Telescópios e Binóculos - Tópico Oficial

Boa noite pessoal!

Bem, tem uma coisa que não ficou bem clara pra mim...qual seria a principal diferença entre binos 10x50 e 10x25? Seria a nitidez?
Tava olhando dois 10x25 na astroshop

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=BC10X25
http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71133

queria comprar um mais compacto pra poder levar em shows e nas minhas aventuras noturnas (hauhauhau) mas também para me iniciar em observação astronômica, então se perder muita nitidez comprando um 10x25 não adianta
 
Boa noite pessoal!

Bem, tem uma coisa que não ficou bem clara pra mim...qual seria a principal diferença entre binos 10x50 e 10x25? Seria a nitidez?
Tava olhando dois 10x25 na astroshop

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=BC10X25
http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71133

queria comprar um mais compacto pra poder levar em shows e nas minhas aventuras noturnas (hauhauhau) mas também para me iniciar em observação astronômica, então se perder muita nitidez comprando um 10x25 não adianta
Olha cara, não é bem assim, pois a abertura vai te proporcionar isso mas a qualidade do bino conta muito também (prismas, revestimento e tudo mais).

Mas comprar um 10x25, em minha opinião, não vale a pena. Um 10x50 é realmente o modelo ideal, não tem muito o que inventar. 50mm, 25mm, é a abertura do binóculo, ou seja, o diâmetro da lente. Quanto maior o diâmetro, mais luz o bino vai captar e portanto, mais nitidez. E 25mm é muito pouco e ruim pra observação astronomica.


Só pra esclarecer: 10 = aumento, 50 / 25 = abertura.
 
bom dia pessoal
Sou iniciante em astronomia e recentemente joguei dinheiro no lixo adquirindo um bino
sakura 20x80x180 em apenas 2 meses de uso descolimou tudo e o zoom deixou de
funcionar. gostaria de saber do nome de 8 marcas razoavelmente boas e sem zoom
para eu comprar.
 
Bom, as mais comuns e melhores são:

Orion
Celestron
Meade
SkyWatcher
Nikon
Pentax
Canon

Mas tem também os top de linha que são tão caros quanto são bons:

Fujinon
Kowa
Takahashi
Miyauchi
Leitz
Swarovsky
Coronado
Vixen


Qualquer um fora dessa lista deve ser estudado com muito cuidado e atenção. Mas eu não recomendo, já que com essa lista você terá uma ampla gama de modelos e preços!

Abraços!
 
binoculos2

Ola pessoal
Resolvi seguir o conselho de vocês e pedí um binóculo da lista
dos bons ; foi um celestron 10x50 na astroshop, estou aguardando
ansiosamente por ele, o velho Sakura que não durou mais que 2
meses quebrei com marteladas e coloquei no lixo que é seu devido
lugar, divulguem entre os colegas para que fujam desta marca como o
diabo foge da cruz.
Me digam o que posso observar no céu com ele, além da lua,pois sou
iniciante e não consigo saber nem como encontrar o cruzeiro do sul
aqui na região onde moro :Fortaleza.
 
Ola pessoal
Resolvi seguir o conselho de vocês e pedí um binóculo da lista
dos bons ; foi um celestron 10x50 na astroshop, estou aguardando
ansiosamente por ele, o velho Sakura que não durou mais que 2
meses quebrei com marteladas e coloquei no lixo que é seu devido
lugar, divulguem entre os colegas para que fujam desta marca como o
diabo foge da cruz.
Me digam o que posso observar no céu com ele, além da lua,pois sou
iniciante e não consigo saber nem como encontrar o cruzeiro do sul
aqui na região onde moro :Fortaleza.

Opa!

Então amigo, você fez uma bela escolha, já que este bino é altamente indicado para quem tá começando a observação.

Para lhe auxiliar nas observações eu recomendo você a baixar um software planetário chamado Stellarium (freeware).
Com ele você podera achar todas as estrelas e planetas no céu a partir da sua posição geografica na Terra.

Ah sim, e além da lua você poderá observar algumas estrelas duplas, vários aglomerados abertos e fechados e a nebulosa de órion (um show a parte)!

O Victor aqui do forum tem um desses e pode lhe auxiliar nos alvos!

Abraços!
 
Eu tenho esse binóculo e confirmo o que o Savino disse. Dá pra ver vários aglomerados, algumas nebulosas e até a galáxia de Andromeda (apesar que, infelizmente, só consigo ver um borrado).

Deixo uma dica importante: A constelação e a nebulosa de Orion já está aparecendo a noite. Além disso, também já dá pra ver as pleaides e Sirius, que fica do lado direito de Orion.
As 10~11 horas também já está aparecendo Marte como um ponto vermelho no ceú bem no horizonte. Esperei o ano inteiro pra ele aparecer e finalmente está dando pra observar sem ter que ficar até as 5 da manhã.
 
celestron upclose

Olá galera
Recebí meu upclose celestron 10x50 da astroshop via sedex, 7 dias
após o pedido do mesmo, como já tinha falado antes o sakura não
deu sorte o zoom soltou-se internamente e e por um lado se via tudo
maior do que pelo o outro e então segui o conselho de vocês comprando
o celestron que também deu azar no olho direito a imagem é excelente
e nítida, porem no esquerdo é apagada, sem muita nitidez, talvez todos
estejam assim pois estão por 178,96 , um preço bem baixo, se mandá-lo
de volta terei que pagar 40 paus do sedex(não aceitam outra forma de
envio) e poderá vir outro com o mesmo problema, com os dois olhos
não atrapalha quase nada durante o dia , mas para uso em astronomia
não tem muita nitidez devido este problema. o que me aconselham?
 
qual a probabilidade de enquanto vc estiver observando a lua um meteoro atingi-la e formar uma cratera gigante ? Oo meu sonho ver esse acontecimento rsrs.
 
Olá galera
Recebí meu upclose celestron 10x50 da astroshop via sedex, 7 dias
após o pedido do mesmo, como já tinha falado antes o sakura não
deu sorte o zoom soltou-se internamente e e por um lado se via tudo
maior do que pelo o outro e então segui o conselho de vocês comprando
o celestron que também deu azar no olho direito a imagem é excelente
e nítida, porem no esquerdo é apagada, sem muita nitidez, talvez todos
estejam assim pois estão por 178,96 , um preço bem baixo, se mandá-lo
de volta terei que pagar 40 paus do sedex(não aceitam outra forma de
envio) e poderá vir outro com o mesmo problema, com os dois olhos
não atrapalha quase nada durante o dia , mas para uso em astronomia
não tem muita nitidez devido este problema. o que me aconselham?

Sem sacanagem, eu aconselho vc a ir em um oftalmologista ou entao comprar um telescopio para observação astronomica, bino é para observação terrestre, para observação astronomica eles vao ser sempre meia boca, salvo se vc observar a lua claro. Estou namorando um Telescopio SkyWatcher de 70mm na astroshop faz tempo, acho que em fevereiro consigo comprar ele =)
 
Olá galera
Recebí meu upclose celestron 10x50 da astroshop via sedex, 7 dias
após o pedido do mesmo, como já tinha falado antes o sakura não
deu sorte o zoom soltou-se internamente e e por um lado se via tudo
maior do que pelo o outro e então segui o conselho de vocês comprando
o celestron que também deu azar no olho direito a imagem é excelente
e nítida, porem no esquerdo é apagada, sem muita nitidez, talvez todos
estejam assim pois estão por 178,96 , um preço bem baixo, se mandá-lo
de volta terei que pagar 40 paus do sedex(não aceitam outra forma de
envio) e poderá vir outro com o mesmo problema, com os dois olhos
não atrapalha quase nada durante o dia , mas para uso em astronomia
não tem muita nitidez devido este problema. o que me aconselham?

Nussa, 7 dias? Começo de ano é dureza mesmo.

E não, você não deu azar nem seu bino tá com problema, o lance é que nossos olhos não são identicos, por mais que a gente pensa que sim eles enchergam diferente, tendo um foco ideal para cada um.
Experimenta girar sua ocular para esquerda ou direta enquanto observa e você verá seu problema resolvido.

qual a probabilidade de enquanto vc estiver observando a lua um meteoro atingi-la e formar uma cratera gigante ? Oo meu sonho ver esse acontecimento rsrs.

Muuuuuito baixa. É muito mais fácil cair um na Terra do que na Lua.
Entretanto existem relatos lá pelos anos 1400 de um padre que de repente viu a lua aumentar de tamanho, como se uma outra lua surgisse por detras da lua.
Sabe-se hoje que ele testemunhou um impacto gigante no nosso satélite, que hoje é conhecido como a cratera de copernico (eu acho, preciso confirmar isso)
 
cekestron upclose 10x50

Caros colegas
Mandei 15 pessoas daquí de minha cidade olharem o bino que comprei
todas elas são amantes da astronomia e acostumadas com binoculos
as 15 sem exceção acharam o binóculo uma ***** e me mandaram
devolver imediatamente para a tão conceituada loja Astroshop, que
de propósito mandaram um bino com defeito para se livrarem dele
de imediato como se em Fortaleza as pessoas fossem índios que não
entendem de aparelhos óticos, já o devolví e espero receber um que
preste , do lado esquerdo com o olho direito fechado é como se o
dia virasse noite de tão péssimo que é a imagem deste binóculo pela
ocular esquerda.
 
Caros colegas
Mandei 15 pessoas daquí de minha cidade olharem o bino que comprei
todas elas são amantes da astronomia e acostumadas com binoculos
as 15 sem exceção acharam o binóculo uma ***** e me mandaram
devolver imediatamente para a tão conceituada loja Astroshop, que
de propósito mandaram um bino com defeito para se livrarem dele
de imediato como se em Fortaleza as pessoas fossem índios que não
entendem de aparelhos óticos, já o devolví e espero receber um que
preste , do lado esquerdo com o olho direito fechado é como se o
dia virasse noite de tão péssimo que é a imagem deste binóculo pela
ocular esquerda.


Cara, voce foi premiado mesmo pois a Celestron é uma ótima marca e a Astroshop uma ótima loja, realmente acertou na loteria, pena que foi na loteria do azar =(. Aposto que irá receber um bino novo e perfeito.
 
Savino, me diga uma coisa.. qm tem miopia, dá pra curtir legal? Eu tenho 1º em cada olho mas não uso óculos.. :p
 
Savino, me diga uma coisa.. qm tem miopia, dá pra curtir legal? Eu tenho 1º em cada olho mas não uso óculos.. :p

Uai, dá sim.. sem o menor problema.

Eu não entendo muito de miopia, mas se não me engano, com 1 grau voce consegue enxergar até melhor com um bino ou tele, pois o focalizador e as lentes (ou espelho) vão cumprir a função do oculos!
 
Depois de ver este tópico, me deu uma baita vontade de comprar um binóculos, sempre gostei de olhar para as estrelas :p

Nunca tive um, então a diferença de olhar par ao céu sem nada e com o binóculos é muito grande?
 
Savino, aquele binoculo que vc indicou laaaaaaaaaaaaa no inicio serve só pra ver coisas muito longes ou se eu quiser observar por exemplo passaros vou conseguir?
 
Savino, aquele binoculo que vc indicou laaaaaaaaaaaaa no inicio serve só pra ver coisas muito longes ou se eu quiser observar por exemplo passaros vou conseguir?

Dá sim, numa boa!!!
Se não me engano o foco mínimo dele é dez metros.

DarkCode,

Vai dar pra ver coisa pacas.
 
Queria gastar ai uns 700 pau com um telescopio, da pra montar em um dahora ja?
Deem uma dica ai de um bom nessa faixa de preço.
Valeuu
 
olá pessoal!
Mandei o upclose com defeito para a astroshop e 2 dias após recebí outro em ótimo estado, já fiz algumas observações de constelações, estou esperando
a lua cheia para o final do mes para observá-lo com ele
 
Queria gastar ai uns 700 pau com um telescopio, da pra montar em um dahora ja?
Deem uma dica ai de um bom nessa faixa de preço.
Valeuu

OPa, salve Vitão!
Com essa grana dá para vc pegar um refrator bacana, entre 70 e 90mm de diametro da objetiva.
Mas no momento eu te aconselho a esperar um pouco, pois as duas lojas que comercializam equipamentos no Brasil estão com problemas de estoque (acredito que vão começar a chegar as coisas no fim desse mes.)


olá pessoal!
Mandei o upclose com defeito para a astroshop e 2 dias após recebí outro em ótimo estado, já fiz algumas observações de constelações, estou esperando
a lua cheia para o final do mes para observá-lo com ele

Opa, que beleza rsc50.
Agora, conselho que lhe dou, observar a lua cheia, seja com bino, seja com tele, nunca é muito agradável. A luminosidade fica muito alta e acaba incomodando.
Recomendo você aproveitar que a lua tá em crescente agora, aparecendo logo depois do por do sol a oeste. Vai dar para você aproveitar bastante alguns detalhes.
Abraços a todos.
 
caramba gostei muito do topico e ach oqeu vou pedir um bino de presente de aniversário pena que ainda ta longe...
 
Savino eu tava querendo comprar um telescópio a muito tempo já, e agora que to no rio, tem uns lugares pra onde vou, em que num tem luz de poste e o céu é 100% clean em alguns dias.
Eu andei lendo um pouco sobre telescópios e vi que o melhor não é aquele com grande quantidade de zoom mas sim das lentes grandes (acho que foi mais ou menos assim). Ai queria que você me recomendasse um telescópio bom e de qualidade, sem ter que ficar regulando e tal, quanto menos tiver que mecher nele pra alinhar essas coisas e tal melhor, mas tem que ser durável tb. Se puder me ajudar fico agradecido
 
Última edição:
Savino eu tava querendo comprar um telescópio a muito tempo já, e agora que to no rio, tem uns lugares pra onde vou, em que num tem luz de poste e o céu é 100% clean em alguns dias.
Eu andei lendo um pouco sobre telescópios e vi que o melhor não é aquele com grande quantidade de zoom mas sim das lentes grandes (acho que foi mais ou menos assim). Ai queria que você me recomendasse um telescópio bom e de qualidade, sem ter que ficar regulando e tal, quanto menos tiver que mecher nele pra alinhar essas coisas e tal melhor, mas tem que ser durável tb. Se puder me ajudar fico agradecido

Opa!!

Então bicho... antes de mais nada, é importante saber o qeu você conhece do céu?
Pq não adianta muito você comprar um canhão e não saber o que está olhando!

Cê já usou algum?

E quanto pretende gastar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo