Temperatura ideal Ryzen 3700x

Só pra confirmar o que a galera está falando, isso é normal nos ryzen 3000 mesmo
Não é o ideal pra gente, mas ainda está operando na margem esperada
Se vc não for um streamer que vai jogar 6/8 horas seguidas todo dia, tudo bem=)

Oiee! Obrigado pela colaboração :)

Além do fato que você citou, acho que o fluxo de ar do meu gabinete está bem ruim, porém, consegui melhorar um pouco e estou na busca de melhorar ainda mais.

Se puder acompanhar este tópico exclusivo que criei para isso, por gentileza, está aqui:

https://adrenaline.uol.com.br/forum...lus-devo-me-preocupar.657540/#post-1074420552

Muito obrigado,
 
Fala aí galera vendo a temperatura do meu Ryzen 3700x aqui fiquei assustado, mas lendo as discussões de vocês reduziu um pouco, mas mesmo assim resolvi compartilhar com vocês as temperaturas do meu.
Apenas no windows sem rodar nenhum programa fica com 71°, renderizando com o Revit já sobe para 83°.
Estou usando apenas o coorler Wraith Prism que veio com ele, além de dois coolers de 120 mm, um jogando ar para dentro da CPU e outro retirando.

Print do Aida com 71°

Print do HWmonitor com 71°

Print do Aida e HW com 83°

Isso realmente é normal ou devo me preocupar e procurar uma solução urgente?
Vi vocês comentarem também que deve ter atualização de BIOS nos próximos dias para melhorar isso.
 
Oi, @Joao Paulo Santos, eu não sou expert no assunto, mas eu me preocuparia sim, apesar do limite de temperatura ser 95º se eu não me engnao.

Qual é o seu modelo de gabinete?
Qual é/era a temperatura ambiente quando tirou estes prints?

Talvez valeria colocar mais 2 ventoinhas, pra deixar 2 de entrada de ar e 2 de saída de ar...

Como eu te disse, não seu expert... mas responda essa dúvida acima pra galera ter infos pra poder te ajudar

Abraço
 
Se a sua cidade é um inferno, o seu quarto é quase uma sauna e ainda fica ar preso no gabinete, é mais complicado mesmo.
 
Se a sua cidade é um inferno, o seu quarto é quase uma sauna e ainda fica ar preso no gabinete, é mais complicado mesmo.

Só porque ele mora em cima do forno da padaria tu não precisa avacalhar né
 
Atualmente estou usando o NZXT Kraken X72 ( com pasta térmica do próprio X72 ), no Windows fica 34ºC e vai até 47ºC .
In Game eu vi que vai até os 75ºC, que é o motivo de eu estar comprando a pasta térmica Thermal Grizzly Kryonaut e ver os resultados.

*A temperatura é consultada através do Ryzen Master.
 
Galera do Ryzen 7 3700x, quando vocês estão jogando, qual temperatura média e máxima que o processador de vocês alcançam?
 
Galera do Ryzen 7 3700x, quando vocês estão jogando, qual temperatura média e máxima que o processador de vocês alcançam?

Semana passada eu deixei correndo o stress test do Aida64 por uns minutos, e deu isto,

fMMaTHo.png


L6yVFsd.png


O meu core voltage não está fixo, fica variando, conforme telas.

Em games, eu chequei uma vez, no Jedi Fallen Order, e ficou abaixo de 60° C.

PS. Uso um corsair h80i gt velho de guerra com uma gota gorda da Pasta Térmica Cooler Master Master Gel Maker.
 
Última edição:
Montei meu sistema essa semana, e levei os 03 primeiros dias fazendo os ajustes finos (principalmente nas memórias).
Acho que ganhei na quina (não chega a ser uma megasena) da loteria do silício, pois meu chip tá fazendo 4.0Ghz com 1.1V e 4.2Ghz com 1.25V
No começo, com o PBO ligado eu percebia uma oscilação maior nas temperaturas (devido aos picos de voltagem e frequência).
Lembrando que estou usando o cooler original (Wraith Prism).

Inicialmente, preferi travar em 4.2Ghz. Assim chegava em 45~48°C no windows, 60~65°C jogando, 80~85°C em full stress.
*As variações de temperatura vão depender da hora do dia e da temperatura ambiente. Quando ligo o ar-condicionado consigo números bem melhores que esses, claro, mas aí a conta de luz estoura se ficar ligando muito tempo (já passa a noite ligado pra dormir...)

Mas como moro em um inferno (só pra vcs terem uma idéia o apelido daqui é "Cidade Sol", e está muuuuito quente esses últimos dias) ontem eu reduzi pra 4.0Ghz com 1.1V.
As temps agora oscilam entre 43~47°C no windows, 57~62°C jogando, 70~74°C em full stress por alguns minutos.
Foi em full load que percebi a maior diferença de temperatura com esse undervolt. Em iddle muda pouco pelo que pude perceber.
No meu tipo de uso, presumo que full load vai ser um cenário bem raro.
Não percebi qualquer perda de desempenho em jogos, baixando de 4.2 pra 4.0.
Jogo em 1080p@60FPS, logo o processador não está sendo muito exigido.

Mais pra frente, talvez eu estude a aquisição de uma aircooler mais parrudo, ou até um watercooler de entrada pra deixar o CPU mais fresco...


Obs: ontem troquei o elastômero que veio no wraith prism por um resto de arctic silver 5 que tinha aqui, e não percebi grandes mudanças (mas torço que baixe pelo menos 2~3°C nas próximas semanas após o processo de cura dela).
 
Montei meu sistema essa semana, e levei os 03 primeiros dias fazendo os ajustes finos (principalmente nas memórias).
Acho que ganhei na quina (não chega a ser uma megasena) da loteria do silício, pois meu chip tá fazendo 4.0Ghz com 1.1V e 4.2Ghz com 1.25V
No começo, com o PBO ligado eu percebia uma oscilação maior nas temperaturas (devido aos picos de voltagem e frequência).
Lembrando que estou usando o cooler original (Wraith Prism).

Inicialmente, preferi travar em 4.2Ghz. Assim chegava em 45~48°C no windows, 60~65°C jogando, 80~85°C em full stress.
*As variações de temperatura vão depender da hora do dia e da temperatura ambiente. Quando ligo o ar-condicionado consigo números bem melhores que esses, claro, mas aí a conta de luz estoura se ficar ligando muito tempo (já passa a noite ligado pra dormir...)

Mas como moro em um inferno (só pra vcs terem uma idéia o apelido daqui é "Cidade Sol", e está muuuuito quente esses últimos dias) ontem eu reduzi pra 4.0Ghz com 1.1V.
As temps agora oscilam entre 43~47°C no windows, 57~62°C jogando, 70~74°C em full stress por alguns minutos.
Foi em full load que percebi a maior diferença de temperatura com esse undervolt. Em iddle muda pouco pelo que pude perceber.
No meu tipo de uso, presumo que full load vai ser um cenário bem raro.
Não percebi qualquer perda de desempenho em jogos, baixando de 4.2 pra 4.0.
Jogo em 1080p@60FPS, logo o processador não está sendo muito exigido.

Mais pra frente, talvez eu estude a aquisição de uma aircooler mais parrudo, ou até um watercooler de entrada pra deixar o CPU mais fresco...


Obs: ontem troquei o elastômero que veio no wraith prism por um resto de arctic silver 5 que tinha aqui, e não percebi grandes mudanças (mas torço que baixe pelo menos 2~3°C nas próximas semanas após o processo de cura dela).

Opa, nunca fui de mexer em BIOS, sempre usei default, mas as altas temperaturas do 3800X estão me incomodando.
Gostaria de testar essas suas configs que trava em 4.2GHz para evitar os picos de temperatura.
Estou controlando pelo gerenciamento de energia do Windows, deixando o Estado de Desempenho Máximo em 99%, porém o clock não passa de 3824MHz nessa config, gostaria de ir um pouco mais.
Como faço via BIOS para dizer que a CPU nunca deve passar de 4.2GHz (ou qualquer outro clock que eu queira definir como máximo)?
 
Opa, nunca fui de mexer em BIOS, sempre usei default, mas as altas temperaturas do 3800X estão me incomodando.
Gostaria de testar essas suas configs que trava em 4.2GHz para evitar os picos de temperatura.
Estou controlando pelo gerenciamento de energia do Windows, deixando o Estado de Desempenho Máximo em 99%, porém o clock não passa de 3824MHz nessa config, gostaria de ir um pouco mais.
Como faço via BIOS para dizer que a CPU nunca deve passar de 4.2GHz (ou qualquer outro clock que eu queira definir como máximo)?


Basicamente desliga o Precision Boost Overdrive, coloca o multiplicador em 42, e vai testando a voltagem do CPU manualmente (eu começaria em 1,3V pra 4,2GHz).
Roda algum stress test, se tiver estável tenta ir baixando o vcore aos poucos, sempre acompanhando as temperaturas.
Lembrando que o 3800x teoricamente tem binagem melhor que o 3700x, então vc deve conseguir melhor resultados que o meu.
 
Basicamente desliga o Precision Boost Overdrive, coloca o multiplicador em 42, e vai testando a voltagem do CPU manualmente (eu começaria em 1,3V pra 4,2GHz).
Roda algum stress test, se tiver estável tenta ir baixando o vcore aos poucos, sempre acompanhando as temperaturas.
Lembrando que o 3800x teoricamente tem binagem melhor que o 3700x, então vc deve conseguir melhor resultados que o meu.
Opa demorei um pouco, mas fiz os testes, o resultado agradável para mim ficou com multiplicador em 42 e a voltagem da CPU em 1.2v.

Segue os testes:
TESTE DE 1 MINUTO NO RYZEN MASTER (Clock, voltCPU, temperatura e detalhes)
38 + voltCPU auto: 61-62ºC (CPU estável em 3800MHz)
40 + voltCPU auto: 85-86ºC (CPU estável em 4000MHz)
41 + voltCPU auto: 95-96ºC (CPU constantemente throttled down para manter o limite de 95)
41 + voltCPU 1.2v: 69-70ºC (CPU estável em 4100MHz)
42 + voltCPU 1.2v: 69-70ºC (CPU oscilando entre 4100-4200MHz, mas temperatura estável)
42 + voltCPU 1.25v: 80-81ºC (CPU oscilando entre 4050-4150MHz, temperatura aumentou e clock diminuiu em relação a 1.2v)

Interessante que meu AIO (H100i) não faz diferença nas temps da CPU se estiver em quiet, balanced ou performance. No antigo Intel, fazia.

Valeu!
 
Normal. Segue o jogo...
 
Já testaram os planos de energia do 1usmus?
Aqui pra evitar variação constante dos clocks e consequentemente das temps, setei o desempenho mínimo e máximo nas opções de energia ambos em 5%. Assim, em iddle, os cloks ficarm travados em 2,2 e quando exigidos, chegam em 4.35ghz...em iddle temp entre 35-45ºC e full load máximo de 75ºC.
 
Pessoal, no meu caso tenho um gabinete spec delta 3 coolers frontais, 2 em cima e 1 traseiro, meu processador eh um 7 3800x sem clock cooler da amd, placa mae gigabyte ab350m ds3h v2, quando estou apenas navegando minha temperatura do cpu varia entre 40 a 55 graus, quando estou jogando (em especial cs e ou bf5) chega bater 75 graus, mesmo em dias quentes nunca passou disso, a tensao fica entre 1.087 e 1.481 (picos), posso considerar normal?
 
Pessoal, no meu caso tenho um gabinete spec delta 3 coolers frontais, 2 em cima e 1 traseiro, meu processador eh um 7 3800x sem clock cooler da amd, placa mae gigabyte ab350m ds3h v2, quando estou apenas navegando minha temperatura do cpu varia entre 40 a 55 graus, quando estou jogando (em especial cs e ou bf5) chega bater 75 graus, mesmo em dias quentes nunca passou disso, a tensao fica entre 1.087 e 1.481 (picos), posso considerar normal?
Completamente normal.
 
Fala aí galera vendo a temperatura do meu Ryzen 3700x aqui fiquei assustado, mas lendo as discussões de vocês reduziu um pouco, mas mesmo assim resolvi compartilhar com vocês as temperaturas do meu.
Apenas no windows sem rodar nenhum programa fica com 71°, renderizando com o Revit já sobe para 83°.
Estou usando apenas o coorler Wraith Prism que veio com ele, além de dois coolers de 120 mm, um jogando ar para dentro da CPU e outro retirando.

Print do Aida com 71°

Print do HWmonitor com 71°

Print do Aida e HW com 83°

Isso realmente é normal ou devo me preocupar e procurar uma solução urgente?
Vi vocês comentarem também que deve ter atualização de BIOS nos próximos dias para melhorar isso.
Use o HWiNFO64 para monitorar as temperaturas.

Explicação simples: sim, é normal.

Explicação detalhada e os motivos: o processador é composto por chiplets, cada chiplet tem núcleos e cada núcleo 2 threads. Nos Ryzen 7, estamos falando de 8 núcleos que funcionam de forma totalmente diferentes e independentes, e cada um deles possui seus próprios sensores de temperatura e variam em carga e frequência de forma independente. Quanto a gente vê 71°C no software de temperatura, não significa que todos os chiplets e todos os núcleos estão a 71°C, e sim que apenas um deles, num certo momento, atingiu aquela temperatura. Isso ocorre justamente porque o algoritmo do precision boost eleva a frequência desses núcleos, e a frequência será tão alta quanto menor a complexidade daquela opção. Ou seja, no dia a dia, cotidiano, tarefas básicas, a gente vai ter mais da metade do processador em "idle", rodando a poucas centenas de megahertz, enquanto um ou dois cores ficarão dando spikes de até 4.4GHz. São apenas NESSES spikes que essas temperaturas são reportadas, e apenas nestes cores. Isso tudo nada importa no final porque a gente só tem um cooler para todos os cores, então esse cooler precisa funcionar conforme a maior temperatura registrada em todos os cores. Mesmo assim é importante saber esses pormenores para ficar mais tranquilo e saber que está tudo OK com o processador.

O que vc pode fazer também pra melhorar é verificar se na ventoinha do Wraith Prism a chave de velocidade está na posição "H". Por padrão ela vem de fábrica na posição "L".
 
Use o HWiNFO64 para monitorar as temperaturas.

Explicação simples: sim, é normal.

Explicação detalhada e os motivos: o processador é composto por chiplets, cada chiplet tem núcleos e cada núcleo 2 threads. Nos Ryzen 7, estamos falando de 8 núcleos que funcionam de forma totalmente diferentes e independentes, e cada um deles possui seus próprios sensores de temperatura e variam em carga e frequência de forma independente. Quanto a gente vê 71°C no software de temperatura, não significa que todos os chiplets e todos os núcleos estão a 71°C, e sim que apenas um deles, num certo momento, atingiu aquela temperatura. Isso ocorre justamente porque o algoritmo do precision boost eleva a frequência desses núcleos, e a frequência será tão alta quanto menor a complexidade daquela opção. Ou seja, no dia a dia, cotidiano, tarefas básicas, a gente vai ter mais da metade do processador em "idle", rodando a poucas centenas de megahertz, enquanto um ou dois cores ficarão dando spikes de até 4.4GHz. São apenas NESSES spikes que essas temperaturas são reportadas, e apenas nestes cores. Isso tudo nada importa no final porque a gente só tem um cooler para todos os cores, então esse cooler precisa funcionar conforme a maior temperatura registrada em todos os cores. Mesmo assim é importante saber esses pormenores para ficar mais tranquilo e saber que está tudo OK com o processador.

O que vc pode fazer também pra melhorar é verificar se na ventoinha do Wraith Prism a chave de velocidade está na posição "H". Por padrão ela vem de fábrica na posição "L".

Obrigado pela explicação rica em detalhes kra, sobre esta questao da chave eu nem fazia ideia disso kra, sera q eh facil acesso a essa chave?
 
Obrigado pela explicação rica em detalhes kra, sobre esta questao da chave eu nem fazia ideia disso kra, sera q eh facil acesso a essa chave?
Sim, é bem tranquilo, não precisa desmontar nada. Fica na cobertura preta da ventoinha, acho que na parte de cima (caso o logo da AMD esteja à esquerda). No H ela gira bem mais, mas faz bem mais barulho também e pode incomodar.
 
Galera, é essencial comprar um watercooler para o R7 3700X?

Depois de anos com um R5 1600 (e uma APU A10 da AMD antes disso), hoje montei o meu R7 3700X com o stock cooler e apesar da temperatura ambiente agradável (20°C), meu processador tava batendo 65°C em idle(!), até que vi no reddit o "truque" de reduzir a configuração no perfil de energia e a temperatura caiu para 45~55°C com 4 abas do Edge + Spotify + OneDrive em background, mas ainda assim achei muito alta, já que não rodei nenhum teste de stress ou joguei no PC.

E o que mais me preocupou foi que hoje instalei também 3 fans no gabinete, onde uma substituiu a antiga que veio no gabinete (que não tava mais girando a contento) para puxar o ar quente para fora e 2 na frente para puxar ar fresco, e as temperaturas continuaram altas. Sim, sei que o projeto do meu gabinete não é dos melhores e as fans que arranjei são bem mais ou menos, mas mesmo assim deveriam ajudar a reduzir a temperatura interna pelo menos um pouco. No meu antigo 1600, as marcas não subiam mais que 70°C mesmo na temporada quente e com a única fan que veio no gabinete.

Tá certo essas temperaturas e isso é só preocupação boba minha ou um watercooler é um must have para o 3700X?
 
Duvida acima tbm me interessa, outra esse processador não reduz velocidade para tarefas comuns?? mínimo é 3.5+-.
 
3700x.png

Instalei o meu hoje e deixei em stress pelo CPU-Z e o meu 3700x Pegou 79.8 °C - Uso um WaterCooler 240mm Aigo DT
Essa temperatura tá normal ou será que o cooler ficou mal encaixado (ou pouca pasta térmica)?
Em idle na área de trabalho reparei que ele fica oscilando bastante entre 45-60 graus, dando uns saltos bem louco entre esses valores.
Esses saltos estranhos as vezes vai de 48°C pra 56° do nada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo