Temperatura da GPU em Idle 55 graus

Fontenellepedro

Member
Registrado
Fale, pessoal...

Tô com uma dúvida aqui...recentemente comprei uma RTX 3070 da ASUS, modelo ROG STRIX v2 OC. Antes de atualizar o driver da nvidia a temperatura em idle dela era de 40/44 graus, acontece que agora que eu atualizei o driver ela fica em 50/55 graus...to meio preocupado, não sei se essa temperatura é normal por essa GPU ser parruda (2.9 slots) e tem 30cm de comprimento. Outra informação que posso dar a vocês é que meu gabinete é um nzxt s340 elite, midtower (o fluxo de ar está assim: as fans do water cooler x63 de 280mm da nzxt estão situadas na parte da frente do gabinete junto com o radiador, empurrando o ar da direta pra esquerda; a fan de 120mm na traseira do gabinete está puxando o ar da direita pra esquerda, pra fora do gabinete; a fan de 120mm da parte de cima do gabinete está puxando o ar de baixo pra cima do gabinete). Quase esqueci, moro no Norte, o clima aqui é foda...de noite bate 29/30 graus...de tarde chega bater quase 40 graus as vezes.

O fluxo de ar ta bom, mas outro ponto que acho que pode ser levado em consideração é o fato de o gabinete ter a lateral toda em vidro temperado, além de ser midtower....será que é por isso que está esquentando tanto, ou foi por conta de driver mesmo? Alguém passando por algo parecido?? Tô tentando mudar o perfil das curvas das fans e fazendo alguns testes, mas ate agora a temperatura não baixou muito, diminui uns 5 graus a gpu...foi o que consegui.

A solução seria um gabinete maior, com mais fans ??
Já pensei em personalizar um perfil de curva de fans pra GPU no MSI Afterburn, mas tenho receio de diminuir a vida util das fans...sei la, nunca precisei fazer isso, sempre deixei no automático.


Um abraço, meus queridos !
Boa noite !
 
Deixo algumas considerações que você mesmo precisa analisar:

- Pelo Afterburner ou GPU-Z você consegue ver se a GPU está entrando em 'repouso', normalmente (idle no Windows) o GPU Clock deve ficar em 300~500Mhz;
- Caso esteja acima disso (1000+Mhz) é preciso verificar o processo que está consumindo recursos da GPU, pode ser o navegador ou o Nvidia Broadcast, por exemplo;
- Verificar se foi feita alguma alteração no perfil de energia do Windows e/ou da placa de video (painel Nvidia).

E já que isso foi observado após uma atualização de driver seria interessante citar as versões (antes/depois), assim outras pessoas podem confirmar o mesmo comportamento ou não.

Particularmente não vejo necessidade de ativar um perfil só para que os fans fiquem trabalhando mesmo em idle, 50~55ºC é plenamente aceitável.
 
Então Pedro.

A atualização desligou a FAN da GPU em idle. De fato essas placas funcionam sem FAN a temperaturas até 65c. Fique tranquilo.

Eu não curto isso, prefiro deixar o FAN da GPU comuns 20% só para não deixar gerar calor dentro do gabinete. Eu uso o AFTERBURNER para isso. A aba FAN você pode criar uma curva para a sua placa, ou usar a que ele mesmo vai propor.
 
Deixo algumas considerações que você mesmo precisa analisar:

- Pelo Afterburner ou GPU-Z você consegue ver se a GPU está entrando em 'repouso', normalmente (idle no Windows) o GPU Clock deve ficar em 300~500Mhz;
- Caso esteja acima disso (1000+Mhz) é preciso verificar o processo que está consumindo recursos da GPU, pode ser o navegador ou o Nvidia Broadcast, por exemplo;
- Verificar se foi feita alguma alteração no perfil de energia do Windows e/ou da placa de video (painel Nvidia).

E já que isso foi observado após uma atualização de driver seria interessante citar as versões (antes/depois), assim outras pessoas podem confirmar o mesmo comportamento ou não.

Particularmente não vejo necessidade de ativar um perfil só para que os fans fiquem trabalhando mesmo em idle, 50~55ºC é plenamente aceitável.
Entendi eu verifiquei tudo isso que você falou e acho que é meu gabinete mesmo, a regiao aqui é muito quente... Eu criei perfis de curva de fans para o fluxo de ar do gabinete e da gpu em idle, melhorou bastante. Fiz também uns testes de benchmark com o afterbur e o riva, constatei que em jogos como hellblade senua`s sacrfice e rede dead redemption 2 (config setada no ultra em ambos) a temperatura da gpu n passou dos 66 graus, chegando em determinados pontos do teste no 70 graus com o gabinete sem a tampa lateral de vidro. Com o gabinete fechado, nos mesmos testes, mesmos cenários em ambos os games a temperatura da gpu ficou entre 70/77 graus.

Pra evitar gasto com outro gabinete eu to tirando a lateral de vidro quando executo jogos mais exigentes, isso dobra o fluxo de ar e melhora bastante a temperatura dos hardware.

Obrigado pela resposta!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então Pedro.

A atualização desligou a FAN da GPU em idle. De fato essas placas funcionam sem FAN a temperaturas até 65c. Fique tranquilo.

Eu não curto isso, prefiro deixar o FAN da GPU comuns 20% só para não deixar gerar calor dentro do gabinete. Eu uso o AFTERBURNER para isso. A aba FAN você pode criar uma curva para a sua placa, ou usar a que ele mesmo vai propor.
Pois é, como respondi ao colega logo acima, meu gabinete por ser midtower ta esquentando um pouco mais com essa gpu, devido ele ter uma tampa lateral de vidro temperado e possuir somente 4 fans de 140mm. depois de alguns testes de benchmark realizados constatei que se tirar a lateral de vidro baixa quase 10 graus a temperatura. Eu tambem criei perfis de curva de fans tanto pro fluxo de ar do gabinete como pra gpu.

Melhorou bastante !

Obrigado por compartilhar teu ponto de vista comigo, um abc !
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo