Temperatura ideal Ryzen 3700x

Junior-TJF

know-it-all Member
Registrado
Bom dia galera!!!

Montei o processador Ryzen 3700x em uma placa-mãe X470 Gigabyte Aorus Ultra Gaming e estou achando a temperatura um pouco alta.
58 graus no Windows e jogando vai até 70.

Estou utilizando o cooler que veio com ele. (Wraith Prism)

Alguém pode me ajudar?

Obrigado.
 
Por qual software você está medindo ?
 
Usa ICUE? Se for desativa ele e dá uma olhada se as temperaturas caem. Ele está sendo o maior causado de altas temps e VCORE alto nos Ryzens 3000 no momento.
Pessoal está esperando a Corsair soltar a atualização do aplicativo para consertar estes problemas.
 
Temperatura está normal.
 
É normal. Pode esperar em uso básico variações entre 30C e 60C por conta do algoritmo de boost, que nos Ryzen 3000 são muito mais agressivos.

image.png
 
É normal. Pode esperar em uso básico variações entre 30C e 60C por conta do algoritmo de boost, que nos Ryzen 3000 são muito mais agressivos.
1.481 de vCore em Load não é muito alto não?
Desculpa pergunta de leigo, mas sou usuário de Intel e meu 2500K roda 4.2Ghz com 1.26 mais ou menos.
Vi algumas dúvidas sobre vCore alto nos Ryzen 3000 mas mesmo assim achei o seu alto demais.
 
1.481 de vCore em Load não é muito alto não?
Desculpa pergunta de leigo, mas sou usuário de Intel e meu 2500K roda 4.2Ghz com 1.26 mais ou menos.
Vi algumas dúvidas sobre vCore alto nos Ryzen 3000 mas mesmo assim achei o seu alto demais.
Isso é um pico de voltagem, é normal
 
temp normal mas estou achando a voltagem alta
 
Esses picos malucos de voltagem é normal na plataforma. Seria preocupante se a MoBo segurasse muito tempo numa voltagem muito alta.
Esses picos são pro CPU chegar tranquilo no clock mais alto dele esao por pouquissimo tempo, tipo.. nem da tempo do CPU esquentar...
 
Temp normal e pico de voltagem "normal", talvez isso melhore nos proximos updates de bios
 
Montei o processador Ryzen 3700x em uma placa-mãe X470 Gigabyte Aorus Ultra Gaming e estou achando a temperatura um pouco alta.
58 graus no Windows e jogando vai até 70.

Estou utilizando o cooler que veio com ele. (Wraith Prism)

Aqui fica parecido com o teu com o cooler wraith prism, pelo que dizem é normal '-'
 
Valeu galera!!! Até tinha achado que estava montado errado kkkkkk
 
Não fiz nenhum ajuste, e o meu fica variando de 50-60 em idle... Não testei ainda pra jogos porque estou terminando ainda de instalar minhas tranqueiras e deixar o sistema do jeito que gosto.

pqm6AYf.png


Eu estou usando por enquanto o cooler padrão que veio, mas estou esperando chegar um adaptador am4 para poder usar um corsair h80i GT no lugar, que espero ser melhor.
 
Na configuração da assinatura as temperaturas estão parecidas. Pra baixar as voltagens, um pessoal no Reddit indicou um conjunto de regulagens na BIOS que funcionou pra mim:

- Colocar o "Cool and quiet" em "enable" e não "auto", que é o padrão da maioria das mobos;
- Colocar o CC State em "enable" e não "auto". Essa regulagem tem o nome meio variado de mobo pra mobo. Na minha é "Global C-State Control";
- Fazer update pra última versão dos drivers de chipset da AMD;
- No Windows, usar o plano "Ryzen Balanced" nas configurações de energia.

Fazendo isso, minhas voltagens em idle caíram de 1,35-1,45V para 0,9-1,0V, e as temperaturas em idle caíram uns 5°C. Mas o processador continua mais quente e subindo voltagem mais rápido do que o i7 3770K que ele substituiu. É o comportamento de boost da plataforma. Já vi reviews falando que melhorar o cooler faz o processador subir o clock no boost, e não baixar as temperaturas., se não fuçar na BIOS pra impedir esse comportamento. rs. Vamos ver se updates na BIOS melhoram isso com o tempo, a plataforma é rápida bagarai mas parece muito verde ainda.
 
Não fiz nenhum ajuste, e o meu fica variando de 50-60 em idle... Não testei ainda pra jogos porque estou terminando ainda de instalar minhas tranqueiras e deixar o sistema do jeito que gosto.


Eu estou usando por enquanto o cooler padrão que veio, mas estou esperando chegar um adaptador am4 para poder usar um corsair h80i GT no lugar, que espero ser melhor.

Igual ao meu. Jogando vai 70 graus. Não assuste.
 
Na configuração da assinatura as temperaturas estão parecidas. Pra baixar as voltagens, um pessoal no Reddit indicou um conjunto de regulagens na BIOS que funcionou pra mim:

- Colocar o "Cool and quiet" em "enable" e não "auto", que é o padrão da maioria das mobos;
- Colocar o CC State em "enable" e não "auto". Essa regulagem tem o nome meio variado de mobo pra mobo. Na minha é "Global C-State Control";
- Fazer update pra última versão dos drivers de chipset da AMD;
- No Windows, usar o plano "Ryzen Balanced" nas configurações de energia.

Fazendo isso, minhas voltagens em idle caíram de 1,35-1,45V para 0,9-1,0V, e as temperaturas em idle caíram uns 5°C. Mas o processador continua mais quente e subindo voltagem mais rápido do que o i7 3770K que ele substituiu. É o comportamento de boost da plataforma. Já vi reviews falando que melhorar o cooler faz o processador subir o clock no boost, e não baixar as temperaturas., se não fuçar na BIOS pra impedir esse comportamento. rs. Vamos ver se updates na BIOS melhoram isso com o tempo, a plataforma é rápida bagarai mas parece muito verde ainda.

Tentei fazer a mesma regulagem na minha GIGABYTE AB 350M GAMING 3, habilitei o Global C-State Controle mas não encontrei a opção do Cool and quiet, depois de ficar uns 15 minutos procurando na bios e na internet, aparentemente a GIGABYTE não colocou essa opção na bios 42a, nisso minhas temperaturas mesmo em IDLE ficam variando de 35 até 55 graus mais ou menos, e quando estou em jogos fica por volta de 65 graus com o cooler box. Depois de ler muito parece que isso é normal, é uma particulariedade da plataforma com o VCORE alto (no meu fica entre 1.38 a 1.45) com a agressividade do boost para 4.3~4.2 em todos os cores, lembrando que são 8 cores e 16 threads, então precisa de maior voltagem para atingir essa velocidade em todos os cores. Mas ainda sim, acredito que a GIGABYTE e as outras fabricantes de placa mãe irão afinar um pouco mais as bios para os ryzen 3000. Vou colocar os links aqui onde encontrei tudo isso.

 
Depois de relutar bastante, resolvi fazer um undervolting no meu Ryzen 7 3700x, na bios eu coloquei -0.054 volts e foi só sucesso, por incrível que pareça eu consegui por volta de 40~50 pontos a mais no Cinebench e diminui uns 10~12 graus no meu processador (Estou com o cooler stock). Eu percebi que o clock antes ficava cravado em 4.2 mais ou menos em todos os cores mas com a temperatura elevada, agora fica em 4.1~4.175, mas esses 100mhz realmente não estão fazendo diferença pelos 10~12 graus que consegui diminuir na temperatura. Agora não sei se eu tenho o chip premiado, então façam testes.
 
Depois de relutar bastante, resolvi fazer um undervolting no meu Ryzen 7 3700x, na bios eu coloquei -0.054 volts e foi só sucesso, por incrível que pareça eu consegui por volta de 40~50 pontos a mais no Cinebench e diminui uns 10~12 graus no meu processador (Estou com o cooler stock). Eu percebi que o clock antes ficava cravado em 4.2 mais ou menos em todos os cores mas com a temperatura elevada, agora fica em 4.1~4.175, mas esses 100mhz realmente não estão fazendo diferença pelos 10~12 graus que consegui diminuir na temperatura. Agora não sei se eu tenho o chip premiado, então façam testes.
Ta na média, vejo o pessoal conseguindo em torno de @4.20Ghz com 1.30V.
 
"voltagem" não, pessoal... por favor! Tensão! Tensão!

Pode ser a placa mãe que faz isso... Tem placas que são assim mesmo, tem que forçar um valor de tensão mais baixo.

Aqui eu tô forçando um pouco, mas é o que dá pra fazer sem chegar ao extremo. 45ºC em full load aqui com os 10 cores a 3715Mhz.

Depois de relutar bastante, resolvi fazer um undervolting no meu Ryzen 7 3700x, na bios eu coloquei -0.054 volts e foi só sucesso, por incrível que pareça eu consegui por volta de 40~50 pontos a mais no Cinebench e diminui uns 10~12 graus no meu processador (Estou com o cooler stock). Eu percebi que o clock antes ficava cravado em 4.2 mais ou menos em todos os cores mas com a temperatura elevada, agora fica em 4.1~4.175, mas esses 100mhz realmente não estão fazendo diferença pelos 10~12 graus que consegui diminuir na temperatura. Agora não sei se eu tenho o chip premiado, então façam testes.
 
Última edição:
Estou com um Ryzen 3700X com cooler que veio com ele numa Asus Prime B450M-A (sei que tem os reguladores fracos mas não pretendo fazer overclock da CPU nela) e enquanto
eu estava essa configuração num gabinete velho aberto, a CPU estava atingindo 70-75ºC, agora que comprei um gabinete novo e quis fazer a montagem direitinho, em menos de 20
minutos de renderização no Vegas está assim....
 
Vocês podem me dizer qual a temperatura o 3700x com cooler box de vocês esta atingindo durante o teste de stress do aida64?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo