• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Temp. alta thermalright ultra 120 xt e core 2 quad 6600

marini64

Metal Comanda
Registrado
Olá pessoal, desculpem abrir um tópico só pra isso mas to com um problema que ta me matando de raiva: comprei recentemente o pc da assinatura e instalei esse thermalright ultra 120 extreme nele, usando arctic silver 5 e tudo.

O gabinete tem uma ótima refrigeração: duas fans de 120 mm puxando ar pra dentro, 2 fans de 120 mm como exaustor e uma de 80 mm tb como exaustor.

A fan no cooler é essa panaflo de 114 cfm, mas to usando ela a 5v ( a diferença de temp. não chega a 3 graus em 12 v e o barulho é insuportável). A questão é que em full com a cpu em stock a temp. do processador ta chegando a 51ºC e o core mais quente a 60ºC! Já troquei a pasta térmica uma vez achando que tinha colocado muito da primeira vez e mesmo assim a temp. não mudou.

Quando eu faço over pra 3,1 Ghz a temperatura nos cores passa de 80ºC e no processador quase bate 70!!! A temperatura ambiente não passa de 30ºC. Em idle e stock a temperatura do processador fica a cerca de 42ºC.

Estou inconformado com isso, li em diversos reviews com temperatura ambiente controlada que esse cooler é um dos melhores do mundo, se não o melhor, rivalizando até mesmo com coolers TEC! Já fiz de tudo, desmontei o cooler e montei de novo,passei uma camada bem fina de pasta térmica arctic silver 5 e continua na mesma. A temperatura mudou muito pouco com relação ao cooler stock.

O contato entre o dissipador e o processador parece normal mas tem que ter alguma coisa errada! Gostaria que o pessoal que possui esse cooler e os quad da vida postem o que acham sobre esse problema, ou alguma dica da instalação dele que pode estar errada, lembrando que segui o manual do fabricante e diversos tutoriais da internet e também não sou newbie em instalação de hardware, já faço isso a muito tempo.

Já pensei em lapidar a base do dissipador mas não sei se isso ajudaria muito. Já realizei o processo em um volcano 11 + e não vi quase nenhuma diferença. Enfim, desculpem pelo post gigantesco, mas não sei mais o que fazer pra diminuir essa temperatura.

Sei que os quad são bem mais esquentados que os duo, ainda mais esse meu que é revisão B3, mas to achando isso muito exagerado. Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito, segue foto do sistema e screenshot das temps do processador em stock e full. Valew pessoal!
 

Attachments

  • Cpu full.JPG
    Cpu full.JPG
    197.4 KB · Visitas: 411
  • IMG_5034 (800 x 600).jpg
    IMG_5034 (800 x 600).jpg
    132.1 KB · Visitas: 409
Realmente muito estranho, eu conheco o Ultra 120 e acho ele muito, mas muito bom mesmo. Já vi ele rodando ao lado de um Scythe ninja com máquinas identicas e mesmo setup de bios e ele estar 10 graus abaixo.
Olha pelo que vc descreveu, verifique se ele está parafusado corretamente, de forma que um dos lados não fique mais apertado que o outro, pois dessa forma o lado menos apertado tende a fica afastado do die.
Outra coisa seria verficar se não algum problema na base dele, sei de gente que já cosneguiu empenar o bicho.
Por ultimo tente conseguir com alguem emprestado um outro cooler razoável (zalman, big typhoon, scythe) pra vc poder comparar. Pois o cooler box não é parametro.

Abraços
 
Já verificou a temperatura no CoreTemp? Pode ser marcação incorreta do Everest.
 
Realmente muito estranho, eu conheco o Ultra 120 e acho ele muito, mas muito bom mesmo. Já vi ele rodando ao lado de um Scythe ninja com máquinas identicas e mesmo setup de bios e ele estar 10 graus abaixo.
Olha pelo que vc descreveu, verifique se ele está parafusado corretamente, de forma que um dos lados não fique mais apertado que o outro, pois dessa forma o lado menos apertado tende a fica afastado do die.
Outra coisa seria verficar se não algum problema na base dele, sei de gente que já cosneguiu empenar o bicho.
Por ultimo tente conseguir com alguem emprestado um outro cooler razoável (zalman, big typhoon, scythe) pra vc poder comparar. Pois o cooler box não é parametro.

Abraços

Infelizmente parece que o problema não é nenhum desses, ele está muito bem parafusado, mal se move do lugar, a base também é perfeitamente lisa e regular, já fiz aquele teste pra ver o contato do processador com a base do dissipador usando a pasta térmica e o contato é normal. O problema é que não conheço ninguém que tenha esses coolers bons tb, e infelizmente até o momento a diferença de temp. do cooler box para o thermalright não chegou a 5ºC. Apesar do fato da minha cidade ser quente, pelo menos a temp. do processador devia chegar próxima a temperatura ambiente né ( com um dissipador desse tamanho e com 6 heatpipes!). Um dos termometros do gabinete eu coloquei no bloco do dissipador que fica em contato com o processador e ta marcando 33ºC! e no everest ta marcando 41ºC em idle @ stock, mas e so subir a utilizacao que sobe pra 50 em full.

Ja verifiquei a temp. com outro programa e continua igual, mas vc teria o link desse pra eu ver... (desculpem a falta de acentos, nao sei oq houve nessa pagina que nao ta funcionando...). Alias, obrigado pelas respostas tao rapidas... :yes:
 
Tenho o Ultra-120 Extreme e os nucleos mais quentes não passam de 63ºC com o Q6600 @ 3600 1.43V. Tou usando um FAN de 60CFM.


Ha muitos casos do suporte do Ultra-120 Extreme vir mais folgado...dá uma olhada no google, tem varios tutoriais no XS sobre soluçoes para isso. Eu jaja vou fazer um MOD de fixação nele pra ver se consigo diminuir mais alguma coisa.

[]'s

EDIT: SS do meu primeiro Q6600+ Ultra-120 non-extreme.

sassaqprimepv9.jpg


[]'s
 
Compre Uma Placa Mae Que Nao Seja Asus E Seja Felix Asus Projetado Pra Funcionar Em Ambiente De Ar Condisionado Nao America Do Sul Tudo Que C Coloca Num Asus Pega Fogo Gaegaegeagageaega Pega Uma Placa Mae Gygabyte As Melhores Que EstÃo Tendo!!!!!!!!!!!
Espero Ter Ajudado To Passando Raiva D++++ Com Temperatura Aqui Tbm Com Uma P5n-sli
 
Valew mesmo pessoal, com relação às placas mãe asus esquentarem, com certeza esquentam, minha mobo passa de 50 ºC e com esse cooler violento da p5k deluxe, mas com relacao a qualidade, nao posso reclamar! Uso a versao 4.10 beta ultimate do everest, ja usei o speedfan e as temps sao iguais. rbsmontemor, assim vc me deixa mais puto ainda! huahuahuahu, o ultra 120 normal seu que nao tem a performance do extreme mantem as temps do seu proc. em over iguais as minhas em stock! Revoltante! Vou olhar esse esquema da presilha do cooler aqui e vo mandar um e-mail pra sidewinder pra ver oq o pessoal de la acha (onde eu comprei o cooler). Valew pelas dicas pessoal, agora tenho certeza que tem algo errado aqui.
 
Cara o que realmente pode estar influenciando e a temperatura ambiente, aqui em sao carlos ( e em todo o estado ) esta um calor ifernal e meu e6300 tbm torrava e eu naum sabia o porque ai esses dias a temperatura deu uma baixada foi para em torno de 15 - 12 graus e caiu absurdamente a temp aqui, em stock tava 47 - 50, nesses dias mais frios ficava 37 - 39, isso em iddle.
 
esse dissipador é show de bola, pretendo compra um pra mim agora... da uma olhada msm nisso pq tem algo errado!
 
Cara o que realmente pode estar influenciando e a temperatura ambiente, aqui em sao carlos ( e em todo o estado ) esta um calor ifernal e meu e6300 tbm torrava e eu naum sabia o porque ai esses dias a temperatura deu uma baixada foi para em torno de 15 - 12 graus e caiu absurdamente a temp aqui, em stock tava 47 - 50, nesses dias mais frios ficava 37 - 39, isso em iddle.

Eu tb pensei se a temperatura ambiente nao estava muito quente, mas eu fiquei encucado mesmo pq as temps dele nao mudaram quase nada com relacao ao cooler stock. Agora me diz, pagar 250 reais em um cooler e um fan pra ganhar 2 ou 3 graus!!! Devia ter comprado um conjuntos de som 5.1 da logitech que eu ganhava mais! :p To revoltado! :sly:
 
ja viu se ele ta entrando bem em contato com o proc?

tenta trocar o cooler do que ta no ultra 120 e ve se melhora algo

abraços.
 
ja viu se ele ta entrando bem em contato com o proc?

tenta trocar o cooler do que ta no ultra 120 e ve se melhora algo

abraços.

Realmente amigo, o contato com o processador tava precário, tanto que dá pra ver pelas fotos no lado esquerdo do dissipador e do processador que a pasta ficou exatamente do jeito que eu tinha colocado, ou seja, digamos que 1/4 do processador não encostava no cooler.

Sendo assim, minha opção por enquanto foi colocar um pouco mais de pasta térmica, mas sem exageros, e dessa vez o contato melhorou um pouco, mas a temperatura ficou exatamente igual! Vai entender.... Tentei ainda aqueles mods de colocar borracha na peça que aperta o cooler contra o processador mas também a temperatura se manteve igual antes.

Só tive uma surpresa quando tentei virar o cooler na posição horizontal com a fan jogando ar de baixo pra cima: A temp. aumentou 10 graus em idle e em full!!! Coisa muito estranha!

Enfim, to começando a me conformar que a temperatura ambiente é o que conta mais mesmo. Vou esperar agora umas duas semanas sem mexer pra ver se as temps. diminuem por causa do tempo de cura da arctic silver 5. Só pra vcs terem uma idéia do problema, consegui over estável a 3,6 Ghz no processador e fsb 400, e memórias a 1200, só que a temperatura dos cores quase bate 90 graus em full e a do processador fica em 73. (engraçado que meu estabilizador não aguentou o over, e foi pro saco, to usando ele só pro monitor e impressora, ficou um baita cheiro de queimado...:evil:)

Consegui 12400 pontos no 3d mark 2006 com over na vga tb, 14,4 segundos no superpi 1M e 18880 pontos no nuclearus multicore... nada mal né...só essa temperatura que me dá raiva!!! Vo ter que fazer over só no inverno! huauhahuahu

Mais pra frente vou ver se lapido esse cooler pra ver se ajuda no problema... até lá, quem tiver mais alguma sugestão, eu agradeço... Seguem umas fotos do modo que eu passei pasta térmica... :p
 

Attachments

  • IMG_5035.jpg
    IMG_5035.jpg
    130.5 KB · Visitas: 356
  • IMG_5036.jpg
    IMG_5036.jpg
    179.7 KB · Visitas: 354
  • IMG_5038.jpg
    IMG_5038.jpg
    119.7 KB · Visitas: 352
  • IMG_5039.jpg
    IMG_5039.jpg
    127.3 KB · Visitas: 344
o lokkkoo,,posso tar errado,,mas vc nao deveria passar apenas um filetinho na horizontal??nem é pra passar na base do cooler,,,aqui no meu caso que é um dual eu passo na vertical apenas um filete bem fino e nada na base do cooler.
 

Attachments

  • artic.JPG
    artic.JPG
    34.5 KB · Visitas: 346
Comprou em loja brasileira? Se sim, eu, no seu lugar, mandaria de volta alegando defeito da base do cooler. É nítido que a base tem deformidades. Por sinal, já é de conhecimento de muitos que a Thermalright tem feito seus últimos coolers com bases horríveis, o que, a meu ver, é um desrespeito considerando que esse cooler custa um absurdo.

Eu tenho um SI-128 e não prestei muita atenção para saber se a base do mesmo tinha muita deformidade. De todo modo, a temperatura em full aqui caiu numa média de 8 a 10°C.

Mas no seu caso, eu mandaria essas fotos para a loja e exigiria a troca do dissipador.
 
o lokkk,,posso tar errado,,mas vc nao deveria passar apenas um filetinho na horizontal??nem é p´ra passar no dissipador,,,aqui no meu caso que é um dual eu passo na vertical apenas um filete bem fino e nada no dissipardor..

O recomendando eh passar um fina camada sobre todo o processador da forma mais homogenia possivel.
 
o lokkk,,posso tar errado,,mas vc nao deveria passar apenas um filetinho na horizontal??nem é p´ra passarna base do cooler,,,aqui no meu caso que é um dual eu passo na vertical apenas um filete bem fino e nada na base do cooler.

Eu tinha passada dessa maneira a arctic silver 5 da primeira vez, e a temperatura estava mais alta ainda. Infelizmente eu comprei o cooler numa loja americana chamada sidewinder, vou entrar em contato com o pessoal de lá pra ver oque eles dizem...mas acho difícil eu receber outro cooler por causa disso.... mas tentar não custa...:yes:
 
O recomendando eh passar um fina camada sobre todo o processador da forma mais homogenia possivel.

mas no caso da artic silver 5 ,,parece que nao,,pelo que li no site e fiz aqui no meu,,apenas se passa como esta na fotoo e nao espalhar,,porque na hora que vc colocar o cooler ,,espalhara do modo correto..tipo dual core na vertical e quad na horizontal

bom aqui com apenas um fitinha de pasta ta segurando legal a temperatura,,nao passa de 41 em full e olha que aqui ta um calor de arrebentar..


uso apenas uma fan de 12 para retirar o ar do gabinete,,,tirei a fan lateral e a frontal que nao dao um resultado que compense o barulho e consumo..
 
mas no caso da artic silver 5 ,,parece que nao,,pelo que li no site e fiz aqui no meu,,apenas se passa como esta na fotoo e nao espalhar,,porque na hora que vc colocar o cooler ,,espalhara do modo correto..tipo dual core na vertical e quad na horizontal

bom aqui com apenas um fitinha de pasta ta segurando legal a temperatura,,nao passa de 41 em full e olha que aqui ta um calor de arrebentar..


uso apenas uma fan de 12 para retirar o ar do gabinete,,,tirei a fan lateral e a frontal que nao dao um resultado que compense o barulho e consumo..

Eu fiz exatamente isso, e a temperatura fico um poquinho pior....
 
Me decidi galera, amanhã vou lapidar esse cooler até ele virar um espelho... espero que melhore né....
 
Me decidi galera, amanhã vou lapidar esse cooler até ele virar um espelho... espero que melhore né....
esse dissipador lapidado é o cao!! posta fotos quando lapidar e testes...hehehe
 
então cara, assim espero, pq dá um trabalhão lapidar ele...mas assim que eu fizer eu posto as fotos aqui...:wave:
 
É nada, lapidei os meus em menos de 30 cada um :)

Si-128, Ultra-120 (non-extreme), Ultra-120 Extreme (atual).

[]'s
 
É nada, lapidei os meus em menos de 30 cada um :)

Si-128, Ultra-120 (non-extreme), Ultra-120 Extreme (atual).

[]'s

E diminui quanto as temperaturas???

Agora animei, to pensando seriamente em lapidar o processador tb :evil: ... vou isolar ele com aquela capinha de plástico que veio nele e cola quente...depois eu posto as fotos...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo