Essa notícia acaba em um certo ponto dando uma informação extremamente incorreta:
Em Portugal, o princípio da neutralidade da rede já foi quebrado. Por lá as operadoras cobram valores diferentes para cada serviço online. Se o usuário quiser usar o WhatsApp ou o Skype pela operadora Meo, ele terá que pagar o equivalente a R$ 23. Se ele quiser usar ainda o Facebook ou Instagram, terá que pagar mais R$ 23.
Bom, a história não é exatamente dessa forma que está contada, mas o "jornalista" sequer olhou a fonte da coisa direito, se é que olhou.
De fato, existe uma tarifação diferenciada explícita, entretanto, o pagamento adicional em questão não é obrigatório para acessar as aplicações citadas. O que os pacotes do Smart Net fazem é adicionar uma franquia dedicada de 10 GB para essas aplicações. Tanto é que o termo usado é 10 GB/mês
adicionais.
E se você rolar para ver a nota 1 vai ver que fica claro:
Após esgotar o plafond + Smart Net, será consumida a Internet mensal disponível
Então se o usuário optar por não contratar os pacotes Smart Net, o que vai acontecer é que o tráfego de dados para essas aplicações será descontado da sua franquia de dados regular.
O acesso às aplicações em questão não serão bloqueados caso o usuário não adquira os pacotes Smart Net, ao contrário do que essa notícia dá a entender. Nos planos pré-pagos, as franquias são essas aqui:
E os pacotes adicionais têm estes valores aqui:
Bom, o interessante é que apesar de existir uma violação à neutralidade da rede, na verdade as aplicações em questão não estão sendo prejudicadas, pelo contrário, elas possuem uma vantagem adicional em relação às demais pois o custo para o usuário dos pacotes de dados exclusivos para essas aplicações é menor do que o do pacote de dados regular. Mas por estranho que pareça, na verdade isso é um modelo de negócios mais transparente do que o famoso zero rating, que também é uma tarifação diferenciada e portanto também é incompatível com o conceito de neutralidade, porém feita de maneira implícita e com um banho de marketing para parecer que é uma vantagem para o consumidor.
O mais curioso é que a questão envolve uma operadora portuguesa e portanto, o material está todo em português. Mas mesmo assim os BR não pesquisaram nada.
https://www.meo.pt/internet/internet-movel/telemovel/pre-pagos
https://www.meo.pt/telemovel/tarifarios/pre-pagos/top