• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Temperatura do i7 10700, estão normais?

Fawlzi

Gamer since 90s
Membro Honorário
Fala galera, tranquilos?

Troquei meu Water Cooler Corsair H100X por um Cooler Master Masterliquid 240 V2, ambos são bem semelhantes. Porem acho que as temperaturas estão um pouco altas para um Water Cooler. Não lembro quanto estavam com o antigo, mas no meu ver podem estar um pouco altas. Sei que o fluxo de ar frontal do gabinete NZXT é bem ruim, mas mesmo assim....

To usando uma pasta térmica chamada "Arctic Silver Ceramique 2", será que apliquei pouca pasta? Eu cobri totalmente a CPU com camada fina, sem exageros.

Obs. O pico máximo de temperatura foi por que as ventoinhas estão programadas para iniciar no rpm maximo apartir de 70º se não me engano. Depois se manteram ai na casa dos 70º.

i7.jpg
 
Mesmo não sendo o "K" esse bicho é um pouco esquentado mesmo, mas as temperaturas estão boas.

Tenha em mente que você tá fazendo um teste de stress, algo que normalmente não acontece no dia a dia.
 
Tenho o mesmo WC que você mas uso em um R5 3600 e tenho temperaturas próximas quando uso o stress do AIDA64 69-72 (depende da temp do ambiente no dia).

O curioso é que eu havia saido de um DeepCool Maelstrom 120T (do pc anterior) e o ganho com o CM Masterliquid 240 V2 foi muito discreto.

Infelizmente questionar essa diferença com a CM via ticket de suporte a resposta foi "não damos garantia temperatura baixa". =/

Conferiu se a sua bomba está a full rpm 100% do tempo? Se sim, quanto está? Aqui não passa de 2350...
 
Estão aceitáveis ainda essa temperatura (máximo é 100, porém é bom evitar ficar proximo disso). O que você pode fazer pra melhorar é undervolt, que não sei se é possível nesse processador não "k". O TJ desse processador

The temperatures between 70-85°C are better, in fact, the TJunction (maximum temperature allowed at the processor die) is for 100°C (but is not recommended to use it the whole time under this temps),


Só esqueceu de dizer qual sua temperatura ambiente.
 
Mesmo não sendo o "K" esse bicho é um pouco esquentado mesmo, mas as temperaturas estão boas.

Tenha em mente que você tá fazendo um teste de stress, algo que normalmente não acontece no dia a dia.
Normalmente em jogo, as temps ficam em torno de 65~73.

Tenho o mesmo WC que você mas uso em um R5 3600 e tenho temperaturas próximas quando uso o stress do AIDA64 69-72 (depende da temp do ambiente no dia).

O curioso é que eu havia saido de um DeepCool Maelstrom 120T (do pc anterior) e o ganho com o CM Masterliquid 240 V2 foi muito discreto.

Infelizmente questionar essa diferença com a CM via ticket de suporte a resposta foi "não damos garantia temperatura baixa". =/

Conferiu se a sua bomba está a full rpm 100% do tempo? Se sim, quanto está? Aqui não passa de 2350...
A bomba tá ligada diretamente na fonte, os Fans do radiador atingem 100% apos chegar em 70 Graus se não me engano.

Estão aceitáveis ainda essa temperatura (máximo é 100, porém é bom evitar ficar proximo disso). O que você pode fazer pra melhorar é undervolt, que não sei se é possível nesse processador não "k". O TJ desse processador




Só esqueceu de dizer qual sua temperatura ambiente.
Temperatura ambiente é bem quente, não tenho condicionador de ar. Quarto fica em torno de 30+ graus.
 
Não tenho experiência com esses novos processadores da Intel.
Mas geralmente testes de stress como o do Aida aquecem demais esses processadores.

Tem um review que testou o I7 10700 com wc de 240 aqui.
Nesse teste com o Aida a temperatura estabilizou em 80 C.
 
Não tenho experiência com esses novos processadores da Intel.
Mas geralmente testes de stress como o do Aida aquecem demais esses processadores.

Tem um review que testou o I7 10700 com wc de 240 aqui.
Nesse teste com o Aida a temperatura estabilizou em 80 C.
Não há com que se preocupar, ainda mais com essa temperatura ambiente.


Tá certo então, obrigado! É que realmente, tive a impressão de que com o H100x era menor as temperaturas...

Também pensei que uma camada fina de pasta térmica fosse o problema, mas pelo visto tá tudo certo então.
 
Acho que para ter certeza só testando os dois nas mesmas condições.

Segundo um review a diferença foi mínima com o antigo ML240R aqui.
Mas os resultados podem variar conforme gabinete e setup usado.
Então não sei se iria valer a pena testar o H100X novamente.

Apenas palpite, talvez no caso do seu gabinete ter a frente mais fechada, essas fans da Corsair possam ter trazido alguma vantagem para o H100X.
 
É que realmente, tive a impressão de que com o H100x era menor as temperaturas...
Como ambos são de 240mm a diferença de temperatura na minha opinião é quase desprezível, você só notaria algo mais relevante se tivesse migrado para um modelo de 280, 360mm ou mesmo Custom.

Dá uma olhada no link que o @EdsonSM postou logo acima, retirei um print inclusive pegando trecho que menciona a temperatura ambiente utilizada no teste:

1610119759137.png


Também pensei que uma camada fina de pasta térmica fosse o problema, mas pelo visto tá tudo certo então.
Pasta demais não é sinal de eficiência, muito pelo contrário, às vezes pode até prejudicar a transferência de calor.

Nos últimos tempos o pessoal vem recomendando a técnica do "grande pingo" no centro do processador de modo que a pressão exercida sobre o dissipador/bloco na instalação se encarregará de espalhar para o restante da área mas às vezes pode acontecer da quantidade ser insuficiente para cobrir tudo então na minha opinião você fez o certo (é como eu faço também).

O video abaixo pode te ajudar a tirar a pulga atrás da orelha também:

 
Acho que para ter certeza só testando os dois nas mesmas condições.

Segundo um review a diferença foi mínima com o antigo ML240R aqui.
Mas os resultados podem variar conforme gabinete e setup usado.
Então não sei se iria valer a pena testar o H100X novamente.

Apenas palpite, talvez no caso do seu gabinete ter a frente mais fechada, essas fans da Corsair possam ter trazido alguma vantagem para o H100X.

Tem uns artigos no reddit onde os usuários comparavam a nova versão "V2" com a versão 'antiga' (que é a do artigo) e lá é dito que a V2 é inferior em alguns termos à primeira (tanto que é mais barata até) vez que a bomba foi toda modificada para "gerar menos ruido".

Eu particularmente não consigo ouvir nada, mas fico imaginando se a versão antiga seria realmente barulhenta...enfim, ao fazer isso a CM deixou a bomba um tanto mais discreta o que talvez a enfraqueceu e pra compensar aumentaram o tamanho do radiador, mas ai se exige fans com pressões maiores, dai porque as especificações são semelhantes, senão melhores que as da Corsair mas os resultados não são...

No artigo do Edson;
Corsair 57-67
CM Ml240r v1 - 63-73

Ai se tu compara apenas números os três WC (corsair, v1,v2) seriam "semelhantes" mas não são.

A V2 é "melhor" que a V1 mas em muito pouco.. assim sendo, se esse Corsair tinha resultados melhores em relação a versão V1 também o será em relação à versão V2 vez que a diferença entre a V1 e V2 tem sido em média uns 2ºC, onde a diferença onde os modelos seria - supostamente - o ruido.

O artigo com comparação entre os dois está aqui

No entanto a conclusão do artigo revela um ponto importante;

Conclusion
Corsair have done a good job with this one, it's a fantastic cooler that gets rid of a lot of the stuff you don't really need and does exactly what it says on the tin, cools your CPU down, and it does a bloody good job at it trading blows with some of Corsair's other premium options and beating the CoolerMaster options in our testing.

The only downside to it is the noise, which is a bit disappointing but I understand why Corsair have included the cheaper SP series fans instead of the fancy ML series.

Alías, aproveitando o assunto, as fans desse WC são essas aqui --> Cooler FAN Cooler Master SickleFlow

Eu já testei trocar as fans deste WC e a diferença não foi significativa, o que mudou basicamente foi o tempo necessário para atingir o limite e a velocidade com que você consegue reduzi-la...Ou seja, não houve nenhum ganho que valha a pena...parece ser uma 'limitação' do próprio WC

 
No artigo do Edson;
Corsair 57-67
CM Ml240r v1 - 63-73

Ai se tu compara apenas números os três WC (corsair, v1,v2) seriam "semelhantes" mas não são.

A V2 é "melhor" que a V1 mas em muito pouco.. assim sendo, se esse Corsair tinha resultados melhores em relação a versão V1 também o será em relação à versão V2 vez que a diferença entre a V1 e V2 tem sido em média uns 2ºC, onde a diferença onde os modelos seria - supostamente - o ruido.

Apenas complementando as ótimas observações do colega.

Na verdade esses 63-73C seria o ML120R.

Realmente pelas reviews o desempenho entre o ML240L V1 e V2 são bem semelhantes.
Mas para quem tem Intel, particularmente acho o sistema de fixação do V2 bem mais prático.

O H100X é um wc de entrada em comparação ao H100i Pro.
Ele não possui controle pelo software e as fans não tem rolamento magnético.
Assim ele seria uma opção mais em conta para quem não fizer questão desses diferenciais.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo