[AJUDA] Superaquecimento Do PC

Samuel Campos

Member
Registrado
Olá, comprei um computador do aliexpress e estou tendo problemas com temperatura, está é a configuração:

Placa Mãe Killsre X79 LGA2011
Processador Xeon E5 1650
Placa de vídeo RX570 XFX
Memória RAM 8GB Kanmeiqui 1866Mhz DDR3
Fonte Corsair CX650
CPU Cooler Deepcool Gammaxx C40

(TESTES FEITOS COM GABINETE ABERTO)

Eu testei extress geral do PC no AIDA64 por 35 minutos e deu overhating de 20%, o processador chegou a 85~91°, a RX570 ficou a 75~76° e a placa mãe 114°.

Depois testei só a RX570 no Furmark em full hd com full screen por 30 minutos, chegou a 81~82°.

(TESTES COM GABINETE FECHADO)

Nesses eu tinha usado o CPU-Z no xeon e ficou a 90~91°.
A RX570 no furmark, testei 3 vezes e após os 85° o monitor buga.

O que vocês me recomendam a fazer para arrumar os problemas?

Agradeço.
 
Última edição:
E ai amigo, beleza?

Eu estou tendo praticamente o mesmo problema. Mesmo com o gabinete aberto as temperaturas estão altas. O que eu pesquisei me mostrou que muito provavelmente apenas abrir o gabinete não vai sanar os problemas, pois não adianta o seu cooler do processador puxar um ar que está "parado", ou seja, existe a necessidade de ter um fluxo de ar para não criar regiões onde o ar quente fica parado. No meu caso, estou pensando em comprar ventoinhas novas, ou trocar meu gabinete por um melhor e completamente novo.


Pelo que pesquisei para o meu problema, onde o processador é um Ryzen 5 2660X e minha placa de vídeo uma RX 580 de 8G, essas seriam as melhores soluções. Creio que outros amigos aqui do fórum vão mostrar outras possibilidades, como por exemplo, verificar a pasta térmica ou sujeira, que também podem ser o problema no seu caso. Sendo assim, minha sugestão é para que você talvez pesquise sobre o que eu disse e também ouça com atenção os outros comentários do pessoal.
 
O gabiente tem fans? realmente ele aberto não ajuda muito se o ar estiver estagnado, se for de fonte em cima então, faz uma bolha ali que fica parecendo uma chapa de hambúrguer KKKK. Agora mesmo essa minha máquina da assinatura está montada assim. Pra ficar com temperatura boa, eu botei um fan 120mm preso nas baias de DVD soprando o ar pra fora pra tirar a bufa, cai bastante.
 
E ai amigo, beleza?

Eu estou tendo praticamente o mesmo problema. Mesmo com o gabinete aberto as temperaturas estão altas. O que eu pesquisei me mostrou que muito provavelmente apenas abrir o gabinete não vai sanar os problemas, pois não adianta o seu cooler do processador puxar um ar que está "parado", ou seja, existe a necessidade de ter um fluxo de ar para não criar regiões onde o ar quente fica parado. No meu caso, estou pensando em comprar ventoinhas novas, ou trocar meu gabinete por um melhor e completamente novo.


Pelo que pesquisei para o meu problema, onde o processador é um Ryzen 5 2660X e minha placa de vídeo uma RX 580 de 8G, essas seriam as melhores soluções. Creio que outros amigos aqui do fórum vão mostrar outras possibilidades, como por exemplo, verificar a pasta térmica ou sujeira, que também podem ser o problema no seu caso. Sendo assim, minha sugestão é para que você talvez pesquise sobre o que eu disse e também ouça com atenção os outros comentários do pessoal.
Sim, eu comprei 3 fans ai na kabum.
 
Última edição:
Posta fotos do seu case para podermos avaliar melhor.
Como a placa é chinesa, não da para saber bem o contato dos heatsinks no chipset e VRMs, de repente é bom desmontar e ver se tem thermal pads ou pasta térmica ali.
 
O gabiente tem fans? realmente ele aberto não ajuda muito se o ar estiver estagnado, se for de fonte em cima então, faz uma bolha ali que fica parecendo uma chapa de hambúrguer KKKK. Agora mesmo essa minha máquina da assinatura está montada assim. Pra ficar com temperatura boa, eu botei um fan 120mm preso nas baias de DVD soprando o ar pra fora pra tirar a bufa, cai bastante.
Esse é o gabinete: https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete-gamer-aigo-aquarius-preto-lateral-acrilico

Comprei fans na kabum.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Posta fotos do seu case para podermos avaliar melhor.
Como a placa é chinesa, não da para saber bem o contato dos heatsinks no chipset e VRMs, de repente é bom desmontar e ver se tem thermal pads ou pasta térmica ali.
olha ele aqui https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete-gamer-aigo-aquarius-preto-lateral-acrilico

eu abri a placa, surpreendentemente a pasta tava mole e era cinza, o thermalpad estava bem seco, acho que vou comprar um no mercado livre
 
Última edição:
Quis dizer do seu próprio setup montado.
20200903_022815.jpg
20200903_022839.jpg
 
Bom, se você não tem nenhum cooler no case, já é um mal sinal.
Pega esses 3 coolers que você comprou, coloca dois na frente e um atrás.

Eu também inverteria a posição desse fan da CPU, coloca na frente empurrando ar para dentro do dissipador, e o fan traseiro que você instalar vai tirar o ar quente do case.
Tenta também deixar esse cabo 24 pinos ATX fora do caminho, empurra para trás do case o máximo que puder para não atrapalhar o fluxo de ar dos fans frontais.
 
Bom, se você não tem nenhum cooler no case, já é um mal sinal.
Pega esses 3 coolers que você comprou, coloca dois na frente e um atrás.

Eu também inverteria a posição desse fan da CPU, coloca na frente empurrando ar para dentro do dissipador, e o fan traseiro que você instalar vai tirar o ar quente do case.
Tenta também deixar esse cabo 24 pinos ATX fora do caminho, empurra para trás do case o máximo que puder para não atrapalhar o fluxo de ar dos fans frontais.
explica melhor a possição da cpu fan, e especifica qual dissipador tambem por favor
 
explica melhor a possição da cpu fan, e especifica qual dissipador tambem por favor

O cooler da CPU, troca ele de posição. Coloca no outro lado. Cuidado com a orientação do fan.
O dissipador que disse é o que resfria a CPU mesmo.

Mas primeiro precisa instalar os outros fans, você já tem eles em mãos?
 
O cooler da CPU, troca ele de posição. Coloca no outro lado. Cuidado com a orientação do fan.
O dissipador que disse é o que resfria a CPU mesmo.

Mas primeiro precisa instalar os outros fans, você já tem eles em mãos?
nao, eu comprei eles ontem, e muito obrigado
 
E ai amigo, beleza?

Eu estou tendo praticamente o mesmo problema. Mesmo com o gabinete aberto as temperaturas estão altas. O que eu pesquisei me mostrou que muito provavelmente apenas abrir o gabinete não vai sanar os problemas, pois não adianta o seu cooler do processador puxar um ar que está "parado", ou seja, existe a necessidade de ter um fluxo de ar para não criar regiões onde o ar quente fica parado. No meu caso, estou pensando em comprar ventoinhas novas, ou trocar meu gabinete por um melhor e completamente novo.


Pelo que pesquisei para o meu problema, onde o processador é um Ryzen 5 2660X e minha placa de vídeo uma RX 580 de 8G, essas seriam as melhores soluções. Creio que outros amigos aqui do fórum vão mostrar outras possibilidades, como por exemplo, verificar a pasta térmica ou sujeira, que também podem ser o problema no seu caso. Sendo assim, minha sugestão é para que você talvez pesquise sobre o que eu disse e também ouça com atenção os outros comentários do pessoal.

Eu já pude constatar exatamente isso no meu sistema antigo. O ar não tende a ir pra direita ou esquerda, se não tiver corrente de ar, ele sobe (se tiver quente) ou desce se esfria.

Nesse meu sistema antigo, mesmo sem tampa lateral, o ar quente continuava ainda "preso" na parte superior, próximo à CPU e memórias, e não tinha pra onde sair.


E ficar com tampa aberta, além da sujeira e vulnerabilidade que o sistema fica sujeito, tem também o ruído a mais, que pelo menos em mim, incomoda muito mais do que ter o PC fritando.

Eu só resolvi meus problemas de aquecimento, quando troquei de gabinete e direcionei os fans para mandarem ar de baixo/frente pra dentro do gabinete, além de ter outros fans na traseira e parte superior fazendo o papel de exaustores do ar já quente que é direcionado pra eles.

Meus sistema hoje é tipo assim (tampa fechada),

Hl8FRlk.png


Como eu gosto de silencio, uso também um wc simples (h80), que deixo na frente, mas esse setup segurava até meu 3700x com cooler box a menos de 70° C no stress test completo do aida64 (exceto discos).

PS. O segundo cooler superior (proximo às memórias) é totalmente opcional, ele deve impactar no máximo as memórias, pois dele o vento em geral é frio e sai no máximo morno, enquanto no vizinho sai vento de morno a quente.
 
Última edição:
De boa ;)
Então instala eles como eu disse e veja se melhora, testa primeiro com a tampa fechada.

Fiz todos os teste em 10 minutos com 2 fans na frente jogando ar e uma atraz puxando o ar pra fora, são de 1650RPM.

(TESTES COM TAMPA)

AIDA64 -

CPU 80º máx.

Tudo menos discos: CPU 91º máx / GPU 88º máx. Não desliga mas da overheating de 30% máx.

Furmark -

GPU 89º máx, depois de 10 minutos desligou.

(TESTES SEM TAMPA)

AIDA64 -

CPU 75º máx.

Tudo menos discos: CPU e GPU 80º máx. Não desliga, sem overheating.

Furmark -

GPU 82º máx, não desliga.
 
Eu acho q a tensão do processador tá muito alta.
Baixa o HWMonitor e faça um teste de stress de 10min no AIDA64, somente com as opções FPU e GPU.
Posta os valores máximos obtido de Vcore, temperatura da CPU e GPU.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo