Teles preparam investida contra lei que proíbe cobrar mais na internet

FabianoSR

know-it-all Member
Registrado
  • Curtir
Reações: wmh
Vamos ser mais claros: qualquer decreto que deixe a neutralidade da internet determinada pelo MCI sem efeito é simplesmente ilegal. O decreto tem sentido complementar, ele não pode modificar o sentido original da lei. Degradação de tráfego só é permitida em situações excepcionais.

E esse negócio de conectar equipamentos críticos à internet (como por exemplo, equipamentos de cirurgia) é de uma enorme irresponsabilidade.

E se a aplicação precisa de conexão permanente e de velocidade garantida, já existe o produto certo pra ela: link dedicado.
 
Última edição:
Pior que pelo o que li nos EUA, capaz de acabar passando por lá na bagunça que o trump fez.
 
  • Curtir
Reações: wmh
O congresso la ainda pode mandar o Ajit Pai a m3rda, e manter o NN.

Eu não dou a minima pra internet móvel, e se quiserem continuar limitando/controlando, que assim seja. Até pq, as limitações de comunicação wireless são reais.

IoT é uma modinha passageira que as pessoas vão perceber a m3rda que fizeram da pior maneira. É só ver os infinitos casos de falha de segurança(ou segurança inexistente na maioria dos aparelhos), empresas bricando os aparelhos de propósito pq encerraram suporte (te obrigando a comprar o novo), o suporte a atualizações que como ja acontece com celulares hj será ainda pior com IoT, e por ai vai...


Agora tentar ferrar com internet fixa é piada, um argumento pior que o outro.
 

Essa notícia acaba em um certo ponto dando uma informação extremamente incorreta:

Em Portugal, o princípio da neutralidade da rede já foi quebrado. Por lá as operadoras cobram valores diferentes para cada serviço online. Se o usuário quiser usar o WhatsApp ou o Skype pela operadora Meo, ele terá que pagar o equivalente a R$ 23. Se ele quiser usar ainda o Facebook ou Instagram, terá que pagar mais R$ 23.

Bom, a história não é exatamente dessa forma que está contada, mas o "jornalista" sequer olhou a fonte da coisa direito, se é que olhou.

De fato, existe uma tarifação diferenciada explícita, entretanto, o pagamento adicional em questão não é obrigatório para acessar as aplicações citadas. O que os pacotes do Smart Net fazem é adicionar uma franquia dedicada de 10 GB para essas aplicações. Tanto é que o termo usado é 10 GB/mês adicionais.

Ju1Vqku.png


E se você rolar para ver a nota 1 vai ver que fica claro:

Após esgotar o plafond + Smart Net, será consumida a Internet mensal disponível

Então se o usuário optar por não contratar os pacotes Smart Net, o que vai acontecer é que o tráfego de dados para essas aplicações será descontado da sua franquia de dados regular. O acesso às aplicações em questão não serão bloqueados caso o usuário não adquira os pacotes Smart Net, ao contrário do que essa notícia dá a entender. Nos planos pré-pagos, as franquias são essas aqui:

nnhatZQ.png


E os pacotes adicionais têm estes valores aqui:

Ixs7Vbm.png


Bom, o interessante é que apesar de existir uma violação à neutralidade da rede, na verdade as aplicações em questão não estão sendo prejudicadas, pelo contrário, elas possuem uma vantagem adicional em relação às demais pois o custo para o usuário dos pacotes de dados exclusivos para essas aplicações é menor do que o do pacote de dados regular. Mas por estranho que pareça, na verdade isso é um modelo de negócios mais transparente do que o famoso zero rating, que também é uma tarifação diferenciada e portanto também é incompatível com o conceito de neutralidade, porém feita de maneira implícita e com um banho de marketing para parecer que é uma vantagem para o consumidor.

O mais curioso é que a questão envolve uma operadora portuguesa e portanto, o material está todo em português. Mas mesmo assim os BR não pesquisaram nada.

https://www.meo.pt/internet/internet-movel/telemovel/pre-pagos
https://www.meo.pt/telemovel/tarifarios/pre-pagos/top
 
Um casal de amigos recentemente mudou para Portugal, esses limites e pacotes são aplicados somente na internet movel. E assim como eu, eles não da minima pra internet móvel, eles tem pra uso casual apenas.
A fixa não tem cota de consumo, não tem restrições, não tem nada.



Nos EUA, as telcos querem fazer com a internet fixa(fibra, docsis, e ate xDSL) o que Portugal ta fazendo com a movel.
Aliás, não só Portugal, ninguém usa internet móvel aqui na huelandia não? Ninguém percebeu que tem apps que magicamente não usam consumo dos dados? Mercadolivre e Bradesco por exemplo. Enquanto outros vc compra pacotes de dados pra usar/ter limite extra, assim como esses de Portugal?
 
Essa notícia acaba em um certo ponto dando uma informação extremamente incorreta:
........

O mais curioso é que a questão envolve uma operadora portuguesa e portanto, o material está todo em português. Mas mesmo assim os BR não pesquisaram nada.

Excelente post, eu vi a mesma coisa. Em sites americanos falando que seria o dia do juízo final e mostrando esse mesmo plano de portugal como exemplo. Ai eu entrei no site pra ver e vi que os caras só estavam falando besteira.

Só pelo fato do George Soros apoiar a Neutralidade de Rede já me faz ficar contra ela.

O pessoal reclama que grandes corporações são contra a neutralidade de rede mas se esquecem que corporações maiores ainda são a favor dela (google, facebook).

Só sei que desde antes de 2014 eu já acessava a internet e nunca vi necessidade dessa coisa, alias na época senti que o ping nos jogos online pioraram depois que aprovaram a lei aqui.
 
Excelente post, eu vi a mesma coisa. Em sites americanos falando que seria o dia do juízo final e mostrando esse mesmo plano de portugal como exemplo. Ai eu entrei no site pra ver e vi que os caras só estavam falando besteira.

Só pelo fato do George Soros apoiar a Neutralidade de Rede já me faz ficar contra ela.

O pessoal reclama que grandes corporações são contra a neutralidade de rede mas se esquecem que corporações maiores ainda são a favor dela (google, facebook).

Só sei que desde antes de 2014 eu já acessava a internet e nunca vi necessidade dessa coisa, alias na época senti que o ping nos jogos online pioraram depois que aprovaram a lei aqui.

De 2014 para cá cresceu muito o publico que precisa destes serviços e a infra não andou junto como é de praxe no BR, não tem nada a ver com o Marco Civil. As teles no Brasil hoje promovem shape em determinados horários e regiões para poderem atender a demanda, mas não há discriminação de serviços em específico.
Não acho que vai respingar no Brasil essa mundança nos EUA e até lá acho que não vai pra frente, muita oposição.
É uma mudança muito séria e para qualquer ser com mais de dois neurônios fica claro o problema. Google e Facebook são contra por que não concordam que as pessoas devam pagar mais para acessar os serviços que eles oferecem. Esse controle nas mãos das operadoras é bem perigoso para todos os setores menos pra elas que querem assumir o papel de provedora de conteúdo, cobrar por isso e sem gastar um tostão para produzir.
Existe na legislação da União Européia a proibição deste tipo de conduta pelos service providers, lá não rola.
Hoje paga-se por uma banda e uma franquia oque você faz com ela é problema seu...oque acho justo, por que seria bom mudar?
 
Excelente post, eu vi a mesma coisa. Em sites americanos falando que seria o dia do juízo final e mostrando esse mesmo plano de portugal como exemplo. Ai eu entrei no site pra ver e vi que os caras só estavam falando besteira.

Só pelo fato do George Soros apoiar a Neutralidade de Rede já me faz ficar contra ela.

O pessoal reclama que grandes corporações são contra a neutralidade de rede mas se esquecem que corporações maiores ainda são a favor dela (google, facebook).

Só sei que desde antes de 2014 eu já acessava a internet e nunca vi necessidade dessa coisa, alias na época senti que o ping nos jogos online pioraram depois que aprovaram a lei aqui.

Nunca viu necessidade pq provavelmente sempre morou em região privilegiada de internet né?

Banda larga no bairro que moro só chegou no meio de 2011.

Pelo menos no BR ajudou a espalhar mais provedores regionais que ate um tempo atras eram praticamente inexistente. O que mais tinha eram aqueles lixos via radio e maioria tudo pirata.

Qual o problema do Google e Facebook serem a favor da neutralidade da rede? Voce acha certo alem de pagar pra ter a maldita da internet na sua casa, ainda ter que pagar para o PROVEDOR pra acessar conteudos especificos que não são deles?
 
Um casal de amigos recentemente mudou para Portugal, esses limites e pacotes são aplicados somente na internet movel. E assim como eu, eles não da minima pra internet móvel, eles tem pra uso casual apenas.
A fixa não tem cota de consumo, não tem restrições, não tem nada.



Nos EUA, as telcos querem fazer com a internet fixa(fibra, docsis, e ate xDSL) o que Portugal ta fazendo com a movel.
Aliás, não só Portugal, ninguém usa internet móvel aqui na huelandia não? Ninguém percebeu que tem apps que magicamente não usam consumo dos dados? Mercadolivre e Bradesco por exemplo. Enquanto outros vc compra pacotes de dados pra usar/ter limite extra, assim como esses de Portugal?
por que eles pagam as operadoras pra ter trafego livre não sabia que o ml não gastava dados
 
agora vem a cota de dados novamente na fixa movel to andando e cagando não uso mesmo
o problema e que as teles irão dar a desculpa que la nos eua não e mais neutra o problema que os valores praticados la não são praticados aqui.
e simples la nos eua a galera pratica o boicote com força aqui na hue isso não rola
 
Ninguém percebeu que tem apps que magicamente não usam consumo dos dados? Mercadolivre e Bradesco por exemplo. Enquanto outros vc compra pacotes de dados pra usar/ter limite extra, assim como esses de Portugal?

Magicamente não... Isso se chama "rating group", o app da Netshoes, Satãnder, Mercado Livre, bancos e etc tem um SDK, que separa o tráfego e a empresa paga pelo tráfego para as Telecom.

É uma forma de marketing, em troca dos seus dados, histórico de pesquisa, tempo médio de compra, fluxo de navegação entre as categorias e uma forma absurdamente boa de incentivar o uso do App.

Tanto que se acessar pela browser não funciona o "Free Nav", não existe almoço grátis, alguém sempre paga pelo tráfego.
 
O melhor argumento é o seguinte: se eles dizem que para o consumidor não irá mudar praticamente em nada, então pra que querem mudar a lei?
 
Isso é muita sacanagem, pior que quem mora no interior vai sofrer ainda mais porque na minha cidade so tem Oi, e no meu bairro não chega mais de 1mb, só tenho 2mb por conta de ter empresas que compra um link dedicado e divide na região, então aqui chega via cabo 2mb, já é bem melhor do ques os 1mb da oi, mas se isso ai ocorrer vai acabar com essas empresas tudo e além de eu ter que sofrer com apenas 1mb, ainda vou pagar mais caro do que pago hoje.

Os EUA isso talvez n faça tanta diferença pela concorrencia e por lá ter uma boa infraestrutura, mas aqui no BR não podem nem pensar nisso, ao menos não ainda, se pelo menos tivessemos uma infraestrutura decente pelo país e uma concorrência mais acirrada, ai não ficaria preocupado se isso for aprovado, mas com o país nessa situação atual, isso sendo aprovado só vai permitir que roubem ainda mais grana da populaçao oferencendo o msm serviço porco, só que agora com ainda mais limitação.

Dia desses vi notícias da possível lei pra acabar com os impostos pra games e consoles, fiquei feliz, mas ai me vem uma dessas pra acabar com a felicidade, pior q com o pais que a gente tem to vendo a lei pra acabar com os impostos em games não passando e essa que proibi cobrar mais pela net sendo derrubada.
 
coloca o 3g e faz o esquema de internet free

3g pra trabalhar :facepalm:

Magicamente não... Isso se chama "rating group", o app da Netshoes, Satãnder, Mercado Livre, bancos e etc tem um SDK, que separa o tráfego e a empresa paga pelo tráfego para as Telecom.

É uma forma de marketing, em troca dos seus dados, histórico de pesquisa, tempo médio de compra, fluxo de navegação entre as categorias e uma forma absurdamente boa de incentivar o uso do App.

Tanto que se acessar pela browser não funciona o "Free Nav", não existe almoço grátis, alguém sempre paga pelo tráfego.

Foi modo de dizer, esqueci das aspas no "magicamente".

De qualquer forma, as teles no brasil na area movel já fazem o que as teles de portugal tao fazendo. Mas não conheço ninguem que tenha percebido ainda heauhaehuaeuhae

Como falei, internet movel que se lasque, não pode mexer na fixa. Pq não faz sentido algum.
 
3g pra trabalhar :facepalm:



Foi modo de dizer, esqueci das aspas no "magicamente".

De qualquer forma, as teles no brasil na area movel já fazem o que as teles de portugal tao fazendo. Mas não conheço ninguem que tenha percebido ainda heauhaehuaeuhae

Como falei, internet movel que se lasque, não pode mexer na fixa. Pq não faz sentido algum.
eu ja usei muito 3g na época que era 3g ou discado :challenge: so que o ping era de 500 ms :okay:.
qualquer coisa tem a internet dos correios que e ilimitada :nelson:.
se isso passar coloco o plano mais lento que tiver so pra minera mesmo e volto pra época que as paradas era passada via disquete/cd/dvd.
ou discado 56k
 
eu ja usei muito 3g na época que era 3g ou discado :challenge: so que o ping era de 500 ms :okay:.
qualquer coisa tem a internet dos correios que e ilimitada :nelson:.
se isso passar coloco o plano mais lento que tiver so pra minera mesmo e volto pra época que as paradas era passada via disquete/cd/dvd.
ou discado 56k

Correios só tem 1 plano, com 1GB depois disso só navegar a 32kbps até o fim do mês...
 
Correios só tem 1 plano, com 1GB depois disso só navegar a 32kbps até o fim do mês...
e nas outras operadas não navega nada acaba e fica sem
3,2kb da pra minera :haha:
mais se cair a neutralidade da rede sera a alternativa afinal se todas limitam e melhor pagar R30,00
 
e nas outras operadas não navega nada acaba e fica sem
3,2kb da pra minera :haha:
mais se cair a neutralidade da rede sera a alternativa afinal se todas limitam e melhor pagar R30,00
Nada de limitar a internet, tem que ser ILIMITADO, já pagamos uma fortuna pelo serviço e inventarem essa merda agora de cada pacote ter acesso a determinados sites é uma piada. Já ocorre isso com pacotes de TV por assinatura, na internet fixa também?? Tá louco!!

Vamos nos unir e fazer pressão pra isso não passar!!! Não vamos ficar parados... já ganhamos uma batalha em 2016 contra as franquias!! Eles se apavoraram e trancaram tudo por tempo indeterminado, quase deu uma guerra aqui no país, pois todos se mobilizaram.

Agora é a vez de AGIR de novo.. não fiquem alheios à isso com as festas de fim de ano, carnaval, etc... estão esperando essas datas pra dar o BOTE!!

Vamos ficar espertos com relação à isso galera... festejem natal, ano novo, carnaval, o raio que o parta. Mas fiquemos espertos com relação ao futuro da nossa internet.

Pois depois, se isso PASSAR, pra VOLTAR a ser como sempre foi, vai ser muito mais difícil. Estamos no perigo de ter que pagar AINDA MAIS CARO numa internet que é uma porcaria aqui no Brasil, visto a qualidade da mesma em países como EUA, Alemanha, etc.
 
Ou seja, estamos cogitando a voltar a 1998.. estamos bem..
Exatamente, meu caro..

Vale lembrar que pagamos pelo serviço de internet mais caro do mundo, e o pior também.

Só sei que, se essa porr* vigorar, na hora que a grande massa for afetada, baguiu vai ficar loco (espero).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo