Temperatura C2Q Q9550 muito alta!

Finalmente resolvido

Então galera! Consegui resolver o problema das temperaturas. Comprei uma P5Q-E e instalei o C2Q com o COOLER BOX ORIGINAL As temps despencaram para 29ºC em idle com Q-Fan desabilitado e 34ºC com Q-Fan habilitado em modo normal.

Os cores estão em 46, 43, 46, 46 (Q-Fan modo normal)

Temps medidas com o Everest.

Pra mim ficou claro que o problema estava na P5K-SE. Ou ela esquentava demais a CPU ou a leitura dos sensores estava errada.

Felizmente problema resolvido. Curtindo demais a máquina com W7 64bits. Muito rápida.:)
 
o meu é um Q9550, p5q-e, 4gb ram kingston, gts 250 512mb, c3 tech 600 só ñ sei se da 600...rs

no everest marca assim

Processador:30
core 1: 42
" 2: 39
" 3: 39
" 4: 45 esse fica sempre assim só qd jogo ele sobe

Isso ta normal ?
se naum tiver qual um bom cooler pra por aki, pq to usando o q vem nele mesmo....

tão lindas essas temps! Vc habilitou o Q-Fan da mobo? Qual modo?
 
opaa

nuss eu tou com o mesmo problema
a mesma config. q a sua =/
e não acho q seja cooler pq ja coloquei ar condicionado do lado dele .... e ainda ventilador aushauhsa
só pode ser essa placa-mãe q não tem suporte nativo pra quad core
a placa mae tem a temperatura de 40° e o processador em idlle ta em 59° e em full ta há 80 =/
alguem da uma luz
 
Cara, pode apostar que o problema é a placa-mãe. Pega uma Asus P5Q e seja feliz. Vende essa aí. Pra Core 2 Duo ela roda muito bem, mas pros Quads esquenta muito (ou le errado as temps).

Não ficou claro nos meus testes se a cpu realmente esquentava muito ou se era apenas erro de leitura das temperaturas. por via das dúvidas, troquei a mobo e não me arrependo. A P5Q-E é bem melhor.
 
Realmente a P5Q-E + Q9550 é um belo combo, tenho aqui e estou muito satisfeito.
 
Esse cooler box é uma droga, já viram o tamanho do dissipador dele?

Velho, tenho o mesmo proc que você, eu apenas estou usando um cooler TX2 com a pasta térmica da evercool, as temperaturas são essas aqui em idle:

Temperatura ambiente de 35°

temperaturascomocoolerm.png


Em full o único que passa de 60° graus é o core 1, o resto fica abaixo de 60°, algo em torno de 57°...
Desde que tirei esse cooler box as temperaturas melhoraram bastante e olha que eu moro no "inferno da terra" :yes:
 
Última edição:
éé

então ^^
oq acontece é q ta aquecendo mt e tipow mtas pessoas q tem essa minha placa mãe estão com esse mesmo problema.... eu vi um cara q comprou O COOLER MASTER V8 mt potente... e num resolveu =/
obrigado pela ajuda ^^
 
então ^^
oq acontece é q ta aquecendo mt e tipow mtas pessoas q tem essa minha placa mãe estão com esse mesmo problema.... eu vi um cara q comprou O COOLER MASTER V8 mt potente... e num resolveu =/
obrigado pela ajuda ^^

Nossa, um V8 não resolveu? Eu uso um simples TX2, olha acima resultado.
 
sim eu vi ^^
bastante animadorrrrrr, pena q não se aplique a mim =/
acabei comprando asus p5k-se e me ferrei aushausa
bem feito
valeu pela ajuda parceiro
 
O problema na verdade é na medição da temperatura da P5K-SE. Tenho uma e usava um c2d e4500 e as temps eram normais. Atualizei a bios para a mais recente (antes dessa beta q tem agora) e começaram os problemas. Hoje estou com um q9550 e nao estou nem um pouco preocupado com essa temperatura. Vc pode ver muito bem que ela lê a temp do processador maior que a dos cores, o que nao é normal. Enfim, como esse problema começou comigo imediatamente após uma atualização de BIOS, ficou claro pra mim que é bug mesmo.
 
Última edição:
O problema na verdade é na medição da temperatura da P5K-SE. Tenho uma e usava um c2d e4500 e as temps eram normais. Atualizei a bios para a mais recente (antes dessa beta q tem agora) e começaram os problemas. Hoje estou com um q9550 e nao estou nem um pouco preocupado com essa temperatura. Vc pode ver muito bem que ela lê a temp do processador maior que a dos cores, o que nao é normal. Enfim, como esse problema começou comigo imediatamente após uma atualização de BIOS, ficou claro pra mim que é bug mesmo.

Tb aposto mais nessa opção: bug de leitura. por vias das dúvidas, troquei a mobo, mas não sei se era realmente necessário. É que fica a pulga atrás da orelha.
 
Esse cooler box é uma droga, já viram o tamanho do dissipador dele?

o cooler box é suficiente para manter a cpu na temperatura adequada, desde que bem instalado e operando em condições padrão (sem over). Conf. postei anteriormente, com o cooler box na P5Q-E as temps da cpu ficavam em 29º~34ºC em idle (dependendo do ajuste do Q-Fan).

Eu tb cheguei a achar que meu cooler era o culpado, mas não tinha nada a ver. Não fazendo over e instalando ele direito, dá conta do recado SIM.
 
hehe

isso mesmo tipow ta aki mais ou menos assim:

nucleo 1 =52/ nucleo 2 =44
núcleo 3 = 45 / nucleo = 44

processador = 59 =/ isso td em idle

bom quando ela chega aos 80 em full "jogando", ela começa a travar nos jogos, mesmo ele marcando errado ele acaba influenciando no sistema de refrigeração do processador , ou seja, esse processador ao se deparar com 71,2° é ativado esse sistema e ele começa a perder o desempenho.... =/
não sou expert =/ me dê uma luz ...
então qual seria o certo medir manualmente ? comprar uma nova placa mãe? um cooler ??" mesmo eu ja tendo colocado o ar condicionado do lado com o ventilador "

e o cara do cooler master v8 q num teve exito =/
isso é tão complicado
 
Tb aposto mais nessa opção: bug de leitura. por vias das dúvidas, troquei a mobo, mas não sei se era realmente necessário. É que fica a pulga atrás da orelha.

é... eu nao fico preocupado com a temperatura, mas o problema é que eu fiquei sem noção da temperatura, o que é péssimo para confiar em um overclock. Nao troquei a mobo, mas peguei um cooler melhor, e agora a temp nao passa de 62º, sendo até 53º nos cores. Assim, acredito que a temperatura real deve estar em uns 48~49. Afinal, se estiver realmente nos 62º, é uma temperatura boa.
 
eu coloquei o dedo ali.... ficou 5 segundos num dava mais pra tocar de tão quente =/ péssimo sinal
 
Se a grana não for problema, eu trocaria a mobo e parava de esquentar a cabeça com isso. Não vale os neurônios queimados.
 
verdade zion... vou fazer isso
valeu cara ^^
 
O cooler BOX da Intel é uma lástima e só serve para segurar o CPU em baixas temperaturas em condições ideais e sem overclock.

Bom, o primeiro ponto de tudo é que qualquer quad (mesmo em 45 nm) dissipam bastante calor. O segundo ponto é que temperaturas variam muito, depende de temperatura ambiente e ventilação dentro do gabinete, logo se você mora em um local muito quente e a arrumação dentro do gabinete não for a ideal (incluíndo exaustores) as temperaturas tendem a ser maior que o habitual (sem comentar o cooler BOX neste caso).

Para mim que já tive quad as temperaturas me parecem bem "normais" para um cooler BOX (não tem como ficar comparando com o dual antigo).


Falou tudo, mas isto já eh um problemas dos anos de 2001/2002/2003, mas pelo jeito a história sempre se repete!!!:p
 
meu gabinete HAF 932 chega amanha ou depois, vou montar e começar a fazer os over, quero ver se vou ter algum problema..
se deus quiser nao vou ter problema, vai estar tudo normal...
hehehe
 
bom.... só att
comprei o cooler master v8 pra ver se as temperaturas despencavam e não mudou mt coisa ganhei cerca de 2 graus somente, dai tive a certeza q o problema está na placa mãe q medi a temperatura errada, so num sei se isso é causado pela bios ou pq o sensor la dentro é mal localizado, sei q asus p5k-se e o processador core 2 quad tem esse probleminha com temperatura....
e só confirmando com os outros usuários q tem a mesma mobo e o mesmo processador, eu ratifico a posição de vcs q o problema é a mobo ^^
abraços
 
oi amigo eu estou com o mesmo problema no everest ele esta marcando as temperaturas igualzinho a sua com o cooler box sem over eu queria saber se encomenda o cooler buffalo vai resolver a questao e esta bem encaixado o cooler box so que onde eu moro eu um forno a noite passada sem brincadeira tava uns 33 graus de madrugada
 
Última edição:
bom, aqui tb faz em media 37 graus no dia hahaha
mas mesmo assim num justifica essa temp tão alta
pesquisa sobre sua placa mãe se ela tem problema com leitura de temp...
então já falando do cooler, eu comprei o COOLER MASTER V8 é mt bom e sem falar no visual super fodix ta em media de 220 reais, tem tb o NOCTUA e o ICE AGE PRIMA boss, dai é só vc pesquisar no mercado livre ^^
abraços
 
e só confirmando com os outros usuários q tem a mesma mobo e o mesmo processador, eu ratifico a posição de vcs q o problema é a mobo ^^
abraços

Valeu pelo feedback! Ajuda quem está com o mesmo problema.

Só para constar....agora no verão, com esse calor insuportável, o processador tá ficando em média a 36~37 graus, com qFan habilitado para silencioso, ou seja, subiu em média 5 graus a temp média.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo