.
Expectativa estimada de vita útil da ventoinha: 150,000 horas.

R$ 99,99
---------------------

Akasa Piranha 12 CM PN: AK-FN072

- Hydro Dynamic Bearing, amplia a vida útil até 50.000 horas
- Velocidade: 600~1900 RPM
- Fluxo de ar: 79,13 CFM
- Nível de ruído: 6.4 ~27.2 dB
- Pressão: 3.04 mm - H2O
- Vida útil: 50.000/hrs
- Bearing: HDB (Hydro Dynamic Bearing)
- Conector: 4-pinos PWM (com sensor de RPM)
- Voltagem: 12V

R$ 61,90
---------------------

CORSAIR ML120 PRO PWM CO-9050039-WW

Tipo de fluxo: Pressão Estática
Controle PWM: Sim
Fluxo de ar: 12 - 75 CFM
Pressão estática: 0.2 - 4.2 mmH20
Nível sonoro: 16 - 37 dBA
Velocidade: 400 - 2400 RPM
Uso de energia: 0.219 A

R$ 164,43 (Obs.: PACK COM 2 UNIDADES)
---------------------

Obrigado a todos desde já!
 
Na época em que eu usava um H60 eu resolvi trocar a fan original por uma CoolerMaster Master Pro Air Pressure, que custo uns bons temers, e na real, não mudo nada em relação a fan original que vinha no watercooler. Nem push pull fez diferença na verdade, porque o fpi desses radiadores costuma ser baixo. No fim das contas, trocar a fan é mais estética e ruído (se achar a fan original ruidosa) do que realmente performance.
 
Na época em que eu usava um H60 eu resolvi trocar a fan original por uma CoolerMaster Master Pro Air Pressure, que custo uns bons temers, e na real, não mudo nada em relação a fan original que vinha no watercooler. Nem push pull fez diferença na verdade, porque o fpi desses radiadores costuma ser baixo. No fim das contas, trocar a fan é mais estética e ruído (se achar a fan original ruidosa) do que realmente performance.
De fato.

Coincidentemente coloquei o mesmo fan no mesmo WC e não percebi diferença óbvia pois o original já tinha ótimo desempenho, talvez um pouco menos de ruído em favor do CoolerMaster em rotações mais altas mas é algo bem raro.

A troca foi só porque estava precisando de mais um fan para meu gabinete e resolvi testar (peguei um Air Pressure e um Air Flow). Se precisasse voltaria o H60 ao setup original sem problema algum.

SgtoPereira suas temperaturas estão boas, se não estiver precisando de mais fans salve seu dinheirinho. Se quiser arriscar opte pelo modelo com maior pressão estática e menor dBA.

[]'s
 
Última edição:
Olá. Obrigado pelas respostas. Mas pelo o que vocês estão dizendo a troca dos fans do meu H75 não teria ganho de desempenho, ou, quando muito, não o que justificasse o investimento, então? As especificações dos fans do H 75 são: "Corsair SP Series 12 CM, 2000 RPM, 31,4 DB, 54 CFM, 2.8 mm-H20". Caso eu ainda insistisse em trocar (sou teimoso rss), o "Akasa Piranha" seria a melhor opção "pressão X ruído"? Obrigado!
 
Olá. Obrigado pelas respostas. Mas pelo o que vocês estão dizendo a troca dos fans do meu H75 não teria ganho de desempenho, ou, quando muito, não o que justificasse o investimento, então? As especificações dos fans do H 75 são: "Corsair SP Series 12 CM, 2000 RPM, 31,4 DB, 54 CFM, 2.8 mm-H20". Caso eu ainda insistisse em trocar (sou teimoso rss), o "Akasa Piranha" seria a melhor opção "pressão X ruído"? Obrigado!
Na verdade, watercoolers selados têm alto fpi, então a ventoinha precisa ter boa pressão estática pra conseguir atravessar o radiador com eficiência.
No meu h100i v2 uso akasa viper, não tem melhor performance (temperatura) que os originais, mas são muito mais silenciosos.
Outra coisa: especificação que vem na embalagem da fan não diz muita coisa, pois cada empresa usa uma metodologia diferente. Você tem que procurar reviews onde testam vários fans utilizando uma mesma metodologia. Ex: http://www.overclockers.com/pwm-fan-roundup-twenty-four-120-mm-case-fans-tested/ , https://us.hardware.info/reviews/5770/7/103-12cm-case-fans-review-test-results-highest-efficiency.

Ruído x pressão x preço: eu pegaria estes: https://www.waz.com.br/cooler-gabinete-12cm-arctic-cooling-arctic-f12-pwm-pst-html/p
 
Olá. Obrigado pelas respostas. Mas pelo o que vocês estão dizendo a troca dos fans do meu H75 não teria ganho de desempenho, ou, quando muito, não o que justificasse o investimento, então? As especificações dos fans do H 75 são: "Corsair SP Series 12 CM, 2000 RPM, 31,4 DB, 54 CFM, 2.8 mm-H20". Caso eu ainda insistisse em trocar (sou teimoso rss), o "Akasa Piranha" seria a melhor opção "pressão X ruído"? Obrigado!

Acho que no final das contas seria mais o apelo visual do que desempenho e ruído.

A fan do H75 é de 2000 rpm +/- 10%, entre 60% a 80% abaixo:
corsair_h80iv2_h100iv2_fandata.png

Compare com o Akasa Piranha:
akasa_piranha_data.png

Pelo comparativo, a Corsair parece ter números mais otimizados em diferentes faixas de rotação.
 
Eu particularmente sou muito fã dos Noctuas. Possuem um excelente projeto em relação a pressão, fluxo e ruido. Infelizmente não são atraentes em relação a seu custo. Encontrei um topic no forum da Corsair http://forum.corsair.com/v2/showthread.php?p=692401 onde o usuário substituiu os coolers originais por NF-F12. Veja que o desempenho termico ficou praticamente empatado. Único ganho, foi na acústica, pois os Noctuas são super silenciosos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo