• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Sugestão de Curso

tonmiles

Well-Known Member
Registrado
Gosto de todas as áreas, mas dinheiro é sempre importante.
Abaixo, quais com maior salário e com mercado após o término do curso?
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Ciência da Computação
  • Design de Games
  • Direito
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
 
Difícil prever como será o mercado de trabalho daqui 4-5 anos, e as opções estão muito variadas, o que você tem mais aptidão ou gosto, se fizer algo que não tem preferência não conseguirá nem terminar o curso...
 
Cara a vida não é previsível dessa forma.
Ter uma formação em qualquer uma dessas áreas, principalmente engenharias e computação não significa que você terá o melhor salário e nem que estará capacitado para atuar no melhor mercado.
Esse é o tipo de escolha que é somente sua. Veja a grade curricular de cada curso e escolha aquele que você possui habilidade, que tenha valor para o mercado e que você estaria disposto a gastar seu tempo (que é limitado) mesmo que não ganhasse nada para tal.
 
Já dei uma olhada na grade, gosto de matemática e de física. Sei um pouco de programação, tenho vontade na área penal, adoro automóveis, construções, tenho fascínio para sustações. O problema é que tem tanto advogados, e o mercado de games no brasil ainda está se desenvolvendo. Gosto de tudo, mas só quero fazer a escolha certa. Irei fazer uma visita na faculdade, perguntar sobre estes cursos.
Gostaria da opinião de alguém daqui que está num destes para dizer o que acha do curso.
 
Sim, dinheiro é sempre importante, então faça medicina, já que sempre vai precisar de profissionais nessa área.

Agora, falando dentro do círculo da realidade, faça o curso que você realmente goste, não pelo retorno monetário depois. Mas como saber qual gosta se nunca fez nenhum deles? Essa é a questão. Analise cada um deles e o que você gosta dentro deles, tirando Direito, todos envolvem matemática, física e alguns química também, presumindo que você goste destas disciplinas de exatas, você já pode filtrar alguma coisa, mas ainda assim as áreas de atuação vão variar bastante dentro dessas opções que você citou, então entenda que não é simples alguém vir aqui e te dizer "faça x curso". Vai ter que quebrar a cabeça um pouco antes dessa decisão.

Sou da área de TI, fiz dois anos de SI e estou deixando para ir para o curso de Redes, não curto muito programar. Se você olhas os tópicos aqui no Papo Cabeça, vai ver muita gente na área de TI que pode opinar sobre CC e o mercado de trabalho.

Agora uma dica infalível, estude bastante as matérias em geral, tire uma nota média no ENEM acima de 700 e conseguira uma vaga fácil em alguns desses curso em instituições federais, estaduais e até particulares com ensino de qualidade.
 
É sempre difícil indicar profissões assim, porque a opinião das pessoas é muito baseado no que elas já vivenciaram e no momento, além do que, geralmente puxam sardinha para o lado das profissões delas.
Exemplo, hoje, eu estou muito desiludido nessa área de computação, e não indicaria pra ninguém (a não ser que o cara goste), mas há alguns anos atrás não estava tão descrente assim.
Atualmente, vejo com muito bons olhos essa área das engenharias, seja ela, elétrica, mecânica ou civil, e indico para você, inclusive pretendo mudar de curso para eng. civil.

O que recomendo que você faça, inclusive o que os amigos já falaram: o ideal é você escolher o que mais gosta, até porque tem muita diferença de Design de Games, pra Direito ou pra Eng. Ambiental e Sanitária, recomendo pesquisar mais a fundo as profissões, se possível entrevistar algum profissional da área.

Outra forma de ir eliminando alternativas, você pode identificar aquelas áreas que você se sai melhor, ou tem mais facilidade, uma coisa é gostar de programação, outra coisa é a facilidade que você tem em aprender.
Imagine também, você programando o dia inteiro, ou analisando processos, etc.
 
Momento foda esse de decidir o curso a se fazer, provavelmente você tem 17-18 anos né ? Bom, atualmente estou na metade do curso de Direito e apesar de ter entrado sem ter certeza (até hoje não tenho, diga-se de passagem) ele vai me ganhando aos poucos; eu escrevo bem e curto me aperfeiçoar em escrita e oratória, este último foi bem desafiador pra mim que sou tímido, mas é aquela coisa, "se tu quer, dá um jeito"; e reforço o que o pessoal já colocou: NÃO ESCOLHA POR REMUNERAÇÃO ! Além de ser algo relativo (você vive bem com 3,5,ou 20k?) de nada adiantaria ganhar um carro popular em dinheiro se tu é infeliz na tua escolha. Eu só tenho 19, mas se pudesse dizer algo é pra tu focar no curso que reúne a maioria de coisas que te agradam e também ver o que é um trabalho na área e se questionar se tu se veria fazendo aquilo...

Tipo, no Direito praticamente todo mundo inicia a profissão na advocacia, e não é segredo o fato de ser mal-pago inicialmente e demorar +de 5 anos pra se fixar no mercado, seja em um escritório seu ou não; além do mais é um trabalho cara a cara com as pessoas(seus cientes), tem que ter paciência e tal, é o mínimo, portanto, se tu não gosta de resolver pepino pros outros e escutar histórias de vida/tretas, pense duas vezes. Porém, há sempre a perspectiva da função pública, então pense: você quer ser delegado de polícia (civil ou federal ?)/juiz/promotor/procurador/defensor público etc. Se sim, é Direito. No entanto, pela tua afinidade com as exatas, TALVEZ te fascine mais uma engenharia da vida, sei lá né.


Enfim, o importante é a decisão ser sua. Não deixe que te digam o que fazer.

Abraço
 
Direito hoje em dia não é tão interessante. Ciências da Computação é algo estável, que rende um bom emprego caso o cara saiba programar bem, mas não tem muito espaço pra
crescer ou desenvolvimento pessoal. Engenharia Elétrica e Mecânica são duas opções boas também, talvez as melhores da lista, mas não sei como varia o mercado pra
isso dependendo da localização.

Agora falando sobre Design de Games, pois sou formado em Design de Games, no Brasil dificilmente alguém irá trabalhar especificamente no Game Design (projetar o jogo).
O cara que trabalha no Game Design também trabalha na parte técnica ou artística (concept art, modelagem 3D, programação, sonorização,...). O curso de Design de Jogos não
é voltado pra parte técnica, então você terá que se especializar mais por conta própria, mas ao mesmo tempo o curso dá um noção de tudo, o que é ótimo caso você queira
fazer um jogo inteiro sozinho.

Em questão de mercado, é muito concentrado pra tentar procurar empregos no ramo, e os empregos na área exigem experiência e que você já tenha feito algo bom pra mostrar.
Eu só recomendo Design de Jogos caso você esteja disposto a trabalhar por conta própria (freelancer ou começar criando os próprios projetos). Pra isso é preciso dominar os softwares
de desenvolvimento, e ter jogado bastante games, pois criar uma boa ideia é muito mais difícil que fazer ela funcionar tecnicamente.

Ou seja, além da faculdade, você precisará de mais uns 2 ou 3 anos pra poder fazer algo com nível profissional e começar a crescer, criando os próprios projetos comerciais, ou
ter a chance de trabalhar em projetos mais importantes. Da lista esse é de longe o mais difícil de você saber por onde começar após sair da faculdade.
 
Última edição:
Na aérea de gestão, Logística e Gestão de projetos estão bem alta no mercado.

Executivos e gestores da área são bem remunerados.

Mas tem que gostar de calculo, lidar com prazos apertados e clientes malucos

.
 
"Abaixo, quais com maior salário e com mercado após o término do curso?"
Acho que já começou errado :haha:

Ops, não tinha lido a primeira linha...
  • Design de Games - Não acho interessante, acho que fazer CC te daria mais campo, inclusive games, depois é se especializar.
  • Direito - Creio que esteja meio lotado de advogados, mas é claro que o campo de atuação é enorme, se você se interessa em passar por concurso público talvez essa seja a mais interessante.
  • Engenharia Ambiental e Sanitária - Até onde eu sei não tem muito serviço não, a maioria das empresas precisam de um ou dois caras e já era, e de modo geral só empresas grandes.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo