• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

SubZero4G - Review - Aos entendidos em eletrônica

Avec

Leão roleto é rlz tambem
Registrado
[/B]SubZero4G - Review[/B]

Bem já venho usando este produto a 3 semanas. Antes eu usava um V7+. A troca saiu caro, e a melhora não foi tão boa... Em media minha Cpu ficou 3 ºC a 4 ºC mais fria. Agora o maior ganho não foi na temperatura, e sim no silencio. É muito mais silencioso do que o V7+.

Bem a temperatura em um P4 2,4 @ 3,3 Ghz de 55 ºC para 51 ºC, em full load. Ao oposto disso com o cpu em baixo uso a queda de temperatura foi menor, de 51 ºC para 48 ºC. Bem a medida que a temperatura do cpu sobe o cooler vai elevando as rotações por minuto, e mesmo na sua máxima velocidade o ruído causado é bem baixo.

Para que o uso do SubZero4G não fosse um fracasso, é necessário ter um gabinete bem ventilado. Pois a placa PCI, alem de ser a fonte de alimentação do pleiter e cooler, é uma unidade de processamento, que trabalha captando a temperatura de 2 sensores.

1) O primeiro sensor capta a temperatura do dissipador que finca junto ao processador
2) O segundo fica na própria placa PCI, este capta a temperatura ambiente.

Quanto maior a temperatura ambiente pior será o desempenho do SubZero4G pois ele enviara menos potencia para o pleiter para evitar a condensação. Quanto menor a temperatura ambiente melhor será a eficiência, pois o pleiter ira receber mais energia podendo refrigerar melhor se o perigo da condensação...

Os contras: ocupa um PCI, que poderia ser usado para outra coisa, e mais gastos com energia, pois o este cartão pci é uma fonte de alimentação do pleiter, e por fim é caro.
Os pros: Redução da temperatura do processador, extremamente silencioso, e conta com saída para ligar mas outros 3 coolers.

A foto abaixo deve exemplificar melhor...



Aos entendidos em eletrônica

Gostaria de fazer uns teste em um SubZero4g da Thermaltake. Umas modificações. Para testar a condensação, já que moro em uma região de baixa umidade, isso pode ser útil.

As modificação são nos sensores de temperatura:

1) No sensor que verifica a temperatura do dissipador (1), gostaria de adicionar um componente ai que informasse para a placa PCI que a temperatura esta elevada, não sei se é certo, mas me disseram que deveria colocar um resistor, mas não me indicaram a potencia.

2) no cartão PCI, que mede a temperatura ambiente (2). Ai quero colocar um componente que informe uma temperatura baixa. A mesma pessoa me disse que era só criar contato nos fios é verdade?

Assim com essas duas modificações o pleiter estaria trabalhando no seu Maximo desempenho. Assim poderia verificar a temperatura final, e o isso ocasionaria a condensação ou não... Claro que isso em função da umidade relativa do ar...

Desde já agradeço a atenção e a colaboração...

Avec
 

Attachments

  • imagem.jpg
    imagem.jpg
    55.4 KB · Visitas: 150
função do tec.
 

Attachments

  • function1.gif
    function1.gif
    15.1 KB · Visitas: 162
placa pic - fonte e controladora...
 

Attachments

  • 10.jpg
    10.jpg
    41.5 KB · Visitas: 154
Cooler... com o tec
 

Attachments

  • 06.jpg
    06.jpg
    53.6 KB · Visitas: 133
Originally posted by Avec
SubZero4G - Review[/B]

...Gostaria de fazer uns teste em um SubZero4g da Thermaltake. Umas modificações. Para testar a condensação, já que moro em uma região de baixa umidade, isso pode ser útil.

As modificação são nos sensores de temperatura:

1) No sensor que verifica a temperatura do dissipador (1), gostaria de adicionar um componente ai que informasse para a placa PCI que a temperatura esta elevada, não sei se é certo, mas me disseram que deveria colocar um resistor, mas não me indicaram a potencia.

2) no cartão PCI, que mede a temperatura ambiente (2). Ai quero colocar um componente que informe uma temperatura baixa. A mesma pessoa me disse que era só criar contato nos fios é verdade?

Assim com essas duas modificações o pleiter estaria trabalhando no seu Maximo desempenho. Assim poderia verificar a temperatura final, e o isso ocasionaria a condensação ou não... Claro que isso em função da umidade relativa do ar...

Desde já agradeço a atenção e a colaboração...

Avec [/B]

"na teoria" o sensor é um termistor, ou seja uma resistência que muda seu valor ohmico conforme a temperatura:
-frio, valor alto
-calor, valor baixo.
Você terá que cortar os fios originais do sensor ou adaptar no conector deles um resistor ou melhor um potenciometro(resistor variável) e combinar "em série" para aumentar o valor ohmico do sensor , ou "em paralelo" para diminuir o valor (conforme figuras).
Qual o valor certo desse potenciometro que tem que comprar ??? ao menos o dobro do valor da resistência do sensor original, vc precisará de um multimetro para fazer essa medida(em casas que vendem componentes eletronicos podem medir pra vc)

a arte do paint:cool:
 

Attachments

  • untitled.jpg
    untitled.jpg
    17.2 KB · Visitas: 127
Ow coiote, eh uma duvida minha: tu é tecnico em eletronica? Engenheiro eletricista?
Valeu!
 
coiote disse:
"na teoria" o sensor é um termistor, ou seja uma resistência que muda seu valor ohmico conforme a temperatura:
-frio, valor alto
-calor, valor baixo.
Você terá que cortar os fios originais do sensor ou adaptar no conector deles um resistor ou melhor um potenciometro(resistor variável) e combinar "em série" para aumentar o valor ohmico do sensor , ou "em paralelo" para diminuir o valor (conforme figuras).
Qual o valor certo desse potenciometro que tem que comprar ??? ao menos o dobro do valor da resistência do sensor original, vc precisará de um multimetro para fazer essa medida(em casas que vendem componentes eletronicos podem medir pra vc)

a arte do paint:cool:


o coiote como ligo um potenciometro a um cooler?
 
Avec disse:
[/B]SubZero4G - Review[/B]

Gostaria de fazer uns teste em um SubZero4g da Thermaltake. Umas modificações. Para testar a condensação, já que moro em uma região de baixa umidade, isso pode ser útil.

As modificação são nos sensores de temperatura:

1) No sensor que verifica a temperatura do dissipador (1), gostaria de adicionar um componente ai que informasse para a placa PCI que a temperatura esta elevada, não sei se é certo, mas me disseram que deveria colocar um resistor, mas não me indicaram a potencia.

2) no cartão PCI, que mede a temperatura ambiente (2). Ai quero colocar um componente que informe uma temperatura baixa. A mesma pessoa me disse que era só criar contato nos fios é verdade?

Assim com essas duas modificações o pleiter estaria trabalhando no seu Maximo desempenho. Assim poderia verificar a temperatura final, e o isso ocasionaria a condensação ou não... Claro que isso em função da umidade relativa do ar...

Desde já agradeço a atenção e a colaboração...

Avec

Nao vamos esquecer que tens que proteger a sua placa mae, processaor e placas pci/agp contra a condensação ou podes dizer tchau pra elas :), um peltier chega a congelar dependendo da potencia.
 
Aurus sim,pra mim eletrônica começou como hobby em ~1986 , hoje ainda trabalho nisso porque gosto, se fosse financeiramente eu ja teria desistido à muito tempo :p


Avec disse:
o coiote como ligo um potenciometro a um cooler?
uia, o tópico renasceu !

invéz de ligar um potencimetro, tente achar um reostato (visualmente é bem semelhante, mas o reostato aguenta a maior carga dos coolers)
dê uma olhada nesse artigo, é facim ;)
http://bit-tech.net/article/52/4
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo