TCL 40S615

Truck'n Hemi

know-it-all Member
Registrado
Senhores, adquiri essa semana (carnaval 2022) a TCL 40S615. Venho contar minhas impressões sobre o modelo, tecer alguns comentários, reclamações, etc. Colocarei apenas algumas especificações básicas pois não é um tópico dedicado. Então vamos lá:

  • Tamanho: 40"
  • Resolução: Full HD
  • HDR: Sim
    • HDR10: Sim
    • HDR10+: Não
    • HLG: Sim
    • Dolby Vision: Não
  • Micro dimming: Sim
  • Frequência: 60Hz
  • Sistema operacional: Android TV 9
    • Aplicativos suportados: todos da loja Play Stora da Google direcionados ao sistema Android TV
  • Google Assistent: Sim
  • HDMI ARC: Sim
  • WiFi: Sim
    • 2.4GHz: Sim
    • 5GHz: Não
  • Bluetooth: Sim
  • Chromecast: Sim (afinal é uma TV com sistema Google)
  • GINGA: Sim
  • Som: 2x 10W
    • Dolby Atmos: Não
    • DTS-HD: Não
Vou começar falando que adoro tecnologia, entendo grande parte delas e como elas influenciam na experiência do usuário. Então desde o começo comprei essa televisão sabendo que não ficaria impressionado. Fui racional e escolhi um modelo que me atenderia dentro do meu contexto, algo que é sempre importante pontuar. Dito contexto é a substituição de uma TV LG 32" Full HD de 12 anos que fica no meu quarto, assisto TV a uma distância menor que 3 metros. Quando se compra de forma mais racional o custo x benefício fala bem alto.

Paguei R$1700 reais nessa televisão, nas fotos dos sites ela é linda, elegante e com bordas bem finas. Pra minha surpresa ela é exatamente assim ao vivo. É toda feita de plástico, com ótimo acabamento, bordas realmente muito finas para um modelo dessa categoria e extremamente leve. Tem tudo o que se espera de conexão no painel traseiro.
As bordas dos plásticos são afiadas e tem rebarbas em alguns lugares, o que pra mim não vai influenciar em nada sendo que ao assistir um conteúdo nada disso será percebido, mas a borda super fina será.

A configuração é bem rápida e simples de ser feita, usei o método tradicional de configuração ao invés da opção de usar o smartphone. Apesar de ser o Android TV da Google sem modificações, o nome do sistema nas configurações aparece como Union TV. Com certeza algumas modificações foram feitas, acredito que o Hub de IoT para casas conectadas seja próprio da TCL, tem adição de alguns apps da fabricante. No geral a experiência é bem limpa, fácil, rápida na movimentação dos menus, os aplicativos não demoram muito para abrir. Algumas coisas perdem sincronia, como sair de um aplicativo e o aúdio continuar tocando enquanto navego no menu.
Porém, como e de costume nos fabricantes de smart TV, o processador usado é bem simples, com arquitetura bem antiga. Trata-se de um RTD2841, um SoC da Realtek com 4 Cortex A53 @900Mhz, 1.5GB de RAM (o que é bom mas não sei qual versão) e a GPU é uma Mali 470 MP4 (até onde consegui verificar). Processadores desse tipo tem pouquíssima informação na internet, sendo justo ele não é ruim mas a arquitetura muito antiga da GPU (e provavelmente da memória RAM) comprometem a experiência e o desempenho. Android não é um sistema otimizado, precisa de um pouco mais de potência pra funcionar bem, arquiteturas mais novas trazem eficiência pra poder colocar mais potência em chips que consomem menos. Mediatek e Amlogic estão cheios de modelos mais modernos que são usados em TV Box e TV Stick que não justifica ficar usando modelos tão ultrapassados.

Quanto a imagem, gostei muito. Achei que a qualidade não iria diferenciar muito da TV de 12 que eu tinha, até porque tenho um Roku Premiere 4k plugano nela que renderiza as imagens muito bem. Só que se passaram tantos anos de evolução tecnológica que nem me dei conta do quanto evoluímos na questão de painel mesmo. Não tenho como comprovar que essa TV tem um bom micro dimming, mas posso dizer que está anos luz na frente daquela que substituirá. O nível de detalhes, clareza, nitidez de filmes que já assisti antes e pude comparar é impressionante. Sinceramente... esse é o melhor painel Full HD que vi até hoje. Tive e tenho acesso a diversos painéis para comparar como uma Samsung e uma LG 42", Sony 32", Philips 48". Sei que essa comparação direta não é ideal, mas serve.

Essa TV é ideal pra quem procura um bom produto com custo x benefício elevado, entrega bom desempenho, linda imagem, controle minimalista com comando de voz e suporte a muito conteúdo. Ou então se procura um modelo pra subistituir aquela TV antiga sem gastar muito, essa é uma ótima pedida.

O modelo 32" é HD, também tem HDR e custa menos.

Se tiver qualquer dúvida ou tiver curiosidades sobre o modelo pode pedir nos comentários do post que eu testo, explico, respondo.
 
Última edição:
Baixei o app DRM Info pra verificar o nível do Widevine da TV, felizmente ela possui L1 que é o mais top. Isso significa que ela vai reproduzir na maior qualidade possível e com HDR os conteúdos dos apps de streaming.

Parece bobagem mas isso é uma coisa bem comum de faltar naquelas TV Boxes baratas que prometem 4k HDR mas não reproduzem por não suportar esse sistema de proteção de conteúdo.
 
Muito bom de sua parte criar esse tópico, assim pessoas que tiverem interesse podem coletar informações aqui.
Infelizmente as marcas não colocam todas as características sobre um produto e isso gera muitas dúvidas. E também muitas análises deixam de ressaltar algumas informações importantes.

Você chegou a testar se ela realmente não tem a banda de 5GHz? Vi uma pessoa que comprou dizendo que tinha, mas não encontrei essa informação oficialmente de maneira clara.
 
Muito bom de sua parte criar esse tópico, assim pessoas que tiverem interesse podem coletar informações aqui.
Infelizmente as marcas não colocam todas as características sobre um produto e isso gera muitas dúvidas. E também muitas análises deixam de ressaltar algumas informações importantes.

Você chegou a testar se ela realmente não tem a banda de 5GHz? Vi uma pessoa que comprou dizendo que tinha, mas não encontrei essa informação oficialmente de maneira clara.

Ela não tem banda 5GHz no WiFi, as redes não aparecem na lista para conectar. Tenho aqui em casa. Para conteúdos Full HD não há necessidade, meu Roku Premiere 4K é mais antigo também não tem WiFi 5GHz.
Esse modelo é o básico, pode ser que os modelos P615 tenham o WiFi 5GHz.

Complicado esses nomes das TVs que sempre confundem a gente.
 
Ela não tem banda 5GHz no WiFi, as redes não aparecem na lista para conectar. Tenho aqui em casa. Para conteúdos Full HD não há necessidade, meu Roku Premiere 4K é mais antigo também não tem WiFi 5GHz.
Esse modelo é o básico, pode ser que os modelos P615 tenham o WiFi 5GHz.

Complicado esses nomes das TVs que sempre confundem a gente.

Obrigado pela resposta, eu comprei essa TV por um preço excelente (1566 reais considerando o cashback), mas cancelei por não saber se tinha Wi-Fi de 5GHz.
Me parece que a P615 também não possui 5GHz.

Acredito que para streaming realmente não faça falta uma largura de banda maior, mas para streaming em rede local com altas taxas de bit rate, ela não deve aguentar.
 
Obrigado pela resposta, eu comprei essa TV por um preço excelente (1566 reais considerando o cashback), mas cancelei por não saber se tinha Wi-Fi de 5GHz.
Me parece que a P615 também não possui 5GHz.

Acredito que para streaming realmente não faça falta uma largura de banda maior, mas para streaming em rede local com altas taxas de bit rate, ela não deve aguentar.

Já tive Plex na Fire TV Lite e no Roku, tudo funcionando com WiFi 2.4GHz e não tive problemas de desempenho. Acredito que o 5GHz seja mais interessante onde é feito o streaming, onde recebe fica tranquilo.

Chegou a comprar outra TV?
 
Eu tb tenho essa TV, tudo funciona perfeitamente na banda 2.4. Só tive problemas de travamento no app da Funimation mas o app deles é bem fraquinho.
 
Já tive Plex na Fire TV Lite e no Roku, tudo funcionando com WiFi 2.4GHz e não tive problemas de desempenho. Acredito que o 5GHz seja mais interessante onde é feito o streaming, onde recebe fica tranquilo.

Chegou a comprar outra TV?

Eu já testei o Plex na banda de 2.4GHz e ficou engasgando, por isso não quis arriscar, ainda pensei em receber o produto e testar, mas o trabalho de devolver caso não me agradasse me desanimou.

Ainda não comprei, estou vendo se não vale mais a pena ir para uma 4K, afinal de contas uso Full HD desde 2013, acredito que qualquer uma dessas novas será melhor que a minha antiga.
Estava pensando na Toshiba 50C350KB, ela está por aproximadamente 2500 reais na loja da Multilaser e ainda ganha 30% de cashback, o problema é que encontro pouquíssimas informações.
Outras opções são a Philips 50PUG7406, a TCL P725 e a TCL C715. Achei uma Philco 4K de 50 polegadas com Roku por uns 2100 reais, mas também não encontrei muitas informações.
Se eu tivesse encontrado a Samsung Q60A num bom preço, teria comprado, pois ela possui um review bem detalhado no RTings.
 
Eu já testei o Plex na banda de 2.4GHz e ficou engasgando, por isso não quis arriscar, ainda pensei em receber o produto e testar, mas o trabalho de devolver caso não me agradasse me desanimou.

Ainda não comprei, estou vendo se não vale mais a pena ir para uma 4K, afinal de contas uso Full HD desde 2013, acredito que qualquer uma dessas novas será melhor que a minha antiga.
Estava pensando na Toshiba 50C350KB, ela está por aproximadamente 2500 reais na loja da Multilaser e ainda ganha 30% de cashback, o problema é que encontro pouquíssimas informações.
Outras opções são a Philips 50PUG7406, a TCL P725 e a TCL C715. Achei uma Philco 4K de 50 polegadas com Roku por uns 2100 reais, mas também não encontrei muitas informações.
Se eu tivesse encontrado a Samsung Q60A num bom preço, teria comprado, pois ela possui um review bem detalhado no RTings.

Quando fui comprar fiquei pensando em 4K também, até pela longavidade de uma televisão. Em poucos anos teremos 4k para tudo e ficarei preso em minha TV 1080p. Porém como mencionei em meu review é para um quarto, coisa simples e não muito grande então fui racional e peguei a Full HD com bons recursos de imagem.

Particularmente não compro nada que não seja um sistema consolidado com bom suporte. Nesse caso procuro sempre modelos com Android TV, Roku, WebOS e Tizen em último caso.
LG tem excelente suporte, atualiza sempre até mesmo seus modelos mais antigos, trás muitos apps para sua plataforma e tem ótimo desempenho frente as concorrentes. O sistema WebOS é fácil de usar, bem leve, completo, os processadores são "próprios", não sei até que ponto eles usam algo customizado ou comprado com modificações para a LG, porém de excelente desempenho. Tem ótima renderização de imagem, um diferencial juntos com os melhores painéis de TV na minha opinião.
Roku realmente tem zero informações de processadores, divulgam o básico que um consumidor comum precisa saber como resolução, HDR, WiFi, etc. Únicas informações que consigo deles é entrando no site de desenvolvedores, sei que são quad core, quanto de RAM tem, etc. A Roku em si tem um controle de qualidade efetivo, os modelos sempre tem bom desempenho. Sistema deles é o mais fácil e prático de usar, atualiza sozinho, excelente suporte, melhorias e tudo mais. Falo por experiência com dois modelos Roku que já tive de dongle.
Samsung tenho experiência com a Q60(sem o A) e é muito boa. O processador também não é divulgado, tem um desempenho legal e boa renderização de imagem. O sistema Tizen não é dos melhores na minha opinião, o suporte a aplicativos não é referência também.
Todas essas TVs alternativas como Philips, Toshiba, Philco que não usa Roku, nenhuma delas presta quanto a sistema.
 
Particularmente não compro nada que não seja um sistema consolidado com bom suporte. Nesse caso procuro sempre modelos com Android TV, Roku, WebOS e Tizen em último caso.

Todas essas TVs alternativas como Philips, Toshiba, Philco que não usa Roku, nenhuma delas presta quanto a sistema.

De fato, geralmente a primeira opção é ir em marcas já consolidadas no mercado. O problema é que vejo muita gente reclamando de problemas após um tempo, principalmente após o término da garantia, então essas marcas consagradas já não passam tanta segurança assim e são bem mais caras. Minha preferência dentre essas é a Q60A e se não tivesse querendo economizar pegaria a Q70A. Se tivesse dinheiro suficiente, a OLED C1, mas não tenho dinheiro para torrar e o fantasma do burn-in me atormentaria. Acabei fugindo das LGs mais baratas por causa do vazamento de luz, apesar que ela possui alguns modelos com painel VA.

Eu iria nessa Toshiba só pelo preço mesmo, acaba saindo mais barata que uma Full HD de 40 polegadas. Mas realmente fico com um pé atrás, seria um tiro no escuro, por isso não quis arriscar...ainda.

Essa Philco com Roku me pareceu muito interessante, o preço estava excelente, 4K de 50 polegadas, e eu tenho certeza que o desempenho seria bom, já que os aparelhos Roku são padronizados com um mínimo de qualidade e teria atualizações por um bom tempo. Mas não sei sobre a qualidade de imagem dela, se o upscaling seria bom (a Samsung e LG se destacam em upscaling), se o preto é decente...

Quanto ao sistema, minha preferência é pelo Android TV / Google TV, essa Philips que eu citei possui Android TV na versão 10. A Toshiba usa um sistema próprio chamado VIDAA (sistema baseado em Linux, no exterior a mesma TV vem com Fire TV da Amazon) e possui somente os principais serviços de streaming (não todos) nesse caso eu resolveria com algum dongle ou TV Box.
 
De fato, geralmente a primeira opção é ir em marcas já consolidadas no mercado. O problema é que vejo muita gente reclamando de problemas após um tempo, principalmente após o término da garantia, então essas marcas consagradas já não passam tanta segurança assim e são bem mais caras. Minha preferência dentre essas é a Q60A e se não tivesse querendo economizar pegaria a Q70A. Se tivesse dinheiro suficiente, a OLED C1, mas não tenho dinheiro para torrar e o fantasma do burn-in me atormentaria. Acabei fugindo das LGs mais baratas por causa do vazamento de luz, apesar que ela possui alguns modelos com painel VA.

Eu iria nessa Toshiba só pelo preço mesmo, acaba saindo mais barata que uma Full HD de 40 polegadas. Mas realmente fico com um pé atrás, seria um tiro no escuro, por isso não quis arriscar...ainda.

Essa Philco com Roku me pareceu muito interessante, o preço estava excelente, 4K de 50 polegadas, e eu tenho certeza que o desempenho seria bom, já que os aparelhos Roku são padronizados com um mínimo de qualidade e teria atualizações por um bom tempo. Mas não sei sobre a qualidade de imagem dela, se o upscaling seria bom (a Samsung e LG se destacam em upscaling), se o preto é decente...

Quanto ao sistema, minha preferência é pelo Android TV / Google TV, essa Philips que eu citei possui Android TV na versão 10. A Toshiba usa um sistema próprio chamado VIDAA (sistema baseado em Linux, no exterior a mesma TV vem com Fire TV da Amazon) e possui somente os principais serviços de streaming (não todos) nesse caso eu resolveria com algum dongle ou TV Box.

Ainda não vi muitas avaliações do sistema da Toshiba, os modelos dela estão muito bonitos. Se for baseado no Android TV é uma coisa, baseado em Linux é outra. No caso do Fire TV é baseado no Android, tanto que consigo instalar APK nele sem problemas, meu app do HBO Max foi instalado assim. Cuidado com essas pequenas diferenças.

Se puder pegar um Fire TV 4k pode dar prioridade aos melhores paineis, esquecer o resto. Isso facilitaria a compra. Porém um app que nunca consegui colocar no Fire TV foi o Globo Play que parece precisar dos serviços Google para funcionar.

Poxa, essa Philips parece bem interessante então. Tem até Dolby Vision!
 
Última edição:
Se for baseado no Android TV é uma coisa, baseado em Linux é outra.
Não é baseado em Android TV, eu já compraria sabendo dessa limitação.

Poxa, essa Philips parece bem interessante então. Tem até Dolby Vision!

Sim, me parece bem interessante, quanto ao Dolby Vision, ela não possui brilho suficiente para dar todo o destaque que essa tecnologia promete, mas deve dar uma amostra. Uma coisa que não gostei nela é que os pezinhos são muito baixos, impede de colocar alguma coisa na frente (uma soundbar, por exemplo).
 
Não é baseado em Android TV, eu já compraria sabendo dessa limitação.



Sim, me parece bem interessante, quanto ao Dolby Vision, ela não possui brilho suficiente para dar todo o destaque que essa tecnologia promete, mas deve dar uma amostra. Uma coisa que não gostei nela é que os pezinhos são muito baixos, impede de colocar alguma coisa na frente (uma soundbar, por exemplo).

Essa questão do brilho é complicado, painel grande com muito brilho é caro de fazer e ilumina um cômodo, pra mim é a principal fraqueza dos HDR. Assito TV num quarto escuro, se precisar manter o brilho alto me incomoda e perco o benefício do HDR. Os protocolos mais simples como HDR e HLG podem funcionar com menos brilho gerando melhorias na imagem.
 
Eu não tenho nenhuma experiência em HDR, então acredito que qualquer uma com o mínimo de qualidade já vai ter um destaque pra mim.
Uma das minhas preocupações é a qualidade do upscaling, já que ligaria o computador para jogar alguma coisa e seria em Full HD.
 
Eu não tenho nenhuma experiência em HDR, então acredito que qualquer uma com o mínimo de qualidade já vai ter um destaque pra mim.
Uma das minhas preocupações é a qualidade do upscaling, já que ligaria o computador para jogar alguma coisa e seria em Full HD.

Não sei se tu sabe, mas para realizar um bom HDR a alta resolução é quase uma necessidade. Por isso só as TVs de resolução 4K pra cima tem protocolos melhores de HDR como HDR10+ e Dolby Vision.

Para upscaling o processador interno dela deve fazer um bom trabalho, sei que os da LG funcionam muito bem. A Samsung Q60 também faz um ótimo trabalho, essa posso dizer por experiência própria.
 
Não sei se tu sabe, mas para realizar um bom HDR a alta resolução é quase uma necessidade. Por isso só as TVs de resolução 4K pra cima tem protocolos melhores de HDR como HDR10+ e Dolby Vision.

Para upscaling o processador interno dela deve fazer um bom trabalho, sei que os da LG funcionam muito bem. A Samsung Q60 também faz um ótimo trabalho, essa posso dizer por experiência própria.

Sim, o HDR veio na onda das novas TVs com altas resoluções.
E com relação ao upscaling, sei que a LG e Samsung são referências, pois possuem ótimos processadores, são empresas líderes de mercado.
 
Sim, o HDR veio na onda das novas TVs com altas resoluções.
E com relação ao upscaling, sei que a LG e Samsung são referências, pois possuem ótimos processadores, são empresas líderes de mercado.

O que eu quero dizer é que não é questão de modinha, pra ele funcionar bem precisa realmente ter resoluções mais altas pra tela conseguir reproduzir fielmente as camadas do HDR.
 
O que eu quero dizer é que não é questão de modinha, pra ele funcionar bem precisa realmente ter resoluções mais altas pra tela conseguir reproduzir fielmente as camadas do HDR.

Sim, eu entendi o que você quis dizer e concordo.
Voltando para a 40S615, não fosse a falta de 5GHz eu teria pegado ela, está com um preço bem atraente.
 
Última edição:
Sim, eu entendi o que você quis dizer e concordo.
Voltando para a 40S615, não fosse a falta de 5GHz eu teria pegado ela, está com um preço bem atraente.
liga via cabo. 100mb não é suficiente?

MAs eu tenho a C715 com 5ghz e mesmo assim não pega velocidades altas no 5ghz, tenho 100mb e pega 50 no máximo. acredito que no cabo pegaria os 100.
 
liga via cabo. 100mb não é suficiente?

MAs eu tenho a C715 com 5ghz e mesmo assim não pega velocidades altas no 5ghz, tenho 100mb e pega 50 no máximo. acredito que no cabo pegaria os 100.

Então, eu já tinha pensado nisso, mas meu roteador já está com todas as portas LAN ocupadas.
Uma coisa que lembrei hoje é que tenho um roteador antigo aqui sem uso (10/100 Mbps) e que eu poderia usar como switch só para esse fim, juntando isso com a minha falta de espaço para uma televisão maior, talvez eu pegue essa TV.
 
Última edição:
liga via cabo. 100mb não é suficiente?

MAs eu tenho a C715 com 5ghz e mesmo assim não pega velocidades altas no 5ghz, tenho 100mb e pega 50 no máximo. acredito que no cabo pegaria os 100.
Me deu uma ideia muito boa! Meu roteador ainda tem porta vaga e tá do ladinho da TV... só preciso de um cabo, os meus acabaram.
 
Me deu uma ideia muito boa! Meu roteador ainda tem porta vaga e tá do ladinho da TV... só preciso de um cabo, os meus acabaram.
fica bem mais estável, melhor coisa é cabear toda a casa quando é possível.
 
fica bem mais estável, melhor coisa é cabear toda a casa quando é possível.

Também sou adepto de conexão cabeada, só uso wireless quando não tem como usar no cabo.
 
fica bem mais estável, melhor coisa é cabear toda a casa quando é possível.
Minha casa era toda cabeada mas minha mãe não gostava, com tudo com Wifi a maioria dos cabos foi retirada mas o roteador fica no meu quarto pq só eu sei mexer então dá pra colocar cabo sem problema.
 
Eu tb tenho essa TV, tudo funciona perfeitamente na banda 2.4. Só tive problemas de travamento no app da Funimation mas o app deles é bem fraquinho.
Boa tarde eu adquiri uma p615 4k 43", está conectada aparelho azamerica ,vc poderia se possível passar uma configuração modo imagem e valores , não gosto tv i.agem escura...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo