Sugestão de SSD para uma TUF H310M-PLUS GAMING/BR

Malarauco

Member
Registrado
Boa tarde galera. Tem alguma semanas já que eu tô lendo sobre SSD para fazer um upgrade no meu PC, que tem a placa-mãe TUF H310M-PLUS GAMING/BR (https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-H310M-PLUS-GAMING-BR/).

Inicialmente ia pegar um M.2 NVME, mas depois de ler sobre questão de compatibilidade (minha placa suporta Gen2 X4 e a maioria dos NVME hoje são Gen3 x4, pelo que eu tenho visto) e diferença quase inexistente de desempenho real para um SSD 2.5, fiquei inclinado pegar a última opção. Inicialmente ia pegar um Kingston A400 480 GB, mas depois de ler reclamações sobre durabilidade e pelo fato de ele ser DRAMLESS, fiquei mais propenso a tentar um Crucial MX500. Infelizmente não tô conseguindo achar esse último nessa faixa de 500 GB num preço acessível (tá um pouco complicado até de achar ele mesmo no preço cheio), consegui achar apenas no Mercado Livre a versão M.2 dele, mas ela é SATA e não sei se o vendedor é de confiança.

Já que eu voltei a ficar perto de uma faixa de preço maior por causa da consideração pelo MX500, algumas outras opções como o próprio Crucial P1 M.2 NVME voltaram a serem possíveis (ou o MP510, A2000, etc.), mas aí volta a questão de eu conseguir chegar numa conclusão se os M.2 NVME seriam compatíveis com essa MOBO (no caso sei que há uma perda de desempenho, mas fico mais preocupado com a questão dele conseguir dar boot). Já li as informações disponíveis no site da ASUS mas não cheguei numa conclusão sobre compatibilidade com o NVME. Basicamente, voltei a ficar meio perdido.

Se alguém puder me dar uma luz, agradeço. Sou um usuário bem mediano, uso PC apenas para jogos e internet, pretendo utilizar um SSD pela primeira vez e gostaria de não fazer bobagem na compra, hahaha. Prezo mais por durabilidade a longo prazo do que desempenho.
 
Cara, comprei um MP510 ontem e tenho a mesma mobo que você. Estou passando um perrengue danado. Não consigo dar boot.
 
Prezo mais por durabilidade a longo prazo do que desempenho.
Pelo que você mesmo disse, eu pegaria um SSD SATA normal. Eu tenho o Crucial MX500 a 1 ano e é excelente, sou um usuário parecido contigo, internet, coisas básicas, alguns jogos, ele é muito bom, ou pega um Samsung EVO 860. Se você puder, eu só recomendo evitar esses ssds dramless.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como vai ser a primeira vez que utilizará SSD, vai sentir uma diferença absurda com um desses ssds que eu citei.
 
Cara, comprei um MP510 ontem e tenho a mesma mobo que você. Estou passando um perrengue danado. Não consigo dar boot.

Nossa, que preju cara, fiquei com medo justamente disso.

Pelo que você mesmo disse, eu pegaria um SSD SATA normal. Eu tenho o Crucial MX500 a 1 ano e é excelente, sou um usuário parecido contigo, internet, coisas básicas, alguns jogos, ele é muito bom, ou pega um Samsung EVO 860. Se você puder, eu só recomendo evitar esses ssds dramless.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como vai ser a primeira vez que utilizará SSD, vai sentir uma diferença absurda com um desses ssds que eu citei.

Valeu pelo feedback, acho que vou fazer isso mesmo. MX500 M.2 ou 2,5'' dá mesma né? Não tenho preferência, mas só tô achando o M.2.
 
Nossa, que preju cara, fiquei com medo justamente disso.



Valeu pelo feedback, acho que vou fazer isso mesmo. MX500 M.2 ou 2,5'' dá mesma né? Não tenho preferência, mas só tô achando o M.2.
É a mesma coisa em questão de desempenho, o sata deve ser mais barato se achar.
 
Pro seu uso um SSD dramless dos mais baratos serve perfeitamente. Recomendo Sandisk, WD ou Seagate pela melhor garantia, as duas primeiras sequer pedem NF, basta registrar no site. Não recomendo muito a Crucial, apesar de terem desempenho superior (em benchs, na vida real é tudo a mesma coisa), se precisar de garantia vai ser mais fácil, rápido e barato você comprar outro SSD. Sobre a capacidade, acho que fica melhor você pegar um de 240GB pro sistema e programas, deixando jogos, vídeos e demais arquivos num HD convencional, essa é a melhor combinação custo benefício.

Não se liga muito nisso de SSD com dram, nvme e tal, a diferença pra nós usuários comuns é nula perante o custo, o ganho de desempenho é imperceptível e, quando um SSD desses estiver pra morrer, o seu PC já vai estar totalmente ultrapassado. Só vale a pena pegar um SSD mais sofisticado quando a diferença de preço for pequena, que nem hoje cedo que apareceu um WD Blue 240GB por R$199, um modelo m2, nvme e com cache nesse preço é imbatível.
 
O Corsair MP510 funciona perfeitamente na ASUS TUF (x570). Eu uso atualmente um raid 0 com dois deles, mas já usei separadamente em modo AHCI.

Recomendo você escolher uma marca com garantia boa, sem complicação, tipo o da Corsair mesmo, que dá 5 anos aqui no Brasil.

Eu, antes desse da corsair, tive um ssd nvme da HP que durou uns 2 meses e queimou do nada.... No caso, a HP não dava garantia e fiquei na mão.
 
Qual seria o orçamento para o SSD?

Você pode optar também pelos modelos SATA, sem ser Nvme. Dependendo do orçamento tem os WD Green ou Blue, já usei um modelo Green para o S.O e nada a reclamar.

Quanto ao Crucial MX500 eu tenho e recomendo, porém uso para armazenar jogos.

Recomendaria também a linha XPG da A-data porém você tem o receio de não funcionar na sua MB, mas também já lhe garantiria um componente mais moderno pra futuro upgrade.
 
Bom dia,

Reativando o tópico para não criar um novo, a TUF H310M-Plus aceita esse SSD ?
ssd-wd-green-240gb-m-2-leitura-545mb-s-wds240g2g0b
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo